Memórias de Um Amigo Imaginário

Memórias de Um Amigo Imaginário Matthew Dicks

Resenhas - Memórias de Um Amigo Imaginário

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila 12/04/2014

Parem tudo e vão ler esse livro! rs
Eu sou extremamente péssima para me expressar, mas vou tentar.
Esse livro me conquistou, assim como conquistou a maioria, pela capa, depois o titulo e ainda mais pela sinopse.
Assim que eu li a primeira página eu literalmente não conseguia parar de ler, a forma como Budo narra a historia é tão incrível, inocente e ao mesmo tempo maduro. o amor dele por Max é tão fofo.
No decorrer da leitura da para perceber que Max é autista, embora isso não seja mencionado por Budo.
Além de ser um amigo imaginário Budo é o único e melhor amigo de Max, que não gosta muito de ter pessoas perto dele. Budo é o unico que conhece e entende ele, sabe o que ele gosta, o que não gosta, tudo mesmo. você vai lento e quando vê já esta apaixonado por Budo e Max e não quer que a história acabe nunca.Esse livro é maravilhoso mesmo. Um dos favoritíssimos. Terminei de ler agora, não consigo expressar o quanto gostei desse livro, dos personagens, da narrativa, do mundo dos amigos imaginários criado pelo autor e ainda mais do final. que final SURPREENDENTE. quando você esta já próximo do final dá aquela vontade ENORME de pular logo pro fim de tanto agonia rs. é emocionantemente sensacional.
Matthew pode escrever mais uns 15 livros, e eu posso ler todos, mas esse sempre será o meu preferido de todos.
Lohan.Valerio 03/09/2014minha estante
Livro realmente puro, vale apena ler, reler e se puder ler novamente. Um livro super leve que dá vontade de ler sempre que pode! Com final óbvio, porém surpreendente.

Ju 14/03/2014

Memórias de um Amigo Imaginário
Max é um garoto de oito anos que, aparentemente, tem um problema. Está sempre isolado, não gosta de interagir com outras pessoas. Só fala com alguém quando lhe é feita uma pergunta e, se essa pergunta puder ser respondida apenas com sim ou não, com certeza será a resposta que ele dará. Seu mundo interior é bem rico, mas ele não se expressa da mesma forma que os outros, mesmo que seja muito inteligente e criativo.

Pelo que entendi, ninguém sabe porque Max é diferente das outras crianças. O pai de Max diz que ele é só um menino com desenvolvimento tardio, mas quando diz isso, a mãe do Max fica tão brava que para de falar com ele por pelo menos um dia.

Budo é o amigo imaginário de Max. Existe há cinco anos, o que, no mundo dos amigos imaginários, é uma eternidade. E não é só isso que o difere dos amigos imaginários das outras crianças: é muito raro uma criança imaginar um amigo que pareça humano, com todas as partes do corpo e todos os sentidos funcionando perfeitamente. Mas Max fez isso. Pensou em todos os detalhes e até fez com que seu amigo tivesse algumas habilidades extras, como atravessar portas e janelas e nunca precisar dormir.

Memórias de um Amigo Imaginário é narrado por Budo. Nem consigo descrever direito o quanto amei a experiência de conhecer algo tão diferente. Conhecemos um ser que simplesmente apareceu do nada quando foi criado, e que tem plena consciência que só existe porque é necessário e porque a pessoa que o criou ainda acredita nele. É comovente acompanhar tudo o que se passa na cabeça do Budo, ele já viu vários seres como ele desaparecerem e tem um medo constante de deixar de existir.

"Se soubesse que tem um Paraíso para mim também, (...) eu não estaria com tanto medo, porque teria um lugar para ir depois daqui. O Paraíso, supostamente, é para as pessoas criadas por Deus, e Deus não me criou. Foi Max quem me imaginou."

Como Budo tem as noites livres, acabou adotando alguns lugares: a lojinha de um posto de gasolina, em que vê sempre os mesmos humanos adultos - que considera que sejam seus amigos, mesmo que não saibam de sua existência -; e a sala de convivência de um hospital infantil. Ele descobriu que lá podia fazer muito mais amigos que na escola.

Os amigos imaginários dessa história podem conversar entre si, desde que tenham a capacidade de se comunicar. Nem todas as crianças levam seus amigos para a aula, pois percebem rápido que ninguém acha justificável que elas estejam "falando sozinhas". Segundo Budo, o jardim de infância é o maior motivo de "morte" entre a sua espécie. Mas nenhuma criança gostaria de passar por uma doença grave sem um amigo, por isso todas as que têm amigos imaginários são acompanhadas por eles ao hospital.

O mundo de Budo é muito rico. Ele, em parte, é inocente como uma criança deveria ser. Mas sabe um pouco mais que Max sobre o mundo, pois assiste a programas de TV com os pais dele, além de conviver com uma realidade diferente em seus passeios noturnos. Então identifica o perigo com muito mais facilidade que seu amigo, mas o que alguém que é invisível aos olhos de todos os outros seres humanos pode fazer para ajudar a pessoa mais preciosa para ele?

"Monstros são sempre ruins, mas monstros que não andam nem falam como monstros são os piores."

Max e Budo evoluem bastante no decorrer da narrativa, adorei acompanhar o desenvolvimento deles. Têm que superar seus limites e encontrar toda a coragem possível dentro de si mesmos. Precisam aprender a confiar cada vez mais um no outro, mesmo que isso signifique que seja necessário se separar de vez em quando.

"Sempre houve apenas uma coisa a fazer: a coisa certa. (...) Preciso parar de pensar somente na minha existência. Isso significa que preciso ir embora agora."

O livro flui de uma forma maravilhosa, e o final é surpreendente. Superou bastante minhas expectativas. Memórias de um Amigo Imaginário me encantou, e espero que encante vocês também. =)

"A coisa certa a fazer é geralmente a mais difícil."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/02/resenha-editora-id-memorias-de-um-amigo.html
Michelli Prado 14/03/2014minha estante
Nossa este livro estrou para minha lista de desejados depois desta sua resenha, um livro com um lado super emocionante e uma historia que com toda certeza vou querer conferir!!

Dani 14/03/2014minha estante
Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas achei bem diferente essa ideia de quem contar a estória ser um amigo imaginário e deve ser, com certeza uma experiência super nova! Fiquei interessada no livro, deve ser lindo e sua resenha me deixou curiosa para saber que final surpreendente é este que o livro levará! :)

Sarah 15/03/2014minha estante
Que graça de livro! Meu filhote não tem amigos imaginários, mas às vezes fala sozinho enquanto brinca rs... Achei bem bacana para vermos um pouco desse lado puro e inocente da infância. Até porque ter amigos imaginários é até saudável para a imaginação da criança. Vou procurar pra ler.

David 15/03/2014minha estante
Sim, eu tinha vários amigos imáginarios e matei todos...kk
Simpatizei de cara com Budo e o mundo em que ele vive, me lembrou um pouco a temática de Todo Dia de David Levithan, achei incrível essa ideia dele poder sair a noite e ver como a vida é, além de cuidar do seu criador, que bom que o autor conseguiu desenvolver bem a trama, quero acompanhar as aventuras e receios de Budo, nunca li nada que falasse desse mundo e ainda mais sob a ótica do amigo imaginário.
Se pararmos para pensar nossos únicos amigos 100% verdadeiros são aqueles que nós criamos, quero descobrir o que acontece no final.

Likaz 07/01/2013

Gostei do livro, mas o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de erros ortográficos q encontrei o.O

Silvana137 25/05/2022

Lindo demais ?
Um livro muito lindo, mas não é pra qualquer um, um livro que tem que ser lindo com o coração, sentindo com a alma, Budo é um amigo imaginário, que tem como amigo imaginador uma criança especial...
É esclarecedor, é sentimental, emocionante!
Me fez chorar, me fez imaginar, me fez pensar e me fez lembrar..
Eu já tive um amigo imaginário, eu fui uma criança só mas fui feliz com meu amigo ..
Essa história e pra quem é sensível e sentimental
Mattew Dicks foi muito feliz na sua narrativa na forma que conta e detalha cada amigo imaginário queria encontrar todos novamente em uma nova história..

carlabeatrixx 14/03/2023

Budo é real?
Que história fascinante, adorei a experiência que esse livro trouxe; o se colocar no lugar de Max em toda a trama, e olhar de Budo, realmente faz a gente se questionar se ele de fato existiu assim como todos os outros amigos imaginários

lauren 28/10/2021

me fez chorar, 5 estrelas ?
eu costumo pegar livros para ler sem saber sobre o que se trata, soube que o livro retratava um menino autista, e resolvi ler, e cara, que livro maravilhoso.
para o Max ser salvo o Budo precisa morrer, e você quer que o Max seja salvo, mas você não quer que o Budo morra.
Esses dois personagens e mais alguns outros me cativaram muito, muito, muito.
esse livro ensina coisas demais, sobre o mau, sobre existir, sobre morrer, e muito mais.
é um livro que eu recomendo muito, eu amei essa leitura, e agora sinto que ela foi extremamente necessária.
Guria dos livros 30/03/2022minha estante
Eu não tenho 100% de certeza se já li esse livro, vc pode me ajudar?

Alerta de possivel espoiler pra quem tá lendo na curiosidade

Esse é o livro que o menino imaginário vai até em um posto de gasolina se n me engano
E ve as coisas que acontecem por lá?

Vi uma publicação no Facebook sobre esse livro e lembrei de um que li anos atrás, mas n sei o nome
Queria ter certeza se é esse

lauren 03/04/2022minha estante
simm, acontece mta coisa além disso, mas sim, tem uma parte onde ele vai até um posto de gasolina e acontece mta coisa lá

Thiago/yyxy 04/11/2021

NOSSA QUE LIVRO MARAVILHOSO.
Estou simplesmente apaixonado por este livro. O melhor livro que eu li esse ano.
Primeira vez que eu leio algo deste tipo e estou maravilhado. O livro no começo foi bem meia boca, mas depois foi mil maravilhas. Estou até agora emocionado com esse final!!!!!!!!!!

Lua 19/10/2021

Favoritado com certeza.
Peguei o livro com grandes expectativas e não me dececionei. A construção dos personagens é tão boa. O livro me fez pensar muito sobre o mundo que é a outra pessoa, em todos os momentos, e como interpretamos. O universo do livro é incrível! O Budo é um personagem de ouro. A sua profundidade e seu crescimento é lindo. Cada amigo imaginário vai fazer seu coração ficar quentinho em algum momento. Queria tanto ver mais sobre cada um deles, mas não porque falta, mas porque eles são cativantes. Por mais simples que alguns sejam. O Max e o Budo vão te ensinar várias coisas nessa jornada. Vou reler muitas vezes, dar para minha sobrinha quando ela estiver mais velha e indicar para toda pessoa viva que demonstre o mínimo de interesse pelo gênero.

Não conheço muito sobre o autismo, mas pelo que vi a descrição é bem avaliada.

Bruna 01/03/2013

Memórias de um Amigo Imaginário
Eu simplesmente amei esse livro logo na primeira página. O livro conta a história de Max e seu amigo imaginário Budo. Estes se metem em uma incrível aventura.
A história é retratada por Budo, um amigo imaginário muito sortudo. Ele existe há cinco anos (o que é muito para seres como ele), tem uma aparência muito humana (o que é meio raro, pois muitos amigos imaginários tem formas bizarras como por exemplo: um palito de picolé ou se se parecem com humanos, não tem as sobrancelhas e nem as orelhas..) e além de tudo, pode atravessar portas e janelas!

O que me fez amar esse livro com todas as minhas forças, foram os risos que soltei ao lê-lo. É uma visão tão inocente e infantil em relação ao mundo adulto, que fez com que eu me divertisse muito!
Realmente acho que todos deveriam ler, apesar da linguagem meio infantil. Isso irá te fazer pensar: E se aquele meu amigo imaginário da infância, realmente existiu?

Arthur Borsato 17/07/2023

Eu falo desse livro para todas as pessoas que tenham um ouvido disponível para mim. E, ao falar, não há uma alma que não tenha ficado instigada por essa história. Gratidão a minha amiga Bruna por ter insistido que eu o lesse.

AgathaGalama 13/05/2020

Uma Insistência que valeu a pena
Minha amiga me indicou esse livro, mas não dei muita atenção para ele de início. O Título, a edição e até mesmo o tema, faziam, para mim, parecer muito um livro infantil. Contudo, ela insistiu muito e me enviou o PDF. Comecei a ler e me vi presa no mundo do livro juntamente com Budo e seus dilemas existenciais, na sua existência singular, no seu amadurecimento e imaturidade.
É aquele livro que você nem imagina o que vai acontecer, de como será o desenrolar. Pensa que a antipatia de Budo por uma pessoa é apenas uma antipatia até a estória se desenrola e o preocupação principal deixar de ser o valentão da escola.
Para mim, o modo como Budo ajuda Max no final e a aceitação no fim, só mostra como o personagem evoluiu e descobriu qual era a sua missão como amigo de Max, fechou o livro com chave de ouro.
Super vale a pena e tenho que agradecer à minha amiga pela insistência.

Dilalilac 24/10/2022

Achei que ia ser só sobre autismo e levei na cara
Esse livro consegue abortar muitos assuntos e tratar com bastante profundidade, e não só o autismo do Max, mas sobre luto, sobre o medo da morte, a solidão, amizade e... Coisas que nem posso dizer, por serem spoiler.
A história estava indo tranquila, quando começam a acontecer várias coisas e... Nossa, foi pra um rumo que eu não estava esperando. É um livro também que te faz entender muito bem todos os lados da história.
Tiveram algumas partes mais lentas e partes que você podia ver soluções óbvias, mas é preciso às vezes dar um crédito a mais, porque são crianças. Os amigos imaginários são meio que como as crianças, então é difícil exigir que eles cheguem às conclusões rápido como você, caso você seja mais velho.
Eu amei o Max e a maior parte dos personagens, porém eu tive um problema com o livro... Eu não consegui gostar muito do narrador, o Budo. Eu entendo o lado dele, mas... Ele me incomodou em vários detalhes dele. Apesar disso, é um ótimo livro.

KaelanyS 14/03/2023

Adorei
Eu fiquei presa nesse livro, demorei pra começar a ler pra valer. Mas quando comecei li em 3 dias. Adorei como a história se desenvolveu, fiquei feliz com o final, apesar de uma certa coisa que só quem ler vai entender. Mas gostei bastante, super recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5