1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Iris Cristina 14/08/2022

Estou gostando muito da leitura! Não vou mentir que algumas cenas de fetiche sexual questionáveis e estranhas me incomodaram um pouco, mas nada que eu não esteja acostumada com esse tipo de coisa nas obras do Murakami! Amei a personagem Aomame! Quero já começar a ler o livro dois para ver possivelmente a história dos dois personagens se juntando e descobrir que raios é esse povo pequenino!

Mariana.Guimaraes 06/08/2022

Bom, mas esperava mais
Gostei da história, no geral. Causa curiosidade, inquietação. Porém, achei um pouco "cozido" demais, principalmente os capítulos do Tengo. Caramba, tudo o que ele fala me dá vontade de mandar ele ir tomar um "banho de água fria", é o tempo inteiro falando de mulher, vai cansandoooooo. O final é bem ????? nada. Enfim, bora pro próximo, fé.

Robswida 05/08/2022

Diferente
Livro impossível de parar de ler , uma escrita diferente de tudo que já li , gostei bastante e recomendo a leitura

Daniela 24/07/2022

Fiquei fascinada pela escrita, pela história e pelos personagens.
A história ficou ainda mais confusa conforme se aproximava do final. Depois de conhecer Tengo e Aomame, o ano de 1Q84 ainda é uma incógnita.
Muitas perguntas ainda sem resposta, mas acredito que nos próximos volumes tudo será respondido. Este é mais introdutório, para dar a conhecer os diversos personagens e os acontecimentos que levaram a que chegassem onde estão.
É um livro interessante e que dá vontade de conhecer mais.
Quero muito saber o que vai acontecer a seguir, o que se passa dentro daquele culto.

Léo 22/07/2022

Em primeiro lugar vamos deixar muito claro que há eras não lia sequências e me deparava com a possibilidade, ou necessidade, de escrever uma resenha a respeito dos livros em separado.
Em segundo lugar temo que deixar bem claro que isso aqui é H. Murakami e cada livro contém seu peso e sua história. Suas caminhadas são independentes e eles se complementam, mas não espere travas para seguir a sequência por não ter pego o pulo do gato.
Nessa ficção entre de coração aberto para uma história que tem muito mais elementos de romance, suspense investigativo e elementos culturais japoneses que qq outra coisa. A ficção aqui é muito sutil, e qdo vc percebe já está imerso nela até o pescoço.
Particularmente eu gosto muito e acho excelente essa habilidade de contar a história pelos cantos até que vc já a comprou, mas tem quem goste de coisas mais ligeiras...não recomendo 1q84 nesses casos.
A história é fluida, mas lenta para que vc sinta tudo que está ao seu redor. Então aproveite e boa viagem!

sofia_say 21/07/2022

1Q84
Um livro que começa em suspense e termina do mesmo jeito? Sim, apesar disso é muito bom. A escrita do Murakami é fluida, simples e bela. Não recomendaria essa obra para todas as pessoas pois nem todas a apreciariam. Afinal, ele descreve, zomba e explica como o mundo realmente é, o que algumas pessoas podem encarar como problemático.

Mari 20/07/2022

Tudo acontece em um ritmo muito lento
Primeiro livro que leio desse autor, mas não me prendeu muito. Ele faz boas descrições e os personagens são bem complexos e interessantes; mas achei o livro lento. Entendo que é uma trilogia, mas a sensação que tenho é que tudo acaba ficando para os próximos livros.

Lucas 19/07/2022

amomame lenda
tengo lêndea

ansioso pra ler as próximas partes pq sinto que agora o bicho vai pegar demais !!!!

murakami vc eh foda mesmo sendo meio problemático em algumas coisas que escreve
Felipeeematos 04/01/2024minha estante
Eu curti muito os capítulos do Tengo também hahah, mesmo ele sendo travadão e tudo mais. Esse primeiro livro é espetacular

Leninha 18/07/2022

2Q22
Nada mais que Murakami. Ao ler esse autor aprendi algo sobre fetiches, fantasias e o sentido que a palavra problemático será usada sempre que algo soar por demais sexual e esse demais não for considerado poético e sim cru. Não é incomum abrir resenhas e descobrir que o único motivo de ter se tirado uma estrela dessa obra foi de uma incompreensão de fantasias sexuais, ou de algo que por não ser seu, se torna repugnante. Murakami nessa obra saborosa fez o que sempre faz, retrata seres humanos, quer eles gostem ou não.

Nics 18/07/2022

A minha leitura do ano?
Fiquei apaixonada pela escrita de Haruki Murakami assim que comecei a leitura. A riqueza de detalhes sem ficar maçante, o modo como ele descreve os pensamentos dos personagens, tudo isso me pegou.

Claro, a história também me deixou doida. Queria ler tudo de uma vez, apesar de estar com a leitura mega lenta esse ano!!
Ela se passa em um ano ?alternativo? a 1984 e tudo gira em torno de um tal povo pequenino. Todas as descobertas nesse livro foram incríveis.

Não vejo a hora de começar o volume 2.

fwrret 16/07/2022

muito bom
A escrita do livro é muito gostosa de ler. É bem simples e sucinta, mas o Murakami faz de um jeito que até um ócio na cozinha se torne algo admirável e muito lindo de se contemplar. A história é cheia de enigmas, em alguns momentos você se emociona, e em outros você acaba ficando bastante confuso, mas o que me fez tirar 1 estrela do livro foi a sexualização constante dos personagens sem um propósito na história, como a que acontece com a personagem Fukaeri (que tem apenas 17 anos). No geral, é um bom livro, que me deixou com vontade de ler as continuações, recomendo, porém, com ressalvas em relação a sexualização e gatilhos de violência, violência doméstica, trauma religioso, entre outros.

Kaah Vicente 14/07/2022

Em 1Q84 os capítulos são intercalados entre a visão de Tengo - um professor de matemática de uma escola preparatória, que em suas horas vagas escreve romances - e Aomame - uma instrutora de academia de artes marciais, que em suas horas vagas presta um trabalho secreto e um tanto questionável - as histórias dos dois vão se conectando aos poucos, o que dá a entender que nos próximos livros veremos esse personagens finalmente juntos.
Além da vida "normal" desses personagens, também somos apresentados a um cenário um tanto fantasioso, e é nele que repousa o mistério desse livro, sua introdução é pouco confusa, mas o livro acabada e ainda estamos querendo saber quem são esses tais seres chamados de povo pequenino?
Achei bem interessante a premissa, apesar desse ser mais um livro introdutório, espero que os próximos tenham mais acontecimentos relevantes e que todas as perguntas sejam respondidas. Achei a escrita bem rebuscada, e a narrativa um pouco lenta, mas nada que não de para aguentar. E apesar do autor abranger temas sensíveis como o abuso sexual, achei que alguns pensamentos do Tengo um tanto alarmantes, talvez o autor trabalhe isso mais pra frente, mas isso me incomodou bastante.

Kaio 08/07/2022

A realidade é sempre única.
Um livro que começa misterioso, que se arrasta por mais de 400 páginas e termina ainda mais misterioso do que quando começou, pode ser considerado um bom livro?

Eu diria que sim.

Bella 08/07/2022

Mto bom, só apagaria todas as partes que o homem pensa pq afe Maria, só pensa merda, do tipo deveria ser preso e submetido a sessões severas de terapia.
A mulher é amazing rom pom pom pom.

manu 07/07/2022

mt bom
achei que esse primeiro ia acabar com alguma coisa muito emocionante mas n aconteceu nada demais.
livro bem interessante e um pouco confuso mas é muito legal.