Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Gabriela Matos 17/10/2014

Um conjuntos de contos que tratam da realidade de viver em relacionamentos. Você com certeza vai se identificar com algum deles e se não, irá num futuro próximo.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante de Comunicação Social ? Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Amanda Carneiro 08/06/2014

Um livro que nos completa.
Faz quase quatro meses que estou com o exemplar de Depois dos Quinze emprestado de uma amiga, não consigo fazer resenha, e nem quero devolver. Além de ser um livro lindo, é uma daquelas obras que você não consegue não-ficar-sem-ter-um-por-perto, sabe?! É como uma necessidade mesmo. Então eu, aqui de todo o meu coração, espero que essa resenha consiga ao menos ser considerada uma resenha. É amor demais, vocês não tem noção! :’)

“A gente se apaixona, sente o movimento das borboletas e toca as estrelas durante a noite antes de dormir. Sente ansiedade e desenha corações em folhas de papel em branco. Sso é amor. É o que dizem, é o que você sentiu. Flores, bochecha vermelha, coração disparado, cabelos misturados e bagunçados na cama.”

Há algum tempo (mas nem tanto tempo assim), conheci o blog da Bruna e desde então venho acompanhando-o: uma mistura de textos românticos, fotos bonitas, vídeos bacanas e dicas sobre relacionamentos, viagens, roupas... Quando soube que ela publicaria um livro, uma amiga minha (beijo, Mavi! ♥)me influenciou a ficar ansiosa com ela. Então lá ficamos nós duas: contando os dias pro lançamento, no meio das aulas chatas de Física.
Bruna, blogueira do Depois dos Quinze (blog que leva o mesmo título do livro) reúne crônicas e contos românticos. Alguns já publicados em seu blog, outros exclusivos. Nas palavras simples e sutis, mergulhamos e nos entregamos verdadeiramente aos textos. São poucas as pessoas que conseguem passar sentimentos para o papel, sem parecer vago ou insensível. E quando encontro isso (principalmente na nossa literatura atual), é como descobrir tesouros. Junto à Clarissa Corrêa e Tati Bernardi, a Bruna figura entre minhas escritoras preferidas e mais poéticas da atualidade. Gosto da simplicidade da Bruna. De como ela é uma garota que, mesmo figurando entre as top blogueiras, ainda assim pode ser nossa amiga. Admiro-a muito. E que, com toda a certeza, é um espelho pra mim e pra muita gente!

“Você o observa de longe. Percebe cada detalhe, como se fosse a primeira vez. Como se o seu universo fosse o mesmo que o dele. Apesar de nunca terem se falado, sente que foram feitos um para o outro e que poderiam passar a eternidade juntos. (...) Ele não está do seu lado, mas por algum motivo você pode sentir todas as cócegas e carícias que ele faz em alguém. Esse cara te faz acreditar no amor. Um amor que arde, que seca e sufoca. Mas que, ao mesmo tempo, preenche. Um espaço que sempre existiu, mas que agora ele ocupa sem saber.”

É tudo feito de forma tão simples, tão cheio de sentimento que realmente conseguimos ver o amor nas frases. Aquele amor que transcende os limites e nos toca de um jeito especial. Depois dos Quinze é de uma leitura rápida, que flui maravilhosamente bem. Uma leitura que mexe até com os leitores mais “durões”. Que revela o amor, até mesmo onde não parece existir. Sim, é cheio de clichês. Sim, pode parecer bobinho. Sim, é voltado para o público teen. Mas continua sendo um livro que tenho vontade de carregar sempre na bolsa, para todo dia, poder parar, e ler de novo. É um livro que nos faz ver a beleza da vida, a beleza do amor, e de nós mesmos. É um livro que nos completa. E que recomendo para todo mundo. :)

“Porque no fundo no fundo, o que todo mundo quer é fazer o outro entender o que se passa por dentro. Alguns compram uma rosa, outros tomam atitude, e eu? Escrevo.”

site: www.primeiro-livro.com
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Hemy Gomes 20/02/2016

Péssimo, mas Bruna tem potencial.
Em Depois dos Quinze você encontra “histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.”. Eu substituiria essa descrição por “histórias de uma garota chata, sem sal e que só sabe sofrer por amor”, porque 90% do livro é isso e os outros 10% são poemas com frases bonitinhas que podem virar status no Whatsapp.
Eu comprei esse livro porque eu imaginava que era ficção (no estilo Fazendo Meu Filme ou Minha Vida Fora de Série) e a sinopse me atraiu. Acho que me decepcionei porque as expectativas eram muito altas (vi muita gente falar bem e a capa era bem fofa), mas eu já sabia do potencial da Bruna quando li Um Ano Inesquecível, e ela inventa histórias melhor do que conta. Também posso ter me decepcionado porque não me identifico com esse tipo de personalidade (inclusive, minha amiga leu e disse que se identificou muito).

Resumindo, achei péssimo (nem consegui terminar) e acho que a Bruna devia continuar escrevendo ficção. Não recomendo.

Nota 1 de 5
Não recomendo, a menos que você sofra pelo crush e se identifique com esse tipo de garota.

Nota 1 de 5
Laurinha 07/06/2018minha estante
undefined

Dreeh Leal | @dreehleal 09/05/2014

Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Praticamente toda a blogosfera conhece a Bruna Vieira e um pouco da sua história, mas para quem não conhece eu explico direitinho. Colunista da Revista Capricho e autora do blog/livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira hoje é uma das blogueiras de moda mais influentes da internet, com milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Acontece que a 5 anos atrás ela não era nada mais do que uma menina que morava no interior de Minas Gerais e que – como qualquer outra nesta idade – havia sofrido uma desilusão amorosa. Foi assim que seu blog começou. Ele é o responsável por ela ter deixado de ser aquela menina tímida e por ir morar na capital de São Paulo – que era um grande sonho seu.
Este livro de crônicas e contos intitulado Depois dos Quinze – Quando tudo começou a mudar foi sua estreia no mundo editorial e reuni textos escritos por ela com base nas suas próprias experiências.

O amor não é exatamente como contam as músicas que tocam no rádio. Sabe como a gente descobre isso? Amando. (pág. 130)

Quando comprei o livro, pesquisei um pouco sobre ele e encontrei muitas criticas de fãs que detestaram o livro. Essa é a palavra que elas usam. Mas eu não creio que o problema esteja no livro e sim na expectativa errada que elas possam ter depositado nessas 200 páginas. Vou explicar melhor. Muitas de suas leitoras foram ler com a visão da Bruna de hoje, mas a Bruna que escreveu é uma de 5, 6, 7 anos atrás. As decepções e pensamentos de uma adolescente de 14 anos podem sim ser chatas para uma garota de 18 anos. Então a não ser que você: 1. se identifique com as situações e pensamentos; 2. esteja nessa idade ou 3. seja extremamente romântica e ainda acredite em um amor puro, você dificilmente irá se divertir com essa leitura. Tudo entendido? Então vamos ao livro.

Escrever com o coração vai muito além de colocar ordem nas palavras. É preciso coragem. Coragem para fechar os olhos e sentir o que acontece ou aconteceu por dentro. Enfrentar, organizar e entender. (pág. 61)

Com uma leitura agradável, esse é um daqueles livro que você termina de ler sem perceber e faz várias marcações! Todos os textos são bem curtinhos, o que só ajuda na velocidade da leitura. Assuntos como família, amigos, romances e sonhos estão presentes aqui. A cada página eu me perguntava o quanto daquilo era verdade e o quanto era apenas um conto. Tudo reflete a autora. Inclusive existem alguns textos sobre a vinda dela para São Paulo e como foi essa adaptação. A aflição de estar sozinha em uma cidade grande e a felicidade de estar realizando um sonho. Eu me identifiquei com algumas coisas, com outras nem tanto... não tive uma adolescência tão repleta de amores e desilusões. Mesmo assim, foi muito gostoso ler esse livro.

O que me dói é saber que a vida hoje em dia é assim. Que uma hora ou outra cada um vai seguir seu rumo, e, em alguns anos, talvez nem lembremos mais o nome um do outro quando nossos filhos perguntarem quem é aquele da foto. Uma pena, pela família, pela amizade, pelo amor. Dizem por ai que a gente cresce e fica mais esperto. Será mesmo? (pág. 121)

Sobre a Capa e diagramação são só elogios. A ilustração da capa é linda e super combina com o conteúdo. No meio do livro existem algumas fotos da Bruna com pequenos textos e no final do livro a própria Bruna deixou uma playlist com musicas para acompanhar a leitura do livro.

Como no livro fala de muitas coisas, sem uma história fixa que eu possa contar, espero que todos esses quotes tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor os pontos que eu levantei sobre o livro. E só para garantir, aqui vai uma lista com mais alguns trechos que eu curti durante a leitura.

(...) Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

claramar 19/05/2020

as crônicas são muito boas e algumas me fizeram refletir muito sobre alguns aspectos da minha vida. o conto, por outro lado, é genérico e quase não terminei o livro por conta dele.
Helena 19/05/2020minha estante
Nossa, achei esse livro muito ruim. Te entendo ?

Alvaro 17/04/2020

Simplesmente INCRÍVEL
Depois dos quinze foi, sem dúvidas, um livro muito importante pra mim. A maneira como a Bruna Vieira retrata suas experiências de vida, através de desilusões amorosas, amadurecimento e morar fora me cativou inteiramente. Esse livro é repleto de contos e crônicas, onde o meu preferido foi, com toda a certeza do mundo, ?Vértices de um amor?, onde mais parece ser um romance clichê que todos adoramos! Só tenho elogios à respeito desse livro. Bruna Vieira conte comigo para tudo!
Magno Muniz 17/04/2020minha estante

Victoria (Vic) 02/05/2013

Life isn´t about finding yourself. Life's about creating yourself -George Bernard Shaw
Bruna Vieira é simplesmente a blogueira adolescente mais famosa do país. Ela é dona do meu blog preferido, Depois dos Quinze, e recentemente, lançou um livro de mesmo nome. É uma coletânea de contos e crônicas feitos por ela mesma.
São todos sobre amor, amizade, família, e trazem uma reflexão ótima. Tenho uma observação a fazer: acho que quem deveria ler esse livro são as adolescentes, em uma faixa de 12 a 18 anos, porque tem uma temática mais jovem, e não acho que o público adulto iria gostar muito. Enfim, tenho 15 anos, e me identifiquei bastante com as palavras da Bruna. Além dela escrever super bem, de um modo leve e divertido, ela é super madura e já passou por algumas situações que se encaixam perfeitamente com nossos sentimentos. É incrível o modo como ela pega nossos sentimentos e os transforma em palavras. Coisas que não conseguimos nem expressar em diálogos, vemos impressos em um livro. É mágico e maravilhoso.
Algumas crônicas se sobressaem em relação à outras, e gastei umas 50 folhas de post-it marcando todas as quotes que gostei. Olhe algumas:
"(...) dizer eu te amo não é assinar um contrato com tempo de duração. É dizer com apenas três palavras que aquela pessoa tem alguma coisa que a torna diferente de todas as outras no mundo."
"(...)a maneira como os outros nos enxergam tem muito a ver com a maneira como nós mesmos nos enxergamos."
"Anote aí: as pessoas nunca nos entendem por completo. E, ainda sim, talvez a graça dessa vida seja tentar encontrar alguém que consiga."
O livro é recheado de frases fofas, de reflexões e de coisas que ela aprendeu ao longo dos seus 18 anos (novinha, mas super madura!) Não são só textos de amorzinho adolescente. Um que chamou bastante minha atenção era os apelos de uma amante, e outro de uma filha que os pais brigam sempre.
As frases me fizeram refletir, pensar, e querer pregar todas na parede do meu quarto (por que não?!). Eu amei a simplicidade e a honestidade do livro. É fofo, maravilhoso, e profundo. Não gostei muito da última crônica, mas penso que é como um preview para seu próximo livro.
Algumas crônicas que mais gostei:
-O cara dos meus sonhos
-Amar sem amor
-Carta pra depois
-Depois do amor (AMEI essa)
-Peixes e amores
-O beijo
-Promessas de Fevereiro
-Epifania
Entre outros...
Também confesso que alguns contos me deram um nó no estômago e medo do futuro. Medo de várias coisas. Medo de me decepcionar, medo de não ser boa o bastante, e medo das coisas darem errado.
Muitas vezes parei de ler agoniada.
É realmente sufocante o tanto que você se identifica.

A edição está maravilhosa. A capa é linda, a diagramação também. A GUTEMBERG está de parabéns. O papel escolhido é ótimo, e a fonte é maravilhosa. A única coisa que tenho a reclamar é que a lombada racha quando dobramos o livro. Achei isso péssimo :(
Mas enfim, recomendo muito o livro. Prepare-se. É algo bem meloso, fofo, e profundo...até demais.
Mas leia. É incrível. Parabéns pela Bruna pelo trabalho! :)
Beijos, Vickie
Victória 15/11/2015minha estante
Amei a resenha!

dricagallo 24/03/2013

Resenha - Depois dos Quinze
O livro da fofa e mineira (*--*) Bruna Vieira já estava na minha lista de desejados a um bom tempo, até que firmei parceria com a Editora Gutenberg e adivinhem, o primeiro livro enviado para resenha foi ele!! Quase morri de amores quando abri o envelope e me deparei com o livro mais meigo e fofo que pude ver!!

"Antigas lembranças nos levam para antigos lugares. Antigos lugares nos levam para antigas escolhas. Dúvidas são sempre uma merda." - Pág. 21

Sou apaixonada por diagramação e demais detalhes que finalizam o livro, a capa de "Depois Dos Quinze" tem uma ilustração mega fofa e com andorinhas em alto relevo (as andorinhas são referentes a uma tatuagem da Bruna), a diagramação está linda, desde as margens até a fonte, e as páginas são amareladas com uma textura do papel diferente (mais grossinho e gostoso de tocar). No meio da leitura pude observar também algumas páginas parecidas com a de revista, com fotos da Bruna envolvidas por textos! Tudo muito lindo!

"Antes de terminar este texto, gostaria que soubesse que eu só costumo escrever sobre coisas que eu quero deixar guardadas em forma de palavras, e, quer saber? Ainda não me sinto totalmente pronta para fazer isso com nós dois." - Pág. 23

No livro foram publicadas crônicas e contos escritos pela autora, alguns inéditos!

- Confira o restante em: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br

@eukapitubooks 27/04/2024

Para quem precisar de um acalento.
Esse livro me surpreendeu em muitas coisas, mas a principal foi a forma como a autora diz muito sobre como realmente é a vida adulta, o coração partido e como conseguir lidar com tudo isso. Perfeito! Se eu fosse psicóloga com certeza eu indicaria para meus pacientes.

Mila F. @delivroemlivro_ 01/06/2013

Lindo, Fofo, Encantador!
Tudo começou com o blog Depois dos Quinze em que Bruna Vieira fazia seus desabafos de desilusões amorosas em forma de texto, porque a autora sabia lidar bem com essas desilusões por meio das palavras. Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, é o primeiro livro de Bruna Vieira, nascida em Leopoldina, interior de Minas Gerais que além de blogueira e escritora é colunista da revista Capricho.
Depois dos Quinze se trata de um livro de crônicas e contos cuja temática principal é o amor que nasce e cresce das mais inesperadas formas e depois vai embora em muitas e típicas situações do cotidiano. O livro inteiro nos faz refletir sobre o amor, a família, as mudanças da vida entre outras coisas. Nos faz perceber que não importa o que façamos ou como tentamos mudar algumas situações as coisas são exatamente como tem que ser.
Bruna Vieira escreve de uma forma encantadora que nos prende desde a primeira letra – seja artigo ou vogal – até o ponto final de seus textos. A leitura acontece de forma frenética, embora eu acredite que seria muito interessante ler um texto por dia para assimilar as lições com mais profundidade, mas como disse quando comecei a ler não consegui mais soltar o livro.
Logo no principio da leitura me agradei bastante e apesar da sensação de estar lendo uma espécie de “autoajuda” pela quantidade de ensinamentos e reflexões dos textos, no final da leitura consegui ver Depois dos Quinze, não como autoajuda, mas como um livro que não quer ser apenas lido, mas sentido e carregado na alma, porque a autora escreve com paixão, com poesia e encantos que nos tocam e emocionam, principalmente por ela escrever sobre aquilo que conhece que viveu.
Creio que tenha me identificado bastante com este livro, porque além de escrever textos parecidos [que falam de sentimentos, amores, desilusões e saudade] no meu blog Devaneios Fugazes é impossível não se identificar com muitas das situações narradas nos textos de Bruna Vieira, afinal: atire a primeira pedra quem nesta vida ainda não sofreu ou não sofrerá por amor.
Outro ponto bem legal no livro é a diagramação que está perfeita, as letras nos títulos dos textos são bem bonitas e divertidas, no meio do livro tem uma sessão com fotos e pensamentos da Bruna e isso enriquece a obra, enche os olhos de todo leitor.
Pra finalizar, Depois dos Quinze, de Bruna Vieira, vai encantar todo leitor principalmente quem é blogueiro e quem escreve sobre sentimentos e adolescentes apaixonadas, pra falar a verdade nem só adolescentes apaixonadas, mas para os nãos apaixonados também. Ah, vou parar com isso: se joguem nessa leitura, vocês vão amar!

CamilaMabeloop 02/01/2013

Dica de leitura: Depois dos Quinze
Oie pessoal, tudo bem? Hoje vim falar um pouco dessa leitura super gostosa que todas as adolescentes estão amando. Quem acompanha o blog, ou as redes sociais sabe que eu A-D-O-R-O a Bruna Vieira, sou leitora há um bom tempo, fui no lançamento do livro e claro fiquei muito feliz e orgulhosa da blogueira/escritora/colunista, rs.

Eu já conhecia a maioria dos textos por acompanhar o blog, e ver que os meus preferidos estavam lá foi emocionante, ter aquela cópia física, sabe? É como se uma amiga tivesse lançando um livro com todos os seus segredos, muito real. Isso faz com que a leitura seja emocionante, realista, sentimentalista de verdade e não só mais uma e outra crônica escrita com boas palavras.

Os novos textos e o término do conto "Vértices de um Amor" não deixaram nem um pouco a desejar, cada palavra nova foi envolvente tanto pra mim quanto pra milhares de leitoras que não param de comentar sobre o livro.... continue lendo aqui -http://www.desejoadolescente.com/2012/12/dica-de-leitura-depois-dos-quinze.html

Yasmin Ribeiro 13/07/2013

Gostei, mas não amei
Eu sempre amei o blog "Depois dos quinze", e eu me apaixonei pela capa, pelas páginas. Enfim, por tudo no livro. Eu criei uma grande expectativa, mas o livro não é como eu desejava. Ficou legal pra quem tem blog e tal, mas o conteúdo não é tão bom quando eu esperava.
Mas, o capítulo que me surpreendeu, e todos que leram também gostaram foi "Vértices de um amor" é muitoo bom, e a minha amiga gostou do capítulo da roda gigante

Rejane 17/07/2013

Livro depois dos quinze da Bruna Vieira:
Pra mim esse livro seria totalmente dispensável.
Porque?
É um livro bom, mas pra uma pessoa como eu com 34 anos nas costas não é totalmente indicado, na minha opinião ele é mais voltado ao público feminino de 15 a uns 23 anos.
Pois pra mim já vivemos vários amores e já passamos por várias situações que acabamos aprendendo por bem ou por mal. E esse livro "ajuda" de certa forma as meninas que estão passando ou acabaram de passar por isso.
O livro é uma mistura de histórias, desabafos e segredos dela.
O legal do livor além dele ser "fofinho" é que a Bruna coloca uma lista de músicas para ouvir enquanto lê o livro. Isso eu achei 10.
Volto a dizer o livro não é ruim, muito pelo contrário, é super agradável, mas não é um livro que eu teria necessidade de ter..rs..não saber se expressar é uma droga, mas acho que vocês vão me entender...rs