V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Leka 17/04/2022

Maravilhoso e impactante
Inspiração de um dos meus filmes preferidos da vida. Muito profundo e revolucionário. Amei a leitura. Mas pela primeira vez continuei preferindo a adaptação cinematográfica. Achei que o final deu uma liga melhor.

Romeu Felix 20/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "V de Vingança" é uma obra de ficção escrita pelo renomado autor britânico Alan Moore, publicado originalmente como uma série de quadrinhos entre 1982 e 1985, e posteriormente compilado em um único volume em 1990. A versão em capa dura em português foi lançada pela editora Panini em 2007, contendo 308 páginas.

A história se passa em uma Inglaterra distópica no futuro próximo, em que um regime totalitário, conhecido como "Norsefire", tomou o poder após uma guerra nuclear que devastou o país. O protagonista da história é um homem mascarado conhecido apenas como "V", que é um combatente da resistência contra o governo opressivo.

O livro segue as ações de V e de Evey Hammond, uma jovem que se torna sua aprendiz e aliada na luta contra o regime. Juntos, eles planejam um grande ato de vingança contra os líderes de Norsefire, buscando inspirar a população a se rebelar contra o governo.

Além da trama principal, a obra também explora temas como liberdade, identidade, justiça, corrupção e fascismo, apresentando uma crítica mordaz à sociedade britânica e a regimes totalitários em geral.

A escrita de Alan Moore é densa e complexa, apresentando diversas camadas de significado e referências históricas e culturais. A arte dos quadrinhos, de autoria de David Lloyd, é marcada por um estilo realista e detalhado, com uso criativo de sombras e luzes para criar uma atmosfera sombria e opressiva.

"V de Vingança" se tornou um clássico dos quadrinhos e influenciou diversas obras de ficção distópica e de super-heróis que vieram depois dele. O livro também foi adaptado para o cinema em 2006, dirigido por James McTeigue e estrelado por Hugo Weaving e Natalie Portman.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

eloisa 02/03/2023

Não funcionou pra mim
Uma história boa, porém achei o quadrinho confuso demais e acho que isso se deve pela ilustração. só sei que não funcionou pra mim, já a adaptação é maravilhosa.

Felipe 19/06/2022

Anarquia 101
Li V de Vingança quando tinha uns 12 anos
E até hoje "ideias não morrem" está colada na parede do meu crânio e no amago do meu ser

Quase perfeito, se não fosse por alguns momentos levemente confusos.
Envelheceu como vinho, com seus comentários e significados importantíssimos. Principalmente com o fascismo emaranhado nas políticas contemporâneas
V de Vingança torna seu leitor em uma das duas possibilidades
- Alguém que não compreendeu suas páginas
- Terrorista Doméstico

sbllmrn 02/12/2021

Nossa incrível como eu sempre fico incomodada com essas histórias, mas não pelo lado bom. Acho que tem muita coisa problemática. Sofri muito para terminar a leitura. Nota 2 só pela parte política, mas tem tanta problemática nela, que parecia que eu tava lendo Watchmen 2.0

Vitória 19/02/2021

Citações favoritas
"Lembrem, lembrem do cinco de novembro. Que traição, que artimanha. Por isso, não há por que esquecer uma traição tamanha." - V (Pág. 11)

Todo mundo é especial, sem exceção. Todo mundo é herói, amante, tolo, vilão. Todos têm uma história para contar. - V (Pág. 23)

Eles se esqueceram dos dramas. Abandonaram os roteiros quando o mundo cintilou sob os clarões dos holofones nucleares. Eu vou fazer com que se lembrem do drama, dos romances, das tramas policiais. Como vê, Evey, o mundo é um palco, tudo o mais é Vaudeville. - V (Pág. 28)

O barulho é relativo ao silêncio que o precede. Quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas. Nossos governantes não ouvem a voz do povo há gerações, Evey... E ela é muito mais alta do que eles se recordam. (Pág. 189)

Você pretendia me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto para morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são à prova de balas. - V (Pág. 231)

Samu 22/01/2016

Inquietante
Com um tom político incrível, aqui está uma obra que faz até o mais apolítico repensar sobre diversas questões. Mesmo sendo escrito a muito tempo, V continua uma obra imensamente atual, pois todos em algum momento desejamos ser como o protagonista e tomar as rédeas de um sistema político corrupto em algo a qual acreditamos ser muito melhor!

Manu 21/08/2021

Sympathy of the Anarchy
Reescrevendo o título da canção icônica dos Stones, ?Sympathy of the Devil? - que tem seu trecho citada por V. em um de seus assassinatos - V de Vingança é um clássico exemplo de obra com caráter atemporal por trazer nela uma sociedade com um estado totalitário que priva a liberdade de seu povo.

A importância da HQ, principalmente em seu contexto histórico, a fez se tornar uma das mais emblemáticas narrativas de protesto que se conhece. A máscara de Guy Fawkes se tornou a mais icônica máscara da cultura pop, e quem ver já a associa com algum movimento de revolução por parte de um povo oprimido. V de Vingança, então, ganha pontos quando se pensa na sua importância temática e histórica.

V. e Evey são personagens muito bem trabalhados e a relação entre ambos também é de se destacar. O que me fez muitas vezes pouco imergir a narrativa é a quantidade de personagem secundário e suas diversas funções na narrativa, as vezes ficava perdido no que se refere quem era quem. Os órgãos públicos midiáticos e suas divisões (com nomes de partes do corpo humano) foram poucos esclarecidos por Alan Moore nessa obra. Isso me afetou negativamente.

Talvez também por eu já conhecer e me interessar por histórias distópicas, já imaginava o caminho que a história iria tomar e alguns segredos que a mesma traz em flashbacks. Estado totalitário que é contra as minorias e censura a liberdade do povo até que alguém desperte essa população dessa situação crítica.

Mas V. é um personagem muito f*da e todas as vezes que ele não aparecia eu sentia falta. Alan Moore o desenvolve de forma convincente, como um anti-herói dos mais memoráveis. O que ele passou e o seu real objetivo geram bastante empatia por parte do leitor.

É uma história envolvente e crítica acima de tudo. É um olhar que não devemos perder, por mais impotentes que sejamos diante um governo desonesto: nós temos força para mudar. Cabe a nós, inteligentemente, utilizar os recursos que estão à nossa disposição.

larissards 14/01/2023

V de valeu a leitura
Nesse livro, Guy Fawkes não é um católico que explode o parlamento pra atacar o protestantismo. É um revolucionário que visa a tomada do poder pelo povo. Não há dúvidas de que eu prefiro o Guy Fawkes da graphic novel.

A história é rica e original, não é atoa que a máscara do V se tornou um símbolo no imaginário popular.

A parte mais negativa do livro pra mim é que eu terminei sem saber exatamente quem era quem dos coadjuvantes kkkk não ironicamente os homens do partido são todos iguais. Vou assistir o filme pra ver se isso fica mais claro pra mim.

A narrativa não é nada mastigada e por vezes joga as cenas sem dar a menor satisfação. Cenas aparentemente aleatórias e sem falas. Algumas vezes isso é acertado e outras só faz a leitura perder a fluidez.

Por fim, queria destacar uma das melhores passagens do livro: ?Nossos governantes não ouvem a voz do povo há gerações, Evey. E ela é muito mais alta do que eles se recordam".

Yvan 17/11/2019

HQ clássico
Verdadeiro clássico do quadrinhos. Seu enredo é bem interessante mas, particularmente, achei maçante, não fui envolvido como esperava, gostei mais do filme.

De qualquer maneira, clássico merece ser lido.

Michel.sts 08/03/2020

Exitante e inteligente
Com uma escrita um pouco complicada, mas envolvente, te leva para história de V, um anti-heroi que por meio da vingança encontra um objetivo maior, livrar a massa de seus opressores e fazê-los pensar por si mesmo. Recheada com críticas sociais, preconceitos, violência, drama e amor é uma história que te faz refletir sobre você e sua participação nesse "cenário atual".

Recomendo a leitura e o filme.

Danyelle.Gardiano 25/03/2020

Sem palavras
V de vingança é um graphic novel que te faz chorar, amar e refletir tudo no mesmo pacote. Meu preferido depois watchmen

Gabi 07/08/2020

Remember, remember the fifht of november...
"Você tentou me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto para morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são à prova de balas."