1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Cristina.Troller 08/08/2023

Gostei a triologia, mas acredito que poderia ter sido escrito em 1 ou no máximo 2 livros. O volume 3 parece que foi escrito só pra ser vendido em3 volumes.

Alain 02/08/2023

Ao som da "Sinfonietta" de Janáček
É um dos meus livros preferidos, e relê-lo depois de onze anos desde a primeira vez me fez reviver várias coisas que já havia esquecido. 1Q84 segue a vida de Aomame e Tengo, transportados para um Japão distópico, onde percebem estar em outra realidade. Aomame busca retornar ao mundo real, enquanto Tengo protege uma misteriosa garota autora de um livro intrigante. A obra aborda sexo, machismo japonês, novas religiões e temas sociais, revelando uma face não idealizada do país. O enredo mistura realidade e fantasia, com personagens humanos enfrentando escolhas e desafios. A trilogia encanta ao unir mundos paralelos e reflexões profundas.

Jessikelly0 27/07/2023

1Q84 Livro I
Sou o tipo de pessoa que fica agoniada quando um livro tem mais de 300 páginas rs? ( não é a toa que até hoje não consegui ?terminar a mulher de branco?) mas, como sou curiosa resolvi ler esse livro. Fui tentando avançar o mais rápido possível para descobrir ?qual é desta história?, porém, ao terminar a última página, nenhuma de minhas dúvidas foram sanadas. Logo mais terei que ler o Livro II para descobrir.

Acho tão interessante o fato de que diferentes culturas influenciam no tipo de escrita, gosto muito dessa diversidade. Para alguns podem causar um certo tipo de estranheza, mas no meu caso, é o ?diferente? que me atrai.

Cy 25/07/2023

Reli esse livro, após 8 anos. Lembro que na época eu tinha gostado muito e achado diferente dos livros "ocidentais", e agora relendo já mais madura e com maior consciência, posso dizer o quanto esse livro é primoroso, tanto os pontos de vista entre Aomame e Tengo, e o quanto tudo se interliga aos poucos de forma gradual, natural e muito interessante. Ansiosa pra ler o vol. 2!!

Zeno.Carneiro 22/07/2023

Amei o jeitinho que o murakami detalha as coisas, mas, mesmo assim, ainda é um livro mto cansativo. to com receio de continuar as leituras de 1Q84 e não acabar em lugar algum.

ps. por mais capítulos da aomame e menos do tengo #pas.

Liane Duarte 06/07/2023

Eu acho que o Murakami não conseguiu deixar muito claro o fato que Tengo tem flashbacks bizarros com a mãe dele hein. Ou então que a Aomame tem um corpo esbelto. Ou então que uma adolescente de 17 anos tem seios bonitos.

Essas coisas foram me enchendo o saco ao longo do livro, junto com o fato de que não existe sexo ruim nem homens que não conseguem fazer mulheres gozar, né? Praticamente toda transa do livro relatou orgasmos múltiplos nas mulheres.

Tirando essas e algumas outras coisas repetitivas e enfadonhas, a história me deixou curiosa. Essa foi a segunda tentativa de leitura do 1Q84, mas dessa vez consegui chegar ao fim e um pouco curiosa com os próximos dois. Espero conseguir terminar a trilogia dessa vez.

Geisi.Ferla 03/07/2023

Estranho
Achei a história boa, prende a atenção, mas quando começaram a entrar ficções estranhas, desanimei.

Isabela Rosa 29/06/2023

Muito curiosa!
Ao final do livro ainda me sinto como no inicio: com pouquíssimas informações pra realmente entender o que está acontecendo na história. Gosto muito de Aomame, não sei ao certo o que sinto por Tengo.

Algumas partes da escrita me parecem sexualmente fantasiosas demais. Mas enfim, aguardo novas informações nos próximos dois livros.

Alexandre 17/06/2023

Decepcionante
Os diálogos são ruins e cansativos de se ler. A história nunca se desenvolve, pois o autor sempre trata de um monte assuntos, menos do desenvolvimento do enredo. Eu já li outros desse autor...esse na minha opinião é o pior livro disparado. Não lerei os outros livros da série. Eu li o final pulando parágrafos para poder avaliar com uma estrela, mas esse livro é digno de ser abandonado. Resumindo: narrativa cansativa, diálogos infantis e o desenvolvimento da história é desestimulante. Não recomendo.

Nicole941 28/05/2023

Ele consegue construir os personagens da maneira perfeita!! eu não acho que essa história seja pra mim, então não pretendo continuar os próximos livros da trilogia, mas com certeza vou ler outras coisas do autor.

Ana.Balaniuc 27/05/2023

Livro extremamente esquisito
Que livro esquisito! A história até que é interessante, mas só tem personagens estranhos, e eu não faço ideia de pra onde a história está caminhando. Tive vontade de abandonar a leitura várias vezes, então da metade pro fim fui fazendo leitura dinâmica só pra terminar o livro de uma vez.
O livro 1 não explica nada, só vai colocando diversas informações loucas, com personagens esquisitos, com obsessões estranhas, e no final parece que está no começo, continuei sem entender nada. Zero vontade de ler o livro 2 e 3.

Bruce 24/05/2023

O tipo de livro que te suga
Com uma narrativa fluida e uma história que deixa o leitor com muitas perguntas na cabeça, é difícil desgrudar de 1q84 antes de chegar ao seu final. Este, contudo, me deixou um pouco decepcionado. Ainda assim não há como não pular direto em sua continuação.

molzi 01/05/2023

gostei muito do livro. cada capítulo leva cerca de 15-25 minutos, mas, ainda assim, a leitura fluiu bem. uma coisa que me incomodou foi não ter um gancho pro final. parece que acabou e não deixou um gostinho de quero mais, apesar de ter ficado muita coisa em aberto. pretendo ler a continuação, mas senti falta dessa urgência em colocar as mãos no próximo, por isso não tá na minha lista de prioridades agora.

(mas não pretendo demorar muito pra continuar, porque achei realmente muito interessante o plot)