1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Nini 29/10/2023

Lento porém interessante
1Q84 tem uma narrativa bem lenta, que avança aos poucos, e só começa a ficar realmente interessante lá pro final do livro. Isso geralmente me incomoda e normalmente eu largaria o livro, mas, surpreendentemente, eu consegui ler tranquilamente, sem ficar muito entediada, e com certeza vou ler os outros.

Bem diferente dos livros que já li, e achei muito legal a forma como as histórias do Tengo e da Aomame vão se cruzando e vamos percebendo as conexões entre eles dois. Porém, um ponto que pra mim foi negativo são as cenas e falas sexuais que ao meu ver não têm muita necessidade e não acrescentam nada à história, como se só estivessem ali pra ter algo obsceno. Não costumo me incomodar com uma ou outra cena ou fala desse tipo em livros, mas em 1Q84 elas são bem presentes e em boa parte dos momentos achei irrelevante.
Tirando isso, gostei bastante da história e logo pretendo continuar a saga e descobrir o desfecho.
Gabriella 04/11/2023minha estante
Concordo totalmente em relação as cenas e falas sexuais, parece apenas que o autor estava excitado e queria que a história tivesse isso mesmo se não agregasse a nada, o livro realmente não puxa de primeira, nem de segunda mas é como a história da Fukaeri como falam no início, mesmo sendo ruim você lê até o final
Mas honestamente não sei se vale apena ler o resto

Davi 25/10/2023

"Qual é o sentido de existir outro mundo?"
"Nunca se esqueça de que as coisas não são o que aparentam"

Talvez a citação acima seja a que melhor descreve esse livro.
Temos em 1Q84 muitas referências a 1984 de Orwell e em algum nível as obras de Dickens, isso em uma narrativa dupla, que acompanha Aomame e Tengo.

Nesse caso não vou descrever os acontecimentos, apenas recomendar pela reflexão que a escrita instiga ao leitor, são vários os momentos em que ambas as histórias se complementam e geram uma sensação "estranha", existe muito mistério e os personagens me agradam muito.

Estou relendo a trilogia, mas a primeira vez eu ainda era criança, então não me lembro de nada, não me arrependi nenhum pouco, se não foi a melhor leitura do ano, está muito próximo disso, só espero que a trilogia não tenha um final aberto.

"Ao fechar os olhos, Tengo não tinha mais certeza de em qual dos mundos ele se encontrava naquele momento".

Maria V 23/10/2023

Depois do show de horrores que vivi em Kafta a Beira Mar, chegou a hora de ler 1q84. Li esse livro por dois motivos: 1° eu já tinha ele mesmo, 2° o Murakami é um autor muito aclamado e achei que devia dar uma nova chance aos seus livros.

1q84 tem uma premissa muito boa e instigante, mas demora muito para a história começar e quando começa o livro acaba. No final temos um livro super introdutório sobre o que virá a ser uma trilogia sobre universos paralelos. É o tipo de situação que pode fazer o livro ser mega exaustivo para algumas pessoas.

E se por um lado ele enrola para falar do tema principal, ele não mede esforços para colocar cenas de sexo na história. Chega um ponto que as cenas pareciam ser gratuitas, quase como uma fantasia obsessiva do autor. Muitas vezes eu ficava me perguntando ?tá, mas por que isso tá aqui??. E isso era muito mais recorrente com as personagens femininas dele que podemos definir como hipersexualizadas e com profundidade de um pires.

Gostaria muito de entender mais sobre os universos paralelos, mas acho que vou ter que pesquisar um resumo no Google, porque não dá para continuar essa série.

Flavia 22/10/2023

Diferente de outros livros do Murakami que li, esse demora a ficar interessante. Acho que só lá pela metade, algumas linhas narrativas se tocam e a história passa a ficar mais interessante e, ainda assim, não me cativou em nenhum momento. Não tenho certeza ainda se vou continuar lendo a série.

malu 21/10/2023

QUE LIVRO LOUCO PQP
oq o haruki fez aqui nn tem explicação. a mente dessa cara é LOUCA e ninguém entende. vc precisa prestar MUITA atenção nos detalhes e se focar 100% na leitura. vale muito a pena

moumiller 17/10/2023

Leia essa resenha e fuja desse livro nojento. contém spoiler
Sem dúvidas o pior livro que eu li na minha vida.

a premissa do livro supostamente é sobre duas pessoas indo sem querer para um universo paralelo chamado 1q84, mas a história em si foca na história um cara de 30 anos que pensa no peito de uma adolescente de 17 e logo após esse acontecimento fala que quer transar a namorada, que aliás é casada e descrita superficialmente como se nem humana fosse, de um modo que somente é usada pra sexo, sendo que pro protagonista ela é a >namorada< e ele deixa isso bem claro várias vezes. em uma conversa séria que eles estão tendo, aleatoriamente ela pega o "pênis dele amolecido" e coloca na mão e eles continuam a conversa como se não tivesse acontecido? e no meio dessa conversa tem mais de uma menção de que ela está segurando o pênis dele. essas coisas sexuais adicionadas do nada é uma das coisas que fizeram esse livro ser horrível.

aliás, esse incidente com a adolescente acontece mais de uma vez no livro, um outro exemplo que eu fiquei com nojo é o outro amigo dele mais velho que ele perguntando se a blusa ressaltava os peitos dela e ele falando que os peitos dela estavam "quentinhos saídos do forno". ele deixa ela dormir na casa dele uma vez, depois se pergunta se está se apaixonando e fala que cheirou o pijama dela. é tão nojento que logo na primeira frase que sexualiza a adolescente eu quase abandonei o livro mas decidi ir até o final.

o livro também foca em uma mulher hétero que é escrita basicamente como uma pessoa "curiosa por mulheres" e que teve uma experiência com uma amiga, que ao meu ver foi escrita de um jeito tão nojento e desnecessariamente detalhado que dá pra ver que é apenas uma fantasia do autor. a protagonista percebe que está em um novo universo mas em vez de tentar voltar pra casa ou descobrir mais sobre esse universo, ela transa com caras aleatórios em bares e participa de ménages com uma amiga policial hétero que também quer "experiências femininas".

sinceramente, se você é lgbt, não leia esse livro. é uma falta de respeito e esse autor parece mais um tarado do que um escritor de ficção, ele simplesmente não sabe escrever uma protagonista feminina. a primeira cena de sexo dela com um cara no bar é escrita tão esquisita e robótica, como se ela nem estivesse com tesão. ela vive falando de lamber "testículos" e de querer transar, mas a história do outro universo? não é falado nada de interessante até mais ou menos a página 380, como se o autor tivesse se lembrado de repente que a história é na verdade sobre realidades paralelas (e mesma assim falas sobre sexo que não agregam a história ainda continuam. já entendemos que elas amam transar e amam testículos haruki murakami). pra mim é apenas um livro erótico sobre peitos escrito por um tarado pedófilo. não indicaria a ninguém.

"Pelo jeito você ainda não entende os sentimentos de uma mulher. Justo você, que vive escrevendo romances..." por incrível que pareça, isso é um trecho do livro.
Eliza139 06/05/2024minha estante
Perfeita sua análise. Pena que só vi agora, depois de ler essa b**** de livro.

Luiza2346 05/10/2023

Minha amiga me deu esse livro pra ler porque é um dos preferidos dela. Não sabia quem é Murakami, nem sobre o que se tratava o livro. Demorei muuito pra começar a ler em um ritmo bom mas confesso que da metade pro final comecei a ficar bem curiosa para entender qualquer coisa do livro porque nunca estive tão perdida em uma história tão bizarra e tão interessante ao mesmo tempo. Tô muito ansiosa pra ler o próximo livro.

Sal e pimenta do reino 29/09/2023

A história me envolveu e tem um ritmo que não é tão desgastante, apesar de eu ter sentido que passava muito tempo sem acontecer algo que explicasse o que tava acontecendo. Acho que não deu pra entender o que eu quis dizer kkkk mas enfim, gostei, só fiquei chateada que o livro 1 terminou com todas as perguntas em aberto.

Pedro 11/09/2023

Livraço
Primeira obra que leio do autor e agora desejo ler tudo que esse homem tenha escrito, livraço.
A obra tem um ritmo próprio e uma escrita fluida, sem contar que quando você percebe, "é um abraço", está envolto nesse universo.
Além disso, os temas abordados, a forma que aborda, as referências e as citações que o autor utiliza são uma maravilha a parte.
Fico feliz de ser uma trilogia, permite acompanhar mais um pouco desse universo e dos personagens interessantes.
Li o livro sem ter conhecimento prévio sobre, acho que isso deu uma pitada a mais.
Vale a pena dar uma chance para obra, está entre as minhas leituras favoritas.
Obrigado por ler até aqui, abraços.

Lola 30/08/2023

Estava muito animada para ler esse clássico da literatura japonesa e distópico/fic-científico mas simplesmente não foi para mim.
Me deu uma ressaca literaria que até agora não curei e um pouco decepcionada.
A escrita do Murakami é bem interessante mas alguns aspectos ele murakamou demais.
Enfim, não foi pra mim

Caroline 22/08/2023

+ realismo fantástico
Murakami o único autor que eu me permito ler 400 páginas sem entender nada do que está rolando.
Estamos na mesma linha do tempo? Essas pessoas são reais? Tudo isso está de fato acontecendo? Delírio ou realidade? Estamos sequer no mesmo planeta? EU existo ou também sou um personagem do Murakami?
É incrível como todas essas perguntas cabem em 80% dos livros dele que eu já li e eu simplesmente amo. Viajo no estilo de escrita desse cara. Fazer o que, amor antigo ????

Paty Rio 19/08/2023

Legal, mas
Quase não consegui terminar esse livro. Arrastado, com estilo muito diferente do que eu leio habitualmente, 1Q84 1 é quase tão lento e paciente quanto a brisa de uma manhã.

Porém, ao conhecer melhor a personagem Aomame e especular sobre fanatismo religioso, o livro se torna interessante ao ponto que é impossível parar de lê-lo.

Ao final, deixa um gostinho de quero mais, oq faz vc buscar o segundo livro quase imediatamente.

Brunna90 19/08/2023

1Q84
Ai, gente, perai... 430 páginas em que NADA se resolve???
Esperava mais desse livro pelas críticas aclamadas que o autor recebe, mas agora fico pensando se ele não é superestimado. Quando achei que a história ia engrenar, nada aconteceu, o livro termina e a gente não sabe absolutamente nada que vai acontecer. Tudo bem que é uma trilogia, mas NADA ser resolvido aí também já é demais. O livro é extremamente repetitivo em muitas partes, se tirasse isso, com certeza diminuiria umas 50 páginas que são desnecessárias. Essa fixação do autor por seios também ficou um pouco chata durante a história. A Fukaeri é super esquisita durante toda a trama e no final grava uma fita cassete com frases totalmente coerentes do nada? Muito estranho... Essa Ayumi também me deixa com um pé atrás.

marcelo.batista.1428 12/08/2023

Esse foi o meu primeiro contato com a literatura japonesa, e, baseado nos poucos filmes japoneses que já vi, esperava uma narrativa direta e simples, mas também um tanto hermética. O que encontrei foi uma narrativa que avança com fluidez, com uma pegada de romance policial e uma história que vai ganhando um certo toque do fantástico. Com isso, a aproximação com a cultura japonesa parece se dar mais pelo inusitado do que pelo representativo.
Nesse livro temos dois personagens, Aomame e Tengo, com histórias muito diferentes entre si e que as tem contadas em capítulos alternados, montando uma estrutura que me trouxe a sensação de estar lendo dois livros ao mesmo tempo. Quase não tinha indicações de que elas se cruzariam, e à medida que eu avançava na leitura, cada vez mais achava que ficaria difícil para o autor fazer essa ligação e ainda trazer o desfecho da história de uma maneira coerente. Foi então que descobri ter em minhas mãos apenas o primeiro de três volumes existentes.
Para além das personagens principais, outras me despertaram bastante curiosidade e gostaria de vê-las mais bem trabalhadas (terei que aguardar demais volumes para saber se isso acontece). Apesar de em certas partes alguns argumentos serem muito repetitivos, algumas passagens serem meio clichês, é uma leitura que flui com facilidade, e que me prendeu. Com certeza estou mais propenso a buscar o tomo II do que a parar por aqui.

Henri 10/08/2023

Uma montanha russa de emoções com muitos mistérios
O livro me surpreendeu bastante. Haruki conseguiu me levar a uma montanha russa de sentimentos, me elevando ao pico com as aventuras dos personagens, ao passo que eu mergulhava no abismo dos dramas enfrentados pelos personagens. Além dos mistérios que me prenderam por vários dias elaborando teorias.

Haruki aborda temas cruciais e por vezes impactantes, que ocorrem diariamente na vida cotidiana. Ele apresenta o ponto de vista das vítimas, o que provoca empatia e até de desejo por justiça no leitor.

Para mim, o único ponto negativo deste livro está na objetificação das mulheres. Embora as cenas eróticas do livro não me causem incômodo, percebi que Haruki inclui diversos comentários inoportunos sobre as características físicas das personagens que são desnecessários à história, e tampouco possuem contexto, haja vista que eles são feitos em cenas ?não eróticas?.

Além disso, percebi esse padrão em outros livros dele, o que me leva a crer que essa característica do Haruki é influenciada pela sociedade japonesa, haja vista que esses pensamentos sobre a objetificação feminina são considerados ?comuns? no Japão e estou julgando essa situação com a perspectiva de um ocidental.

No entanto, esse ponto negativo que mencionei não atrapalha a leitura e nem prejudica a história, assim como eu disse, são comentários irrelevantes.

Recomendo a leitura a todos que gostam de narrativas que abordam o cotidiano e o mistério, valeu a pena cada momento que estive lendo esse livro. Quanto aos mistérios, creio que serão desvendados nos próximos volumes.
Sabrina.FAlix 10/08/2023minha estante
Perfeito!