Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Bárbara 27/12/2012

Quando eu peguei no livro, eu pensei: "Bom, esse vai ser O livro". Crônicas e contos escritos pela minha blogueira preferida! Amei a capa do livro, amei as páginas do livro, amei todos os detalhes do livro, mas não gostei do conteúdo! Me decepcionei MUITO! Eu esperava mais, e tive que me esforçar pra terminar de ler. Massss se você tem 12 anos, acho que você vai amar, se identificar e etc.

Bom é isso, não gostei. Mas a Bruna continua sendo minha blogueira preferida ♥
Carol 07/01/2013minha estante
exatamente como me sinto. adoro o blog, acho lindo o projeto do livro, mas esperei mais das crônicas. tem umas MUITO boas, mas com a maioria não me identifiquei. sei que não sou o público do blog nem da bruna, mas de alguma forma no blog idade não tem presença. no livro, teve. mas o livro em si é lindo, o que ele representa - uma blogueira, fofíssima, saindo do online e mostrando que aqui tem produção - me enche o orgulho de emoção, ainda!

Sofia 18/01/2013minha estante
Entendo o que você quis dizer... Quando soube que a Bruna ia lançar um livro, enlouqueci querendo comprar. Porém, quando encontrei ele na livraria, só uma palavra descrevia: DECEPÇÃO. Textos clichês, com frases clichês como "A melhor roupa para uma garota é um sorriso" me deixaram muito decepcionada mesmo! Esperava textos inteligentes, mais longos e com uma "história". É o tipo de livro que tem um público alvo muito restrito. Não tenho vontade nem de comprar mais. Se quiser ler textos assim, eu vejo no blog dela mesmo! Não curto textos de amor clichês.

LeeSantos 27/01/2013minha estante
Exatamente isso, o livro em si em lindo mas o conteúdo não é bom, se fosse pra mim ler aqueles textos entraria no blog dela. Fiquei mais de um mês pra ler esse livro

Sapertinny 31/01/2013minha estante
Ufa, não fui a única que achou isso então. Por mais que os textos sejam muito bem escritos, eu achei tudo tão igual, é o mesmo bater de tecla sabe, foi bem angustiante alguns textos. Alguns eu amei, e tenho que confessar que o que me fez ler até o final foi "Vértices de um amor, que eu acompanhei em 2010 quando ela postava no blog e surtei quando vi que tava no livro. Mas fora os textos iguai, não tenho nenhuma crítica ao livro.

Eduarda B 13/03/2013minha estante
Concordo com vocÊ, eu delirava quando via o livro, estava completamente louca, doida para ler pelo fato de ela ser minha blogueira favorita. Acho que ficou uma coisa chata por já ter lido muitos textos no blog ou algo semelhante. E sim, clichê. E eu ainda não consegui terminar de ler o livro, os textos são bons, sim, mas nada do que eu esperava. Espero sinceramente que o segunda livro da Bruna (que será um Romance protagonizado por Anita) seja melhor seja algo diferente, não tão clichê assim.

Mariana Mello 10/04/2013minha estante
O sucesso do livro é a escritora e o blog... Também me decepcionei porque os textos parecem todos iguais e clichês, alguns até tiram referencias daqueles textos "todo mundo já viu no Tumblr". Me senti lendo uma auto-ajuda que eu não queria hahah. Ainda gosto do blog e acompanho, mas no livro, a melhor coisa foi mesmo a "fofura" da edição.

Cat 23/04/2013minha estante
Eu cheguei a pensar que havia algo errado cmg. Todos comentavam tão bem sobre o livro - não dizendo o contrário - mas pensei que seria algo extraordinário, e não foi!! Sinceramente, acho que a parte mais legal foi o fim. Aquela pseudo-fic.
Adoro o blog da Bruna, e até alguns contos que ela posta por lá, mas eu esperava mais, até pelo alvoroço sobre o mesmo!

Alice Renise 10/05/2013minha estante
Eu gostei do livro e até me identifiquei com algumas coisas, talvez porque eu faça parte do público alvo adolescente bobinha, mas acho que o problema foi que vocês esperavam demais do livro. A Bruna realmente é a minha blogueira favorita mas eu já sabia que o livro seria apenas uma versão impressa dos textos já publicados no blog, que na minha opinião, são bons. Eu já não esperava nenhuma surpresa, talvez por isso não tenha me decepcionado como vocês. :D

Mari 23/05/2013minha estante
Pensei que fosse só comigo que isso aconteceu! Comprei ele a pouco e logo comecei, eu geralmente leio rápido, mas, quando eu não gosto de um eu realmente não gosto, e não consigo ir até o final, to vendo que ele vai ficar um pouquinho de lado até eu ter vontade de ler ele de novo :(. Ótimo blog mas o livro... bom, ele em si é bom mas (na minha opinião) ele é daqueles que tem leitura cansativa.

Nathy 30/05/2013minha estante
Tbm criei muitas expectativas do livro e to me esforçando muito pra terminar de ler

Bia 01/07/2013minha estante
senti a mesma coisa, comecei a ler toda empolgada e não é tudo isso... bem auto-ajuda e não curti muito :(

Ianka 10/09/2013minha estante
Foi o livro mais lindo que já vi em termos de capa, mas nossa o conteudo estava bem pobre. Eu pensei que ela iria criar contos maravilhosos mas foi basicamente lamentações por perda de garotos e fim. Porem havim frases legais mas nada mais que isso. Puro tumblr.

Brubs 05/12/2013minha estante
pensei que foi só eu que pensou isso :/

Larissa 06/12/2013minha estante
eu tenho doze anos e n gostei mt n, tmbm eu esperava mais..

Caroline 18/03/2014minha estante
Me senti aliviada de não ter comprado.. ;D
Melhor comprar os livros de escritoras famosas que sabemos que escrevem bem.. Enquanto a bruna comece a escrever livros bons. Eu adoro o bruna, mas fiquei impressionada com tantos comentários falando mal do livro, ou todos 3, já tirei da minha lista de livros. Infelizmente fiz uma postagem e agora depois que tdos viram vou tirar alguns.. Mesmo assim adoro a bruna..

Julia 19/07/2014minha estante
exatamente isso!

milograna 10/12/2014minha estante
Me desculpe,mas eu não gostei de você falar das cranças de 12 anos,reibaxando-as!Eu tenho 12 anos e não é por isso que sou pior que você!

Bianca 11/12/2017minha estante
Eu sempre soube. Por isso nunca comprei nenhum livro dela. Apesar de ser uma blogueira que super admiro e acho incrível, nunca vi talento algum nela. Enfim. Para quem perdeu tempo de comprar o livro da Bruna só porque ela é famosa, que tal dar uma chance para uma autora que lançou o seu primeiro livro, mas que realmente leva a sério a escrita?

O nome do meu é Me recordo dela e tanto leitores adultos como jovens se identificaram. O marque como desejado para valorizar e espero de coração que gostem! ?

Anna.Beatriz 26/03/2020minha estante
Como faço para ler por aqui?

Ma 09/06/2020minha estante
Exatamente o que aconteceu comigo!

Bianca.Aniceto 23/06/2021minha estante
Eu tinha 12 anos quando li esse livro e como já tinha hábito de leitura a um bom tempo, achei bem fraquinho. Só tenho na estante porque foi um presente, mas provavelmente vou passar pra frente.

Helena 06/07/2013

Pior Livro que Já Li
Bruna Vieira, blogueira de Depois dos quinze e colunista da revista capricho, Bruna encheu seu blog de propagandas sobre o livro e como seu público é grande, vendeu bastante e não posso afirmar com precissão, mas acredito que será o primeiro e último, quando terminei de ler o livro tudo que pensei foi "Se ela conseguiu publicar esse lixo, até eu viro escritora também", o livro é muito fraco, parece um livro de auto ajuda(do pior estilo), clichê até o fim. E a realidade para mim? Não conheço a leitora, mas para mim é uma narcizista que quer ficar famosa a qualquer custo e ganhar dinheiro nas costas de suas leitoras pré-adolescentes.

CONTINUE LENDO AQUI: http://www.cupcaketaste.com/2013/07/resenha-depois-dos-quinze.html

site: http://www.cupcaketaste.com/2013/07/resenha-depois-dos-quinze.html
Camylla 09/10/2013minha estante
Ela consegue publicar por causa da fama do blog. Sinceramente nao li o livro mas perdi a vontade pq me parece ser pra quem tem 12 anos (tenho 22) sabe e nunca curti os textos do blog. Uma pena pq achei q poderia ser interessante

Jeannie 27/09/2014minha estante
Eu pensei a mesma coisa...realmente, foi a fama do blog que fez esse livro ser publicado!

Darinha 16/12/2017minha estante
Camylla... sei que desanima. Isso é totalmente normal mas deixa eu te dar um Conselho... Assim, de leitora para leitora. Uma coisa que aprendi a muito tempo e que hoje concordo plenamente. Não julgue um livro pelo que as pessoas falam dele. Tenha sua própria opinião. Uns podem gostar de um carro livro, outros não. Isso é um fato! Leia o livro, seja qual for, ruim ou bom, independente da opinião dos outros e aí sim tenha um ponto de vista sobre o livro.
Beijinhos ?.

Rafaele 11/05/2013

Bobo
O livro em si é lindo, as ilustrações, as páginas especiais, a paginação, muito lindo mesmo.

Mas os textos são meio bobos. São textos sobre corações partidos, em sua maioria, em que ao mesmo tempo em que quer falar sobre o acontecido, tenta generalizar o assunto - em parte pra não sair arreganhando a vida pra todo mundo, em parte pra atingir mais pessoas, mas o efeito não é legal, acabei com a sensação, muitas vezes, de que não sabia exatamente do que ela tava falando...

Acho que se os textos fossem organizados por data, dos mais antigos pros mais recentes, seria melhor. Daria também, uma noção de amadurecimento, que eu enxerguei em alguns textos, mas que no próximo, já não existia.

Alguns textos apresentam outros personagens e diálogos, e é uma lástima! Porque a Bruna ainda não aprendeu (acredito) que os personagens tem que ter personalidades diferentes e aí fica parecendo que todo mundo tem a mesma cabeça, pensa do mesmo jeito, não é nem um pouco verossímil!

Achei que eu conseguiria acabar o livro todo, o último texto é... longo, bem longo.

Oremos pra que ela não invente de escrever um romance.
Helô 14/06/2013minha estante
Ela esta escrevendo um romance kk

Rafaele 15/08/2013minha estante
Óh, céus! Óh, vida! :|

Bella Nine 15/11/2014minha estante
Então, eu li por conta de um projeto e achei que conseguiria entender a cabeça de uma garota de 15 anos. Só que do quinto texto em diante eu via que a autora não mudava o assuno. Parecia que ela tinha colocado a música pra repetir um milhão de vezes no ipod e nunca mais ia tirar daquela maldita faixa.
A boa crônica te expõe e isso é fato. Se você quer escrever meia dúzia de palavras aleatórias, sério, nem se dê ao trabalho. Me perguntei se as meninas de 15 anos pensam como ela e até agora estou sem entender.
Sinceramente, não entendo o que raios as meninas enxergam nela e no que ela escreve. Porque, na boa, na maioria das vezes e já nem sabia mais o que raios ela queria expressar.
E o último conto.... uma tortura! Fútil, clichê, vazio ea protagonista não tem conteúdo.
Essa nova geração tá caminhando pra alienação.

sabris 03/10/2015

"Através da escrita, eu me livro e me lembro do que já não me serve. Do que ficou, do que não foi e do que ainda pode ser. "
Bruna Vieira é colunista da revista Capricho, dona do blog Depois dos Quinze, escritora e gente como a gente, que tem seus momentos de solidão, se apaixona como todo mundo, tem seus rolos, tem suas aventuras e tem seus sonhos. Porém, ela encontra um jeito de pôr tudo pra fora, consegue fazer comparações que uma garota provavelmente não conseguiria fazer. Com esse livro, ela se abre para o mundo, contando seus pensamentos mais profundos e acima de tudo, tirando uma lição de cada problema ou simplesmente sabendo aceitar o que a vida dá pra ela. A verdade é que seria difícil uma garota não se identificar com pelo menos um capítulo do livro.
A história flui rapidamente, se derramando pra dentro de você (quer dizer, não sei se com um menino isso daria certo, mas pra mim deu), a capa é fofinha, com jeito de menina sonhadora e super gostosa de segurar, os capítulos são curtinhos e a letra é legível e fofa, tipo as letras que você encontra no blog mesmo. Enfim, recomendo esse livro pra toda garota que tem um pouco de sonhadora, independente e apaixonada, então cuide bem dele.
le 26/10/2015minha estante
Me ajuda a nn tô conseguindo ler esse livro como eu faco pra ler ele

sabris 02/12/2015minha estante
Como assim? São várias crônicas, não tem uma ordem pra ser lida.

Vane 18/08/2014

Acho que eu fui uma das poucas pessoas que gostou do livro, pelas outras resenhas que rapidamente dei uma olhada.
Bem, acredito que uma coisa que tem que ser levada em consideração, por favor me corrijam se eu estiver errada, é que esses textos foram escritos por uma garota de 15 anos, em um blog. Não sei vocês, mas quando eu tinha 15 anos eu também escrevia textos assim, mas nunca tive coragem de publica-los. E quando se escreve para blog, a escrita é bem diferente, bem informal.
Com 15 anos a gente realmente acredita que a nossa vida vai ser o conta de fadas que a gente imaginou quando era criança, e então a gente percebe que a vida, na verdade, é tapa na cara, que o cara dos seus sonhos não existe, e que na verdade, você só vai encontrar o cara certo depois de muito procurar, de muito quebrar a cara e perceber que o cara certo, na verdade é o cara errado.
Acredito que seja isso que a Bruna queria passar para suas leitoras quando publicou os textos no blog e quando os reuniu para montar esse livro.
Talvez a escrita poderia ser melhor? Talvez. Mas se pegarmos o inicio de todos os autores que a gente gosta, nenhum deles começou sabendo escrever perfeitamente, todos eles aprenderam com o tempo. E talvez com a Bruna seja a mesma coisa, talvez ela só precise de um pouquinho de tempo para aprimorar sua escrita.
No geral, gostei do livro. É gostoso descobrir que pessoas que a gente admira também são seres humanos e que passaram pela mesmas experiencias que a gente passou.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Domi Berthoux 08/02/2015minha estante
Na verdade, nem todos os textos foram escritos quando ela tinha quinze anos, mas a partir disso. Os que falam sobre a mudança dela para São Paulo, por exemplo, provavelmente foi escrito quando ela tinha quase 20. Gostei da sua resenha, parabéns!

Isa 27/04/2014

Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar é o primeiro livro escrito pela blogueira Bruna Vieira, dona do blog de mesmo nome.
O livro é um copilado de todos os contos e crônicas já publicados no blog. Porém, algumas dessas histórias que, quando publicados no blog tiveram seu fim deixado no ar, ao irem para o papel, ganharam um! Então, há surpresas tanto para quem não acessa o blog Depois dos Quinze, quanto para quem é leitor assíduo das palavras da Bruna. ;)

Achei o livro uma espécie de blog de papel, porque além de todos os textos, há várias fotos lindas da Bruna tiradas por amigos e familiares, além de uma lista de músicas incríveis indicadas pela Bruna para ouvirmos enquanto lemos cada pensamento dela.

p.s.: continuo na torcida para o conto "Vértices de um Amor" virar livro!

"Não deixe que o que acontece aqui fora estrague o que reluz aí dentro. As pessoas não precisam te entender. Você precisa." (trecho do texto "A Alice que existe dentro de você")

site: http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br/2013/09/resenha-depois-dos-quinze.html

Dreeh Leal | @dreehleal 09/05/2014

Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Praticamente toda a blogosfera conhece a Bruna Vieira e um pouco da sua história, mas para quem não conhece eu explico direitinho. Colunista da Revista Capricho e autora do blog/livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira hoje é uma das blogueiras de moda mais influentes da internet, com milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Acontece que a 5 anos atrás ela não era nada mais do que uma menina que morava no interior de Minas Gerais e que – como qualquer outra nesta idade – havia sofrido uma desilusão amorosa. Foi assim que seu blog começou. Ele é o responsável por ela ter deixado de ser aquela menina tímida e por ir morar na capital de São Paulo – que era um grande sonho seu.
Este livro de crônicas e contos intitulado Depois dos Quinze – Quando tudo começou a mudar foi sua estreia no mundo editorial e reuni textos escritos por ela com base nas suas próprias experiências.

O amor não é exatamente como contam as músicas que tocam no rádio. Sabe como a gente descobre isso? Amando. (pág. 130)

Quando comprei o livro, pesquisei um pouco sobre ele e encontrei muitas criticas de fãs que detestaram o livro. Essa é a palavra que elas usam. Mas eu não creio que o problema esteja no livro e sim na expectativa errada que elas possam ter depositado nessas 200 páginas. Vou explicar melhor. Muitas de suas leitoras foram ler com a visão da Bruna de hoje, mas a Bruna que escreveu é uma de 5, 6, 7 anos atrás. As decepções e pensamentos de uma adolescente de 14 anos podem sim ser chatas para uma garota de 18 anos. Então a não ser que você: 1. se identifique com as situações e pensamentos; 2. esteja nessa idade ou 3. seja extremamente romântica e ainda acredite em um amor puro, você dificilmente irá se divertir com essa leitura. Tudo entendido? Então vamos ao livro.

Escrever com o coração vai muito além de colocar ordem nas palavras. É preciso coragem. Coragem para fechar os olhos e sentir o que acontece ou aconteceu por dentro. Enfrentar, organizar e entender. (pág. 61)

Com uma leitura agradável, esse é um daqueles livro que você termina de ler sem perceber e faz várias marcações! Todos os textos são bem curtinhos, o que só ajuda na velocidade da leitura. Assuntos como família, amigos, romances e sonhos estão presentes aqui. A cada página eu me perguntava o quanto daquilo era verdade e o quanto era apenas um conto. Tudo reflete a autora. Inclusive existem alguns textos sobre a vinda dela para São Paulo e como foi essa adaptação. A aflição de estar sozinha em uma cidade grande e a felicidade de estar realizando um sonho. Eu me identifiquei com algumas coisas, com outras nem tanto... não tive uma adolescência tão repleta de amores e desilusões. Mesmo assim, foi muito gostoso ler esse livro.

O que me dói é saber que a vida hoje em dia é assim. Que uma hora ou outra cada um vai seguir seu rumo, e, em alguns anos, talvez nem lembremos mais o nome um do outro quando nossos filhos perguntarem quem é aquele da foto. Uma pena, pela família, pela amizade, pelo amor. Dizem por ai que a gente cresce e fica mais esperto. Será mesmo? (pág. 121)

Sobre a Capa e diagramação são só elogios. A ilustração da capa é linda e super combina com o conteúdo. No meio do livro existem algumas fotos da Bruna com pequenos textos e no final do livro a própria Bruna deixou uma playlist com musicas para acompanhar a leitura do livro.

Como no livro fala de muitas coisas, sem uma história fixa que eu possa contar, espero que todos esses quotes tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor os pontos que eu levantei sobre o livro. E só para garantir, aqui vai uma lista com mais alguns trechos que eu curti durante a leitura.

(...) Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

Yasmin 26/08/2014

Depois dos Quinze
Nesse livro a Bruna Vieira conta algumas crônicas e contos que já escreveu no seu blog "Depois dos quinze".
Algumas ai são inéditas outras você já pode encontrar no blog dela...

Gostei bastante do livro apesar dele focar bastante no fim de relacionamento, sendo que muitas leitoras nunca tiveram um, e isso pode as deixar deslocadas da história.

Eu gostei bastante recomendo a todo tipo de garota, aquelas que ja tiveram ou não um relacionamento...

site: rendasbordadas.blogspot.com.br
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante de Comunicação Social ? Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Fabiana 20/04/2014

Surpreendente
Uma reunião de crônicas e experiências extremamente bem elaboradas e muito interessantes, agradara desde as adolescentes até as mulheres mais maduras, pois falta direto ao coração e tudo o que está nas entrelinhas descreve algo que se você ainda viveu, viverá.
Bruna Vieira foi muito feliz ao escrevê-lo.

Isa 19/06/2014

Resenha: Depois dos Quinze
Acho que todos vocês já devem ter ouvido falado da Bruna Vieira, escritora, colunista da revista Capricho e dona de um dos blogs mais influentes do país, o Depois dos Quinze. Acompanho o blog da Bruna há mais de um ano, adoro os textos e crônicas dela e foi só agora que arrumei um tempinho em meio as minhas leituras para ter a oportunidade de ler seu primeiro livro: Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar.
Em seu primeiro livro, em meio as suas crônicas e contos, Bruna abre o coração, fala sobre sentimentos, angústias e experiências pelas quais passou. Em algumas partes, não tem como não sentir a impressão de que ela escreve sobre nossa própria vida, como se entendesse todos os nossos problemas e angústias. Rolou aquela identificação de cara com tudo que é retratado no livro, pois são momentos, decepções, angústias e sentimentos que a maioria das adolescentes já passaram.
A leitura fluiu super bem, pelo fato do livro ser bastante agradável e leve. Sabe aquela velha história do só mais uma página? Você começa a leitura e quando vê não consegue mais parar.
Além do mais, não tenho o que reclamar da arte do livro, ele é simplesmente lindo! Cheio de detalhes, conquista a primeira vista o leitor, tanto por fora quanto por dentro.
Portanto foi um livro que gostei bastante e me surpreendeu muito. Recomendo para todos aqueles que curtem o trabalho da Bruna e para quem ainda não conhece e tem vontade.

site: http://aposasreticencias.blogspot.com.br/2014/06/resenha-depois-dos-quinze.html

Rosa 03/06/2014

Não sei como começar. Primeiro Bruna é uma ótima blogueira, eu sempre visito o blog, é um dos meus preferidos, seus textos são ótimos. Porém eu não gostei do livro. Todos nós já sabemos da historia de Bruna, uma garota de 15 anos que levou um fora e então começou a escrever (digitar no caso) em seu bloco de notas, transformando sentimentos em palavras, criou seu blog. Acabou se mudando para São Paulo e viajando para a Europa. O Blog abriu portas para Bruna e a historia dela e o sonho de toda blogueira que deseja ser famosa.
Segundo os textos dela são ótimos, mas é muito clichê as historias são muito parecidas. Basicamente é a mesma coisa do blog e isso me decepcionou muito. Eu já esperava isso após ver algumas criticas no Skoob, mesmo assim decidi que iria ler. Quando comecei a leitura fluiu, é um livro rápido de se ler de contos curtos, com letras grandes e paginas pequenas. Eu li em um dia. Hoje. Os contos não são ruins, eu gostei de alguns, e todos retratam oque sentimos nessa fase em relação a garotos, escola, timidez e etc.
O livro é emprestado de uma amiga minha - Waleria sua linda thanks *.*- assim como eu ela acompanha a Bruna e o blog. A capa é uma graça, muito bonita e o desenho esta muito bem feito. As paginas são um pouco mais grossinhas, e em algumas aparecem fotos lindas da Bru. O nome dos contos são bem criativos. A diagramação é boa. Na estética o livro ganhou nota 10.
Apesar de tudo se você acompanha o blog e gosta dos textos, vale a pena ler e descobrir sozinho oque acham e depois compartilhar comigo. Quem já leu concorda comigo ou não ? Deixe sua opinião ficarei muito feliz em conversar sobre ele.

Cássia Lima 31/03/2014

Um blog em páginas. =/
Leitura difícil...
Achei que não conseguiria ler até o final. (pensei em desistir umas 7 vezes)

Acredito que mais por falha minha, deveria ter pesquisado melhor antes de comprar pois não é o estilo de livro que gosto. Ela reuniu algumas postagens do blog dela em um livro, então não é uma história contínua. São várias crônicas e contos sobre como uma garota em sua pré-adolescência vê as dores do amor. Isso cansa.

Não vou generalizar, pois há gosto para tudo né? Respeito quem curte esse tipo de leitura e mais ainda o esforço da autora, mas continuo preferindo histórias sólidas, com um início-meio-fim.

Tem alguns trechos legais, que dá pra usar como frase no facebook (enquanto ele durar), ou para tentar resumir um sentimento, mas a autora gosta demais de frases imperativas do tipo:

"Elogie suas amigas", "Abra logo essa janela", "Beije-o"

Ou trechos cortados:

"Uma bebida. Sua barba. Luzes piscando. O xadrez da sua blusa. Roda gigante. Seus olhos. Alargador. Mãos na cintura. Poeira levantada. Sua boca. Minha boca. Nossa respiração. Foi."

Eu odeio leituras assim porque elas me cansam demais!!!
Sei que tem gente diferente, como falei, gosto é gosto. Pode ser que você ame esse livro.

Não tem um personagem principal, pareceu-me que a autora é a protagonista de praticamente todas as páginas, inclusive pelo nome dela em diversos trechos. Talvez essa tenha sido a intenção, uma vez que era um blog pessoal com desabafos (certo?).

A capa e alguns detalhes do livro são lindos, parabenizo a editora pelo carinho na elaboração dele.

As fotos da Bruna são fantásticas, e todos falam isso. Não sei quem fez a arte do livro, mas o conjunto ficou ótimo!

site: http://rcassiaslima.blogspot.com.br/2014/03/livro-36-depois-dos-quinze.html
Bella Nine 12/11/2014minha estante
Gostei do que você comentou e digo mais; A ideia de crônica é basicamente essa: você ser breve ao narrar algo. Acho qe a crônica bem escrita ela te instiga, nunca te cansa. O problema, como eu relatei no meu depoimento, foi o fato de que depois da quinta crônica você sabe que a narrativa, que os blá, blá. blá não vão mudar. E isso cansa. Cansa porque você percebe que pra quem enche tanto a boca pra dizer o quanto é bem sucedida com esse blog dela, experiência de vida é zero e, na maioria das vezes, você não enxerga nada que possa acrescentar em seus próprios pensamentos e reflexões. Impressionante como essa nova geração que se diz tão tecnologicamente antenada é, no final das contas, mais primitiva, acomodada e qualquer coisa que jogam na mão dela acaba aceitando e endeusando.

Gabriela Matos 17/10/2014

Um conjuntos de contos que tratam da realidade de viver em relacionamentos. Você com certeza vai se identificar com algum deles e se não, irá num futuro próximo.

Victoria (Vic) 02/05/2013

Life isn´t about finding yourself. Life's about creating yourself -George Bernard Shaw
Bruna Vieira é simplesmente a blogueira adolescente mais famosa do país. Ela é dona do meu blog preferido, Depois dos Quinze, e recentemente, lançou um livro de mesmo nome. É uma coletânea de contos e crônicas feitos por ela mesma.
São todos sobre amor, amizade, família, e trazem uma reflexão ótima. Tenho uma observação a fazer: acho que quem deveria ler esse livro são as adolescentes, em uma faixa de 12 a 18 anos, porque tem uma temática mais jovem, e não acho que o público adulto iria gostar muito. Enfim, tenho 15 anos, e me identifiquei bastante com as palavras da Bruna. Além dela escrever super bem, de um modo leve e divertido, ela é super madura e já passou por algumas situações que se encaixam perfeitamente com nossos sentimentos. É incrível o modo como ela pega nossos sentimentos e os transforma em palavras. Coisas que não conseguimos nem expressar em diálogos, vemos impressos em um livro. É mágico e maravilhoso.
Algumas crônicas se sobressaem em relação à outras, e gastei umas 50 folhas de post-it marcando todas as quotes que gostei. Olhe algumas:
"(...) dizer eu te amo não é assinar um contrato com tempo de duração. É dizer com apenas três palavras que aquela pessoa tem alguma coisa que a torna diferente de todas as outras no mundo."
"(...)a maneira como os outros nos enxergam tem muito a ver com a maneira como nós mesmos nos enxergamos."
"Anote aí: as pessoas nunca nos entendem por completo. E, ainda sim, talvez a graça dessa vida seja tentar encontrar alguém que consiga."
O livro é recheado de frases fofas, de reflexões e de coisas que ela aprendeu ao longo dos seus 18 anos (novinha, mas super madura!) Não são só textos de amorzinho adolescente. Um que chamou bastante minha atenção era os apelos de uma amante, e outro de uma filha que os pais brigam sempre.
As frases me fizeram refletir, pensar, e querer pregar todas na parede do meu quarto (por que não?!). Eu amei a simplicidade e a honestidade do livro. É fofo, maravilhoso, e profundo. Não gostei muito da última crônica, mas penso que é como um preview para seu próximo livro.
Algumas crônicas que mais gostei:
-O cara dos meus sonhos
-Amar sem amor
-Carta pra depois
-Depois do amor (AMEI essa)
-Peixes e amores
-O beijo
-Promessas de Fevereiro
-Epifania
Entre outros...
Também confesso que alguns contos me deram um nó no estômago e medo do futuro. Medo de várias coisas. Medo de me decepcionar, medo de não ser boa o bastante, e medo das coisas darem errado.
Muitas vezes parei de ler agoniada.
É realmente sufocante o tanto que você se identifica.

A edição está maravilhosa. A capa é linda, a diagramação também. A GUTEMBERG está de parabéns. O papel escolhido é ótimo, e a fonte é maravilhosa. A única coisa que tenho a reclamar é que a lombada racha quando dobramos o livro. Achei isso péssimo :(
Mas enfim, recomendo muito o livro. Prepare-se. É algo bem meloso, fofo, e profundo...até demais.
Mas leia. É incrível. Parabéns pela Bruna pelo trabalho! :)
Beijos, Vickie
Victória 15/11/2015minha estante