1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Mat 15/04/2024

A escrita do Murakami é impecável, assim como suas histórias. 1q84, no entanto, não me despertou um desejo genuíno de ler as outras duas continuações. Um ponto negativo é o uso extremo de elementos sexuais em momentos que, pelo menos para mim, não são oportunos e não agregam em nada na história. Esse elemento é claramente visível em outras obras do autor, inclusive fetichizando relações sexuais sáficas, ao mesmo tempo que personagens masculinos homossexuais são escassos (em três livros só vi um), funcionando como meros figurantes. A história em si é intrigante, principalmente com a mistura entre características de sci-fi e o suspense e ocultismo que envolvem a seita. Continuarei, só não sei quando.

Dsotelo 14/04/2024

Intrigante
É um livro bastante criativo e até complexo em certo ponto por abordar assuntos complicados de forma direta e sem rodeios, o que é um ponto bom. O ponto negativo fica mais para o lado da narrativa de Tengo, que nesse primeiro volume considerei um personagem chato, e repetitivo. As partes dele são as que considerei mais chatas.
O ponto de Aomame, no entanto, é mais interessante, e admito que foi a narração dela que me despertou maior interesse de continuar com a trilogia em breve.
Num todo, o livro possui algumas ´´barrigas´´, como é de praxe nos livros de Haruki Murakami, mas não deixa de ser um livro intrigante e que desperta a curiosidade, apesar das partes maçantes.
Espero gostar um pouco mais do segundo volume.

Fernando.Hasil 24/03/2024

Murakami é um gênio
Primeiro dos três livros, obra fantástica que conecta dois personagens no decorrer de um livro em que não conseguimos largar. Amor, crime, distopia, tudo simultaneamente...

Cris.Vidal 09/03/2024

1Q84
"O mundo, Aomame, é uma incessante luta entre a memória de quem está de um lado e a memória de quem está do outro."

É um livro que conta história do ponto de vista de Aomame e Tengo. É uma leitura fácil e você se vê em um mistério que vai se revelando a partir dos capítulos misturando realidade com fantasia, ambos vivem uma vida diferente, e mesmo sendo paralelo tudo está interligado de alguma forma.

A história gira em torno desses dois protagonistas, um professor de matemática e escritor e uma lutadora e assassina de aluguel que mata por princípios. Ao desenrolar da história tentando entender o que uni os dois lados e o mistério em torno deles.

O autor sabe muito bem desenvolver os personagens, mostrando a infância e acontecimentos importantes, até seus traumas adicionando camadas complexas à trama. A relação entre amizade e namoro é especialmente explorada, adicionando profundidade aos personagens e a história como um todo.

Terminou com vários assuntos em aberto e um mistério intrigante que vai me fazer querer ler muito mais. Eu amei Aomame, apesar de ser uma mulher retratada por uma visão masculina. Como um ponto negativo tem uns assuntos problemáticos e por ser uma visão completamente masculina, me incomoda o apelo sexual frequente no livro.

Ao terminar a leitura, fiquei com várias perguntas intrigantes em mente me fazendo querer ler mais. O que são os "Pequenos Povo" e qual sua relação com as crianças? Qual é o mistério por trás do mundo 1Q84 e como ele se relaciona com a história de Tengo? O que Sakigake está escondendo e quem é o líder?

?O escritor não é uma pessoa que soluciona problemas. É uma pessoa que os propõe.?

Livia1405 02/03/2024

Eita atrás de vish
É um livro que, apesar de ir se construindo lentamente, tem personagens muito bem elaborados. Cada capítulo vai revelando um pouco mais do que está acontecendo, mas o final ainda deixa bastante aberto para os próximos volumes.

Hari-Nama 16/02/2024

Conhecemos o mundo de 1Q84, do ponto de vista de Aomame e Tengo. Livro com algumas coisas meio estranhas e bizarras como todos que já li do autor.

Eduardo.Grizenti 13/02/2024

Um ótimo começo
Ótimo começo de uma trilogia. Consegue nos envolver no mistério, deixando a vontade de saber mais sobre o que está acontecendo, mas principalmente apresenta os personagens de forma convincente. Senti que se repetia às vezes, porém Murakami escreve tão bem que mesmo quando eu tinha a impressão de que ele estava repetindo informação, a leitura não ficava cansativa.

miss arabesque 12/02/2024

Ótima narrativa, mas peca pelo excesso de male gaze
Eu sou apaixonada pelas narrativas do Murakami e amo a delicadeza que ele tem para tratar alguns temas, principalmente se tratando de relacionamentos, mas sempre tive a sensação de que, se fosse uma autora feminina, minha identificação seria mais completa.

Às vezes falta certa sensibilidade para retratar ou se referir às personagens femininas. Nesse livro, sinto que há um nível de sexualização que não agrega tanto à narrativa. Não critico a existência desse tipo de conteúdo, mas à banalização dele.

Há também um excesso de retificação de trechos da narrativa. A história daqueles grupos nas montanhas ou a lembrança do Tengo sobre os seios da mãe são mencionadas diversas vezes. Aliás, certa obsessão por seios me parece evidente na história.

Porém, eu gosto do ritmo mais lento e como as situações são explicadas em detalhes, principalmente porque é possível enxergar um caminho para onde elas estejam indo e como as situações estão se conectando. Me deixou bastante intrigada para os volumes seguintes.

louisevfh 09/02/2024

?O mundo, Aomame, é uma incessante luta entre a memória de quem está de um lado e a memória de quem está do outro?

Me disseram certo dia que esse livro era uma releitura de 1984. Não é. O romance de Orwell permeia as histórias de Tengo e Aomame, mas a obra não se limita a isso. Parece que teremos um quê de fantasia com o povo pequenino? mas se tratando de Murakami, não sei o que esperar. Ansiosa para ler o próximo da trilogia!

Mel ð¯ 04/02/2024

Nessa história, uma distorção de 1984, somos inseridos em uma misteriosa trama alternadamente protagonizada por um professor de matemática e escritor e uma tutora de artes marciais e assassina de aluguel. Enquanto vemos tomar forma a história, tentamos compreender qual a relação entre essas duas personagens e o livro editado pelo professor.
Estranhei a escrita complexa, bem diferente dos suspenses que estou acostumada, o que tornou o texto difícil para mim, pouco fluido, e encontrei exaustivas repetições de ideias enquanto lia. Fiquei curiosa para saber o final da trama, mas ao mesmo tempo, fiquei desmotivada pela narrativa.

Cássia Alencar 30/01/2024

Comecei a ler sem a menor pretensão de gostar, porém o enredo se mostrou bem interessante, uma distopia realista, se é que posso chamar assim. Personagens fortes, Aomame, uma assassina especial, não mata sem um motivo real e cruel, Tengo um professor de matemática, com desejo de ser escritor, duas pessoas que já se encontraram no passado e hoje vivem como em vidas paralelas. Personagens misteriosos, segredos a serem revelados... Só lendo para vivenciar essa obra tão atrativa.
E vamos para o volume 2. Ah, é uma trilogia!

Lydi 29/01/2024

Mais uma do murakami
Fiquei obcecada pelo autor desde que li nowergian wood (nao por ter amado, mas pela boa escrita e, principalmente, a estranheza).

a leitura ded 1q84 é muito boa, muito fluida, da muita vontade de ler cada capitulo. li com afinco e curiosa. não sei se gostei muito da ideia do povo pequenino, quebrou minha expectativa de ser um livro que nao possuia fantasia. mas veremos ne.

vou correndo começar o volume 2.

Moya2 19/01/2024

De tudo, um pouco.
Descobri Murakami por obra do acaso. Li um livro, depois li outro e fiquei fascinado pela sua escrita. Desde então, comecei a ler suas obras em ordem cronológica.
1Q84 é uma mistura de realidade e fantasia, com personagens muito bem descritos e profundos.
O autor faz um mix de assuntos relevantes para a história, passando por assassinatos, violência, investigação, religião, política e sexo.
Como parte de uma trilogia, não é possível considerar este livro como uma obra com começo, meio e fim. O livro aparenta ser apenas o ponto de partida de mais uma jornada entre ficção e a realidade, como é de praxe em suas obras.

Fabiana.Colombelli 10/01/2024

Uma escrita original
A escrita de Murakami é excelente, e transparece um claro conhecimento técnico e teórico do autor. Apreciei, acima de tudo, sua a capacidade magistral de criar personagens únicos, desenvolver suas peculiaridades e explorar cada uma de suas vivências. Ao final do livro, parece que essas pessoas fictícias são nossos amigos íntimos. Acredito que essa seja uma das melhores partes do livro: o modo como ele constrói essas pessoas, esse mundo e as relações nele estabelecidas.

Para quem não gosta de uma história lenta, com poucos acontecimentos, não indico a leitura de 1Q84. Os mistérios demoram consideravelmente para serem desvendados, não sendo um livro permeado de ação. Contudo, pessoalmente, isso não fez a menor diferença, porque o autor conseguiu tecer uma brilhante teia ao redor de um enredo muito original!

Não conseguia largar o livro! Vale muito a pena dar uma chance para essa leitura se você gosta de estilos literários únicos.