Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo

Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo David Foster Wallace

Resenhas - Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio Que Longe de Tudo

Yara 29/02/2024

Não sei o que poderia ser feito algo de fato para evitar o suicidio, se ao menos existe essa possibilidade, mas nesse livro tem trocentos sinais. Entendo que daí até a efetivação tem chão, mas é angustiante acompanhar. ?

crmnc 03/12/2023

Meu primeiro contato com a escrita do David. Dos 6 textos inclusos no livro, gostei de 3. Infelizmente, 2 dos que me desagradaram compõe a maior parte das páginas. Enfim, vários trechos foram de uma prolixidade incômoda pra mim: excessivamente descritivos pra tentar induzir algum propósito que eu não encontrei. Nas reportagens, o humor é feito majoritariamente sobre regionalismos, fato que, ao meu ver, torna a leitura menos interessante pra quem não é estadunidense ou culturalmente próximo disso. Ainda assim, a sensibilidade contida em todas as linhas e o restante do livro me motivam a ler as obras de ficção do autor no futuro.

Valeria.Honorio 19/06/2023

Escrita deliciosa, bem humorada, sarcástica, inteligente e incrivelmente detalhista. As notas de rodapé são um caso à parte!

AlvaroAJ 25/05/2023

Um discurso sensacional
Dois peixinhos estão nadando juntos e cruzam com um peixe mais velho, nadando em sentido contrário. Ele os cumprimenta e diz:

? Bom dia, meninos. Como está a água?

Os dois peixinhos nadam mais um pouco, até que um deles olha para o outro e pergunta:

? Água? Que diabo é isso?

ees_elisa 19/02/2023

Isto é água
Ainda não li os outros ensaios, mas o número 5, ?isto é água? é uma leitura indispensável.
é muito difícil ser consciente da água e dos esquimós ao meu redor.

Ana 25/12/2022

Livro essencial para conhecer o estilo do autor
Conheci David Foster por meio do ensaio "Pense na Lagosta" (Consider the lobster), que um amigo de trabalho recomendou. Gostei bastante e fui atrás de mais. Esse mesmo amigo me deu o livro sobre o qual agora escrevo.

São cinco ensaios - incluindo o já mencionado, sobre a lagosta.

Gostei muito dos ensaios sobre a Feira Rural e não tenho palavras para descrever o artigo longuíssimo e imperdível sobre o Cruzeiro marítimo pelo caribe. Recomendo esse, em particular, a todos!

tooonho 14/07/2022

fazer resenha de qualquer coisa de D. F Wallace é uma responsabilidade incrível. A habilidade de construir ideias nos ensaios e reportagens é mais que notável. Há um ar de informalidade, como numa boa conversa entre amigos, sem perder inteligência e genialidade por um só instante.
uma das mentes mais brilhantes que já passaram, como meteoros, em nosso tempo

NatAlia.Beani 13/02/2022

Eu li só o ensaio "Uma coisa supostamente divertida que eu nunca mais vou fazer"
A crônica conta sobre a experiência real dele a bordo de um cruzeiro no navio Zenith, eu li pois já fiz um cruzeiro neste navio, e quem me recomendou foi minha companheira de cruzeiro a bordo do Zenith. È muito muito engraçado

Emerson Souza 14/05/2021

Achei bem interessante, é a primeira que eu leio algo do David Foster Wallace.
Apesar de ser um livro de ensaios deu para ter uma ideia de como é a escrita do autor.
Sobre os textos eu achei mais interessante quando ele disserta sobre coisas que estão fora do mundo dele, por exemplo o cruzeiro e feira agropecuária, nesses textos eu tive a impressão de me conectar mais com ele e entender do que ele tava falando.

LostKafka 02/05/2021

Bom e tedioso
Basicamente os artigos que mais gostei foram: Isto é água, que é um discurso de formatura super reflexivo e importante. O artigo sobre a graça de Kafka onde o autor aborda um lado diferente das obras kafkianas. E o artigo Pense na lagosta que propõe o debate sobre a crueldade contra os animais. Os outros textos eu considero tediosos.

nerdparty 26/12/2020

Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio Que Longe de Tudo
Este livro é uma coletânea de ensaios de David Foster Wallace para variadas publicações. Os dois primeiros, que descrevem uma visita a uma feira agropecuária e uma semana em um cruzeiro de luxo, são meus favoritos. Ambos são longos e altamente descritivos (pelo que já percebi, marca registrada de DFW) mas ao mesmo tempo cheios de análises críticas e hilárias sobre as coisas mais banais que se transformam em linhas de pensamentos incríveis (não foram poucas vezes em que me peguei pensando: caramba, que bom que não só sou eu que penso assim e...). Talvez um leitor inicial de assuste com um ensaio de 100 páginas para descrever a Feira Estadual de Illinois (talvez você fique: tá, pra quê?), e se assuste mais ainda com tantas notas de rodapé (um pedido: LEIA as notas de rodapé. Por favor.) mas quando você aceita se jogar de cabeça na escrita de DFW é complicado depois de sair (falo por mim, claro). É o segundo livro do autor que devoro e agora, me sinto mais que preparada para enfrentar o colossal Graça Infinita, livro de mais de 1000 páginas pelo qual o autor ficou mais conhecido. Ok, nem tudo são flores, e alguns capítulos não me pegaram tanto assim (Federer como uma experiência religiosa foi meio consumido no piloto automático, chegou uma hora que todos aqueles spin alguma coisa já estavam me deixando nos nervos) o que me fez não favoritá-lo com 5 estrelas. O livro também contém um passeio na Feira da Lagosta do Maine (se não me engano), que acaba se tornando um ensaio sobre a ética em se ferver vivo um animal apenas para seu deleite gastronômico (nunca imaginei um dia saber tanto sobre lagostas na minha vida, enfim) e seu famoso discurso como paraninfo, conhecido como 'Isto é Água', realmente inspirador. E bem, sei que já falei, mas não custa nada pedir mais uma vez: leia as notas de rodapé. Vai ser legal.

Gabriel 10/07/2020

Fenomenal e profundo
É muito difícil explicar os ensaios desse livro. Uma coletânea fenomenal de análises profundas das coisas mais simples em situações quase absurdas.

David Foster Wallace descreve tudo com perfeição. É absolutamente divertido de ler e seguir sua visão de mundo.

Simplesmente perfeito.

Barulhista 24/06/2020

Ironia
Dfw é mesmo o mestre da ironia. Esse livro foi o primeiro dele que li e foi o que abriu as portas para um nível de escrita que há tempos não se ouvia falar. Ao ler percebo uma áurea de coragem e inteligência.

Rics 08/06/2020

Belo, na definição do próprio autor
Todos os ensaios são maravilhosos.
Estou amando sua escrita de ficção também, mas esses ensaios me agradaram mais.
Lê-los foi uma experiência/alegria idêntica à que ele descreve em Federer como experiência religiosa.

Guilherme Lopes 16/02/2020

Ah como é bom ler um livro do David, comecei com Graça infinita, depois breves entrevistas com homens hediondos e pra finalizar essa antologia de textos. Com humor ácido e provocativo David nos leva para uma reflexão sobre nosso estilo de vida e nossa atribuição do que tem e o que não tem valor. Essa é uma resenha bem superficial mas a experiência de ler David deve ser apreciada pra quem ama literatura e gosta de ser provocado durante a leitura.