Ei! Tem Alguém Aí?

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

Thamyres Andrade 14/04/2017

Fofo e desafiador
Joakim é tio de Camila. Quando a menina completa 8 anos, seu tio resolve escrever uma carta contando uma aventura vivida na infância, quando tinha a mesma idade que ela. Ele conta como conheceu Mika, um ser estranho de outro planeta que caiu de uma nave em seu quintal. Ao mesmo tempo em que é diferente, o menino incomum também se mostra muito parecido com os humanos. Joakim e Mika partilham suas dúvidas a respeito da humanidade, da criação, dos animais e de tudo que os cerca. Mas ninguém pode saber dessa relação, senão irão desacreditar de Joakim, então ele esconde o amigo de outro mundo como pode. A pergunta é: Será que tudo isso é um sonho? Se for, qual dos dois estão sonhando?
Sou tiete assumida do Jostein, desde O mundo de Sofia. Adoro tudo o que esse homem escreve e admiro sua forma de pensar o mundo. Ele tem a capacidade de provocar reflexões filosóficas profundas com apenas algumas palavras. Com “Ei, tem alguém aí?” não é diferente. Apesar de possuir uma linguagem simples e voltada pro público infantil, o livro traz questões que literalmente deixam qualquer um ‘bugado’. Você para, faz menção de responder, fecha a boca, confuso, e solta um: “Como eu nunca pensei nisso antes?”
Suas 128 páginas foram um casamento perfeito com a escrita mega fluida do autor e narrativa permeada de diálogos curtos. Dá pra ler numa sentada sem nem sentir. Sem contar que a história, além de fofa, é extremamente desafiadora. Recomendo a leitura pra adultos, crianças, idosos e quem mais já parou pra se questionar a respeito dos mistérios que envolvem a vida. Nota 4.

mila 03/06/2017

uma gracinha!
li esse livro e gostei bastante. é uma história para tdas as idades. com muitos ensinamentos bacanas. uma fofura.

@plataformadolivro 19/06/2017

Joakim está prestes a ganhar um irmão ou irmã e é deixado sozinho em casa quando seus pais partem para o hospital e ele aguarda a chegada de sua tia Helena, quando avista uma pessoa pendurada na macieira. Mika, um ser de outro planeta que chupava o polegar quando estava imerso em seus pensamentos, e abanava os dedos quando queria explicar alguma coisa. Estranhamente se curvava quando alguém fazia uma pergunta. Achava que estava sonhando e queria encontrar o caminho de volta pra casa.
Um livro que me fez lembrar muito "O pequeno príncipe" e com um quote que me lembrou o último livro que li a respeito de perguntas serem mais importantes que respostas.
Os personagens questionam sobre o surgimento do mundo e das pessoas e até mesmo da existência de Deus.
Sarah 12/12/2017minha estante
Também me lembrei de O Pequeno Príncipe! Mas achei os diálogos escritos pelo Gaarder com uma estrutura mais simples e compreensível, adequada para crianças.

Laianne 09/04/2018minha estante
Qual o livro que você leu a respeito de perguntas serem mais importantes?

@plataformadolivro 10/04/2018minha estante
Acho que foi o estou pensando em acabar com tudo

Laianne 11/04/2018minha estante
Ahh muito obrigada

Valen 30/06/2017

Ei!tem alguém ai?
È um menino que logo vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha e os pais vão na maternidade e fica sozinho os esperando... depois de alguns tempo derrepente! Um ser que "surgiu" foi parar no jardim da sua casa e começaram a conversar...conversaram sobre coisas da vida e outras e soube que o "ser" ñ era de seu planeta, quando seus pais chegaram em cada com o bebê ou a bebê o menino pensou que tinha lugar para mais uma pessoa...

Marco.Escobar 13/05/2018

Interessante.
O livro traz um conjunto de verdades a serem repensadas trabalhando sob os moldes de clássicos como O"pequeno príncipe" e "O menino do dedo verde". A leitura é rápida, a história é quase encantadora.
Em alguns momentos o debate sobre o criacionismo levanta importantes questões a serem analisadas... Mas parece que falta algo. A Camila, apesar de aparecer no inícioda obra, é um mistério a ser desvendado apenas no final da história, assim, o texto todo é um diálogo com alguém que o leitor desconhece.
O livro não deixa de ser bom... Mas não atinge o ótimo.

Clara Cabral 15/07/2019

fiz a leitura desse livro a alguns anos atrás e pretendo com certeza reler, eu tinha 8 pra 9 anos quando li e ele foi com certeza uma coisa memorável e um livro que deixou muitos ensinamentos na minha vida. Quero conhecer mais o trabalho do autor. A leitura prende muito e mesmo sendo um livro super curto traz uma temática linda

antribeiro 23/09/2019

Nem sei o que dizer , só que na capa está escrito que leva o mesmo enredo que o pequeno príncipe e na verdade não tem nada haver há uma grande distância entre as histórias .

Rafael 30/09/2019

Simples, mas profundo
Tive a felicidade de ler esse livro quando tinha 11 anos. Apesar de estar cheio de reflexões sobre a vida e outras questões filosóficas, todas são abordadas de forma simples e lúdica. A história me marcou muito, e até hoje pego ele para reler.

A história é narrado por Joakim, numa carta para sua sobrinha, onde ele conta sua experiência de ter encontrado um garoto de outro planeta no dia do nascimento de sua irmã. Os dois passam 24 horas juntos, e conversam sobre tudo, e mais um pouco.

Jéssie Anicésio 09/10/2019

Livro incrível, nos faz pensar em coisas que não pensamos, super inteligente, sutil. Traz perguntas e respostas simples.

Ally 19/10/2019

"Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes, parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade."

Eu deveria ter lido esse livro faz tempo, pois é uma história engraçada, bem escrita e bem educativa, te faz pensar melhor na vida, em como enxergamos as coisas ao nosso redor e nas possibilidades de tudo poder acontecer.
Quero um dia poder reler essa história, mas para uma criança, que ela sinta a curiosidade em cada capitulo e que possa ter resposta para várias coisas, como eu tive.

Davi.Lima 26/02/2021

O pequeno príncipe tá diferente.
Um pequeno livro cheiro de significados. Extremamente fofo e que me lembrou muito o pequeno príncipe porém o mika é bem mais interessante é sensato do que o pequeno príncipe

Julya116 06/01/2022

Singelo
Esse livro é muito fofo, vai contar a história de um garotinho que vai ter um irmãozinho e um menino de outro planeta surge em seu quintal. Eles discutem questões sobre como a vida funciona e é um ótimo livro especialmente para crianças, é singelo e muito fofo.

Victor.Almeida 18/04/2022

Jostein Gaarder e um actor por quem tenho sentimentos contraditorios, ha livros que amo e outros que nao me dizem nada. Este pertence a primeira categoria, a historia e lindissima e vale mesmo a pena ler

Evander.Silveira 03/08/2022

Ei! Tem alguém aí?
Muito muito maravilhoso. Desde o pequeno príncipe não lia algo tão rápido e construtivo. Todos deviam ler.

BiaBozo 18/08/2022

Outra obra de arte de Jostein Gaarder
Não o primeiro e não o último, Jostein Gaarder surpreende com cada um de seus livros. A cada nova história reconhecemos seu trejeito na escrita e conseguimos nos deleitar igualmente com suas palavras.

Ei, Tem Alguém Aí? é uma leitura sobre uma amizade improvável que me lembrou muito Através do Espelho, mas ainda assim demonstrou muita originalidade e personalidade.
Uma leitura rápida, dinâmica e que nos deixa muito a pensar.