V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Fabio Di Pietro 20/04/2010

Revolucionário!
É o tipo do livro que mexe conosco, nos faz questionar, abominar os preconceitos e dá a vontade de colocar a máscara e se reunir contra o totalitarismo!! Q vontade de fazer o mesmo no Brasil, nessa falsa democracia.

Assistam o filme!! É um dos meus favoritos!! Os irmãos de "Matrix", fizeram uma releitura impressionante deste HQ, um dos poucos filmes que acredito ter superado o livro.

Márcio 01/12/2012

A Vingança é um prato que se come frio...
...mas quando se está com fome, isso é o que menos importa.

Dan 29/11/2012

Alan Moore com seu V consegue trazer uma carga emocional fascinante ao tratar a política (e o seu totalitarismo),os preconceitos e a importância do papel que cada cidadão tem com seu Estado.

V de Vingança,o filme,traz um pouco disso,mas é na hq que aprofunda tais pontos.
Leitura básica pra quem não vê com bons olhos a alienação atual da nossa sociedade.

Lucas 01/01/2013

V de Vivível
Surpreendentemente complexo. Não pensei que a HQ seria melhor que o filme, mas assim aconteceu. O filme engrandece certos pontos que não têm tal idealização na história de Moore e Lloyd, e isso é uma quebra de expectativa. A ausência do clichê com o qual estamos acostumados chega a ser perturbadora, e a não utilização de balões de pensamento ou efeitos sonoros faz com que esqueçamos que se trata de uma HQ, ou Graphic Novel, se preferir, e nos faz mergulhar melhor na trama, dando a ela maior verossimilhança, se posso assim dizer.
É algo completamente diferente e inovador, o estilo noir futurista recheado de referências às artes clássicas criam um clima completamente imersivo e identificável.

Letícia 14/11/2022

Vendeta
Esperava mais dessa Hq, já havia lido outro trabalho do Moore e gostado muito. Acho que fui com muita expectativa, uma vez que já tinha assistido ao filme "V de Vingança" e gostei muito. Acho que é a primeira vez que gosto mais do filme do que da obra origem.
É uma boa hq, muito poética, mas senti que alguns momentos as cenas ficam perdidas e isso me incomodou.
Um ponto que devo ressaltar é que a temática não é muito de meu agrado, logo o gosto pessoal influenciou na minha nota baixa. Portanto, recomendo para quem gosta de hq e desse tema pois é poesia pura.

Manu 21/08/2021

Sympathy of the Anarchy
Reescrevendo o título da canção icônica dos Stones, ?Sympathy of the Devil? - que tem seu trecho citada por V. em um de seus assassinatos - V de Vingança é um clássico exemplo de obra com caráter atemporal por trazer nela uma sociedade com um estado totalitário que priva a liberdade de seu povo.

A importância da HQ, principalmente em seu contexto histórico, a fez se tornar uma das mais emblemáticas narrativas de protesto que se conhece. A máscara de Guy Fawkes se tornou a mais icônica máscara da cultura pop, e quem ver já a associa com algum movimento de revolução por parte de um povo oprimido. V de Vingança, então, ganha pontos quando se pensa na sua importância temática e histórica.

V. e Evey são personagens muito bem trabalhados e a relação entre ambos também é de se destacar. O que me fez muitas vezes pouco imergir a narrativa é a quantidade de personagem secundário e suas diversas funções na narrativa, as vezes ficava perdido no que se refere quem era quem. Os órgãos públicos midiáticos e suas divisões (com nomes de partes do corpo humano) foram poucos esclarecidos por Alan Moore nessa obra. Isso me afetou negativamente.

Talvez também por eu já conhecer e me interessar por histórias distópicas, já imaginava o caminho que a história iria tomar e alguns segredos que a mesma traz em flashbacks. Estado totalitário que é contra as minorias e censura a liberdade do povo até que alguém desperte essa população dessa situação crítica.

Mas V. é um personagem muito f*da e todas as vezes que ele não aparecia eu sentia falta. Alan Moore o desenvolve de forma convincente, como um anti-herói dos mais memoráveis. O que ele passou e o seu real objetivo geram bastante empatia por parte do leitor.

É uma história envolvente e crítica acima de tudo. É um olhar que não devemos perder, por mais impotentes que sejamos diante um governo desonesto: nós temos força para mudar. Cabe a nós, inteligentemente, utilizar os recursos que estão à nossa disposição.

sbllmrn 02/12/2021

Nossa incrível como eu sempre fico incomodada com essas histórias, mas não pelo lado bom. Acho que tem muita coisa problemática. Sofri muito para terminar a leitura. Nota 2 só pela parte política, mas tem tanta problemática nela, que parecia que eu tava lendo Watchmen 2.0

laiscunhaf 16/02/2023

"Ideias são à prova de balas"
Essa HQ foi uma descoberta pra mim, já havia visto ao filme mas não me lembrava do enredo. E relembrar através deste livro foi formidável.

A ambientação da história me agrada muito, pois apesar de ser um mundo distópico para nós, tem muita semelhança com a realidade. E, acho um fator interessante a história tratar de um governo autoritário, e a identidade que o V assume devido a isso. V não é uma pessoa, é uma ideia.

O fim não me desagradou. É o fim que o livro merecia, que o personagem merecia. Chega a ser poético, se não trágico.

Em suma, é uma obra genial com muitos elementos próprios que não se assemelham a nenhuma outra história que eu já tenha lido.

[2023]

Jessica Alves 30/01/2022

Essa Hq que inspirou o filme se passa nos anos 90, na Inglaterra, em uma história alternativa, onde uma guerra mundial faz com que o planeta e os países recomecem com uma nova política, autoritária e cheia de controle, com escutas e câmeras espalhadas por aí pra acompanhar de perto o movimento dos cidadãos. Mas em uma noite, uma explosão seguida de mortes, da ínicio a investigações policiais para saber quem está por trás dessa anarquia. A gente acompanha a história de V, da polícia e dos políticos e seus planos. Uma excelente história que nos lembra que o poder que os políticos têm, fomos nós quem demos, nos fazendo questionar o porquê ainda aceitamos tanto controle, porque aceitamos a falta de respeito deles para conosco.

Michel.sts 08/03/2020

Exitante e inteligente
Com uma escrita um pouco complicada, mas envolvente, te leva para história de V, um anti-heroi que por meio da vingança encontra um objetivo maior, livrar a massa de seus opressores e fazê-los pensar por si mesmo. Recheada com críticas sociais, preconceitos, violência, drama e amor é uma história que te faz refletir sobre você e sua participação nesse "cenário atual".

Recomendo a leitura e o filme.

Danyelle.Gardiano 25/03/2020

Sem palavras
V de vingança é um graphic novel que te faz chorar, amar e refletir tudo no mesmo pacote. Meu preferido depois watchmen

Clvb 08/02/2023

A história é muito boa (um tanto diferente do filme), a forma que tudo é abordado é genial. E mesmo que eu não seja muito fã de HQ, a ilustração é tão boa que esse livro foi ótimo de ler.

eloisa 02/03/2023

Não funcionou pra mim
Uma história boa, porém achei o quadrinho confuso demais e acho que isso se deve pela ilustração. só sei que não funcionou pra mim, já a adaptação é maravilhosa.