Ei! Tem Alguém Aí?

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

Jessik 13/01/2022

Livro levinho pra se distrair, onde faz refletir sobre algumas coisas da vida que muitas vezes não nós perguntamos. Visto pela perspectiva de crianças. Uma espécie de pequeno príncipe.

Fácil e muito rápido de ler.

Maria.Guimaraes 15/01/2023

Um amor
Um amor de livro, muito fofo. Escrita fácil, leitura fluída. Apesar de ser feito para crianças, me fez lembrar de várias coisas que há tempos não via, além de ter me feito refletir bastante.
Marcia 28/03/2023minha estante
Ele é o meu autor favorito, amo demais

Chaiane 11/03/2021

"Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes, parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade."
Li esse livro faz muitos anos e adorei. Relendo agora vejo porque esse livro me marcou. Trata de assuntos tão profundos e filosóficos de uma forma tão simples! Uma excelente leitura para crianças e adultos.

V. 24/09/2009

Pra criança filosofar...
Esse livro é maravilhoso para despertar a capacidade de pensar e refletir das crianças, que aliás, muitas vezes é superior a dos adultos. Através de uma história diferente e interessante, Jostein Gaarder nos faz meditar sobre questões simples do universo e acima de tudo, sobre a nossa própria existência. Os adultos também podem filosofar bastante com essa literatura...

Isa Potokhotski 18/06/2020

Demorei mas terminei...
Essa história me lembrou de quando eu ganhei um irmãozinho, era meu maior sonho na época!

Não concordo com algumas coisas abordadas no livro, mas não deixou de ser uma experiência legal. É um livro infantil fofo, encantador e fácil de ler.

FEbbem 04/01/2010

QUEM JÁ LEU O DIA DO CURINGA DE JOSTEIN GAARDER JAMAIS SE ESQUECERÁ QUE UM ANO TEM 52 SEMANAS; UM NÚMERO BOM PARA UMA PROMESSA DE REVEILLON, DESSAS QUE AGENTE PROMETE ANTES DE BEBER A CHAMPAGNE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O NUMERO DE SEMANAS DO ANO, ESTE FOI O NUMERO ESCOLHIDO PARA A MINHA META DE LIVROS, ALGO QUE CHEGA ATE SER EXTRAORDINÁRIO PARA UM PAÍS ONDE SE LÊ TAO POUCO, POR SER UMA META UM TANTO QUANTO AMBICIOSA, PRECISAVA COMEÇAR CEDO, E ASSIM COMEÇAR A MINHA JORNADA DE LIVROS PARA 2010, NADA QUE ATRAPALHE AS FESTIVIDADES OU QUE FAÇA COM QUE EU ESQUEÇA O DIVERTIMENTO, ATE MESMO PORQUE LER ANTES DE TUDO É DIVERSÃO.
JÁ NO PRIMEIRO DIA DO ANO DEI INICIO AS PRIMEIRAS PÁGINAS DE: “EI! TEM ALGUEM AÍ? TAMBEM DO ESCRITOR JOSTEIN GAARDER, QUE FOI ESCRITO PELO AUTOR EM 1986 E SÓ LANÇADO NO BRASIL EM 2001 PELA COMPANHIA DAS LETRINHAS O QUE DE FATO FOI UMA PENA, POIS PODERIA TER LIDO ESTE LIVRO COM SETE ANOS E ASSIM TER NA MENTE DESDE ENTAO O RACIOCINIO CRITICO E O SENSO FILOSOFICO; MAS SÓ FUI FAZER 20 ANOS DEPOIS, NOS PRIMEIROS DIAS DE 2010.
È MAIS UM LIVRO DE JOSTEIN VOLTADO PARA O PUBLICO INFANTO-JUVENIL, EXTREMAMENTE LEVE É PERFEITO PARA COMEÇAR O ANO, MAS NÃO MENOS PRAZEROSO EM FUNÇÃO DISSO, APESAR DE NÃO TER TODA A CARGA DE O MUNDO DE SOFIA, ELE AINDA SIM TRAZ UMA BOA BASE FILOSOFICA, FAZENDO DESPERTAR NAS CRIANÇAS (OU ATE MESMO EM ADULTOS, MESMO QUE TARDIAMENTE) O QUESTIONAMENTO.
O LIVRO É DE JOSTEIN, MAS BEM QUE PODERIA TER SIDO DE DARWIN, TRAZ UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O EVOLUCIONIMOS, MAS NÃO ESPERE ENCONTRAR ESTUDOS SOBRE AS PLANTAÇÕES DE ERVILHAS EM FUNÇÃO DISSO, MAS SIM UMA BOA PITADA DE ANTONIE DE SAINT-EXUPERY COM O SEU TAO QUESTIONAVEL PEQUENO PRINCIPE, MAIS UMA VEZ JOSTEIN SE MOSTRA MELHOR DO QUE NINGUEM PARA CRIAR UMA NARRATIVA DENTRO DA PROPRIA NARRATIVA E USA PARA ISSO A CARTA E OS SONHOS DE JOAKIM QUE ENCONTRA OCASIONALMENTE PENDURADO EM UMA MACIEIRA “MIKA” O GAROTO DO PLANETA ELJO, JUNTOS OS DOIS DISCUTEM CONCEITOS E TEOREMAS QUE NOS FAZEM PARAR A LEITURA E REFLETIR MELHOR SOBRE O SENTIDO DA VIDA NA TERRA OU ATE MESMO EM OUTROS PLANETAS, SE É QUE LA EXISTE! COISA QUE EU DUVIDO.
NESSE PONTO JOSTEIN LEVA VANTAGEM MAIS UMA VEZ, ELE FAZ MUITO BEM O PAPEL DE ADVOGADO DO DIABO, E DEIXA O LEITOR NUMA FACA DE DOIS GUMES ENTRE DEUS VERSUS EVOLUCIONISMO NO QUESITO ORIGEM DA VIDA. O LIVRO É VOLTADO AO PUBLICO INFANTIL E LOGO FICA COMPREENSIVEL ENTENDER A SEMENTE EM QUE JOSTEIN TENTA PLANTAR NOS JOVENS E CRIANÇAS DE TODO MUNDO, NÃO A SEMENTE DO CETICISMO E RADICALISMO BARATO OU DE COISA QUE O VALHA, MAIS SIM A DO QUESTIONAMENTO QUE BUSCA O CONHECIMENTO E O ENTENDER DAS COISAS.
FICA EXPLICITO NO LIVRO QUE O IMPORTANTE NÃO SÃO AS RESPOSTAS E SIM AS PERGUNTAS, E UMA VEZ MAIS REFORÇA A PREMISSA DE QUE A VERDADE NÃO EXISTE! POIS É JUSTAMENTE ISSO O PONTO EM QUESTÃO DO LIVRO. QUAL A VERDADEIRA VERDADE?
DE ONDE VIEMOS?
PARA ONDE VAMOS?
E SERÁ QUE LÁ JÁ TEM WHISKY?
TUDO BEM QUE A BEBIDA FOI POR MINHA CONTA, MAS NÃO ESQUEÇAM QUE AINDA É REVEILLON! PELO MENOS PRA MIM, QUE TENHO UMA BOA GARRAFA DE CHIVAS A MINHA FRENTE.
ALGO QUE EU NÃO ENFRENTARIA SE TIVESSE LIDO O LIVRO AOS 7 ANOS.
ENFIM, OS 52 LIVROS EU PROMETO LER EM 2010, SÓ NÃO GARANTO O QUE EU DISSE SOBRE PARAR DE BEBER.

BOA LEITURA

37evertonn 16/05/2023

Claramente inspirado no pequeno príncipe, essa história trás boas reflexões sobre o universo e coisas simples como o sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) que não damos a mínima importância. Ensina muitas coisas sobre o mundo (coisas que eu gostaria de ter descoberto quando criança, mas acabei aprendendo muito tarde) que seria uma boa para os pais lerem com seus filhos.

Jessy 18/05/2014

Ei! Tem Alguém Aí?
A linguagem e simples e infantil.
Típico de Jostein Gaarder, que é sem sombra de dúvida um excelente autor que expõe de maneira simples suas idéias, com personagens simples, porém cheios de personalidade.

Ei! tem alguém aí? e sobre uma criança que ganhará um irmãozinho ou irmãzinha. Uma criança que ficou sozinha em casa uma noite e conheceu uma outra estranha criança que caiu no seu pé de maça, no jardim. Muitos assuntos aguardam o leitor nos diálogos dessas crianças tão diferentes mas tão semelhantes entre si.

E realmente uma leitura maravilhosa, e recomendo mais de Jostein Gaarder: O mundo de Sofia e O dia do curinga, outros dois excelentes livros.

Fly 31/12/2009

- Será que tudo que ocorreu no livro foi um sonho? E se foi, de qual personagem?*

Terminei de lê a pouco tempo...
O livro é fantáaaaastico... do tipo que te faz viajar muito ao folhear das páginas! (embora eu tenha lido pelo pc T-T)

leitura fácil e rápida, RECOMENDO! :)

~> E Silas é gatão... ♥;
qrendo dicas de livros legais pra lê?
então visite o skoob dele:

Renata 25/03/2021

Leitura rápida e fácil, mas muito significativa. Mesmo sendo um livro ?infantil? nos faz pensar e refletir muito sobre a origem de tudo! Vale a leitura!!!

bibiana 13/06/2022

Lindo
Eu ja tinha lido esse livro na infância e tinha amado, reli agora adulta e sigo amando.
? a resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para frente.?

tosty 31/05/2021

Leitura leve
É um livro leve que nos faz nos sentirmos bem, lembrando talvez a época da infância. Leitura fácil e tranquila, realmente para descontrair.

Sofissss 14/02/2024

Bem nhem!
O livro "Ei, tem alguém ai?" é uma carta que Joakim resolveu escrever para sua sobrinha Camila, contando coisas que lhe aconteceram quando ele tinha 8 anos.

Eu li esse livro na pura obrigação! Não tem nada de inovador ou surpreendente nele, mas pelo menos a leitura não foi tão chata. Ele é melhor para crianças que querem descobrir mais sobre o sentido da vida, se você for talvez leia, se não, nem tente!

Fanny 15/05/2010

Mágico!
Eu tenho Jostein Gaarder em um alto nível, então não surpreeno quando leio um livro maravilhoso feito por ele, e "Ei!Tem alguém aí?" não é diferente.
O encontro entre Joakim e Mika acontece de uma forma supreeendente, sau mãe está dando a luz e enquanto ele espera uma tia chegar para lhe fazer cia ele recebe a visita de Mika, que chega do espaço e caí de cabeça para baixo em sua macieira.
Mika não conhece nada do nosso planeta, mas aprende rápido. Tudo isso é narrado anos mais tarde, em forma de uma carta.
Os questionamentos simples mas ao mesmo tempo profundos levantados pelos dois meninos, são de uma qualidade inagualável.
Uma leitura para todas as idades, e extremamente recomendados para adultos.
Mas se tiver uma criança que esteja lidando com a chegada de um irmãozinho, recomendo a leitura desse livro, que pode ajudar no processo de adaptação.

AnaCay 25/02/2022

Muito fofo
Eu tenho um amor muito grande por livros infantis com uma pitada de filosofia por dentro. Esse livro entregou tudo que eu achei que entregaria, foi uma leitura muito leve e rápida, com diálogos muito bons entre Mika e Joakim, além de me fazer pensar e ter me ensinado coisas importantes como por exemplo: nunca se curvar para uma resposta.

Uma leitura simples mas profunda e que tanto adultos como crianças deveriam ler com certeza!