As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Clarissa99 31/12/2022

Diferente dos outros, mas não tão bom
Este livro tem como principal o adolescente Charlie, que está cursando o Ensino Médio e durante o livro vive diversas aventuras com seus poucos ( mas valiosos) amigos veteranos. Acho que o livro tem aqui ou ali partes interessantes, mas sinceramente fiquei bem decepcionada. Pois, pelo o que falam ele parece incrível mas na verdade eu me forcei a lê-lo pois não queria abandonar um livro, porque pela história em si eu não senti nenhuma vontade de continuar, e, achei a leitura muito parada. Tudo bem que como o livro vem de cartas que ele escreve para o leitor, e elas não foram escritas para serem um livro com o enredo atrativo e tudo mais, mas mesmo assim achei o livro ruinzinho.
Não recomendo lê-lo e acho que não agregou nada de mais a minha vida, mas se for ler ele não tenha grandes expectativas.
Tônita 31/12/2022minha estante
Resenha profissional!! Texto grande e bem escrito, que lindo!!!

Não vou ler o livro

Clarissa99 31/12/2022minha estante
KKKKKKKKKKK vc ama me bajular né Wheezie ??

Clarissa99 31/12/2022minha estante
Mas tu já n comprou ele???? a minha opinião pd ser uma bosta nd a ver e tu gostar??

Tônita 31/12/2022minha estante
Eu não gostei do filme tbm, e normalmente o livro é melhor mas se tu não gostou deve ser ruim

Clarissa99 31/12/2022minha estante
Ah tá, tendi. Valeu por confiar tanto na minha opinião ?

Tauany9 09/10/2022

As vantagens de ser invisível
Realmente como um amigo e meu professor disse, esse livro é muito bom.
Não é certo obrigar as pessoas fazerem coisas contra a sua vontade. Mas esse livro-----?
Acho que todos os adolescentes deveriam ler por que Charlie é um personagem que a maioria deve se identificar...
Nesse livro eu não me aprofundei tanto, porém foi muito bom ter lido. Como muita gente fala que tem que ser um dos livros que todos devem ler, eu li e gostei muito!
Esqueci de fazer a resenha antes...
Leiam assim que puder pfv ?
Indjeans 10/10/2022minha estante
???

Mawe 17/04/2023minha estante
KQUAKQUAKAUAKQUA, minha indicação. Eu indico novamente vc reler, são diversos sentimentos confusos nesse livro, e se vc reler, vai entender melhor. Se escolher reler, comenta comigo, eu adoro

Tauany9 17/04/2023minha estante
um dia eu releio

Mawe 17/04/2023minha estante
Vou insistir até vc não aguentar mais ler as minhas mensagens

Tauany9 17/04/2023minha estante
vc é mt insistente, um dia eu leio criatura

então tá ?

rpetek 17/07/2022

?E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu
me sentisse infinito.?

Monas, que livro incrível! São basicamente várias cartas do Charlie contando sobre a vida dele - e até ai parece só mais um livro comum adolescente, mas juro que não. E digo que não porquê a narrativa é MUITO carregada de sentimento e de reflexões, além de abordagens à temas extremamente sensíveis. É lindo enxergar tudo pela visão do Charlie, o jeito que ele descreve as coisas e as pessoas e como ele se sente, a compreensão dele perante os acontecimentos. Muitos fatos também ficam nas entrelinhas e a gente acaba encaixando e entendendo tudo. Amei muito o desenvolvimento das personagens e consegui criar um laço com todos (eu amo vcs Sam e Patrick, eu amo vcs). Pelo estilo de escrita soou muito como se fossem cartas as quais eu realmente recebi, oque só reforçou todos os pontos anteriores e fez eu me sentir amiga do Charlie (juro, só queria dar um abraço nele ?) e sentir cada coisa narrada com mais intensidade. Outro ponto ótimo são as menções à livros, músicas e filmes, salvei tudo!! Enfim, muito bom MESMO, chorei, ri e refleti (sigo refletindo aliás) sobre muuuita coisa na minha vida. Leiam!!
Sim caraaa chorei demais

Maria.Laura 17/07/2022minha estante
E na minha opinião o filme não faz jus ao livro

rpetek 17/07/2022minha estante
simplesmente tudo né?? eu vi o filme tem uns bons anos, vou rever hoje com o ponto de vista de leitora, lembro só de gostar muito do elenco

Maria.Laura 17/07/2022minha estante
O elenco é bom, mas não acho que o filme retrate realmente a profundidade do livro KKKKKK o livro é pft

rayssa b 17/07/2022minha estante
eu li esse livro em 2017, não lembro muita coisa mas sei que ameiKKKKKKKK vou tentar reler ele depois ??

rpetek 18/07/2022minha estante
le simm, com certeza vai conversar muito com vc, vou ler dnv daqui um tempo tb pq me fez pensar demaissss

Júlia 23/01/2022

"Com amor, Charlie"
Esse livro é simplesmente perfeito.

A partir das cartas de Charlie é possível entender tudo que ela passou e como aquilo foi afetando-o cada vez mais, todas suas dores e a forma como ele lidou com isso quando estava se afundando cada vez mais.

Esse livro é me faz querer apreciar ainda mais tudo ao meu redor e ser grata por tudo.

"Ele conseguiu
E você também conseguirá"
anne_sx0 23/01/2022minha estante
esse livro é tão perfeito!! amo tanto

Cantinho dos livros 23/01/2022minha estante
??

Vênus 23/01/2022minha estante
esse livro é tão perfeito

Vih 23/01/2022minha estante
Li ele na adolescencia e lembro de ter amado MUITO

lavitawsogno 23/01/2022minha estante
nossa eu chorei tanto com a carta final, foi uma experiência INCRÍVEL ter lido esse livro

Manu Hanai 23/01/2022minha estante
A mensagem que esse livro traz é muito linda msm!!!

Paloma 20/01/2022

"É só que às vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida."
Meu primeiro livro favoritado do ano! ?

'As Vantagens de Ser Invisível' foi uma grata surpresa. Nunca que imaginaria encontrar nessas páginas, uma profundidade de temas tão dolorosos e essenciais.

Fico mais que contente por admitir que quebrei bonito a cara... Chorei em praticamente em quase todo o livro. :')

Amei como o Stephen compôs a narrativa; Tudo em formado de cartas.

Deixou a leitura extremamente fluída e pessoal. Senti como se elas fossem direcionadas à mim também, e fiquei tocada pela confiança que estava sendo depositada por meio delas.

E por sentir isso, desejava constantemente está na presença do Charlie: Dá-lhe todos os abraços que ele nunca ganhava, ser o amigo que ele tanto queria, compartilhar todas as suas fases, dizer-lhe que ser 'anormal' não existia e, principalmente, que ele não estava sozinho.

Agora panfletarei este livro em cada oportunidade que tiver!

Pois por não conseguirmos interpretar os sinais que o autor nos entregou, a lição, o alerta e a compreensão que fica, é que o diálogo sempre será uma arma poderosa, e a base necessária que todos nós precisamos para uma bela construção da vida.

Então por favor... LEIAM!
__________________________

"Somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
Bru Samos 20/01/2022minha estante
Esse livro me destruiu
5 estrelas favoritado

Thainá @thaii.limab 20/01/2022minha estante
Aaaaaah, amei que vc amou ??

Paloma 20/01/2022minha estante
Também, Bru! ??

Paloma 20/01/2022minha estante
Obrigada por ter indicado o livro, Thay.. li por sua causa! ?

Thainá @thaii.limab 21/01/2022minha estante
Obrigada vc pela credibilidade rs vc levou minhas impressões à sério ??

Mii 21/01/2022minha estante
Esse livro é muito bom mesmo!!

bibis 01/12/2021

não sei nem por onde começar?! KKKK

esse livro me prendeu de uma forma surreal, simplesmente quando eu vi já tinha chegado na metade.

desde as primeiras páginas eu já sabia que seria um favorito, assim como já sabia que iria adorar o Charlie.

eu devia me preocupar por me identificar com o Charlie em determinadas coisas? talvez seja pq sou infp tbm, mas eu realmente entendia os sentimentos e as emoções descritas, amei isso.

a escrita é muito boa, amei a forma que foi montado o livro tbm, como cartas-diário (posso chamar assim?)

não vou me prolongar muito, mas podia ficar um dia todo falando do livro e só não dei 5 estrelas pq tive umas coisinhas que não gostei muito, mas nem vou falar aqui.

eu poderia por várias frases que me marcaram no livro aqui mas tô com preguiça KSKSKKSMD
Bru Samos 01/12/2021minha estante

meumundinhodoslivr 03/12/2021minha estante
to louca pra ler

bibis 03/12/2021minha estante
OBRIGADAAA
e sério, mto bom, quero saber o que tu vai achar HEHE

duda 06/12/2021minha estante
esse livro é perfeito, um dos meus favs!! amo

Foks Petro 22/06/2022minha estante
Eu tô lendo esse livro e eu tô AMANDO esse livro

Sarita 06/11/2021

O livro que salvou minha vida ?
Não poderia deixar de ?resenhar? um dos meus livros e filmes favoritos. Charlie não nos mostra como é a adolescência em si,ele nos mostra o que é estar entre as crianças rejeitadas, aquelas que sofrem bullying na creche e no colégio. Este livro cria uma expectativa gigante de amizade, assim que terminei pensei comigo mesma: ?será que um dia terei a minha sam? meu patrick??. Uma obra prima que tem MUITO a ensinar a todos
Famosaaaaaaaaa

Linda

Perfeita

Mari 06/11/2021minha estante
Vai me fazer ler esse com certeza

Sarita 06/11/2021minha estante
vou mesmo mariellen

KKKKKKKK

dedag 25/06/2021minha estante
muito legal a tua resenha, Marcos! eu li esse livro já faz um bom tempo e te digo que fiquei com vontade de reler ele só por causa dos comentários que tu foi fazendo aqui no Skoob durante a tua leitura ?

Marcos 25/06/2021minha estante
É maravilhoso né Andreza ?????????? olha se você tiver oportunidade, pega para ler de novo! Eu estou fazendo isso com Salem, e estou gostando demais da experiência!

Flávia Menezes 25/06/2021minha estante
Acabou!!! Que resenha incrível! Foi ótimo acompanhar aqui as aventuras do Charlie pelos seus comentários. Sem dúvida que esse é um livro que está aqui na minha lista de leitura ??

Marcos 25/06/2021minha estante
Obrigado Flávia ???? eu tenho a sensação que você vai gostar muito dessa leitura, e se envolver com os personagens igual eu me envolvi! Eu aguardo ansiosamente pela sua resenha futura ??????

Amandita28 25/06/2021minha estante
Resenha maravilha!! Vou botar esse na minha lista de metas ?

Marcos 26/06/2021minha estante
Obrigado Amanda ????? esse livro vale muito a pena!!

Manu 12/05/2021

As vantagens de ser invisível
Esse livro me fez sentir única! Charlie escreve cartas sobre um período de sua vida e as endereça ao leitor. Sinto como se eu conhecesse ele a fundo, sabendo seus maiores medos e suas maiores alegrias. Vou usar uma fala do charlie para tentar descrever oq eu senti lendo ?foi uma experiência maravilhosa. É estranho descrever a leitura de um livro como uma experiência maravilhosa, mas foi o q eu senti. É um livro diferente dos outros, porque eu não estava sendo um garoto... e a melhor parte é q eu peguei o que a autora escreveu e adaptei a minha vida?
Esse leitura foi incrível, me emocionei mt, ri mt e aprendi mt!
Tds deveriam ler! Recomendo?
rafaa 12/05/2021minha estante
aaaaaaa amei

Beatriz 12/05/2021minha estante
aaaa q tudo

Thales 12/05/2021minha estante
Meu deusss parece mtoo bommm

Manu 12/05/2021minha estante
Nss eh mt bom

Luly 13/05/2021minha estante
Aaaaaa acabou o livro!! Fiquei em êxtase quando terminei de ler, ele tem uma vibe única

Manu 13/05/2021minha estante
Nss simmm! Na hora q eu acabei fiquei em choque pq é pft dms

dudinhacostayt 16/04/2021

perfeito
o que vai ser da minha vida sem esse livro? acabei de acabar e já tô com saudade do Charlie!! socorro tô chorando
lia 16/04/2021minha estante
A DUDA TÁ COMPLETAMENTE DESTRUÍDA KKKKKK

Aninha 16/04/2021minha estante
VIM DA LIVEEE

Camila 16/04/2021minha estante
A Duda chorando no sprint ?

Mel 16/04/2021minha estante
Vim da Live em kkkkkkkk

amyyyyyy 16/04/2021minha estante
tô com dó de vc no sprint ???

Emanuele 16/04/2021minha estante
TÔ VENDO A LIVE KKK

Mari.castro 31/10/2020

Falei que nunca ia ler e olha eu aqui
Achei um livro muitoooo gostosinho de ler. Acho que o Charlie tem um grau leve de autismo e o jeito que ele descreve as coisas deixa uma coisa sombria do mundo mais leve. Recomendo muitooo!!
Emerson271 31/10/2020minha estante
Amo este livro ao ponto de lembrar uma frase que mudou a minha vida.

Mari.castro 02/11/2020minha estante
Qual??

Emerson271 02/11/2020minha estante
"Charlier, a gente aceita o amor que acha que merece." Quando ele questiona pq pessoas legais ficam com pessoas idiotas. No caso ele perguntar para o seu professor; por causa do namoro da sua irmã com o namorado tóxico/violento.

Emerson271 02/11/2020minha estante
Eu lembrava até da página, hoje não lembro, faz muitos anos que eu o li. E o livro foi emprestado e nunca mais voltou.

Mari.castro 02/11/2020minha estante
Meu Deus essa frase foi TUDOOOO. Marquei ela no kindle e fiquei reflexiva depois

Emerson271 03/11/2020minha estante
Está frase é perfeita, e ajuda a não entrar em um relacionamento tóxico.bjs de luz

Lety 19/04/2013

[ATENÇÃO: essa resenha contém alguns spoilers]

Eu, sinceramente, não entendi o motivo do alvoroço em torno desse livro após lê-lo. Acredito que, talvez, esse tenha sido o cerne de todo o meu problema: do que eu ouvi falar sobre a história, eu criei grandes expectativas a respeito dela e, no fim, ela não acabou atendendo a todas elas. Mas, bem, esse não é o ponto que eu quero chegar... Pelo menos, não diretamente.

O livro se propõe a falar sobre as questões – para não dizer dramas – adolescentes. As incertezas sobre a vida, o medo de não conseguir pertencer a algum lugar, a descoberta da sexualidade, de conviver com as diferenças e aceitá-las, entre outros. Também se propõe a tratar de temas ditos polêmicos, como homossexualidade, preconceito, aborto, suicídio, violência, drogas, abuso sexual, pedofilia e... Bem, espero não ter me esquecido de nenhum, porque são muitos. E esse é todo o problema do livro, em minha opinião.

O caso todo é que ele se propõe a falar muito, mas, por fim, não fala quase nada. Eu tive a impressão de que o autor simplesmente joga esses temas dentro do enredo – muitas vezes sem nenhuma coerência – e fica por isso mesmo. Não há um aprofundamento, o que eu acho que tornaria o livro muito mais interessante. E Charlie, o pseudônimo da personagem que se compromete a nos apresentar esse mundo confuso, porém maravilhoso, mas, muitas vezes, cruel, não parece ser o narrador mais adequado para isso.

Não que Charlie seja uma personagem ruim, em todo o contexto; Charlie até tem algumas reflexões interessantes a respeito da vida, mas quando ele realmente deveria falar sobre um ponto, simplesmente passa por ele como se o fato não existisse. Tomo como exemplo quando ele acompanha a irmã na clínica para realizar um aborto. Ele começa a refletir sobre coisas aleatórias e, logo após, sobre a irmã. E ele fala sobre tudo o possível sobre, mas não as prováveis consequências do que ela poderia estar fazendo. Se isso afetaria o psicológico dela. Se quando ela estivesse mais velha e realmente desejasse ser mãe, ela se arrependeria no futuro do que fez, entre outros fatos. O fato de se estar narrando em 1º pessoa não limita a narrativa ao ponto de impedir que se adentre no íntimo de alguma outra personagem, porque se trata apenas de um opinativo do narrador-personagem, que pode ser tomado como uma verdade ou não. E eu senti que, muitas vezes, o autor do livro parecia ter receio de implantar esse mecanismo na história, ou simplesmente se abstinha de tratar sobre isso, já que em todos os momentos que isso poderia ser possível, estávamos diante dos tais temas polêmicos.

Percebe-se que Charlie tem uma inteligência acima do comum – o professor chega a falar isso para ele –, mas isso soa incongruente com a sua forma quase que infantilizada de se expressar nas cartas. Em alguns aspectos, ele não parecia ter 15 anos para mim, mas muito menos. Talvez o trauma que ele carregue do abuso sexual sofrido na infância – que me fez ficar meio perplexa quando esse tema foi simplesmente jogado na minha frente – tenha contribuído para isso, mas, se for essa a impressão que o autor quis passar, é algo positivo, mas não deduzido de forma imediata no texto. Porque você só vai descobrir isso realmente do meio para o final, e a narrativa tornava o texto, muitas vezes, chato, o que não gerava uma empatia com a personagem.

Outra coisa que muito me incomodava era o Charlie chorar constantemente. Sim, o trauma justifica, mas a impressão que eu tive é que o autor tentava passar a imagem de um jovem sensível, emotivo, sincero, e, honestamente, para ser isso você não precisa chorar o tempo todo. Isso gera uma impressão rasa de sentimentos: tristeza, choro; alegria, riso; emoção, choro; e quase todas as que não se encaixam em momentos felizes, choro.

E outra coisa que me incomodou bastante foi relativo ao abuso cometido pela “tia Helen”, sofrido por ele na infância. Não sou uma especialista sobre o assunto, mas, pelo pouco que sei sobre ele, se isso gera um trauma – que é o que se deduz, já que ele passou um tempo no hospital quando mais novo e novamente antes de encerrar o livro – qualquer ação que remeta a ele faz com que a pessoa fique arredia. Então, acredito que o Charlie deveria ter certa limitação a contatos físicos, o que gera mais uma incongruência de por que – raios – ele não recordou do fato quando transou com Mary Elisabeth, ou em nenhum momento se sentiu incomodado com isso. Não é um gesto igual, como aconteceu quando ele iria transar com a Sam, que geraria essa lembrança, porque, ainda que o consciente não se recordasse, o inconsciente poderia indicar aquele contato inicial com a Mary Elisabeth como nocivo e enviar certos sinais de perigo, ainda que inexplicáveis, fazendo com que ele repelisse ela ou não se sentisse à vontade com o que eles estavam fazendo.

Houve, no entanto, uma passagem do livro que eu particularmente gostei muito, no epílogo. Foi quando ele mencionou a história que a médica dele contou para ele sobre os dois irmãos filhos de um pai alcoólatra que tomaram caminhos distintos na vida, concluímos que “somos o que somos por diversas razões” e que “embora não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui”. O que dá a impressão de que nunca é tarde para recomeçar, entre outras coisas mais.

Também gostei de algumas reflexões sobre a vida, de forma geral, que Charlie chega a fazer, pois geram no leitor o mesmo sentimento e impressão. Nesse ponto, o livro passa a ser bem interessante.

Enfim, acredito que seja o bastante para eu considerar o livro como bom. Porque, embora muitas vezes Charlie se sentisse infinito, essa não foi uma história que me fez sentir o mesmo.
Cinthya4 19/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha Lety!
Ainda estou lendo o livro, mas tenho a mesma opinião que você. Comecei a ler o livro com uma expectativa bem alta pois muita gente estava falando dele, principalmente por causa do filme, mas a história não está sendo tudo aquilo que as pessoas falaram...

Pam 19/04/2013minha estante
Lety, não vou falar da sua resenha pq não me acho no direito de achar boa ou ruim, ate pq não faço resenhas, mas o q me intrigou com o fato de vc esperar mais é: O autor não abordou profundamente as questões levantadas pq no meu entender a visão de Charlie é a visão de um esquizofrenico, e pessoas com esse problema são exatamente como o Charlie, não se aprofundam, devaneiam, se escondem, e alem da esquizofrena ainda teve o abuso, o livro é perfeito nesse sentido. Bom foi o que eu entendi e por isso acho que livro foi certeiro. obrigada pelo espaço!

Pam 19/04/2013minha estante
Lety, não vou falar da sua resenha pq não me acho no direito de achar boa ou ruim, ate pq não faço resenhas, mas o q me intrigou com o fato de vc esperar mais é: O autor não abordou profundamente as questões levantadas pq no meu entender a visão de Charlie é a visão de autista que sofreu abuso e que esta tentando se encaixar e partipar, como é dito no livro, e é claro q na visão dele, não da pra aprofundar as questões. Por isso, acho q o livro foi mais do que bom, foi exatamente do jeito que deveria ser. Obrigada pelo espaço e desculpa se te incomodeu

Lety 06/05/2013minha estante
Pam, eu também cheguei a pensar que o Charlie pudesse ter autismo ou esquizofrenia, mas essa é uma informação que se encontra além do que se pode extrair do livro, o que, para mim, não é tecnicamente correto. Para o leitor que não tem conhecimento mínimo sobre a doença, essa informação pode passar despercebida.

É claro que, muitas vezes, pelo fato de a narração ser em 1º pessoa, ficaria complicado o Charlie dizer simplesmente "Oi, eu sou autista/esquizofrênico", afinal, em geral a pessoa sequer tem exata consciência de que tem esse problema, mas o autor poderia "jogar" a informação na história, de alguma forma. As maneiras de se fazer isso são inúmeras.

E não foi incômodo algum; muito pelo contrário! Eu adorei os comentários, afinal, este também é um espaço para debates e você agiu com profundo respeito. XD.

Lety 06/05/2013minha estante
Que bom que gostou da resenha, Cinthya T! Ainda estou me aventurando nessas análises e fiquei muito feliz por isso.

A narrativa melhora com o tempo, o Charlie amadurece um pouco, mas, ainda assim, não o suficiente para não parecer dissonante com a realidade descrita pela história.

E essa questão de criar expectativas, muitas vezes, torna-se algo desfavorável. Eu penso que se não tivesse criado tantas, talvez a história me parecesse um pouco melhor... Ainda não vi o filme, mas uma amiga, que também leu o livro e compartilha dessa mesma opinião, disse que chega a ser melhor do que o livro.

cadenthrones 05/08/2020minha estante
Lety, concordo plenamente contigo, desde que reli o livro com outros olhos, achei que eu havia virado um alien e eu era o problema hahahahaha

Bilada 29/05/2024minha estante
Simplesmente um querido

alí 29/05/2024minha estante
eu comprei esse livro na bookfriday, vou ler dps de os outros livro que eu já tô lendo

CFontes 29/05/2024minha estante
eu amei esse livro. apesar de ser uma montanha russa de sentimentos akkakak. e eu adorei o livro ser escrito em formato de cartas entre ele e uma pessoa q nós nem sabemos quem é

dudis7 29/05/2024minha estante
chorei tanto com esse

Tiago 29/05/2024minha estante
Esse é um dos.meus livros favoritos, ele é tipo um colchão quentinho, é um conforto, mesmo que doa muitas vezes, mas é sobre isso... Bom demais

littlefreakisa 14/01/2024

Nós pessoas meio charlie ????
Estou feliz e triste, assim como charlie disse esse tipo de coisa acontece. Sinto como se tivesse ganhado um confidente, um melhor amigo, alguém que entende quem eu sou e sinto muito por ele não existir. Acredito que esse livro una meus pensamentos, sentimentos personalidade, etc. Parte de mim quer considerá-lo perfeito por me compreender e acalentar, a outra parte se sente exposta e deprimida.
Não é só um livro, é um sentimento.
Vick 14/01/2024minha estante
esse livro é um sentimento

Lokopoko 14/01/2024minha estante
Nossa, pra mim foi a mesma situação, quando acabou sabia que tinha amado a leitura mas também estava me sentindo muito exposto

Maria12806 14/01/2024minha estante

Lara.Antonella 14/01/2024minha estante
Q resenha gostosa de se ler

Nathália 14/01/2024minha estante
É exatamente isso ?

Nay Farias 21/12/2023

Não entendi absolutamente nada desse final, tive que pesquisar no YouTube pra poder entender melhor. ??
rickdopneu 22/12/2023minha estante
esse livro e o outro são a msm coisa? sla, são capas diferentes

obs: vc é tão burra q não consegue nem entender o final q usando 5% da sua "inteligência" vc conseguiria(vc não tem inteligente, ou seja, burra).

rickdopneu 22/12/2023minha estante
eu errei na escrita mas to com preguiça de corrigir