1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Amanda 27/02/2022

Complicado avaliar
Complicado avaliar a primeira parte de uma trilogia e justamente do Murakami.

Vou começar dizendo o quanto que a obra 1Q84 é considerada a máxima Haruki Murakami, mas que com base no primeiro livro, não achei que seja a melhor mas nem por isso é ruim.

Não é minha primeira leitura do autor, e durante a leitura acabei traçando alguns paralelos com Kafka à beira mar, que foi o primeiro e único livro dele que li antes de ler 1Q84.

Vamos primeiro aos pontos positivos:

?A leitura é muito agradável. Acho a escrita do Murakami muito fluida, ele não descreve os cenários de modo excessivo mas tem a capacidade de, com poucas palavras, nos fazer imergir no mundo dele.

?Gosto de como ele é, de certa forma, despretensioso, nem tudo que o Murakami descreve, cenários, acontecimentos, diálogos entre os personagens, tem um significado grandioso por trás e que mais pra frente será pivô pra um plot twist.
Nesse ponto é um tanto semelhante com Kafka à beira mar, onde temos vários acontecimentos paralelos, uma bagunça de cenários e diálogos e que muitas vezes são desconexos.

Para nós que estamos acostumados com aquela leitura quadrada com início, meio, fim e sem pontas soltas, os livros do Murakami se assemelham a um novelo embolado, cheio de pontas e que no fim nem tudo fará sentido mas que ainda assim, o teor principal da obra será captado.
Sinto que os livros dele de certo modo simulam a vida com seus acontecimentos aleatórios, por muitas vezes, absolutamente sem sentido algum (qual o sentido de perder o despertador, não encontrar suas chaves quando precisa, esbarrar com um estranho no ponto de ônibus falar sobre o clima com ele e nunca mais ver aquela pessoa?) mas que, em um momento ou outro, com o passar dos dias e meses adquirimos aprendizado com alguns acontecimentos mais marcantes em meio a tantas aleatoriedades da vida. Para mim, esse é o grande diferencial dele como autor.

Minhas ressalvas:

? Não é um livro infanto-juvenil, tem muitas cenas de sexo aleatório que sim, são dispensáveis quando olhamos o teor principal da obra. Mas entendo o motivo de estarem lá (vide tópico acima).

?O Murakami tem uma tendência em sexualizar personagens, tendência que poderia ser mais comedida. Há uma entrevista dele com uma mulher e ela levanta algumas questões pertinentes, feminismo, etc. É interessante o respeito mútuo existente ali durante o diálogo. A obra dele não se anula por isso, e ele se mostrou disposto a ouvir os argumentos dela e ela entende todas as problemáticas envolvidas, algumas que advém da própria cultura japonesa, que é muito diferente da nossa e um tanto machista ainda.

Não acho que todos se adequariam ao tipo de livro que 1Q84 seja e também gostei mais de Kafka à beira mar, até pela simpatia dos personagens.

Não que Tengo e Aomame sejam antipáticos. Mas a dinâmica do Hoshino com o Nakata me renderam mais risadas e uma imersão que deixou saudades. Ainda assim precisaria ler mais obras dele para dizer qual de fato considero a melhor.

Tulio.Gama 27/02/2022

Uma longa e envolvente introdução
Eu já sabia que se tratava de um primeiro volume de uma trilogia. Já sabia, assim, que a história não terminaria ali. Só não sabia (ou ao menos não esperava) que se tratava, em termos de construção narrativa, de um primeiro ato da história. Ou seja, ainda que tenha mistérios intrigantes e situações interessantes, não traz uma história completa. Tudo que se é apresentado neste livro 1 ainda não está explicado. Nem mesmo como as duas linhas narrativas se conectam. Muitos mistérios, nenhuma resposta. Portanto, ainda sem recompensa, a não ser a escrita elegante. Livro 2, estou chegando.

Daniel.Prattes 26/02/2022

Dúvidas e dúvidas
A literatura japonesa tem uma linguagem tão agradável que seus autores (eu não entendo nada de japonês, só leio as traduções) conseguem nos fazer mergulhar em situações bizarras e nos mergulham aos poucos, primeiro nos fazem contemplar a paisagem (as cerejeiras em flor, a mansidão da água) e quando percebemos estamos pelo pescoço. O que dizer desse livro? É mais ou menos como Stephen King, você se pergunta se aquilo que está lendo é bom ou se é só a forma (a estética do banal) de escrever do autor que é tão hipnótica e acessível que te motiva a continuar... Tudo é tão elegante na escrita do Murakami, gostoso de ler realmente, mas ao mesmo tempo você começa a se questionar o que está acontecendo e não porque a narrativa se tornou complexa, mas porque você não encontrou ainda o “gancho” da história, o que ela quer te mostrar, para onde “você está me levando?”. Eu terminei ainda com essa sensação... e tenho dois calhamaços para ler ainda. É daqueles livros que você tem que parar e pensar bem antes de criticar, daquelas situações em que o mundo parece pensar de uma forma e você de outra. Então vou me eximir de criticar e apenas registrar todo a minha indecisão hesitante sobre essa obra.

sou_botelho 25/02/2022

1Q84
Vamos lá: eu não li esse livro porque eu quis, eu tive que ler por causa do trabalho.

A narrativa é pesada detalhista em pontos desnecessários. A leitura foi extremamente cansativa.
Eu não sabia nada da história, só que era distopia e eu achei que ia até gostar, protagonista assassina, tava interessante. Apesar de tudo os persongens são intrigantes, não interessantes.

O autor abriu muitas questões no livro e não deu nenhuma resposta, o livro é parado e cheio de acontecimentos de pouca importância para o enredo. Claro que esse é o primeiro volume de três, mas ele não entregou nada.

Pelo contrário, ele me entregou fetichismo. Duas mulheres se acariciando só para excitar homens é problemático. Logo nas primeiras páginas a Aomame fala que na adolescência ?brincou de ser lésbica? com a melhor amiga. O autor poderia ter abordado a sexualidade dela? Sim, ela claramente tava enfiada na hétero sexualidade compulsória (claro que entendo que naquele ano e no Japão as coisas não são como agora, mas o autor n escreveu isso em 1984, faça me um favor), mas a relação da personagem com homens, a necessidade dela não vem do desejo, vem do peso q ela sente quando mata? Gente? Isso devia ter sido explorado com responsabilidade. E o autor deu zero intenções de que abordaria sobre isso mais pra frente. Ele usou o termo ?brincar de ser lésbica? três vezes, isso é um desrespeito, sério. Não se brinca de ser lésbica, e as personagens poderiam ter tido essa experiência sem serem lésbicas, faz parte da vida experimentar. O problema é que ele só jogou isso na história pra dar profundidade a um relacionamento de amigas, sem abordar direito. Com a segunda pessoa q ela fica, puro fetiche.

Sem falar outras coisas estranhas no livro. Não vou nem falar do Tengo e aquela cena da mãe dele com o cara. Ele enfatizou muito, muito mesmo, aquela cena. E não deu o mínimo índice da importância daquilo. Me incomodou a puxada de romance entre o Tengo e a Fukaeri por causa da diferença de idade.

E é sobre isso, você lê um livro esperando que o que está sendo informado pra vc é relevante para a história, os personagens ou para algum fim. Você confia que o que tá lendo é importante. E esse livro encheu lorota. Muita coisa sem relevância e sem explicação, sei que é só o primeiro livro mas p*rra tinha q ter o mínimo de respostas.

Letícia 30/01/2022

Quer ler algo que dê um nó na sua mente e a cada leitura vc fique duvidando da sua sanidade mental? Leia 1Q84.

Não é pouco bom, é muito bom! Só pelo primeiro volume, vc nota que irá se apaixonar pelo livro e o resultado não é diferente. A construção da história e dos personagens é absurda de boa. O autor traz em detalhes a vida de cada personagem e mesmo com as repetições, não é algo tedioso. O único fator que, com certeza, irá ser um problema e é bem chato é o fato de como ele apresenta a personagem Fukaeri. Tá certo que ela tem total relevância na narrativa, mas as partes em que ele descreve o corpo dela pelos olhos do Tengo, é nojento. Partes essas que são totalmente dispensáveis pra narrativa e que não agregam em nada.

Fora esse pormenor, o livro é muito bom, os personagens são extremamente bem elaborados e retratados, fora as dezenas de referências que ele apresenta ao longo do livro. Enfim, nota 4/5.

aleitorageek 16/01/2022

Estou completamente apaixonada por esse livro. Ele possui uma escrita bem fluída e uma história bem envolvente. O final deixa qualquer de boca aberta, querendo ler logo a continuação!!!!
Com certeza Haruki Murakami conquistou meu coração ??
LuaTeresa 17/01/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Tem cena +18? Tem gatilhos?

aleitorageek 17/01/2022minha estante
Em minha opinião seria +18, pois tem trechos que envolvem sexo que são bem detalhados.

LuaTeresa 17/01/2022minha estante
Era isso que eu queria saber. Eu não gosto quando tem assim.
Obrigada por avisar
Já não vou ler

Imagina!!!

aleitorageek 17/01/2022minha estante
Só queria deixar como observação que são poucos trechos e que mesmo tendo esses trechos, não é o foco do livro em si

LuaTeresa 17/01/2022minha estante
Eu entendo. Prefiro não ler mesmo assim. Eu tenho meus motivos, sabe?
Muito obrigada!!!

LuaTeresa 17/01/2022minha estante
O ebook da trilogia está em promoção na Amazon hoje

aleitorageek 17/01/2022minha estante
Ah que massa! Obrigada por avisar ?

Wania Cris 16/01/2022minha estante
Eita, 2022 que começou flopando... Que pena, né? Mas temos mais coisas pra ler no ano.

Rafael 16/01/2022minha estante
E como tem coisa pra ler esse ano ?

Marlo R. R. López 28/06/2022minha estante
Essa trilogia é péssima. Na verdade não li o último volume, porque o pouco que eu tinha de curiosidade não conseguiu sobreviver até lá. E te digo que o segundo volume consegue ser pior que esse primeiro. É uma erotização tamanha que desvia completamente o foco da história, como você falou; chega a ser quase uma espécie de fanservice para leitores de hentai. Livros que não levam a lugar nenhum, não mudam o leitor... Uma perda de tempo sem igual.

Carole 12/01/2022

Amei com ressalvas
Logo nos primeiros capítulos, imaginei que fosse favoritar a leitura. A ambientação e os personagens me envolveram o suficiente pra pensar que eu tinha um favorito nas mãos, mas algumas coisas me fizeram tirar meia estrela.

A primeira delas foi o uso de advérbios que me incomodou pelo excesso. Em parágrafos curtos, encontrei três ou quatro repetições e, toda vez, isso me tirava um pouco da história.

Outra coisa que não gostei foi a sexualização e objetificação de personagens femininas, a ponto de várias delas nem mesmo terem seus nomes mencionados enquanto o padrão não se repete com personagens masculinos.

Por outro lado, o autor consegue explorar bem a indignação que nós, mulheres, sentimos ao sermos vistas como mais fracas por uns e outros e também o quanto é triste quando uma nós é violentada e tem o curso da vida alterado a partir de então.

Por vezes, o clima misterioso me fez me perguntar se eu estava mesmo entendendo a história. Fiquei curiosa do início ao fim e mal podendo esperar pra iniciar a leitura do segundo volume.

O estilo do Haruki Murakami é excepcional. Não deixa nem a técnica e nem a fluidez de lado.

A leitura foi muito prazerosa e, tirando as questões que eu ressaltei, foi incrível, uma ótima leitura para começar o ano.

Sobre o final, o achei inconclusivo e até um pouco sem ritmo, deslocado do resto da história, mas não estou levando muito em conta porque 1Q84 é um livro dividido em três partes, não uma trilogia.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e já estou ansiosa para conhecer um pouco mais. Super recomendo!!

mariana.vargas.lima 07/01/2022

Um mundo com duas luas
A história de 1Q84 trás capítulos intercalados de Tengo e Aomame, um professor de matemática que tenta escrever romances e uma assassina profissional. A história aos poucos se cruzam.
Eu achei um romance histórico incrível, principalmente com esse paralelo com 1984 do George Owell. Por mais que faz o paralelo, associando o povo pequenino com o grande irmão, não é uma cópia nem mesmo segue o mesmo rumo.
Achei que perdeu na repetição de situações desnecessárias.
Mas é aquele livro que você pensa que o autor é um gênio. Amei

Aline 31/12/2021

Instigante
É difícil avaliar uma primeira parte de uma trilogia, todos assuntos introduzidos ainda precisam ser desenvolvidos.
A leitura é até fluida, mas não consegui sentir os personagens, espero conseguir concluir a história para melhor avaliar a trama.

Gih 07/12/2021

Um livro extremamente bem escrito, com personagens muito bem estruturados.
Tudo isso fez com que eu realmente sentisse e acreditasse que Aomame e Tengo existem.
É incrível como o autor aproxima lentamente as duas histórias, e isso te prende, te deixa inquieto, você busca um ponto em comum entre essas duas vidas.
O que mais me incomodou na obra é a forma como o autor sexualiza as mulheres, principalmente a Fukaeri, que tem apenas 17 anos.
Dessa forma, a leitura foi super fluída, e só não ganhou 5 estrelas por algumas questões que me incomodaram.
lumybea 07/12/2021minha estante
tá na lista, mas nunca ouvi ninguém falar :/

Gih 07/12/2021minha estante
Então se dê uma chance a esse livro, mas já vá sabendo que talvez você não obterá todas as respostas para suas perguntas.

Ivy 18/11/2021

Não é a toa que esse livro é tão bem reconhecido. Uma obra genial, com muitas referências externas.
A construção de enredo é tão bem feita que mesmo eu entendendo cada vez menos o que tá acontecendo fui ficando mais e mais presa na história.
A única ressalva é que não tem necessidade nenhuma, nunca, da descrição dos seios de uma garota menor de idade. Ainda mais pelo olhar de um homem adulto de quase 30.
Duda 10/01/2022minha estante
Esses trechos me incomodaram demais, ainda mais que ele faz questão de falar disso no mínimo umas 15 vezes

Marilda 18/11/2021

Opinião e Fragmentos
Obra mais grandiosa de Murakami. Está centrado nas histórias de Aomame e Tengo, dois jovens de 29 anos, cujos destinos pouco a pouco vão se cruzando de uma forma simples, porém com histórias fantásticas que incluem um mundo paralelo, uma espécie à parte da humana (o povo pequenino) e, ainda, histórias policiais.