As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Teu 11/12/2022

Sensível e delicado
Um romance construído com cartas do começo ao fim, todas escritas por Charlie, o protagonista dessa história emocionante, sensível e contada com bastante delicadeza. Idenfiquei-me com alguns anseios e medos do Charlie, sua educação e fofura. O "estranho" que habita nele dialogou com o "estranho" que habita em mim. Charlie é um jovem bastante corajoso, que dá vontade de fazer amizade. Seu jeito único cativa o leitor, fisga-nos. Gostei bastante dessa obra. Apesar de se passar na última década do século passado, sempre lia imaginando como se fosse hoje em dia. Bom, Charlie, entendo como é ser invisível. Vi-me em seu ser. Compartilhamos mais características do que imaginamos.
Com amor,

essa obra é incrível

Teu 26/12/2022minha estante
Muito?

Julio 29/01/2023

Um livro q todo mundo deveria ler
Oq falar desse livro, eu simplesmente amei.

Acho q todo mundo deveria ler, além de lindo fala sobre coisas mt importante, principalmente se formos levar em conta o ano q o livro foi lançado (1999), uma época com mt ignorância em relação a comunicadade lgbt, problemas como ansiedade e depressão, machismo, etc.

Durante a minha leitura senti mt como se o Charlie estivesse falando comigo (principalmente no capítulo extra), a leitura foi mt fluida e é carregada de um conhecimento emocional MT grande. Existe umas partes bem aleatórias mas a vida é aleatório, então td bem.

Recomendo pra todo mundo, principalmente para adolescentes, virou um dos meus favoritos e agradeço d+ a minha amiga por ter me recomendado esse livro.
pittbooks 29/01/2023minha estante

Kskskskskksksksks

Julio 29/01/2023minha estante
Vc né?

itsmeclara 22/04/2022

"Não há problema em sentir as coisas. É ser quem você é."
esse livro sem dúvidas é um que eu vou levar comigo guardado na minha memória.

"As Vantagens de Ser Invisível" é um livro que eu não chamaria de conforto, mas um livro realista e honesto que muda a sua perspectiva de vida e faz você refletir muito sobre você mesmo.

foi uma experiência única poder acompanhar o charlie e passar pelas inúmeras dificuldades da adolescência com ele, e é por isso que em tantos momentos você se identifica com ele, porque em algum momento você já passou por um período ruim e em algum momento você já presenciou as mesmas dúvidas e sentimentos que ele. e ele transmite isso de uma maneira tão honesta e aberta que você fica completamente imerso na história querendo saber mais sobre esses sentimentos através das palavras dele.

além disso, o livro aborda com profundidade muitos assuntos presentes na nossa vida, como amor, felicidade, perda, relacionamentos, amizades, crescimento e tantas outras coisas que fazem você ver e refletir sobre elas através da perspectiva do charlie e das experiências que ele teve durante o livro.

eu confesso que esse livro me deixou pensativa sobre muitas coisas que eu já vinha carregando dentro de mim há um tempo e por coincidência, ele veio e mostrou que esses pensamentos e problemas não fazem a gente viver menos, mas sim, viver mais e poder lembrar e contar depois sobre como você superou esses momentos.

enfim, esse livro traz muuitas lições muito lindas e reais que são realmente úteis e que você leva pra vida. sério, acho que todo mundo deveria ler, principalmente quem tá passando por esse auge da adolescência que traz tantas dúvidas e incertezas na nossa vida e acabam fazendo você "pensar demais" e "participar" de menos.

foi maravilhoso me sentir infinita, entendida e acolhida lendo esse livro. :)
cecília 22/04/2022minha estante

itsmeclara 29/04/2022minha estante
aa brigadaaa jane ??

LUA 12/01/2014

Não ser invisível
Charlie é um garoto de 15 anos que tem problemas comportamentais desde que sua tia Helen morreu em um acidente de carro. Ele tem uma típica família americana, pai, mãe uma irmã mais velha e um irmão na faculdade que joga futebol americano. Charlie também não tem amigos, o único que tinha, se suicidou no ano anterior. Sozinho, Charlie vai enfrentar o primeiro dia como calouro no que seria aqui o primeiro ano do ensino médio.
Além de não conhecer ninguém, Charlie é tímido e introvertido e costuma passar seus intervalos sempre sozinho com um livro que é indicado pelo seu professor de literatura, que observa em Charlie uma grande capacidade e o incentiva a ler mais, a estudar mais e a participar.
O sonho de Charlie é ser escritor e se sentindo solitário, Charlie começa a escrever cartas a uma pessoa anônima contando seus dias,em anonimato, os nomes são trocados e o leitor não sabe quem ele é, apenas recebe as cartas.
Um dia tentando se integrar, Charlie vai assistir um jogo de futebol de sua escola e encontra Patrick, um veterano que está em sua aula de trabalhos manuais e lá conhece Sam, a meia irmã de Patrick. A partir daí, os três formam uma amizade e Charlie vai passando por todas as primeiras experiências da adolescência, o primeiro beijo, o primeiro porre, a primeira festa... e tudo vai sendo relatado por cartas ao leitor anônimo a quem Charlie vai contando seu cotidiano.
No final do livro, os motivos de Charlie ter esse desvio comportamental são descobertos e todas as experiências pelas quais ele passa o transformam em uma outra pessoa.
A estrutura do livro é feita pelas cartas que Charlie escreve onde ele sempre mostra seus sentimentos relativos as experiências que vai tendo, o que torna o livro genial e de fácil leitura.
No início do texto eu achei que Charlie era muito infantil para os seus 15 anos, mas ao longo dele, fui percebendo que essa "infantilidade" é só uma amostra desse desvio.
Os livros que são dados ao Charlie para leitura por seu professor e que o ajudam a formar uma nova personalidade são excelentes, assim como as músicas e os filmes citados no livro.
Eu gostei de Charlie, de sua inocência e do modo como ele vai observado e contando a sua história mas acabei gostando mais de alguns dos personagens coadjuvantes como Patrick,que me chamaram mais atenção do que o próprio Charlie.
Pautado nos dramas adolescentes,na amizade e nas primeiras experiências, o livro me deixou nostálgica, lembrando de quando eu era caloura no primeiro ano, que eu não conhecia ninguém porque troquei de colégio, e senti saudades das minhas primeiras experiências.
Recheado de frases impactantes e que nos fazem pensar, As vantagens de ser invisível no geral, é um bom livro, não que seja extremamente emocionante ou o melhor que tenha lido, mas com certeza vale a leitura.
A mensagem do livro é participe, reaja e não seja um mero observador.

Sobre o filme, eu achei ótimo, muito parecido com o livro, acho que ele define melhor a personalidade do Charlie, além do elenco jovem está trabalhando muito bem, com destaque para Ezra Miller, como Patrick.
Foi um dos filmes que gostei mais do que o livro.

"Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos."
Michelle Gimene 12/01/2014minha estante
Eu achei Charlie um porre durante a maior parte da leitura, mas, no fim, entendi os motivos dele. É um dos casos em que livro e filme me agradaram muito, cada um do seu jeitinho ;)
bjo

Flávia 12/01/2014minha estante
Só assisti ao filme. Gostei mas achei rápido quanto ao desenvolvimento da personalidade do Charlie.
Bjs

Jacy Coelho 13/01/2014minha estante
eu tive dificuldade pra entender a "idade" do Charlie, porque ele é muito imaturo. E eu era muito boba quando adolescente, mas ele conseguia me superar ahahahah. Mas no final o livro é tão lindo, a mensagem é tão bacana. Só amor por essa história.

LUA 17/01/2014minha estante
Flávia, eu não sei se eu não tivesse lido o livro, eu teria gostado do filme. Michelle, o livro é bom, mas realmente o Charlie é chatinho no livro, por isso preferi o filme.
Jacy, eu também era boba quando adolescente, mas não tanto quanto o Charlie. Achei a mensagem bonita,mas não tão emocionante.

Vinicius39 15/05/2022

Eu me sinto infinito...
Eu peguei esse livro para ler por causa de uma indicação de uma amiga (@Jakee) e foi uma das melhores coisas que eu já li! É um livro lindo,porém ao mesmo tempo é triste e pesado.Não é recomendoado para todo mundo,pois tem muitos gatilhos,mas quem ler,vai amar! (Quem gostou de Flores para Algernon,vai amar esse)

A história do Charlie é muito triste,mas conforme a gente vai vendo a evolução dele,se torna uma coisa muito linda e especial,a forma que ele faz amigos,conexões,se descobre em vários aspectos... É um livro de auto descoberta!

A maneira que ele acha que não existe pessoas iguais a ele,mas ele não tem noção que milhares de pessoas se sentem igual a ele,se identificam com ele.De fato esse livro é para as pessoas que se sentem invisíveis e para quem se sente infinito.

"Porque não há problema em sentir as coisas.E ser quem você é."

"Acredite que está tudo bem comigo,e mesmo quando não estiver,ficará bem logo depois.E eu acredito que seja assim com você também."
pizarrel 15/05/2022minha estante
Um dos meus favoritos da vida, me senti Invisível que nem o Charlie???

Vinicius39 15/05/2022minha estante
@is.reader é maravilhoso!

Jakee 15/05/2022minha estante
Aaah amigo, fico tão feliz que você tenha gostado. Esse livro é simplesmente maravilhoso. Aprendi tanto com essa leitura que quero recomendar pra todo mundo. ??

arilopes 15/12/2022minha estante
eu amei flores para algernon, mas não consegui gostar desse (algo me incomoda)

luigi 27/06/2021

As vantagens de ser invisível - 5/5 ?
Querido Charlie,

Ler suas cartas me deram uma nova perspectiva de vida. Obrigado por ter confiado em mim, e me deixado entrar em seu íntimo, saber seus pensamentos e ajudar você. Você pode não saber, talvez você nunca leia essa carta, uma vez que você recebe milhares iguais a minha. Mas caso você um dia leia essa carta, saiba que eu me encontrei nos seus pensamentos e me identifiquei em diversas coisas que eu estava passando. Assim como você, eu sou uma montanha-russa. Escrevo do jeito que eu falo. Meus pensamentos ficam ligados no 260 volts. Minha cabeça é o meu próprio inferno. Saber que mais alguém ? um alguém que eu gosto bastante ? passa pelo menos que eu, me dá motivos para continuar. É um alívio saber que eu não estou sozinho no mundo.

Espero conseguir, assim como você conseguiu.

Com amor, sempre
Seu amigo
Sugarrleo 27/06/2021minha estante
que fofo plsss

luigi 27/06/2021minha estante
vc meu bem

Sugarrleo 27/06/2021minha estante
ja estou criando a fic de nós dois

luigi 27/06/2021minha estante
estou aberto à uma amizade sincera

Junior Lima 15/05/2021minha estante
Esse é o tipo de livro que nos faz recordar a adolescência rs

Lizia.Yohanna 15/05/2021minha estante
Muito e pensar o que poderíamos ter feito de diferente se tivéssemos lido ele nessa época.

lele 15/05/2021minha estante
Quando li o final foi uma surpresa ?

Lizia.Yohanna 15/05/2021minha estante
A primeira vez que li também fiquei chocada com o final.

Anna. 31/03/2013

Singelo. Sincero. Atordoante. Impactante. Infinito.
Sabe quando você se vê completamente absorvida, pensativa e concentrada, de modo que toda a sua atenção é sugada para algum ponto em sua mente e todos ao seu redor não passam de uma mancha diante dos olhos? Foi assim que eu me senti ao terminar a leitura de As vantagens de ser invisível.
Depois que eu o terminei, eu só fiquei ali parada, presa em minhas próprias divagações mentais e pensando sobre o que tinha acontecido. Ainda estou pensando. E não acho que vou parar de pensar por um bom tempo.

O enredo gira em torno do cotidiano de Charlie, um adolescente que está começando a explorar a vida (em sua concepção lata do termo), enfrentando todos os seus desafios impostos às pessoas de sua idade: as dificuldades do Ensino Médio, os primeiros sentimentos amorosos, o início da sexualidade e principalmente, as suas próprias questões existenciais.

Primeiramente, devo dizer que o que me chamou a atenção foi o modo da narrativa: o livro é contado por meio de cartas escritas por Charlie e endereçadas a um amigo-leitor, por meio das quais relatam seus pensamentos, reflexões, sentimentos e ações.

Outra peculiaridade foi o próprio estilo de escrita do autor. É a primeira vez que li um livro Stephen Chbosky e fiquei encantada. A escrita é tão simples, tão sincera, tão intimista, tão reflexiva. É diferente de qualquer autor que eu já li. Por meio de Charlie, o autor expõe pensamentos e expressa sentimentos de forma completamente única.

Charlie não é como nenhum personagem que eu já conheci. Eu fiquei maravilhada com seu caráter. Ele é doce, amável, honesto, altruísta, engraçado, emocional, curioso e extremamente inteligente mas, acima de tudo, trata-se de um personagem puramente bom. Ao longo da leitura, Charlie amadurece consideravelmente, enfrenta situações inteiramente novas, faz amizade com pessoas completamente diferentes dele e passa por inúmeras experiências que marcariam sua vida para sempre. Mas o que mais gostei de Charlie foi o fato do personagem, apesar de todos os sabores e dissabores da vida, permanecer fiel a si mesmo, mesmo que ele ainda não saiba quem ele é realmente. Depois de tudo o que ele passou, ele continua sendo BOM. Ele não é santo: ele fuma, bebe, xinga. Mas apesar de tudo, ele continua o mesmo cara puro de coração e genuíno em seu caráter.

Como se já não bastasse um protagonista indescritível, tem-se também maravilhosos personagens: a excentricidade de sua família, a graça de Sam, o alto-astral de Patrick, a calma de Bob, os conselhos de Bill; todos os personagens são carismáticos e muito bem construídos, causando ao leitor um sentimento de profunda familiaridade e identidade.

Trata-se de um livro de descobertas: descoberta de novas experiências, novos relacionamentos, novos sentimentos e principalmente de auto-conhecimento.

Em sua jornada do auto-descobrimento, Charlie compreende seu passado, desfruta de seu presente e projeta sua infinitude.

Eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas.
Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.

O ser humano não é um animal estático e imutável, mas livre e transtornado, confuso quanto ao seu mundo exterior, sua própria existência enquanto indivíduo e suas transformações.

Eu sempre me considerei uma incógnita para mim mesma: eu não me conheço. Provavelmente vou morrer sem obter êxito nessa tarefa, mas sinto que esse livro, de alguma forma, acendeu uma faísca sobre o meu auto-conhecimento. E isso pra mim, vale muito mais do que 5 estrelas.

Elton Cardoso 28/01/2013minha estante
Adorei a sua resenha, parabéns! :)

Serdera 13/04/2013minha estante
Nossa! Isso mesmo!!!! Bravo! Descreveu de forma ímpar alguns dos meus sentimentos com relação ao livro.

Pedro Garcia 14/07/2013minha estante
Resenha linda, Anna.

Mariana 11/06/2020minha estante
Resenha incrível. Parabéns!

Gaby 14/02/2022

O gente
Gente que livro bom sério, esse livro apresenta uma mensagem muito muito linda e importante. ?A felicidade não é algo para os outros. É pra você. É para mim. É para todos nós. Nós decidimos se seremos felizes ou não.?
Ler sobre a evolução e sobre a vida do Charlie, foi simplesmente maravilhoso, a vida dele é aquela que você olha e pensa que tudo pode ficar bom, não importa o que aconteça. Esse livro é simplesmente perfeito sério, fez eu refletir sobre a minha vida. E não é um livro de autoajuda kkkkkkkkk por incrível que pareça, o livro é sobre as cartas de um menino, que tem que lutar para superar o suicídio do amigo e todas aquelas dúvidas de alguém que está entrando na adolescência, enfim, simplesmente leiam é perfeito, valeu super a pena.
Pedro 14/02/2022minha estante
Adorei a resenha!

Debora904 14/02/2022minha estante
Está na minha lista de leitura!

lau :)) 14/02/2022minha estante
eu simplesmente AMO esse livro

Suh 14/02/2022minha estante
Poxa, eu li na adolescência esse mas não funcionou pra mim ?

Nina 26/02/2022minha estante
Muito sentimental pq sou cadelinha dele sim e não importa meu nível de vergonha por colocar sentimentos demais kkkk é isso aí

Nina 26/02/2022minha estante
emocionei msm kkkkkkkkkkk

Camila 16/03/2022minha estante
??

Camila 16/03/2022minha estante
Eu quero muito ler?

Anne 10/10/2021

"Tem alguma coisa errada comigo. E eu não sei o que é."
Eu Não sei como fazer uma resenha digna desse livro, uma na qual eu consiga passar tudo, ou sequer uma parte, do que eu senti com esse livro.
De antemão, eu já tinha assistido o filme umas duas vezes e mesmo assim não tinha entendido algumas coisas que acontecem. E eu amooo o filme, é incrível e o melhor é que é muito fiel ao livro, muito. Então já fica recomendado que vcs assistam ao filme pq é sensacional.
Esse livro pode até parecer que é só mais um romance adolescente clichê, e ele até é um pouco, porém ele é muito mais que só isso. Esse livro é CHEIO de gatilhos e como são gatilhos bemm pesados vou deixar aq os principais: Estupro, Tentativa de Estupro, Suicídio, Violência contra a Mulher, Violência, Bullying, Incesto, Uso e Abuso de alcool e drogas, Homofobia, Depressão, Ansiedade, Crise de Pânico e MUITOS outros gatilhos; então só pelos gatilhos a gente percebe que o livro não é só mais um clichê.
Realmente não tem como eu dizer á vocês tudo que eu senti lendo, só lendo o livro pra saber. Mas eu me identifiquei com muitos personagens, com a Sam principalmente, porém com todos os outros eu vi traços de mim mesma neles e mdsss COMO EU AMO TODOS ELES!!! O autor conseguiu criar pessoas tão reais que chega a ser bizarro, mais parece uma biografia do que uma ficção.
O livro fluiu muito rápido pra mim, e ele tem uma maneira de escrita não tão convencional, ele é narrado em primeira pessoa só que através de cartas. O Charlie, amorzinho da minha vida no qual eu tenho vontade de guardar num potinho e proteger de todo mal, que é nosso protagonista, vai descrevendo sua vida e seus sentimentos através de cartas que ele envia para quem ele chama de "Querido Amigo", e com isso parece que ele tá escrevendo diretamente pra nós o que trás sensações surreais.
Os personagens são perfeitos msm não sendo, como já disse eles são humanos e são jovens/adolescentes que cometem erros, mas não deixam de ser pessoas incríveis. O Charlie, a Sam e o Patrick são sublimes. Até os "terciários" tem cargas incríveis de acompanhar.
Me emocionei bastante com o final e em algumas partes do livro devido aos sentimentos e dores cruas do Charlie. Por favor leia esse livro, indique esse livro, presentei alguém com esse livro, se não quiser ler o livro assista ao filme, SÓ FAÇA O FAVOR A SÍ MSM DE CONHECER ESSA OBRA POR QUALQUER QUE FOR A MANEIRA. Enfim, virou um favoritado sem sombra de dúvidas. Uma leitura mais do que necessária que fala que não importa o tamanho da sua dor, ela não vai deixar de doer menos pq vc acha que ela não se compara a dor do outro, uma leitura que trás esperança e diz que não importa o problema que você tenha, a dificuldade que você esteja passando, você não está sozinho.
meumundinhodoslivr 10/10/2021minha estante

Anne 19/10/2021minha estante
Obg Lisa??

Melyssa61 19/11/2021

somos infinitos
vou confessar uma coisa, comecei esse livro sem saber doq se tratava e terminei ele sem saber também, ele n tem um único foco sabe, me disseram que eu iria me acabar de chorar e sofrer com o final, mas acho que fui eu quem coloquei expectativa demais, eu esperava algo totalmente diferente, a história é mais moral doq uma finalidade sabe, amei a escrita é bem fácil de ler tanto é q li bem rápido. apesar de tudo eu gostei, gostei das histórias do charlie com os amigos e a família, talvez seja isso oq o autor quis passar, a adolescência.
ps: dps vou ver o filme pra entender melhor
sateliteisz 19/11/2021minha estante
o foco é tratar sobre as doenças do protagonista - charlie - e digamos que a moral da história é sobre superar seu passado etc. acho que depende muito de pessoa pra pessoa sabe? é como um diário e tals, particularmente eu gostei muito e até hoje é meu livro favorito

Melyssa61 19/11/2021minha estante
sei obrigada, entendi tudo isso soq ele n deixa muito claro, então n tive certeza de nada

ritinha 19/11/2021minha estante
eu gostei do livro mas eu queria saber pra quem ele mandava as cartas em forma de diário, eu acho q é aquele menino do armário, esse foi o único fato q me deixou frustrada não saber pra quem era

Melyssa61 19/11/2021minha estante
simm eu tbm qria, o menino do armário é uma boa teoria

clsiro 19/02/2022

nós éramos infinitos .
As vantagens de ser invisível foi o primeiro filme que eu assisti quando tive noção do que o cinema era de verdade mas infelizmente, não foi o primeiro livro que eu li quando tive noção do que a literatura era de verdade. Esse é um livro que merece ser lido por todas as pessoas e especialmente por adolescentes que estejam passando pelos mesmos problemas de Charlie. Em muitos momentos eu mesma me via dentro do personagem de diversas maneiras e as últimas cartas foram tão pessoais que eu quase chorei. Todos deveriam se dar a chance de lê-lo em algum momento pois eu garanto que vocês nunca vão voltar a ser os mesmos depois disso.
Não sei qual será a minha relação com esse livro nos próximos meses ou anos, mas sei que nesse exato momento eu me sinto infinita após ler ele, e isso é o que me basta.

?Nós podemos ser heróis, apenas por um dia
Nós podemos ser nós mesmos, apenas por um dia?.
Isa 19/02/2022minha estante
Comecei a ler AGR juro,e tô gostando

Lise.Lotus 19/02/2022minha estante
esse livro é perfeito é simplesmente incrível

Isa 19/02/2022minha estante
MANO EU LI OQ VC ESCREVEU E TA MT BOM JURO"eu me sinto infinito"

sarittah 19/02/2022minha estante
bela resenha amg!!

Eduarda Gomes 22/04/2022

Foi uma experiência muito boa ler esse livro!!

O Charlie é um personagem sensível e complexo, com uma história incrível de ser lida.

A importância que ele dava para as pessoas ao seu redor, foram uma das coisas que fizeram ele se tornar um personagem muito especial para mim ?

E fiquei muito orgulhosa por ele ter conseguido superar toda aquela situação do final.

Um livro que trata de assuntos complexos, mas de uma maneira leve e com grande importância, uma leitura fluída e bastante reflexiva.
Leandro506 24/04/2022minha estante
Tão lindo quanto o filme ??

Larissa 24/04/2022minha estante
Eu quero muito ler, mas já vi o filme e não sei se vale a pena

Eduarda Gomes 24/04/2022minha estante
Lariii, vale muito a pena!!

O livro vai te mostrar uma profundidade maior da história do Charlie e é uma leitura bem fluída e reflexiva.

Larissa 24/04/2022minha estante
Já querooooooo ???

Lay 08/06/2021

Não acredito que demorei tanto tempo pra finalmente decidir ler esse livro.
Não sabia nada da história, por incrível que pareça, e me surpreendi muito. A escrita me cativou e eu me conectei muito com a história. Não sei explicar mas fiquei muito sensível durante o livro todo.
Fiquei destruída mas ao mesmo tempo me sentindo completa. Incrível.
Kenny 08/06/2021minha estante
Eu amo o filme e sei que é considerada uma adaptação boa, mas tô tão ansiosa pra poder ler!!!!

Lay 08/06/2021minha estante
nossa vale muito a pena!! a escrita do livro é tão boa. quero ver o filme agora, que ainda não vi, tô ansiosa

Gabriel 09/06/2021minha estante
Senti a mesma coisa que você durante a leitura, acho que esse foi o livro certo no momento certo para mim. Me senti muito triste e ao mesmo tempo "infinito"

Lay 09/06/2021minha estante
nossa, é exatamente isso. esse livro ganhou um espaço no meu coração