Adormecida

Flavia Souza 05/10/2012

Adormecida – Anna Sheehan
Notas para leitura:
- Comprei esse livro achando que ele era uma releitura de “A Bela Adormecida”;
- Sabia que era um livro distópico, mas achei que o foco seria diferente do que foi dado;
- ODIEI NO INICIO, AMEI NO MEIO E TERMINEI COM UMA SENSAÇÃO DE TRISTEZA MUITO FORTE, NÃO SEI SE ISSO É BOM OU RUIM, MAS ME FEZ REFLETIR SOBRE MUITA COISA.

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por 62 anos, quando acorda – com um beijo – numa nova época, descobre que é herdeira de uma corporação interplanetária multimilionária, que seus pais morreram e o rapaz por quem era apaixonada é somente uma lembrança. Rose tenta se adaptar e seguir com a vida, mas tudo é estranho e ela se sente deslocada, tendo somente dois amigos – sendo um deles estranhamente familiar.

Acho que seria mais fácil pra eu justificar minha opinião sobre esse livro se a leitura não tivesse se tornado tão prazerosa, se a autora tivesse mantido o mesmo ritmo inicial. Talvez desta forma, eu não estivesse aqui sentada tentando entender o que á ADORMECIDA. Mas como a realidade não é assim e como não posso me colocar em estase até clarear as ideias deixe-me falar sobre algumas coisas.
Rose Samantha Fitzroy é uma menina que levou 38 anos para completar 16 anos e depois disso passou 62 anos em estase*. Ela não tem a menor autoestima e está sempre subjugando seus desejos em prol do que seria esteticamente melhor de ser assistido pelo restante da sociedade. Sem amigos e sem o menor traquejo social – afinal são 62 anos de novidades que ela não viu – a escola torna-se um tormento, e a única escapatória é a amizade que criou com Bren Sabbah (o garoto que a acordou), o estúdio de arte e Zavier (que ela ganhou quando voltou para seu antigo apartamento), além da amizade com Otto (mais pra frente no livro).
Otto alias merece um parágrafo só pra ele, ele é um dos personagens mais interessante de Sheehan, seu DNA foi modificado, tendo sido unido ao de um organismo alienígena. Ele é azul, sim azul, não fala, mas ao tocar as pessoas consegue falar por meio de seus pensamentos, fazendo-as entende-lo e ouvi-lo além de conseguir entender elas de uma maneira muito mais tocante, uma vez que ele consegue sentir o que elas sentem. O Otto é inteligente, fofo, e um amigo dos mais fiéis e confesso que a partir de um determinado momento desejei que ele fosse mais que um amigo para a Rose.
A partir do inicio da amizade entre Rose e Otto o livro muda completamente, ele vai da coisa mais chata da humanidade para a coisa mais instigante e você sente vontade de ler ate chegar a ultima linha, gostei muito disso nessa autora, a habilidade que ela tem de preparar uma historia e fazê-la deslanchar.
Mas as surpresas não param por ai, o livro tem suspense e revelações muito perturbadoras. Adivinhei boa parte dos fatos relacionados aos pais de Rose e a Xavier, mais simplesmente eu não acreditava que a autora tomaria algumas decisões, elas parecem tão tristes, tão cruéis!
Tudo envolvendo Xavier é simplesmente muito trágico, muito triste, muito intenso, muito irreversível, a história dele é muito cheia de ‘muitos’ e isso nem sempre é bom. Mas te faz refletir sobre a vida, e sobre quando realmente estamos vivendo, sobre nossas escolhas e sobre a repercussão delas. Terminei o livro chorando, com muita pena de tudo o que envolveu Xavier, se de repente tudo fosse diferente... Mas não quero escrever muito mais sobre isso pra não soltar spoillers.

ADORMECIDA TE LEVA A EXTREMOS, PROVOCANDO SENSAÇÕES MUITO CONTRADITÓRIAS, primeiro achei um porre de tão chato, depois fiquei empolgada quando Otto começa a ‘falar’, então me apaixonei com a história da Rose e Xavier, e em seguida me desesperei pelos acontecimentos do passado e presente dela, terminando com uma tristeza que me fez refletir sobre um monte de coisas.
DEFINITIVAMENTE RECOMENDO, mas ressalto, não se trata de um livro bonitinho, leia esse livro quando estiver numa boa fase pois trata-se de um livro extremamente triste, com um final comovente mas bem sad.

*Estase é uma espécie de sono sob o qual a pessoa pode ficar por anos sem precisar se alimentar e sem envelhecer. Nesse sono é como se ela estivesse na sua mente, mas tendo lindos sonhos sem ser nunca sentir medo ou tristeza.
Michele 14/11/2012minha estante
Vdd, não é um livro bonitinho, é triste, me levou as lágrimas, mas é um dos melhores livros que eu li ultimamente!!

Gabi 03/09/2012

www.livrosecitacoes.com
Eu fui enganada por Adormecida. Tudo o que eu imaginava que seria esse livro é errado - oh Deus, que drama! Eu pensei que Anna Sheehan havia escrito uma nova adaptação do conto Bela Adormecida (errei feio), e que esse seria um volume único (errada novamente). Então, eu, como prestativa que sou, já aviso que não é nada disso.

O livro centra-se em Rose Fitzroy, uma garota que dorme por décadas e é acordada por um beijo... E aqui acaba tudo que você pode associar com um conto de fadas. Rose está em sono induzido, foi esquecida em um porão por mais de meio século e todos que ela ama morreram. Agora ela está em uma nova época, é herdeira de uma corporação multimilionária e os problemas mal começaram. Ela não sabe mas sua sobrevivência coloca em risco segredos escondidos há muito tempo. Além de deslocada, ela virou alvo.

"Eu já havia perdido tudo. O que mais havia para perder?"

Rose é um mistério e eu não colocava muita fé nessa garota. Afinal, por que ela entrava continuamente em sono induzido? Havia um propósito real ou ela só era uma boba rica sem ter o que fazer? Eu não vou responder nenhuma dessas questões porquê ninguém gosta de spoiler e eu menos ainda de soltá-los, mas apesar da minha primeira impressão sobre esse livro, ele é mais do que a história de uma garota rica. Há um drama, suspense e nostalgia. Tudo o que ensinaram para Rose é mentira e aprender isso vai doer e muito.

O enredo também evolui para outro patamar ao mostrar o contraste entre a sociedade atual e a de sessenta anos antes, principalmente ao se referir ao resultado das ações que geraram doenças e mortes por todo o mundo. Outro grande ponto positivo são os personagens secundários. Alguns deles são tão ou mais interessantes que a própria protagonista.

"Será que voce nao vai se preocupar com voce mesma pela menos uma vez?"
"Não estou certa de que eu saiba como. Nao valho muito."

Eu posso parecer piegas ao escrever isso mas, sem perceber, comecei a ler um livro lindo. E tão triste. Apesar de ser futurístico e com um enredo bem doidinho, esse livro tocou na alma. Adormecida é um livro bom. Não ótimo mas quase lá.

Rafaella 02/02/2013

Diferente!
Bom, não tenho o costume de fazer resenhas, até porque sou péssima em escrever... mas esse livro me surpreeendeu ao ponto de fazer valer o esforço!

Pra começar, a história é diferente de tudo que eu tenho costumado a ler. Não é aquele tipo de saga distópica, com personagens que participam de reality show, ou que tem que passar por algum ritual quando passam por determinada idade... e também não é o tipo de história "sobrenatural", digamos assim, ou seja, nela você não encontrará vampiros, lobos, ou coisa assim, talvez robôs! Não me levem a mal, eu realmente adoro histórias assim... mas de vez em quando é bom variar.

Rose é uma personagem, bom, diferente!! Bom, o que deveriamos esperar de alguém que passou 60 anos dormindo!? Certamente, acordar e ver que todos aqueles que você conhecia morreram e o mundo é um lugar totalmente diferente não deve ser nada fácil... mas bem, o que mais te prende na história são seus pequenos mistérios!! Por que ela dormiu esse tempo, quem a colocou para dormir e porque fizeram isso, quem está atrás dela... e tudo o mais.

Tem umas cenas realmente marcantes, entre eles, as partes em que explica o motivo pelo qual ela dormira o tempo todo e o porque ela não parece crescer como as outras pessoas... e realmente, o motivo disso é de realmente você morrer de raiva e querer sair batendo no personagem que fez ela passar por tudo o que ela passou e ter perdido parte da sua vida.

Não é um livro de romance, embora tenha romance nele, e sim... é um romance muito bonito de se ver, que ultrapassa o tempo... aquele tipo de amor que acho que todos sonhos... pelo menos, eu sonho. Além disso, para quem valoriza a amizade, há um personagem que é o sonho de amigo de qualquer garota, apesar de ser bem diferente!

Quanto a narrativa, é um livro de fácil leitura... contado em primeira pessoa, apesar de conter partes em terceira pessoa. E o mais legal, é que, por se tratar de uma narrativa no futuro, você se depara com algumas coisas muito diferentes da nossa realidade, e que seriam bem legal se tivessemos.

Então é isso, minha humilde resenha... mas como eu não tinha com quem comentar da história, pensei em colocar meus pensamentos sobre ela aqui. Tentei não colocar muito spoiller, mas espero que tenha despertado o interesse de outras pessoas a ler também!!

Sara 26/01/2023

Eu iniciei o livro várias vezes, a história não me "prendia". Quando resolvi insistir na leitura, me surpreendi. Chega a ser doido tudo o que ocorre no livro. Durante a leitura eu corria para contar à alguém o que estava acontecendo, precisava esclarecer/entender todos os fatos. É uma leitura tranquila. O plot é muito bom.

Thay Ribeiro 30/11/2021

Adormecida
No início do livro pensei ser uma releitura do conto Bela Adormecida, mas essa ideia logo foi desfeita

Terminei o livro com a sensação de que poderia ter uma continuação

O final ficou meio acelerado, muita coisa acontecendo

Mas no geral o livro é bom

Bigas 14/05/2020

Revoltante
O livro é tão booom.....
Fiquei com mto ódio d saber q um pai xinga a própria filha de verme por causa de quase nada?
É revoltante
Mas o livro em si,te deixa pasma e boba ...eu nn sabia se chorava ou sorria.
Apesar de tudo eu super recomendo esse livro

CooltureNews 25/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Devido a alguns comentários que li sobre esse livro, estava com muito medo de começar a leitura, praticamente abandonando antes mesmo de ler uma única página. Como podem perceber, caso você fez alguma pesquisa sobre o livro, ele não foi uma unanimidade, entretanto minha experiência com essa leitura foi prazerosa. Realmente é um livro que contém algumas falhas principalmente no desenvolvimento do roteiro, mostrando certa falta de experiência da autora, afinal ela montou um cenário e premissa interessante para a história mas ainda assim a história se arrasta em alguns pontos e possui vários desfechos simples e previsiveis. O mais impressionante é que apesar disso, eu realmente gostei do livro.

Pela capa e moda do momento, estava esperando uma releitura de mais um conto de fadas, graças a Deus que o livro não se trata disso. No futuro (próximo ou não, a autora não data sua obra) o ser humano atinge um nível de desenvolvimento tecnológico inacreditavel, chegando até a colonizando outros planetas, mas o livro não se trata disso, como uma forma de mandar pessoas para lugares longínquos foi desenvolvida uma tecnologia onde as pessoas são colocadas dentro de câmaras que induzem o sono através de produtos químicos, fazendo com que as células interrompam seu ciclo natural, digamos que a pessoa fica praticamente e não envelhece. É assim a vida que nossa "Bela Adormecida" sempre conheceu.

Filha da familía mais poderosa do planeta, seus país sempre que possivel a colocavam neste sono, chamado "estase", por diversos meses. Essa era uma experiência tão comum na família que Rose conhece Xavier ainda bebê, ve seu crescimento no decorrer dos anos e quando este atinge aproximadamente 17 anos eles possuem a mesma idade, e lógico, se apaixonam. Até aí tudo tranquilo, exceto que Rose entra novamente neste tipo de sono, seus país morrem, e ela só será desperta 60 anos no futuro.

Neste tempo em que Rose estava dormindo, o mundo mudou, todos seus conhecidos morreram, a população terrestre quase teve o seu fim, mas sobreviveu, e apesar da sinopse mostrar esse futuro como assustador, quando Rose acorda tudo já está bem, e posso dizer que ainda melhor, porém extremamente perigoso e desconhecido para ela, e para variar ela pode ser considerada uma princesa, pois herdeu assim a UniCorp, uma empresa gigantesca que domina todos os setores e por consequinte, todo o(s) planeta(s).

O mais impressionante no livro é o desenvolvimento da personagem, de uma pessoa recataca, totalmente submissa e dependente para alguém forte, uma sobrevivente, alguém que eu realmente cheguei a admirar quando o livro chegou ao final. Como disse antes, só faltou à autora conseguir dar maior profundidade aos dramas de Rose e as características dos personagens para que esse seja um ótimo livro, não cheguei a pesquisar mas pelo término do livro certamente haverá uma continuação e espero que isso seja solucinado nessas obras.

É um livro recomendado para quem gosta de uma leitura leve e divertida, mas não vá procurando questionamentos profundos que tive a impressão de haver no livro.

Aione 10/02/2015

Não sei se escrever essa resenha logo após finalizar a leitura é a coisa mais sábia a ser feita. Para ser sincera, ainda estou tentando digerir tudo que li. Tendo como base o sono secular da princesa Aurora, Adormecida se desenvolve através de uma história com cenário futurista e um enredo extremamente original.

Tinha altas expectativas com esse livro há anos e, confesso, achei que gostaria mais de seu desenvolvimento – que não deixa de ser cativante e interessante. Rose desperta após 62 anos em estase, um processo no qual um corpo é preservado, porém mantido inativo. Assim, Rose permaneceu viva, mas sem envelhecer. Ao acordar, o mundo ao seu redor mudou, a humanidade passou por um período sombrio e ela se vê sozinha, visto que todos os seus conhecidos já faleceram há anos.

“-(…) Mas com um pouco de persistência, qualquer coisa pode voltar a crescer.
– Acho que tudo o que se tem de fazer é sobreviver.”
página 60

A partir dessa premissa é natural que surja a curiosidade. O que de fato aconteceu com ela para ter sido mantida adormecida por tantos anos? Como era sua vida anterior? Como é o mundo agora? Apesar do universo distópico, esse não é o foco do enredo, apenas seu cenário. Também, a época em que a história se passa não é diretamente informada, mas, através de informações dadas, é possível mensurá-lo entre os séculos 22 e 23.

Em primeira pessoa, temos acesso aos pensamentos de Rose e às suas emoções; contudo, sua natureza submissa faz com que muitos deles sejam censurados e, consequentemente, ocultos do leitor, somente capaz de compreender toda a trama nos capítulos finais – repletos de ação e intensas emoções.

Adormecida traz temáticas importantes como a evolução da ciência, a ganância e as consequências do desenvolvimento de um capitalismo desenfreado, propício ao aparecimento de uma sociedade voltada aos auto-benefícios. Entretanto, não foram esses os responsáveis pelo meu encantamento e pelo meu arrebatamento – até porque não são o cerne da trama, como mencionado, ainda que importantes.

“Fui arrancada do meu tempo, e meu mundo tinha morrido ao meu redor. Nada pertencia a mim. Nada no mundo, nem a minha vida, nem mesmo meus próprios sentimentos.”
página 20

A história de Rose é uma das mais tristes que já pude acompanhar em uma ficção, em todos os aspectos de sua vida. Não apenas isso, a trama se mostra intensa e original, de forma a me deixar sem palavras ao chegar em seu ponto final, tentando assimilar todos os acontecimentos. Conheci Rose ao longo das páginas e me simpatizei com ela; entretanto, só realmente a compreendi quando sua essência é revelada e, principalmente, quando ela própria compreende sua vida.

Foi principalmente pelos últimos capítulos que favoritei o livro. Seu desenvolvimento foi morno, comparado ao final, capaz de marcar como brasa. Tenho certeza de que não esquecerei de Rose, e carregarei em minha memória sua história como um infeliz e sensível romance.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/01/27/resenha-adormecida-anna-sheehan/
Anne 10/02/2015minha estante
Comprei esse livro só pela sua recomendação em vídeo! :)

Veri 10/02/2015minha estante
Eu adoro esse livro *-*

Helaina 29/06/2021

Adormecida é um forte candidato à melhor leitura de 2015! Simplesmente amei!
Se já é difícil escrever uma resenha de um livro que a gente não gostou, escrever sobre um livro que a gente amou e ainda mais difícil. É tanta coisa pra falar que nem sei por onde começar. Esqueçam a história da Bela Adormecida, não tem nada a ver com o que acontece em Adormecida.

Esta é uma história que se passa em um futuro bem distante do nosso, mas não é uma distopia, pois os “tempos sombrios”, época de colapso e sofrimento na Terra já passou. Está mais para uma utopia, devido ao cenário pacífico e moderno onde os personagens vivem, mas nem tudo é tão perfeito assim.

Rose não teve uma vida fácil antes do período que passou dormindo. Apesar de aparentemente ter tudo o que deseja, ela era totalmente submissa aos pais muito controladores. Eles simplesmente a tratavam como uma criança e a faziam acreditar que era tudo para seu próprio bem reprimindo a garota de 16 anos das piores formas possíveis.

“A voz da minha mãe ecoou na minha memória: ‘Nem sempre importa o que você quer, querida. O importante é parecer bem para os outros’.”

Dessa época, o único em sua memória que não a tratava de forma controladora era seu amigo de infância Xavier. A relação dos dois é linda e se desenvolve de maneira incomum devido aos seus longos sonos impostos pelos pais.

Esse passado é abordado aos poucos na história que parte do ponto em que Rose é encontrada por Breh por acaso no subsolo do prédio onde mora dormindo dentro de uma capsula. Na readaptação da garota ela é posta sob o cuidado de tutores já que legalmente tem apenas 16 anos, apesar dos 60 que passou dormindo, e volta para a escola na série em que parou na tentativa de levar uma vida normal dali adiante.

Breh a apresenta a seu grupo de amigos e dentre eles Otto, uma experiência genética que havia dado certo ou quase, é um dos que se torna seu amigo.

“Seus olhos eram amarelos e sua pele, depois que pude olhar mais de perto, era quase azul. Ele era bonito, tinha um nariz marcante e traços delicados. Mas sua coloração simplesmente não era humana.”

Não quero falar muito mais para não soltar spoiler. Esse livro tem de tudo. Romance, suspense, ficção científica, tudo junto e bem distribuído pela história sem deixar nada confuso ou enjoativo. O livro é narrado em 1ª pessoa pela Rose e eu me afeiçoei muito a ela. Posso dizer até que em muitos pontos me identifiquei bastante.

“Refleti a respeito. Ele estava certo. Eu não ficava brava, não reclamava, eu sequer chamava atenção para mim.”

Adorei o desfecho que apesar de ter deixado aberto a possibilidade de continuar, conclui muito bem a história. Foi um livro que conseguiu guardar suas surpresas até a última linha.

“É a capacidade de pensar e refletir que eu considero interessante. Todos possuem a habilidade de ampliar a sua mente, mas poucos fazem uso dessa habilidade.”

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2015/06/resenha-adormecida.html

Camila 26/03/2015

Muito mais que Bela Adormecida
Fazia um tempo que queria ler este livro e finalmente recebi ele emprestado da Ágata Magno (obrigada Ágataaaa)! Li o livro sem muitas pretensões, realmente não fiqui na expectativa de ser bom, apenas li a sinopse e me interessei tanto pelo fato de ser distopia, quanto por ser uma "releitura" de um conto de fadas, que são duas das minhas paixões literárias. E tive um boa surpresa!

O ínicio achei meio confuso. Demorei a perceber que a história se passava em um futuro muito, muito, mas muito distante mesmo. Em que já é possível viagens espaciais, do tipo "dar um pulo" ali em Marte e voltar!!!! Então estranhei algumas expressões e situações, mas depois que entendi essa parte me apaixonei pelo livro.

A obra é uma distopia (e eu amoooo distopias!), mas não cai no lugar comum de "vamos derrotar esse sistema opressor". A história gira toda em torno da protagonista, Rose Fitzroy, e seus dramas. Mas não drama adolescente, drama mesmo, o qual vamos entendendo/descobrindo junto com ela.

Rose é uma personagem que não se encaixa muito bem e é muito melancólica. No ínicio é meio chatinha, mas depois consegue despertar compaixão em que lê. Fiquei com muita dó da guria. Sem palavras.

Eu gostei muito do livro! Para quem espera algum tipo de releitura da Bela Adormecida, esqueça. Eu achei que fosse, mas não me decepcionei porque não esperei por isso. Adormecida é mais que uma releitura, é uma história independente que faz analogia ao conto da Bela Adormecida pelas circunstâncias em que a protagonista vive. E só.

Fiquei querendo saber mais sobre o depois do fim da história. Meio que faltou um pedaço, mas, na verdade, eu encarei meio que como um ciclo da vida de Rose, e o ciclo terminou onde devia, com as lições que ela tinha que aprender.

Li por aí que parece que seria uma trilogia, mas pelo visto, ou desistiram de fazer, ou a informação não era verdadeira. Que dó. Quero mais!!

site: http://papeandonasaladeestar.blogspot.com.br/2015/03/resenha-adormecida.html

Nicolle.Corintho 08/02/2021

Adorei a leitura, foi diferente de tudo que já li, e eu bem pensei que seria apenas um clichê, o livro flui e com isso as paginas viram sem cansaço e sem momentos tediosos, apesar de algumas descrições serem de difícil personificação eu amei a leitura.
Foi leve, mas mito intensa, se é que é possível entender...

Viviane 06/09/2016

Decepção!
Essa nova versão da bela adormecida é chata. Passei mais da metade do livro lutando pra ter alguma surpresa. Protagonista e personagens pouco convincentes.
Uma bela oportunidade para ser um excelente livro e Ploft! Foi decepcionante.

Beatriz.Sousa 21/05/2020

Interessante
Embora de início pareça só mais uma besteira adolescente, o livro é surpreendente. Nada do que você pensa realmente é, e tudo sai do tradicional. Sei que existe uma continuação, mas o livro encerra o arco por si só, não sendo a sequência indispensável. Gostei bastante.

Isa Souza 30/08/2012minha estante
Com certeza vai ter continuação. Com um gancho desse, duvido não ter.

_bbrcam 13/05/2021

Terminei com a sensação de quero mais!
Eu era apaixonada nessa história quando mais nova e não me arrependo da releitura. Esse livro é muito precioso! AMEI