V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Cauzitoz 15/10/2022

Ideias São à Prova de Balas.
Eu realmente não esperava o que eu veria aqui. Este material exala genialidade em seu mais puro estado, cheio de nuances, intertextualidade, construção de mundo e mais uma infinidade de riqueza de detalhes que tornam essa um dos melhores trabalhos já feitos pelo Alan Moore. Todo o simbolismo e toda a responsabilidade com que o tema central é abordado é simplesmente magnífico.
Os três tomos são de uma finesse incrível, dando um tom e um caminho traçado, fazendo um ciclo perfeito de início, meio e fim. Belíssimo.

"Você pretendia me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto para morrerem, há apenas uma ideia, ideias são à prova de balas. Adeus"

Reccanello 09/10/2022

ideias são à prova de balas!
Num futuro distópico em que um governo totalitário e policialesco amparado no culto à figura do líder supremo promove campos de concentração e extermínio de minorias, monitoramento ininterruptamente a vida dos indivíduos e censura de toda forma de expressão, um homem (ou, melhor dizendo, uma ideia) busca vingança contra aqueles que não apenas machucaram as pessoas que ele amava como traíram a Justiça, sua "amante". Ao mesmo tempo em que sacia sua sede de vingança ele planta na mente e nos corações dos habitantes da cidade uma semente da esperança, de liberdade e de destruição e renovação das estruturas do poder.
===
Uma história no mínimo genial, "V de Vingança" é inteligente e visceral, complexo e, paradoxalmente, simples em sua mensagem (que transmite com uma clareza surpreendente): a liberdade é fundamental e junto com ela vem a obrigatória responsabilidade por nossas escolhas.
===
Ainda que a HQ seja fenomenal (o traço firme do desenhista, revelando a firmeza de caráter do protagonista, aliado ao tema denso trazido pelo escritor, destacado pelo jogo de sombras das gravuras), este é um dos raros casos em que a adaptação cinematográfica (ainda que com grandes alterações conceituais) me agradou mais que o original: para uma HQ excepcional, um filme perfeito, uma de minhas obras preferidas!
===
Se você, leitor, é fã de distopias, não quer se limitar a "1984" e "Admirável Mundo Novo", já se decepcionou com "Fahrenreit 451", e ainda não se acha preparado para a surra de realidade que são "Nós" e "Cântico", "V de Vingança" deve, obrigatoriamente, estar em sua lista de leituras.

site: https://www.instagram.com/p/CjjJYgMA4oT/

Bruna.Lima 28/09/2022

"Ideias são a prova de balas"
Símbolos são importantes!

O filme Um pouco diferente da HQ. Aqui vemos o caos se instaurando mesmo dentro da própria organização.

V só precisou mostrar que o partido era vulnerável, questionou por que tinham deixado o poder de escolha da vida da população na mão de um líder que não era dono de suas vidas, essas escolhas e decisões deveriam partir das próprias pessoas.

Não existe justiça sem liberdade.

Ana 11 24/09/2022

" Lembrem, lembrem o cinco de novembro. "

Arte muito boa e história interessante.
Alan Moore não decepcionou.

LisaB 01/09/2022

Bloon
Uau que HQ maravilhosa, eu vi a adaptação do filme quando eu tinha uns 13 anos e entendi a história conforme o filme mostra porém lendo a HQ sinto que foi totalmente mal entendido ...
A mensagem é totalmente diferente é pesada um fardo é sobre escolhas o que você quer seguir quais coisas você quer seguir etc, poderia ficar horas aqui porém de longe é umas das melhores HQs que li esse ano e na vida.

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 26/08/2022

Pensei muito que seria exageradamente diferente do filme, mas não. Há algumas coisas que complementam o filme, tipo o motivo do funeral do V ser daquele jeito, porém são detalhes que foram ocultados para o cinema.

Também achei o livro com um viés político mais explícito do que no filme. O diretor deve ter dado uma amenizada.

O livro é muito bom, mas também não tinha como ser ruim, é V de Vingança. ?????

Natalie 24/08/2022

Masterpiece
"V de vingança" é aquele tipo de história que você pode ler em 1995, 2000, 2016 ou daqui há 50 anos, mas sempre será uma história atual. Uma das melhores histórias escritas por Alan Moore, aborda aspectos intrínsecos do ser humano, ora sério, ora teatral, V é um personagem que cativa muito.

Kassandra.Janis 21/08/2022

Bom, eu sou uma pessoa completamente apaixonada pelo filme V de Vingança, e quando descobri que vinha de um quadrinho fiquei muito empolgada e só agora consegui comprar pra ler, e como eu já devia imaginar, é um quadrinho bem pesado, e em alguns momentos bem confuso. A história é até fácil de acompanhar, porém os quase monólogos, onde V explica e questiona a sociedade são bem complexos, alguns eu tive que reler para tentar entender melhor, em alguns momentos aquela sociedade me lembrou muito a de 1984 do Orwell, e em vários outros se compara muito bem aos dias atuais que vivemos, a HQ se assemelha muito ao filme, o filme é muito bem feito, porém a HQ nós tras alguns outros personagens bem interessantes também, além do V, só não dei 5 estrelas porque realmente achei um pouco cansativo a forma que foi colocada os diálogos do V, porém continuo apaixonada pela obra, acho o personagem incrível e as reflexões propostas muito boas

Jussara 21/08/2022

Sensacional!
Demorei para concluir a leitura porque ler HQ no Kindle não é exatamente uma tarefa simples. Às vezes ampliar a página é demorado porque, ora amplia tanto que deforma o conteúdo tornando-o ilegível, ora amplia apenas parte da página e some com restante. Ainda assim, persisti - e torço pra que venham atualizações no Kindle pra resolver esse problema. Segui firme na leitura apesar do Kindle porque ler essa obra maravilhosa vale a pena. Agora é rever a também maravilhosa adaptação cinematográfica com a atuação espetacular do Hugo Weaving como V.

Emma 17/08/2022

Foi minha graphic novel preferida quando eu era adolescente: Alan Moore foi o responsável por dar o primeiro empurrãozinho para politizar esta criança punk e revoltada.

Sam 14/08/2022

Um clássico nunca morre
O que posso dizer dessa hq, dessa história? Simplesmente magnífica e perfeita cara, é isso! Eu achei que iria ao folhear ela por já ter visto o e já ter ouvido que a adaptação tava bem fiel, mas lá estava eu dnv preso a história e fascinado por esse mundo apresentado como se fosse a primeira vez.

Juaum 31/07/2022

Um clássico.
Um mundo distópico, personagens cinzas e um protagonista anônimo, some tudo isso e você terá V de Vingança. Uma ótima história, que prende do início ao fim. Embora seja uma narrativa mais cadenciada, não perde o ritmo frenético de "ok, o que será que vai acontecer agora?".
Eu ainda prefiro o filme, que sintetizou muito bem a mensagem da obra, porém para quem busca algo mais completo, vale a pena a leitura.

Cauê 18/07/2022

Espetacular e necessário
Comecei a ler esse quadrinho a uns 15 anos atrás logo após descobrir a importância de Alan Moore e pouco tempo depois de assitir ao filme.
O abandonei pois a escolha que Lloyd fez de excluir as onomatopeias e essa coloração mais chapada me causaram um estranhamento que o meu eu imaturo não pôde suportar.

Revisitei hoje e essa foi a melhor escolha de leitura que fiz em muito tempo. Façam isso, releiam suas obras abandonadas na juventude, podem ter gratas surpresas.
Essas mesmas escolhas gráficas que o Lloyd tomou que eu disse que tinham me incomodando hoje me encantam, trazem todo um ar de filme mudo, noir, até de um romance policial inglês da virada do XIX para o XX.

As personagens são ótimas, suas construções trazem profundidade e verdade, trazem falhas e contradições críveis. Falhas essas que não poupam nem os protagonistas. O que casa perfeitamente com o ideal anarquista a anti personalista da obra.
E sobre ideologia eu recomendo as análises dos canais Quadro em Branco e Quadrinhos da Sarjeta que falam muito bem sobre como o esvaziamento ideológico do filme não só empobrece a obra como perigosamente a deturpou.

Voltando a obra, o jovem Moore não esconde suas paixões, nem ideológicas nem artísticas, e é justamente isso, a paixão, que não faz dessa obra nem arrogante com todas as citações a Shakespeare nem panfletária com todo o didatismo sobre anarquia.
V é apaixonado por Shakespeare e por anarquia e isso é real na narrativa.

O vilão (diferente do filme) não é idealizado como uma caricatura mal feita de Hitler. É um homem comum e medíocre, assim como os piores ditadores foram, homens comuns e medíocres, e isso é muito mais assustador do que o mito do "gênio do mal".

Sei que autores não tem poder sobre o uso que se faz de suas obras, mas ver conservadores, nacionalistas e defensores do capitalismo usando a máscara do V como símbolo é de doer o coração.

Leiam e se deixem levar pela paixão pela anarquia e pelas pessoas. Só assim é que esse símbolo poderá ser resgatado pela juventude marginalizada para quem ele foi feito.