V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Guga 03/07/2021

Um dos títulos mais importantes da minha coleção
V de Vingança é uma pérola, uma obra escrita pelo mago anarquista, Alan Moore, e desenhada pelo David Loyd.
A história se trata de um mundo distópico, tal qual 1984, que se passa na Inglaterra, no final do século XX.
É uma HQ 100% política, que toca em vários pontos de uma sociedade autoritária e faciata, onde o autor usa referências de outros autores famosos quanto às questões de governo, autoridade e anarquia, além de suas próprias ideias sobre tudo isso.
Além disso, a história tem como objetivo realmente despertar algum pensamento revolucionário no leitor, e busca atacar membros e autoridades do governo e o seu funcionamento, mas principalmente, crítica também as pessoas que se acomodam às práticas do governo, e entregam sua liberdade a eles.
Enfim, essa é uma das melhores histórias que eu já li. Recomendadíssimo.

Nota: 1ª leitura em 2019; 2ª leitura em 2020; 3ª leitura em 2021.

Andreas W Daniel 27/06/2021

UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS DA DC
Cara, é difícil falar de V de Vingança sem usar palavras já manjadas como brilhante, atual e incrível! É uma das HQ's mais icônicas e com uma história atemporal, de fato.
Gosto muito da forma como o V conduz todos os seus passos como um maestro guiando sua orquestra e é sempre tão filosófico a respeito de sua visão de mundo.

Kellvyn.Rios 24/06/2021

Formidável em todas as formas de produção
É extremamente difícil agradar os dois lados, mas na minha concepção V de Vingança conseguiu começar e terminar com maestria tanto na Tela quanto no HQ.

Um grande parabéns para os envolvidos que nao deturbaram a história e fizeram tomar um rumo extremamente inteligente da ponta da caneta até a lente da câmera.

CAsar.Freitas 22/06/2021

Leitura despreocupada
Apesar de já ter visto o filme e certos plots da história já sabia o que iria acontecer, ainda sem a leitura foi muito proveitosa

daricanedo 17/06/2021

V
Na maioria os livros são melhores que os filmes, mas confesso que nesse eu me arrependo, não sei se por ser a narrativa diferente ou eu não estar na vibe de um livro mais profundo. No entanto V é uma história surpreendente e cheio de grandes pensamentos que nos levam a refletir, principalmente sobre a atualidade que vivemos.

Thiago662 11/06/2021

HQ e o filme são sensacionais. Simplesmente genial.
Vi o filme e sempre procurei essa HQ. E posso dizer que a adaptação é tão sensacional quanto a HQ. Tanto que é quase impossível ler sem pensar na atuação Natalie Portman como Evey.

Uma Inglaterra distópica, fascista. Governada pelos Dedos (polícia), Olhos (vigilância), Nariz (investigação), Cérebro (sede do poder central) etc., unidos para formar o corpo político completo do regime. Tudo sob as coordenadas do supercomputador Destino, assistido pelo Comandante Adam Susan.

Um regime, instalado após uma terceira guerra mundial, baseado na perseguição aos diferentes. Os argumentos de Alan Moore e os quadrinhos de David Lloyd são uma combinação sem igual.

Estamos sempre a um passo de nos tornamos essas sociedades distopias, mas sempre há uma saída.

Silva 08/06/2021

Nível Alan Moore
Aqui temos uma das obras primas do Mago. O mistério contida em alguns cenas chega a ser muito instigante. Prende a atenção do leitor.

rodrigo963 12/05/2021

maio - desafio do mês 2021
Vivemos no mundo de caos, desse modo, irei destacar o livro: v de vingança. O hq vai demostrar uma Inglaterra totalitária, onde as pessoas são controlada e o senso de "justiça" não existe mais. O livro é cheio de crítica social e política, um verdadeiro manual de ações e conflitos interpessoais. V é muito profundo, trazendo elementos vivenciados pela sociedade do século passado. Dessa forma, os leitores podem refletir os elementos presente no livro, conectando-se aos dias atuais.
Deixo aqui meu breve comentário, pois o hq é melhor sem revelar o enredo dele.

Chanel.Gigi 25/04/2021

Vi veri veniversum vivus vici
Primeiramente, o livro se trata de uma história em quadrinhos, um formato que eu nunca li além da turma da Mônica e Luluzinha (risos). Portanto, foi uma experiência completamente nova pra mim. Após a leitura pude concluir que esse formato deixa a história muito mais dinâmica e simples de ler, uma vez que a imaginação através das imagens já está visualmente feita. A única preocupação que tive foi em acompanhar o enredo, uma vez que os acontecimentos decorrem muito rapidamente. Ademais, muitos personagens "secundários" estão presentes e ganham espaço conforme a leitura anda. As vezes o autor da foco maior pra um, as vezes esquece de outro, mas é claro, tudo gira em torno do V.

Muitas referências estão presentes nesse livro e, em sua totalidade, são geniais (se você entender, claro hahaha). Apesar de ter uma explicação das referências no final da hq, as vezes elas se tornam massivas. Faz parte da estética do livro e compreendo isso, sem isso a identidade seria um pouco comprometida, porém não é algo que me agrada tanto pela enorme quantidade presente. Outra coisa que me desagrada é os enigmas intermináveis de V que, apesar de comporem uma parte importante da harmonia do personagem principal, se tornam intragáveis em algumas partes. Mas isto é apenas um gosto pessoal meu, gosto das coisas explicadas detalhadamente.

Eu diria que é uma leitura com muitas descobertas, não chegando a ser um plot, pois o enredo continua seguindo como deveria. A ambientação da história também me agrada muito pois, apesar de ser um mundo distópico para nós, tem muita semelhança com a realidade vigente. O fato de se tratar de um governo autoritário também é outro fator interessante na história e, principalmente, a identidade que o V assume devido a isso. V não é uma pessoa, é uma ideia, um conceito de governo melhor.

O fim não me desagradou mas também não fez o contrário. É o fim que o livro merecia, que o personagem merecia. Chega a ser poético, se não trágico. Entretanto, como não gosto desse elemento "o resto fica para a imaginação do leitor", me incomodou muito a falta de respostas de como o sistema governamental ficou após os acontecimentos finais.

Em suma, é um livro que recomendo. É uma obra genial com muitas elementos próprios que não se assemelham a nenhuma características de histórias parecidas.

Finalizado em: 25-04-2021

Alana226 16/04/2021

Provocador
História que você pode ler em qualquer época e sempre será atual. Aborda aspectos intrínsecos do ser humano, ora sério, ora teatral e V é um personagem misterioso e que cativa.
Ambientada entre o futuro das décadas de 1980 e 1990, numa Inglaterra controlada por um governo totalitário e truculento, vemos nosso protagonista usar todos os seus recursos e habilidades para destruí-lo, uma vez que foi vítima de sua gestão no passado. Mas a obra, não se resume apenas à execução de uma vingança, ao longo da história, são apresentadas várias questões que envolvem conceitos como poder, liberdade, autoridade, dentre outros.

@fernando.e89 15/04/2021

Uma realidade atual!
Uma HQ polida e com a mensagem que ressoam na nossa atualidade!
Hoje vemos que a democracia é falha e a politica completamente corrompida.
Alan trás através das grandes maculas da história uma mensagem que reforça a necessidade de revidarmos de uma forma logica sobre o poder mal distribuído em nação e que se faz necessário conhecimento para lutarmos contra os verdadeiros inimigos. Não espere uma leitura dinâmica ou algo igual ao filme pois são bem distintos. Para mim alguns personagens e alguns diálogos são bem desnecessários mas nada que tire o brilho da obra.
Vale cada centavo e o investimento do tempo.

Guilherme.Oliveira 12/04/2021

Simplesmente brilhante!
Obra indispensável para leitores assíduos de quadrinhos ou não.
Crítica interessante sobre a sociedade e falas fortes e marcantes do protagonista.

Recomendado com a vontade de reler tão logo concluída!

isa 10/04/2021

Muito bom!
"Você pretendia me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto pra morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são à prova de balas."

Maravilhosa história sobre a perda da liberdade e de direitos, e o despertar necessário para lutar por eles. Assustadoramente semelhante ao que vivenciamos na atualidade, ou ao que podemos vivenciar em breve..

Recomendo bastante.
Ps. É um dos livros mais lindos da minha estante. As ilustrações são incríveis!

Tarci 03/04/2021

Incrível!
Desde que li Persepolis no começo do ano passado, eu comecei a nutrir um amor inexplicável por graphic novels e quadrinhos, e busquei ler outros, como Bordados, Jovens Vingadores e Maus, mas acho que posso afirmar que nunca uma graphic novel bateu em mim tão forte. De todas as outras, Maus tinha sido a que mais tinha me comovido, mas V de Vingança conseguiu me emocionar ainda mais. É simplesmente um livro impecável e de uma temática inteligente , que me deixou sem palavras do começo ao fim!

?Não há carne ou sangue dentro deste manto, há apenas um ideal. Ideias são a prova de balas.?