Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

PorEssasPáginas 31/05/2013

A Cuca Recomenda: Depois dos Quinze - Por Essas Páginas
Resenha original no blog Por Essas Páginas: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-depois-dos-quinze-quando-tudo-comecou-a-mudar

Conheci o livro Depois dos Quinze e o blog com o mesmo nome, da Bruna Vieira, através da ação em conjunto que realizamos com a Editora Gutenberg. Logo que fomos convidadas para realizar a ação, fui pesquisar mais sobre a autora. Visitei o blog e achei incrível, peguei dicas ótimas lá, inclusive de uma lojinha japonesa que abriu em São Paulo (e fui visitar). Ou seja, já tinha um bom pressentimento quando recebi o livro para ler e resenhar.

Porém, como é um livro para adolescentes, entrei no clima, esperando textos de alguém nessa faixa etária e para essa faixa. E me surpreendi demais – para melhor!

O que encontrei nas páginas do livro de Bruna Vieira foram textos ricos, extremamente maduros, sensíveis e tocantes. A autora falacom simplicidade e sinceridade, de todo o coração, das coisas que todos, todos mesmo, vivemos e sentimentos em algum momento de nossas vidas. Impossível abrir essas páginas e não se identificar com os sentimentos que extravasam nos textos de Bruna.

“Então, se quer saber de mim, liga. Escreve. (…) Mas vê se não espera o destino te colocar de novo na minha frente. Talvez, quando isso acontecer, alguém já esteja do meu lado. E isso será um final feliz. O meu.”

A autora nos remete à infância, à adolescência e à juventude de maneira genial e sensível. Ela consegue penetrar no nosso coração, nas nossas lembranças e, contando suas experiências e o que sentiu ao vivê-las nos faz lembrar do que somos, do que vivemos e de como nos sentimos. Ler esse livro é também uma jornada de auto-conhecimento, assim como visivelmente foi para a autora no momento da escrita.

“Através da escrita, eu me livro do que já não me serve, me lembro do que ficou, do que não foi e penso no que ainda pode ser. Aquelas e estas palavras tão minhas, tão nossas, agora voam livres sem destino certo por aí.”

Isso é exatamente o que acontece. As palavras de Bruna saltam do livro e se transformam nas nossas palavras. Algumas vezes você se pergunta se ela sabe o que de fato já aconteceu conosco e então percebe que a vida é assim mesmo: todos têm seus problemas, todos passam por certas coisas, ninguém é sempre feliz ou infeliz.

Quem nunca associou uma música a alguém? Quem nunca desejou ser a pessoa da música favorita daquele amor? Quem nunca sentiu crescer a distância numa amizade, quem nunca quis dizer a uma querida amiga “Deixa disso, ele não te merece”, mas ela continuou lá, sofrendo… E quantas vezes ouvimos isso também? Quem nunca imaginou cenas que jamais existiriam, sofreu por lembranças que só ocorreram na nossa imaginação?

O único motivo pelo qual não dei a nota máxima para esse livro é porque ele termina com um conto que realmente não me tocou, apesar de ter uma mensagem legal no fundo. Não me identifiquei com a personagem, achei tudo rápido demais, várias coisas acontecendo muito depressa para que pudesse associar e sentir. Por isso prefiro muito mais as crônicas do livro. São fantásticas.

A edição é caprichosa: a capa é uma doçura e, dentro do livro, há algumas páginas com fotos da autora cheias de belos efeitos e frases de destaque dela. O papel é amarelado e grosso na medida certa, perfeito para leitura, e todas as histórias começam com o título em uma fonte estilizada que combina com o texto. Na orelha do livro tem um gatinho! Ah, adoro gatinhos! Ele lembra o gatinho da própria autora. E a capa, bem, vocês já perceberam que a imagem é uma caricatura muito fofa da Bruna. Achei super criativo.

“Acredito que nós somos tudo aquilo que vivemos ou sentimos. Deixar alguma coisa para trás não nos faz fortes ou maduros. Aprender a lidar com ela, sim.”

Bruna fala sobre amor, amizade, insegurança, crescimento, amadurecimento, sobre sentimentos… Tudo de uma maneira simples, sensível, arrebatada. É como se ela estivesse usando a escrita para arrancar todas as tristezas do peito – e é exatamente isso que a escrita faz. Mas não se preocupe: lendo esse livro você só vai se lembrar das coisas, mas não mais as carregará consigo em forma de mágoas. Porque isso é uma das belas lições do livro. Não é seguir em frente, mas sim lidar com tudo que aconteceu e usar isso como uma alavanca para sermos melhores. Tudo o que passamos não precisa (aliás, é impossível) ser esquecido: as nossas lembranças formam o que somos. O segredo é lidar com elas.

Mila F. @delivroemlivro_ 01/06/2013

Lindo, Fofo, Encantador!
Tudo começou com o blog Depois dos Quinze em que Bruna Vieira fazia seus desabafos de desilusões amorosas em forma de texto, porque a autora sabia lidar bem com essas desilusões por meio das palavras. Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, é o primeiro livro de Bruna Vieira, nascida em Leopoldina, interior de Minas Gerais que além de blogueira e escritora é colunista da revista Capricho.
Depois dos Quinze se trata de um livro de crônicas e contos cuja temática principal é o amor que nasce e cresce das mais inesperadas formas e depois vai embora em muitas e típicas situações do cotidiano. O livro inteiro nos faz refletir sobre o amor, a família, as mudanças da vida entre outras coisas. Nos faz perceber que não importa o que façamos ou como tentamos mudar algumas situações as coisas são exatamente como tem que ser.
Bruna Vieira escreve de uma forma encantadora que nos prende desde a primeira letra – seja artigo ou vogal – até o ponto final de seus textos. A leitura acontece de forma frenética, embora eu acredite que seria muito interessante ler um texto por dia para assimilar as lições com mais profundidade, mas como disse quando comecei a ler não consegui mais soltar o livro.
Logo no principio da leitura me agradei bastante e apesar da sensação de estar lendo uma espécie de “autoajuda” pela quantidade de ensinamentos e reflexões dos textos, no final da leitura consegui ver Depois dos Quinze, não como autoajuda, mas como um livro que não quer ser apenas lido, mas sentido e carregado na alma, porque a autora escreve com paixão, com poesia e encantos que nos tocam e emocionam, principalmente por ela escrever sobre aquilo que conhece que viveu.
Creio que tenha me identificado bastante com este livro, porque além de escrever textos parecidos [que falam de sentimentos, amores, desilusões e saudade] no meu blog Devaneios Fugazes é impossível não se identificar com muitas das situações narradas nos textos de Bruna Vieira, afinal: atire a primeira pedra quem nesta vida ainda não sofreu ou não sofrerá por amor.
Outro ponto bem legal no livro é a diagramação que está perfeita, as letras nos títulos dos textos são bem bonitas e divertidas, no meio do livro tem uma sessão com fotos e pensamentos da Bruna e isso enriquece a obra, enche os olhos de todo leitor.
Pra finalizar, Depois dos Quinze, de Bruna Vieira, vai encantar todo leitor principalmente quem é blogueiro e quem escreve sobre sentimentos e adolescentes apaixonadas, pra falar a verdade nem só adolescentes apaixonadas, mas para os nãos apaixonados também. Ah, vou parar com isso: se joguem nessa leitura, vocês vão amar!

Yasmin Ribeiro 13/07/2013

Gostei, mas não amei
Eu sempre amei o blog "Depois dos quinze", e eu me apaixonei pela capa, pelas páginas. Enfim, por tudo no livro. Eu criei uma grande expectativa, mas o livro não é como eu desejava. Ficou legal pra quem tem blog e tal, mas o conteúdo não é tão bom quando eu esperava.
Mas, o capítulo que me surpreendeu, e todos que leram também gostaram foi "Vértices de um amor" é muitoo bom, e a minha amiga gostou do capítulo da roda gigante

Rejane 17/07/2013

Livro depois dos quinze da Bruna Vieira:
Pra mim esse livro seria totalmente dispensável.
Porque?
É um livro bom, mas pra uma pessoa como eu com 34 anos nas costas não é totalmente indicado, na minha opinião ele é mais voltado ao público feminino de 15 a uns 23 anos.
Pois pra mim já vivemos vários amores e já passamos por várias situações que acabamos aprendendo por bem ou por mal. E esse livro "ajuda" de certa forma as meninas que estão passando ou acabaram de passar por isso.
O livro é uma mistura de histórias, desabafos e segredos dela.
O legal do livor além dele ser "fofinho" é que a Bruna coloca uma lista de músicas para ouvir enquanto lê o livro. Isso eu achei 10.
Volto a dizer o livro não é ruim, muito pelo contrário, é super agradável, mas não é um livro que eu teria necessidade de ter..rs..não saber se expressar é uma droga, mas acho que vocês vão me entender...rs

Ana 10/12/2013

Ótimo, porém...
Sinceramente, achei o livro bom. Sempre visitei o blog da Bruna, mas nada de fã alucinada, sabe? Quando vi que ela lançou o livro fiquei super curiosa. Algum tempo depois fui à livraria comprar um livro para minha melhor amiga, até que dou de cara com o livro da Bruna! Uau, que capa linda! Me apaixonei naquele instante. Comprei. Fiquei toda faceira e levei pra escola pra mostrar pra minha amiga. Mas, depois que eu li umas 100 páginas do livro, não tinha mais vontade de ler, aquilo parecia tão cansativo, tão repetitivo. Essa é a palavra certa, repetitivo. Eu amo os textos da Bruna, mas infelizmente não me identifiquei tanto assim. Esperava um pouquinho mais. Agora vou terminar de ler as últimas páginas e depois ler sobre o novo livro da Bruna, e talvez, planejar comprá-lo. Até mais.

@eukapitubooks 27/04/2024

Para quem precisar de um acalento.
Esse livro me surpreendeu em muitas coisas, mas a principal foi a forma como a autora diz muito sobre como realmente é a vida adulta, o coração partido e como conseguir lidar com tudo isso. Perfeito! Se eu fosse psicóloga com certeza eu indicaria para meus pacientes.

Mimi 29/03/2013

Gostei do livro… Porém não foi o que esperava. Eu li por causa da escritora e, sim, me identifiquei bastante com ela. Porém acho que ela não deveria ter sido TÃO romântica. E acho que ele foi vendido muito por causa da escritora, assim como esse foi o motivo pelo qual comprei. Sinceramente? me arrependi, acho que deveria ter comprado outro livro, tipo ‘A Culpa é das estrelas’ ou outros que me apaixonei na Saraiva. E no final, não foi muito empolgante e me arrependi.

Então, acho que basicamente também comprei pela capa e pela escritora. E por favor não façam isso, gente, não peguem um livro pela capa… peguem pelo que se identificam nele, pois no final vai ser isso que te dará o prazer de dizer “Nossa, que livro ótimo”.

isa 07/09/2013

Confesso que o livro é bastante bonito, além de a capa ser um amor (cheio de andorinhas e desenhos fofos) e dentro ter umas fotos da autora com frases que eu até diria "legais", admito que o livro decepcionou as minhas expectativas. Na verdade, acho que o comprei para conhecer a forma de escrever da Bruna Vieira. Para quem terminou um namoro, tem frustações com as escolhas da vida, está começando um novo caminho, o livro é maravilhoso. Me identifiquei com o que uma garota falou em uma dessas resenhas "o livro já não faz a minha idade", há uns dois anos atrás se tivesse lido, teria amado e feito do meu livro favorito. Mas como as coisas mudam e ler um texto sobre "o cara perfeito" já não é tão legal assim, diria que o livro é no máximo legal.

Caroline 11/09/2013

Resenha de Depois dos Quinze
Autor: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 198

O livro Depois dos Quinze é um livro de crônicas da blogueira Bruna Vieira, que também é colunista para CH. Crônicas sobre amor, desilusões, experiências, arrependimentos, conselhos, vivências, sentimentos, pensamentos, reflexões. Tudo o que uma garota no auge da sua adolescência gostaria de ler e se sentir entendida.
"Através da escrita, eu me livro e me lembro do que já não me serve. Do que ficou, do que não foi e do que ainda pode ser"

Através de outros personagens, (em algumas crônicas), a autora expõe os seus mais profundos sentimentos e experiências, principalmente amorosas.
"O amor é importante, mas sem sonhos e confiança nossa existência perde totalmente o sentido. Não vou negar para vocês, eu queria - e ainda quero - conhecer um príncipe encantado, mas, mais do que isso, queria ter meu próprio reino antes disso acontecer [...]"

"Desisti de me tentar misturar na multidão de cada dia e cada noite. Aprendi a valorizar minhas diferenças (aquelas que ninguém consegue enxergar). Aprendi a valorizá-las e fazer com que elas nunca se tornem minhas limitações"

site: http://www.thingsandbooks.blogspot.com.br/2013/09/resenha-depois-dos-quinze.html

dricagallo 24/03/2013

Resenha - Depois dos Quinze
O livro da fofa e mineira (*--*) Bruna Vieira já estava na minha lista de desejados a um bom tempo, até que firmei parceria com a Editora Gutenberg e adivinhem, o primeiro livro enviado para resenha foi ele!! Quase morri de amores quando abri o envelope e me deparei com o livro mais meigo e fofo que pude ver!!

"Antigas lembranças nos levam para antigos lugares. Antigos lugares nos levam para antigas escolhas. Dúvidas são sempre uma merda." - Pág. 21

Sou apaixonada por diagramação e demais detalhes que finalizam o livro, a capa de "Depois Dos Quinze" tem uma ilustração mega fofa e com andorinhas em alto relevo (as andorinhas são referentes a uma tatuagem da Bruna), a diagramação está linda, desde as margens até a fonte, e as páginas são amareladas com uma textura do papel diferente (mais grossinho e gostoso de tocar). No meio da leitura pude observar também algumas páginas parecidas com a de revista, com fotos da Bruna envolvidas por textos! Tudo muito lindo!

"Antes de terminar este texto, gostaria que soubesse que eu só costumo escrever sobre coisas que eu quero deixar guardadas em forma de palavras, e, quer saber? Ainda não me sinto totalmente pronta para fazer isso com nós dois." - Pág. 23

No livro foram publicadas crônicas e contos escritos pela autora, alguns inéditos!

- Confira o restante em: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br

Leticia 18/03/2013

Depois dos Quinze
Bem conheci um livro por uma amiga, ela ja tinha lido e falou que o livro e incrivel, que nao e nada do que nós estavamos acostumadas a ler. Depois dos quinze nao e um livro que contem uma unica história, é um livro de contos e crônicas, e que por sinal foram escritas muito bem, nao pensava que fosse me interessar por um livro de contos mas na realidade ele foi me conquistando, as palavras escritas ajudam qualquer garota a encontrar seu amor, estou a espera do segundo luvro e espero que a bruna vieira nao demore e publique outro livro tão incrivel quanto o primeiro.

Ana 11/10/2013

Amei o livro!
O livro depois dos quinze tem várias crônicas e contos maravilhosos onde a maioria falam de amor, desilusões amorosas e tal...
A Bruna Vieira autora do livro colocou em todo o livro desde a capa até nos textos momentos de sua vida como sua mudança para São Paulo, tanto que em um dos textos ela conta como fui sua experiência.
Então cada texto ela escreveu expressando seus sentimentos e fez com que eu me envolvesse nas histórias e muitas vezes acabar me identificando com elas!
O livro é muito bom, super indico!!

Laura Bernardes 15/10/2013

Depois dos Quinze - Bruna Vieira (Editora Gutenberg)
Já sabia o que esperar do livro, já que acompanho o blog Depois dos Quinze, e muitos textos foram tirados do blog. Gostei bastante. Bruna escreve de um jeitinho bem envolvente especialmente pros jovens. Não chegou a me surpreender muito, nada que fizesse com que sei lá, fosse meu livro favorito ou algo assim. Mas o que posso dizer? Crônicas e contos são sempre bem-vindos e Bruna tem uma delicadeza bonita ao escrever.
Agora minha maior decepção foi com a Gutenberg. Todos os livros que li deles eram sempre impecáveis. Depois dos Quinze tem uma capa linda, fotos maravilhosas no meio do livro, letras boas de ler... mas várias páginas foram impressas tortas! Não sei se isso ocorreu somente no meu exemplar, e pode até ser frescura, mas querendo ou não atrapalha a leitura e o livro perdeu bastante credibilidade comigo por causa disso.