V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

A_Pyterson 03/02/2024

Didático
Primeira HQ que leio e acredito ter escolhido bem, as ilustrações são maravilhosas e o enredo muito interessante.

Trata-se de uma distopia pós guerra, erguida dos destroços em um estado totalitário fascista, que por sua vez como manda o figurino preza pela ordem a todo custo. E como citado por V "a ordem involuntária gera insatisfação, mãe da desordem e prima da guilhotina".

V é cativante e sedutor, tornando-se um excelente protagonista, a história se passa com inúmeras situações paralelas que acabam por ser complementares o que eu acho bem legal.

Admito que a construção (ou destruição) me interessou muito mais do que o desfecho, e acredito que seja a intenção. Entretanto achei o terceiro tomo um pouco arrastado, principalmente ao início, apesar de ainda ser muito bom.

Não foi algo que explodiu minha mente, mudou minha vida ou visão de mundo, mas partilho dos ideais e achei bem didático, há alguns anos quando estava formando minha opinião ter lido ele facilitaria o processo.

Thábata 12/06/2020

Lembrança de um futuro esquecido
O cenário atual do Brasil me faz pensar como futuros distópicos, que parecem tão irreais, podem ir se construindo aos poucos sem que a gente perceba. É isso que senti ao ler V.

Emma 17/08/2022

Foi minha graphic novel preferida quando eu era adolescente: Alan Moore foi o responsável por dar o primeiro empurrãozinho para politizar esta criança punk e revoltada.

Aline R. 12/08/2013

Aí tu fecha o livro, respira fundo e se pergunta... "e agora?"

Will 20/11/2020

Lembrem do 5 de novembro
Mais uma obra prima dos quadrinhos não me decepcionou em nenhum aspecto mesmo tendo visto o filme antes.

Chanel.Gigi 25/04/2021

Vi veri veniversum vivus vici
Primeiramente, o livro se trata de uma história em quadrinhos, um formato que eu nunca li além da turma da Mônica e Luluzinha (risos). Portanto, foi uma experiência completamente nova pra mim. Após a leitura pude concluir que esse formato deixa a história muito mais dinâmica e simples de ler, uma vez que a imaginação através das imagens já está visualmente feita. A única preocupação que tive foi em acompanhar o enredo, uma vez que os acontecimentos decorrem muito rapidamente. Ademais, muitos personagens "secundários" estão presentes e ganham espaço conforme a leitura anda. As vezes o autor da foco maior pra um, as vezes esquece de outro, mas é claro, tudo gira em torno do V.

Muitas referências estão presentes nesse livro e, em sua totalidade, são geniais (se você entender, claro hahaha). Apesar de ter uma explicação das referências no final da hq, as vezes elas se tornam massivas. Faz parte da estética do livro e compreendo isso, sem isso a identidade seria um pouco comprometida, porém não é algo que me agrada tanto pela enorme quantidade presente. Outra coisa que me desagrada é os enigmas intermináveis de V que, apesar de comporem uma parte importante da harmonia do personagem principal, se tornam intragáveis em algumas partes. Mas isto é apenas um gosto pessoal meu, gosto das coisas explicadas detalhadamente.

Eu diria que é uma leitura com muitas descobertas, não chegando a ser um plot, pois o enredo continua seguindo como deveria. A ambientação da história também me agrada muito pois, apesar de ser um mundo distópico para nós, tem muita semelhança com a realidade vigente. O fato de se tratar de um governo autoritário também é outro fator interessante na história e, principalmente, a identidade que o V assume devido a isso. V não é uma pessoa, é uma ideia, um conceito de governo melhor.

O fim não me desagradou mas também não fez o contrário. É o fim que o livro merecia, que o personagem merecia. Chega a ser poético, se não trágico. Entretanto, como não gosto desse elemento "o resto fica para a imaginação do leitor", me incomodou muito a falta de respostas de como o sistema governamental ficou após os acontecimentos finais.

Em suma, é um livro que recomendo. É uma obra genial com muitas elementos próprios que não se assemelham a nenhuma características de histórias parecidas.

Finalizado em: 25-04-2021

Mari Imaginária 31/05/2020

Uma experiência incrível
Não tenho costume de ler quadrinhos adultos. O único que havia lido foi Persepolis e amei. Nunca me interessei pelo V de Vingança, nem assisti o filme, mas não sei pq me deu essa vontade, que veio do interesse de conhecer os clássico em HQ e Graphic Novel. Confesso que não foi nada do que eu esperava. Foi melhor! Só consigo resumir que ler V de Vendeta, pra mim, foi uma experiência. Diferente de tudo que já li, foi como se eu estivesse assistindo um filme! Maravilhoso! O conteúdo além de ser muito atual conversa totalmente com nossa realidade hoje em dia, e apresenta um herói (?) anárquico anti-fascista. Só lendo... não consigo nem expressar em palavras. Muito intenso, poético e impactante. Necessário! Super indico!

Ana 11 24/09/2022

" Lembrem, lembrem o cinco de novembro. "

Arte muito boa e história interessante.
Alan Moore não decepcionou.

EduardoCDias 12/06/2022

Terrorismo e mistério
Num futuro hipotético, onde o fascismo domina, um terrorista misterioso destrói as bases do sistema governamental.

Ruiva_Qualquer 17/01/2023

É bom
É livro bom, gostei bastante da meneira que HQ faz a abordagem sobre como as pessoas vivem e viveram em lugares que tem alienação bem complicado e que as pessoas não têm a sua liberdade de expressão e não são incentivadas a terem senso crítico. E que a mudança só possível por meio da revolução!
Porém, não gostei muito do meio até final achei leitura muito cansativa e repetitiva.

LisaB 01/09/2022

Bloon
Uau que HQ maravilhosa, eu vi a adaptação do filme quando eu tinha uns 13 anos e entendi a história conforme o filme mostra porém lendo a HQ sinto que foi totalmente mal entendido ...
A mensagem é totalmente diferente é pesada um fardo é sobre escolhas o que você quer seguir quais coisas você quer seguir etc, poderia ficar horas aqui porém de longe é umas das melhores HQs que li esse ano e na vida.

Chester 31/05/2022

Ideias são à prova de balas...
Dividido em três tomos, inicialmente, vemos a introdução do personagem ao mundo. Uma distopia não tão distante da realidade possível. Mundos como visto em 1984 de Orwell, Admirável Mundo Novo de Huxley, etc. Um homem que procura vingança depois de escapar de um campo de concentração na Inglaterra da década de 90 dominada por um governo totalitário e fascista. V, como se chama e é chamado, guarda sua identidade em segredo e luta contra as desigualdades, injustiças e crimes. Sim, ele é bem violento.
No Tomo Dois, adentramos ao universo de Evey, uma moça que é salva por V de agentes do governo que a estuprariam em nome de seus corruptos ideais. Uma transformação inebriante e ao mesmo tempo chocante. Haveria algum tipo de paixão ou amor emanando deste casal tão imerso em desacordos? Em certos momentos parece até a iniciação de alguma ordem esotérica.
Por fim, temos a conclusão que vai progressivamente atropelando seu leitor. Assim como um carro caindo em um barranco, você se vê totalmente dominado pela narrativa. Metro a metro o carro vai despencando e sua velocidade aumentando mais e mais até que finalmente... BANG!
Alan Moore e David Lloyd criaram uma obra-prima. Em sua concepção acordaram em não haver balões de pensamento e onomatopeias. E digo, não é necessário. Você, leitor, consegue adentrar na cabeça dos personagens e cada barulho ecoa em sua cabeça.
Lembrai, lembrai...

JaninniS 16/02/2020

"Lembrem, lembrem do cinco de novembro"
A historia me prendeu do início ao fim, realmente incrível essa HQ.

Felipe.Camargo 15/08/2021

101° Livro do ano: V de Vingança de Allan Moore e David Lloyd

Recorde!!

Este livro é muito especial para mim, primeiramente porque V é o meu herói preferido... Além de ser meu centésimo primeiro livro, superando o maior número de livros lidos em um ano.

Sobre a história, vemos um justiceiro lutando contra uma sociedade totalitária em uma Londres apocalíptica. Além de um enredo fascinante, os desenhos são verdadeiras obras-primas!

A partir da leitura da HQ, consegui perceber que adaptação do filme não fica muito aquém, o que fez valer muito a leitura!

Sid 20/08/2021

Não estou entendendo, V
É a frase que nos acompanha durante grande parte da história, mas quando as pontas começam a se ligar, meu amigo, é como se uma explosão atingisse a gente. Que história incrível!
Depois de ler Watchmen, me dispus logo a ler outras obras do autor e foi uma escolha certa, o cara é um mestre na produção de histórias.
Aqui nós lidamos com uma sociedade distópica típica (vigilância, governo autoritário, etc) onde V, um personagem que deu origem a muitos clichês que vemos hoje em dia, se apresenta desde cedo como uma figura misteriosa e visionária.
A construção social e política da obra é tão crível que várias vezes me peguei pensando em quanto tempo o autor demorou pra elaborar tudo isso.
A arte é excelente e nem percebemos a transição entre os capítulos. É quase como se fosse um "take único", um filme em plano sequência. Depois que se começa a ler, não existe vontade de parar haha.
É uma leitura muito peculiar e a experiência com a HQ vai ser diferente pra todos, levanto em conta os diferentes aspectos sociais e políticos presentes.
Enfim, recomendo demais a todos!!!