1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Joao 18/05/2024

Murakami te prende em uma sucessão de mistérios que se confundem com o clima surrealista dos livros dele. Ao mesmo tempo em que ele vai mostrando e contando por sucessivas vezes a rotina do dia a dia dos protagonistas, ele vai te envolvendo e te prendendo. mas fica uma sensação realmente de que o que vale é a jornada e não chegar ao seu destino, o que pode frustrar muita gente.

O livro termina e muitas perguntas ficam sem resposta. Acho que o prazer de ler fica pela prosa do Murakami. Sempre que eu leio fico com uma estranha sensação de estar dentro da história, como eu não sinto em outros livros.

Já li os outros livros e a sensação que tive com esse primeiro se manteve.

Gerson91 11/05/2024

É um Murakami intenso que não acaba neste primeiro livro. Toda a inteligência de personagens fortes, alegorias e fatos em dois mundos. Preciso ler os próximos volumes.

Eliza139 10/05/2024

Pornografia barata, brisa atrás de brisa e mais pornografia.
Perdi meu tempo e dinheiro com esse "livro".

Confesso que no início a leitura estava me prendendo bem, até me deparar com a primeira descrição de sexo. Segui adiante, na esperança de não ver mais tantas descrições de peitos, vaginas e pelos pubianos, mas para minha tristeza, todo capítulo da Aomame tinha sexo.

Nojento, feio e desnecessário, não agrega em nada, é uma tara explícita.

Além da Aomame, tem o Tengo e seu amigo, que são homens maduros, que ficam comentando e desejando os seios de uma jovem dislexa de 17 anos, jovem esta que dorme na casa de um deles.

Além da sexualidade fútil e barata, há um enredo arrastado, sem conclusão e completamente confuso.

Nada com nada, sem pé nem cabeça, um amontoado de palavras desconexas com cenas sexuais intercaladas

Foi meu primeiro e último contato com o autor, não quero mais nem de graça.
Perdi meu tempo e dinheiro.

Livros como esse me lembram o porquê eu odeio literatura contemporânea e amo os clássicos. Pelo menos para isso ele
serviu.

Andre.Coletta 10/05/2024

Realmente genial.
Meu quinto livro do Murakami e apesar de me sentir bastante familiarizado com sua narrativa, é sempre refrescante se deixar levar pelo autor.
No primeiro livro da trilogia de 1Q84, Murakami nos apresenta dois personagens bastante opostos, mas com o aprofundamento da história fica nítido uma certa relação entre os dois, um vínculo que posiciona os personagens como um elo entre dois mundos.
Assim, é construída toda uma história sobre relações humanas, amor, abandono, cultos, obsessão, quase como uma variante entre sonhos e pesadelos.
Apesar de um caráter introdutório da obra, não deixa de ser um livro fascinante, ansioso pra ler os próximos da trilogia.

Theo.Tell 07/05/2024

Esse foi o segundo livro que li do Murakami. Primeiro li "homens sem mulheres", achei um livro muito bom, gostei de praticamente todos os contos.
Gosto muito da escrita dele, é algo simples e ao mesmo tempo muito rico em detalhes sem que seja cansativo de ler. Contudo esse livro me deixou um pouco decepcionado, são 432 páginas onde pouquíssima coisa parece realmente acontecer, sei que é uma triologia, mas não me deixou tão instigado a saber o que vai acontecer nos próximos livros da forma como eu esperava. Além disso algumas partes me incomodaram um pouco, como a descrição constante dos corpos femininos, principalmente da personagem Fukaeri (menina de 174 anos) em que basicamente todas as aparições existe um parágrafo descrevendo o formato dos seios dela. O mesmo ocorre com as outras personagens femininas, isso é um padrão que já havia notado em "homens sem mulheres" mas que me deixou mais incomodado nesse em específico.
Achei um livro ok, não foi o melhor livro que eu já li na vida e não sei bem ainda se irei ler os próximos, tenho vontade de saber como finaliza a história, mas também não se tornou prioridade nas minhas leituras.

Mat 15/04/2024

A escrita do Murakami é impecável, assim como suas histórias. 1q84, no entanto, não me despertou um desejo genuíno de ler as outras duas continuações. Um ponto negativo é o uso extremo de elementos sexuais em momentos que, pelo menos para mim, não são oportunos e não agregam em nada na história. Esse elemento é claramente visível em outras obras do autor, inclusive fetichizando relações sexuais sáficas, ao mesmo tempo que personagens masculinos homossexuais são escassos (em três livros só vi um), funcionando como meros figurantes. A história em si é intrigante, principalmente com a mistura entre características de sci-fi e o suspense e ocultismo que envolvem a seita. Continuarei, só não sei quando.

Dsotelo 14/04/2024

Intrigante
É um livro bastante criativo e até complexo em certo ponto por abordar assuntos complicados de forma direta e sem rodeios, o que é um ponto bom. O ponto negativo fica mais para o lado da narrativa de Tengo, que nesse primeiro volume considerei um personagem chato, e repetitivo. As partes dele são as que considerei mais chatas.
O ponto de Aomame, no entanto, é mais interessante, e admito que foi a narração dela que me despertou maior interesse de continuar com a trilogia em breve.
Num todo, o livro possui algumas ´´barrigas´´, como é de praxe nos livros de Haruki Murakami, mas não deixa de ser um livro intrigante e que desperta a curiosidade, apesar das partes maçantes.
Espero gostar um pouco mais do segundo volume.

Fernando.Hasil 24/03/2024

Murakami é um gênio
Primeiro dos três livros, obra fantástica que conecta dois personagens no decorrer de um livro em que não conseguimos largar. Amor, crime, distopia, tudo simultaneamente...

Cris.Vidal 09/03/2024

1Q84
"O mundo, Aomame, é uma incessante luta entre a memória de quem está de um lado e a memória de quem está do outro."

É um livro que conta história do ponto de vista de Aomame e Tengo. É uma leitura fácil e você se vê em um mistério que vai se revelando a partir dos capítulos misturando realidade com fantasia, ambos vivem uma vida diferente, e mesmo sendo paralelo tudo está interligado de alguma forma.

A história gira em torno desses dois protagonistas, um professor de matemática e escritor e uma lutadora e assassina de aluguel que mata por princípios. Ao desenrolar da história tentando entender o que uni os dois lados e o mistério em torno deles.

O autor sabe muito bem desenvolver os personagens, mostrando a infância e acontecimentos importantes, até seus traumas adicionando camadas complexas à trama. A relação entre amizade e namoro é especialmente explorada, adicionando profundidade aos personagens e a história como um todo.

Terminou com vários assuntos em aberto e um mistério intrigante que vai me fazer querer ler muito mais. Eu amei Aomame, apesar de ser uma mulher retratada por uma visão masculina. Como um ponto negativo tem uns assuntos problemáticos e por ser uma visão completamente masculina, me incomoda o apelo sexual frequente no livro.

Ao terminar a leitura, fiquei com várias perguntas intrigantes em mente me fazendo querer ler mais. O que são os "Pequenos Povo" e qual sua relação com as crianças? Qual é o mistério por trás do mundo 1Q84 e como ele se relaciona com a história de Tengo? O que Sakigake está escondendo e quem é o líder?

?O escritor não é uma pessoa que soluciona problemas. É uma pessoa que os propõe.?

Livia1405 02/03/2024

Eita atrás de vish
É um livro que, apesar de ir se construindo lentamente, tem personagens muito bem elaborados. Cada capítulo vai revelando um pouco mais do que está acontecendo, mas o final ainda deixa bastante aberto para os próximos volumes.

Hari-Nama 16/02/2024

Conhecemos o mundo de 1Q84, do ponto de vista de Aomame e Tengo. Livro com algumas coisas meio estranhas e bizarras como todos que já li do autor.

Eduardo.Grizenti 13/02/2024

Um ótimo começo
Ótimo começo de uma trilogia. Consegue nos envolver no mistério, deixando a vontade de saber mais sobre o que está acontecendo, mas principalmente apresenta os personagens de forma convincente. Senti que se repetia às vezes, porém Murakami escreve tão bem que mesmo quando eu tinha a impressão de que ele estava repetindo informação, a leitura não ficava cansativa.

miss arabesque 12/02/2024

Ótima narrativa, mas peca pelo excesso de male gaze
Eu sou apaixonada pelas narrativas do Murakami e amo a delicadeza que ele tem para tratar alguns temas, principalmente se tratando de relacionamentos, mas sempre tive a sensação de que, se fosse uma autora feminina, minha identificação seria mais completa.

Às vezes falta certa sensibilidade para retratar ou se referir às personagens femininas. Nesse livro, sinto que há um nível de sexualização que não agrega tanto à narrativa. Não critico a existência desse tipo de conteúdo, mas à banalização dele.

Há também um excesso de retificação de trechos da narrativa. A história daqueles grupos nas montanhas ou a lembrança do Tengo sobre os seios da mãe são mencionadas diversas vezes. Aliás, certa obsessão por seios me parece evidente na história.

Porém, eu gosto do ritmo mais lento e como as situações são explicadas em detalhes, principalmente porque é possível enxergar um caminho para onde elas estejam indo e como as situações estão se conectando. Me deixou bastante intrigada para os volumes seguintes.

louisevfh 09/02/2024

?O mundo, Aomame, é uma incessante luta entre a memória de quem está de um lado e a memória de quem está do outro?

Me disseram certo dia que esse livro era uma releitura de 1984. Não é. O romance de Orwell permeia as histórias de Tengo e Aomame, mas a obra não se limita a isso. Parece que teremos um quê de fantasia com o povo pequenino? mas se tratando de Murakami, não sei o que esperar. Ansiosa para ler o próximo da trilogia!