1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Tainá 24/12/2022

1Q84
que livroo!!!!! aomame é a personagem -quase- perfeita

Weslley 28/10/2023minha estante
Hater! Deixa meu Murakami em paz!

Carolina 19/12/2022

Minha opinião sobre o livro 1Q84 (livro 1)
É interessante que o autor (Haruki Murakami) conta duas histórias ao mesmo tempo. A leitura é agradável e as vezes parece como se você estivesse vendo um filme que brinca com o psicológico, por que você tenta eencaixados acontecimentos da vida da Aomame com a vida do Tengo, se perguntando: "caramba, qual a maldita relação entre essas duas histórias?"
O livro é bom, mas aviso: tem gatilho de abuso sexual.

bia 26/11/2022

confusa
Primeiro livro do murakami que li e não gostei ? Achei muito enrolado, o livro tem 400 páginas e desenvolve praticamente nada do mistério? Pensando ainda se vou dar uma chance pra continuação
mari 27/11/2022minha estante
Tristeza

bia 27/11/2022minha estante
Que tistreza

Isa 22/11/2022

O povo pequenino: quem são? O que fazem?
A história é bem escrita e envolvente mas na minha opinião tem uma construção mais lenta que o necessário. Os personagens são complexos mas não consegui me identificar com nenhum, sinto que a personalidade deles são um pouco fora da realidade. Eu queria MUITO saber quem são o povo pequenino e o que fazem e se um dia eu ler a continuação será por eles porque nenhum personagem da história despertou minha curiosidade. Inclusive se alguém quiser me dizer sobre eles eu aceito.

Bruna522 22/10/2022

Estranho
Eu comprei esse livro há muitos anos atrás e nem sei o motivo, já que nunca tive contato com o autor. Eu lembro que comecei mas abandonei, e agora decidi dar uma nova chance.

Com certeza é muito bem escrito e te mantém preso, querendo saber mais do que está acontecendo ali, mas é só. As personagens femininas me faziam revirar os olhos o tempo inteiro pois estava muito claro que foram escritas por um homem, kkkkk. Simplesmente não parecia nada natural, e todas pareciam querer se pegar entre si em algum momento.

Até agora não entendi a obsessão estranha pelos peitos de todas as personagens e a situação fica um pouco mais grave quando se trata da Fukaeri, que tem 17 anos. Achei muito desconfortável e perturbadora a relação dela com o Tengo, que é muito mais velho.

Também não entendi a relação com o livro 1984, se é que existe alguma. Acho que foi só o título? Foi uma ironia com o povo pequenino? Sabemos muito pouco aqui ainda.

Pensei em abandonar de novo, mas a curiosidade falou mais alto e vou continuar a série, já que não temos tantas explicações nesse primeiro volume. O autor com certeza sabe como te manter preso nesse mundo e nessa história.

Thaís 14/10/2022

Q livro maluco, não tô entendendo absolutamente nada. Aomame incrivelmente segura de si, ao invés de achar q tá ficando doida, ela prefere acreditar q está em um ano diferente.
Amei, quero continuar

artur.rod 27/09/2022

murakami meu amor
bom, muito bom mesmo, segundo livro do murakami que leio e nunca esteve tão claro que é impossível descrever a escrita dele, é ao mesmo tempo tão descritiva e complexa, cheio de detalhes e tudo é tão romantizado e, mesmo assim o texto fluir de uma maneira tão simples que é impossível não se sentir hipnotizado pelo mundo criado, todos os personagens são maravilhosos, desde os protagonistas os quais é impossível não criar um extremo apego, até os personagens secundários que, mesmo sem muita descrição murakami consegue dar profundidade a eles de uma maneira incrível, esse é só o primeiro livro e se os outros dois foram tão bons e contarem uma história tão bem contada vai ser uma das melhores trilogias que já li (nunca li uma)

somente um ponto negativo; achei desnecessário o número de cenas eróticas, não são muitas, mas também não são poucas, e todas são escritas de um jeito meio estranho, totalmente sem necessidade e chega até ser desconfortável em algumas partes, tipo no final do livro o plot todo do história sendo desenvolvido na sua frente ao mesmo tempo de uma cena erótica, meio bizarro?

Day 23/09/2022

Introdutório
Fiquei em um impasse durante toda a leitura, pensando se estava gostando ou não. Ainda não sei ao certo.
Comecei mais interessada na história de Aomame, depois, pelo meio do livro, fiquei mais curiosa com a parte do Tengo (na verdade da Fukaeri), e no final eu achei que tava enrolando demais.
Já sabia que o livro originalmente é único, apenas dividido em 3 tomos, então sabia que não teria um real final nesse livro 1, mas achei que teria uma introdução maior da história.
Ainda não sei do que exatamente o livro se trata, mesmo após ler 420 páginas dele. Mesmo em um livro de mais de mil páginas a gente espera já saber dar uma sinopse do que se está lendo.
Confesso que fiquei incomodada com as diversas descrições de sexo que não acrescentam em NADA na história - diferente de outros livros em que o sexo faz parte do que o autor quer passar. Houveram também questões homofóbicas e a sexualização de uma menor de idade, mas isso ainda passo pano porque pode ser apenas um reflexo da história e não um pensamento do autor.
Vou continuar a leitura dos próximos livros, mas não agora, porque esse me deixou numa ressaquinha.

Leticia.Ayumi 18/09/2022

1Q84
Gosto muito da maneira concisa que o autor escreve. Dentre o livros que já li do Murakami, este é um dos meus favoritos. Ansiosa para o próximo!
????????

Rodrigo 16/09/2022

Leitura obrigatória
Este é o impressionante, para mim, primeiro volume desta trilogia. Nele conhecemos diversos Fukaeri, Tengo, Iamame habitando mundos diferentes em um enredo cuidadosamente escrito de forma tortuosa mas envolvente, trançando, literalmente , as vidas dos personagens em aproximações que estão me deixando em grande expectativa. Outra presença marcante e misteriosa são o chamado povo pequenino. Ao mesmo tempo ele nos coloca em contato com fatos misteriosos, violentos e chocantes. Murakami é um grande escritor. Estou ansioso para ler os outros livros. Personagens marcantes e emblemáticos. Livro maravilhoso

Gabriel.Facchin 06/09/2022

em resumo
em resumo, é o livro mais misógino que eu já lí na vida; porém confesso que ele foi criativo e até interessante em algumas partes, por isso da nota não ser a mínima.

anaartnic 02/09/2022

A realidade é sempre única
Existem alguns livros que são um pouco difícil de explicar, pois apenas sentindo a história ao ler que é possível exprimir tudo o que ele pode oferecer.

1Q84 é um deles, é uma história instigante e envolvente, possui personagens muito bem construídos, duas histórias que aos poucos se cruzam e faz uma mistura de vários gêneros: romance, suspense, ficção e por aí vai.

A escrita possui um ritmo diferente dos livros ocidentais, se atém a detalhes dos personagens e suas histórias, e com isso gera uma imersão dupla: nos personagens e na sua própria história. Os capitulos se intercalam entre Aomame e Tengo, os protagonistas, e um memso capítulo pode abordar diferentes momentos da história (interlúdios).

O livro é o primeiro volume de uma triologia, e conta a história de duas pessoas: Tengo, um professor de cursinhos e aspirante a escritor e Aomame, uma treinadora de clube assassina de estupradores e agressores de mulheres. Um conflito em comum surge em ambas as histórias e aquela vida comum se torna surpreendente.

Há acontecimentos muito surreais e outros muito reais, e com essa mistura às vezes os acontecimentos mais fora da realidade acabam se tornando muito possíveis na mente do leitor, é de fato uma viagem.

Preciso também destacar as referências literárias aaaaa, algumas mais aparentes com citações e referências e outras mais incorporadas na trama. Se torna uma quebra-cabeça, a qual a leitura se torna também um momento de fomentar a curiosidade para novas leituras.

Já estou lendo o segundo, sobretudo pela forma que o livro 1 acabou, e já digo com toda certeza que este foi um dos melhores que li nos últimos tempos.

"A realidade é sempre única", seja ela tão real e tangível como nossa vida, quanto tão lunática e distante em nossa mente. Leiam!

Ricardo 19/08/2022

Igual, só que diferente
Caramba, primeiro tenho que destacar o tanto que essa escrita é boa e me prendeu instantaneamente. Não teve um capítulo que eu tenha conseguido parar sem finalizar.

Eu assisti dois filmes baseados em histórias do Murakami recentemente (Em chamas e Drive my car) e os dois me conquistaram com muita força. Foi muito bom, ao ler ele pela primeira vez, não ter me decepcionado nem um pouco. A história tem o ar intrigante que eu esperava, e de bônus a escrita é um deleite maravilhoso.

A história é de certa forma simples, muito focada em detalhes mas que de certa forma coloca cada parte em sua própria perspectiva e não faz parecer que seja menos importante por ter menos acontecimentos impactantes, ao mesmo tempo que é muito recompensador conectar os detalhes em tempo e espaços diferentes, enquanto tentamos fazer sentido dos cacos desse mundo caídos ao chão, tal qual os personagens. Coisas simples causam uma tensão muito grande. É fascinante.