V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

@Estantedelivrosdamylla 24/02/2019

Excepcional
Sempre vi pessoas usando a máscara de Guy Fawkes, entendia a referência ao filme (na época não sabia que tinham os quadrinhos), porém nunca entendi a essência, afinal, não havia visto nenhuma das obras.

Quando comecei a leitura dos quadrinhos fiquei impressionada com a estória. Acredito que se encaixa nas distopias apesar de ter uma relação muito próxima com uma realidade vivida há alguns anos em boa parte do mundo.

"V" é um símbolo, um ideal, é luta pela liberdade. Tem o desejo de acordar a sociedade de uma vida anestesiada em que ninguém sabe o que se passa, onde o conformismo reina. Por isso e outros detalhes da obra, recomendo a leitura, visto que vem para despertar o senso crítico, além de ser uma obra extremamente interessante.

Mammamia 12/01/2023

Quem gostou do filme, é muito provável que goste também da hq. Porém sabia que eles em diversos pontos são diferentes, e particularmente gostei mais do filme do que do livro em si, mas não deixa de ser incrível a obra. O único defeito que vale a pena ressaltar é a arte que em diversos quadros não dá para entender o que se passa na cena, além de que em algumas partes a leitura de torna confusa.

Thata 12/12/2022

O filme é melhor
Eu queria esse livro a muito tempo porque V de vingança é meu filme preferido, eu consegui comprar ele finalmente só que não foi bem o que eu esperava. O livro é muito confuso tem muitos personagens que aparecem do nada em cenários aleatórios e aparece mais deles do que o próprio V no livro. Pra quem quer saber o filme não é nem um pouquinho fiel ao livro (talvez até por isso o Alan n tenha gostado do filme) , mas pra ser sincera eu preferi assim muito mais. Mas eu achei bem fofo a parte final da Evey.

Caique 20/01/2020

Um lembrete sobre política e liberdade
V de Vingança me fisgou primeiramente com seu filme homônimo e anos depois de assisti-lo tive o prazer de ter essa HQ em mãos. O cenário distópico é uma analogia perfeita para a política global que vemos nas últimas décadas, seja em maior ou menor grau, e o personagem V é a figura personificada do senso crítico e consciência política de algumas minorias que combatem diariamente todo e qualquer tipo de opressão e limitação de liberdade, pensamento e ação. Alan Moore e David Lloyd foram geniais ao conceber essa obra, tornando-se um ícone da cultura pop ao mesmo tempo que nos transmitiu uma mensagem que perdura por décadas e ainda irá perdurar. O estado não deve ter domínio algum sobre as liberdades individuais de seus cidadãos, e caso essa linha seja ultrapassada, que o senso crítico e as ideias de liberdade os derrube.

Favorito, sem a menor sombra de dúvida. Vi Veri Veniversum Vivus Vici.

Lucas 08/02/2020

null
Perfeito...

Laiz 10/02/2020

- qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência
- inclusive a parte do homem mascarado lutando contra um regime fascista
- "ideias são a prova de balas" etc
- vi o filme faz muito tempo, acho que vale a pena rever

beca ð 25/01/2023

no começo estava tudo bem, tudo ok?
depois ficou MUITO complexo, gostei, daria uma outra chance de ler novamente daqui um tempo.

Yasmim 26/04/2020

Icônicoooooo
O tipo de exemplo onde o ícone supera a história. É possível, no século XXI, nunca ter visto essa máscara num ataque hacker ou algo assim alguma vez na vida? Olha, Faro...

Eu gostei muito. Não sou acostumada a ler HQ, então sinto que o próprio formato dá umas limitações na história, tipo não permitir muito desenvolvimento de personagens, mas isso me incomodou aqui porque o V, a história dele e essa distopia são tão atraentes que eu queria saber MUITO MAIS do que a HQ mostrou. Mas é daora e a arte é um espetáculo.

PS: destaque pro final que acabou DO NADA e eu fiquei "ué mas acabou do nada qq aconteceu com fulano como que fica tal coisa etc etc etc" até eu me tocar que, se eu pensei igual o Alan Moore e eu espero que sim pois que honra, meio que não tem final. Quer saber o que aconteceu, olha em volta.
Desculpa, V. Deu ruim.

Christina.Silva 05/06/2020

Sensacional
"Nós tivemos uma sucessão de malversadores, larápios e lunáticos tomando um sem número de decisões catastróficas.
Isso é inegavel. Mas quem os elegeu?"

Leitura obrigatória que dialoga com nosso momento político.

Gizele.LCorreia 16/01/2021

Li por curiosidade, porque amo o filme, ainda considero o filme superior, a atuação de Natalie Portman fez toda diferença no personagem.

Kai 11/02/2021

Li sem assistir o filme, mas acabei ficando tão curiosa que terminei de ler e logo assisti, sabia que era um filme aclamado, mas senti uma diferença principalmente em como é demonstrada a passagem de tempo. Apesar de o filme ser relativamente grande parece que passou tudo corrido. Aqui a gente tem até o crescimento do cabelo da personagem durante o ano. Também senti falta da cena da queima de bonecas. E da cena em Auschwitz 2.0. Também de cenas como V dançando com a Evey, mas entendo que cada obra tem seu grande destaque, ressalva que seria lindo ver mais uma produção hoje em dia.
A mensagem por trás, de que as pessoas morrem mas uma ideia não, é uma das mais lindas de tudo que eu já li. É triste, e aplicada na realidade pode ser ainda mais triste, mas é real e é fato, é o que é, e eu sinto isso, como resistência.
A destruição que V propõe aí é uma questão de perspectiva, há pessoas que amam pagar o sofrimento de suas vidas com a mesma moeda, e também há pessoas que preferem não se tornar o que te machucou. Eu não sei nesse caso quem eu seria, mas ao mesmo tempo que eu gosto mais da ?paz? no geral, eu consigo defender V.
Como a primeira HQ lida na vida sem ser uma ?turma da mônica? (incrível por sinal) estou bem satisfeita, projeto gráfico lindinho, mensagem perfeita e leitura rápida. Estou animada pra ter mais contato com esse gênero.

CAsar.Freitas 22/06/2021

Leitura despreocupada
Apesar de já ter visto o filme e certos plots da história já sabia o que iria acontecer, ainda sem a leitura foi muito proveitosa

Kellvyn.Rios 24/06/2021

Formidável em todas as formas de produção
É extremamente difícil agradar os dois lados, mas na minha concepção V de Vingança conseguiu começar e terminar com maestria tanto na Tela quanto no HQ.

Um grande parabéns para os envolvidos que nao deturbaram a história e fizeram tomar um rumo extremamente inteligente da ponta da caneta até a lente da câmera.

Andreas W Daniel 27/06/2021

UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS DA DC
Cara, é difícil falar de V de Vingança sem usar palavras já manjadas como brilhante, atual e incrível! É uma das HQ's mais icônicas e com uma história atemporal, de fato.
Gosto muito da forma como o V conduz todos os seus passos como um maestro guiando sua orquestra e é sempre tão filosófico a respeito de sua visão de mundo.