Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Tati oliveira 24/01/2013

Rose Fitzroy esteve em êxtase por 62 anos, dormindo um sono induzido, esquecida em um porão quando é acordada por um lindo, e desconhecido, jovem, Brendan.

Durante todo o tempo que esteve dormindo muita coisa aconteceu, o mundo passou por anos sombrios e toda sua família, todos que amavam estão mortos.

Agora ela é a única herdeira de um império milionário, e precisa se adaptar a esse novo mundo, fazer novos amigos, descobrir o que aconteceu a seus conhecidos, o porque ficou esquecida por tanto tempo, e, acima de tudo, descobrir quem ela mesma é.

Como se tudo isso não fosse suficiente, a garota ainda tem que lidar com um assassino decidido a acabar com sua vida.

Sem saber em que, confiar, ou mesmo como as coisas funcionam nesse novo mundo, Rose precisa lutar para ter uma vida que a muito lhe é roubada.

Que livro é esse? Eu amei! Do começo o fim eu fui cativada, Adormecida é aquele tipo de livro que não da pra largar, você chega no trabalho e fica desesperado pra sair e poder continuar a ler.

A história é contada em primeira pessoa, por Rose, podemos perceber a confusão dela nesse novo mundo, a solidão que ela sente, e sempre sentiu, por não ter amigos, e, aos poucos, por meio de suas lembranças, vamos entendendo toda sua vida, a idéia do êxtase, e a sociedade.

Como o Bren comenta, Rose tinha tudo pra ser uma garota riquinha, mimada, acostumada a todos fazerem suas vontades, alguém bem insuportável, mas ela é bem o oposto, se preocupa mais com os outros do que com ela mesma, evitando contar qualquer coisa que possa atrapalhar alguém, guarda tudo para si, e tenta sempre estar, ou parecer, feliz.

Outro personagem que gostei bastante foi Otto,  ele não é humano, e nem fala, mas é a criatura mais fofa de todas, a forma que ele se comunica com as pessoas, tocando-as, é única e muito intensa. Espero que ele tenha mais destaque no futuro :)

Acredito que Adormecida seja um livro distópico, ainda tem todo o charme desse estilo, mas o foco da história é totalmente na garota, a sociedade fica totalmente em outro plano.

Anna Sheehan possui uma escrita que me encantou muito,  toda a história possui uma beleza que há muito não via, misturando conto de fadas e um mundo distópico, seu livro conseguiu entrar, sem muito esforço, para minha lista de favoritos.

Thay 21/07/2022

Perfeito
Estava precisando de um livro de fantasia, foi um dos melhores livros que li esse ano até agora, a história prende do começo ao fim, sinto que deveria ter continuação de tão bom que foi a leitura. Adorei!

Yasmim 14/06/2016

Tinha tudo para ser muito bom.
O que posso dizer desse livro? Um bom tema, mas que não foi bem trabalhado. Foi só isso que vi enquanto lia o livro. Sorte minha não ter depositado grandes expectativas sobre ele. O que quer dizer que não precisei me decepcionar tanto assim.

Não vou dizer que a narrativa da autora era ruim, porque não era. Foi mais como ela trabalhou esse tema. Tornando o livro cansativo, confuso e totalmente artificial. Digamos que grande parte do livro me senti confusa, uma outra parte entediada e só no final me senti interessada, que é quando o motivo de ela estar em estase química(uma espécia de sono induzido que faz com que a pessoa permaneça da mesma idade e sem precisar se alimentar/beber água e etc.) e sobre os pais dela.

Sobre os personagens, não sei bem o que dizer. Não achei que eles foram muito explorados. O único que gostei foi Otto, por ter uma história muito interessante. Que nem mesmo a Rose( que é a principal) realmente me interessou. Os pais dela então, são dois malucos de marca maior.

No geral, minha nota é 3. É um livro que não é bom, mas também não é ruim. Só poderia ser mais explorado pela autora. Tinha tudo para ser muito bom.

site: http://cantinhodayaah.blogspot.com.br/2016/06/resenha-14-adormecida.html

Luanny 07/04/2013

Uma historia Incrivel
Uma garota esquecida por décadas, dada como desaparecida, ninguem se lembrava de sua existência, e de repente por acidente Rose é acordada do seu sono induzido por Bren. Ela se vê herdeira de um imperio Gigante chamado UNICORP, sua volta chama a atenção do mundo.
E agora ela se vê diante de uma nova vida, todos que ama e conheçe estão mortos, ela esta sozinha sem saber em quem deve ou não confiar.
Xavier o unico que ela amou não pode mais apoia-la e é em suas lembranças e em sua arte que ela encontra refúgio. Bren a recolhe, dá atenção e se torna um companheiro e quando ela se depara diante de uma maquina que foi acionada para extermina-lá, ele a ajuda muito, porém este inimigo somente ela pode deter.

Livroo perfeito, quando começei a ler não conseguia mais parar, a cada palavra a vontade incontrolavel de Mais, de desvendar a historia, de descobrir quem esta do lado de Rose e o desejo de saber mais e mais sobre Xavier o seu unico amor *--*

E agora vo ficar com minha DPL(depressao pos livro), e com a super vontade de ler Adormecida denovo.

Um Livro para Amar 02/11/2019

E a maldição do sono só vem de vilões da Disney?? Tadinha da fama da Malévola
Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo – ou não haverá futuro.
Se você pensa que relações abusivas só ocorrem entre casais, meu bem se prepara para ler este livro.
Eu, assim como uma parcela dos leitores deste livro, iniciei a leitura pensando encontrar uma releitura de a Bela Adormecida, pois então, não tem nada a ver com a história que conhecemos, mas tem alguma coisa ou outra que nos remete a princesa Aurora.
Vamos por partes.
Primeiro, nossa protagonista se chama Rose. Ela é filha de um casal rico, muito rico, que prosperou ainda mais nos tempos de crise do mundo, investindo em viagens para a lua. Ela foi posta para dormir na câmara estase e nunca foi despertada. Surreal, não?
Segundo, Rose é despertada muitos anos depois, por um garoto bonito (mas não é com beijo ok? Tá mais para ressuscitação aqui) onde ninguém mais que ela conhecia estavam vivos. O mundo que foi devastado pelos tempos sombrios enquanto ela dormia. Pesado né?
Rose, herdeira de toda a fortuna de seus pais (já mortos), entra em uma espécie de reabilitação pós o sono estase (é uma máquina que meio que simula o coma, só que a pessoa que é colocada ali não envelhece, não precisa de comida e nem água e também não fica doente) e tenta socializar no novo mundo.
A tarefa por si só já é muito difícil, mas consegue piorar. Alguém tenta inúmeras vezes matar Rose. Então, a missão de apenas seguir em frente com sua vida, se torna sobreviver a qualquer custo.
Lembra que falei de relações abusivas? Então, em meio a correria pela sobrevivência e re-sociliação, Rose começa ter lembranças do seu passado. E pasmem, pais ricos mas relapsos. Ah você quer ir na festa da coleguinha de sala? Hum, eu tenho reunião nesse dia, mas se você insiste muito em ir, é melhor você dormir um pouco para se divertir melhor na festa. Ai vai a guria pra câmara estase. Hum, ela está numa fase difícil de controlar, vai para o sono estase. Hum, eu quero uma segunda lua de mel, sono estase na guria. Ah coitada da Rose viveu tentando não desobedecer aos pais para não acabar na câmara estase.
A empregada da família, com dó da situação da Rose, passou a tirar ela da câmara estase na ausência dos pais, o que deu dias de alegria para Rose, isso claro, até os pais dela descobrirem.
Dá para ser pior que isso? O livro mostra que sim. Se for para tratar crianças assim, é melhor nem ter filhos! Diferente da Princesa Aurora aqui, vemos Rose lutar de verdade para viver, claro que não é repentino, mas o despertador para sobrevivência e a busca por resposta são estimulantes muito bons.
Um salve para Rose que apesar das circunstâncias conseguiu ainda ser uma artista talentosa e achou exatamente a coragem que procurava.

Joice (Jojo) 18/04/2016

Frustrada com uma trama que tinha enorme potencial
Sabe aqueles livros que poderiam ser muito melhores, e você lamenta bastante o fato de eles não o serem? Há tempos eu não tinha uma experiência dessas, mas "Adormecida", de Anna Sheehan, veio para lembrar-me de quão frustrante isso pode ser.

A versão da autora do clássico infantil "A Bela Adormecida" tem uma premissa excelente. Há todo um mistério envolvendo os motivos que levaram os pais de Rose a colocarem-na "para dormir" por tanto tempo e em repetidas ocasiões, fato que acabou prejudicando a vida da garota. O nome da protagonista, inclusive, poderia ser relacionado à flor protegida pelo Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry, tais são as barreiras que separam Rose do "mundo real".

Todavia, e esse é meu maior motivo de frustração com este livro, a autora passa mais da metade da narrativa apresentando-nos uma trama insossa e uma protagonista apática, que só depois da página 230 mostra seu verdadeiro potencial. Repito: fiquei enormemente decepcionada. A experiência de leitura teria sido outra (muito melhor) se Sheehan houvesse apresentado melhor sua proposta.

Só tenho a lamentar.

day 20/01/2013

bom!!
imagine você dormir por 62 anos? e depois acordar em um futuro totalmente desconhecido?
Rose vive em mundo moderno de alta tecnologia onde existem máquinas que fazem você dormir por quanto tempo programar.
Porém Rose não queria isso...mas foi deixada em uma máquina de estase por 62 anos.
Quando ela acorda onde estão seus pais? seu namorado Xavier e sua querida empregada Ása?
será que todos morreram?
Os pais de rose eram donos de uma mega empresa multi planetária ,uma empresa que domina o mundo todo,e rose agora é a única dona dessa mega fortuna.
muitas coisas ela terá que descobrir,quem fez isso com ela? quem está querendo matá-la?
Mas no meio de tudo isso a um garoto que tem chamado sua atenção Bren se torna um grande protetor e amigo de Rose.
Otto também é um grande amigo que ela irá encontrar,ele é fruto de uma experiência entre humano e extraterrestres ,um amigo mais que maravilhoso na vida da bela adormecida Rose.
mas...será que todos morreram? até seu namorado?
o livro é um mistério a ser desvendado!

Lidi 16/11/2012

Estava muito ansiosa para ler esse livro, ele mostra uma versão totalmente futurista da historia da Bela Adormecida, este é um dos poucos livros que li que abordam como tema o futuro.

Achei a escrita da autora e a historia muito boas, apesar de no inicio não ter gostado muito da Rose, por acha-la meio sem graça, fazendo o tudo que lhe era mandado, sem muita atitude da parte dela, ja pela metade do livro comecei sentir um pouco de pena da personagem por tudo que ela descobriu,comecei a gostar dela mais para os ultimos capitulos quando parece que ela começa a reagir e enfrentar toda a situação.

Não sei se esse livro faz parte de uma serie, mas foi isso que me pareceu no final do livro.

Lari 05/11/2012

Resenha do blog Iluminerds , com continuação http://www.iluminerds.com.br/iluminamos-adormecida-anna-sheehan/?preview=true

"[...] enquanto pelo menos uma centena de repórteres tiravam fotos da “miraculosa bela adormecida”. Pelo menos era assim que estavam me chamando. Eu não me sentia tão bela. ” – (Página 14)

Rose Samantha Fitzroy é uma garota de 16 anos que, desde seu nascimento, fora acostumada a ser colocada na câmara de estase por ínfimas razões, sendo elas: briga com os pais, discordância com os mesmos, ou simplesmente, quando eles queriam viajar. Nestas ocasiões, diga-se enclausurada, dormia por horas, dias e as vezes anos, até que em um dia dormiu por 62 anos.

Passado o tempo, ao ser despertada por Bredan, no porão do seu antigo condomínio, ela percebe que terá que se deparar com o fato de seu pai, mãe e namorado [ Xavier] não estarem mais vivos e que tratava-se apenas de uma adolescente de 16 anos, enquanto já deveria ter ao menos 90. Deste modo, entram as questões: - Como se lidar com essa nova realidade, onde descobre ser a herdeira da bilionária da companhia UniCorp? E se já não fosse o suficiente há um novo perigo a sua frente: “- Rose Samantha Fitzroy. Tenho ordens para retê-la e leva- lá de volta ao princípio. Se o retorno se mostrar impossível de ser cumprido, minhas ordens são para exterminá-la. Permaneça parada.” -(Página 63)

Desesperador, não? Ela mal desperta e descobre que além de bilionária, tornou-se um alvo caçado a todo momento por uma espécie de robô que, além de extremamente perigoso, recebe ordens de alguém próximo o suficiente a ela para conseguir acesso a todas suas informações, incluindo reconhecimento de voz e afins. E, como conflito final, temos Rose dividida entre a recente “queda” por seu salvador Bredan e seu antigo namorado Xavier.

Continua em... http://www.iluminerds.com.br/iluminamos-adormecida-anna-sheehan/?preview=true

Kenia 03/01/2014

Rose ficou em estase (sono induzido através de substâncias químicas inaladas em uma cápsula, enquanto lá, você não envelhece) por sessenta e dois anos e foi despertada com um beijo por Bren Sabah. Lendo assim, até parece a história da Bela Adormecida, mas não é, para por aí. A jovem desperta e descobre que o mundo havia mudado, e que ela não conhece mais ninguém. Seus pais não existem mais e nem seu tão estimado Xavier. Ela acorda em um futuro dominado pela empresa de seus pais, Unicorp, um império interplanetário, e ela é a única herdeira. Porém, por ser menor de idade, a jovem acaba ficando sobre a tutela de Guillory, o presidente da empresa, que delega ao casal Barry e Patty Piper, empregados da empresa, como seus pais adotivos.
Em busca de uma vida normal, Rose passa a frequentar a escola, com apoio do jovem Bren. Na escola, ela descobre sobre os Tempos Sombrios, uma época de guerras, fome, doenças e morte, que devastou metade da população. O mundo teve que se reinventar após o colapso financeiro, populacional e ambiental.
Dos amigos de Bren, Rose fica muito próxima de Otto, um rapaz que é propriedade da Unicorp, na verdade, ele foi um experimento. Ele teve seu DNA alterado a partir de um micróbio, e apesar de ser quase normal (ele não fala, mas é incrivelmente inteligente), ele não possui vários direitos, como os dos humanos e corre o risco de morrer a qualquer instante. Por ter uma história triste, eles se identificam e se tornam grandes amigos.

"Você poderia ser meu." – escrevi. E tive de escrever rápido, pois sabia que, do contrário, não iria conseguir. – "Eu poderia lhe dar amor. Sou tão anormal quanto você, e não pareço pertencer a ninguém. Você é o único que parece combinar comigo. Podemos ser uma família."

Mesmo com a companhia e amizade de Bren, Otto e seu cachorro Zavier (recebeu carinhosamente esse nome em lembrança de seu grande amor Xavier), Rose se vê sozinha, forçada a lidar com seus sentimentos de perda e luto por um namorado e grande amigo que ficou no passado e uma carreira abandonada por conta da aparência social dos pais. Ela passa a se questionar se todas as vezes em que foi colocada em estase por seus pais, se foi para o bem dela ou por conveniência própria.
Como se não bastasse toda essa situação triste, Rose se apaixona por Bren, que não retribui e acaba magoando-a, impulsionando a jovem a entrar em estase novamente, pois ela acredita que essa é a única forma de esquecer o que lhe aflige.

"– Certo. Que outro nome você dá para voltar ao seu caixão de vidro?
Fiquei surpresa. Nunca pensara daquela maneira. Olhei para o meu confortável tubo de estase. A maciez da seda que me protegia, a música suave que completava o último instante antes da estase iniciar, o primeiro perfume doce dos gases que precediam os momentos finais do estado de sonho antes da estase profunda tomar conta. Um caixão?"

Rose então precisa descobrir segredos, encarar seus medos, assim como enfrentar um assassino que a tenta destruir, para que assim possa encontrar sua felicidade.

Rafa 18/01/2014

*Resenha Adormecida - Mentes Literárias
Desde que coloquei os olhos no livro, a meses atrás tive vontade de ler. Eu amo Aurora, mais conhecida como Bela Adormecida, óbvio que uma adaptação me chamaria a atenção. Mas quem espera um romance daqueles água com açúcar se engana, o livro é cheio de criticas sociais, ficção científica e visões futurísticas.

A história começa em um tempo já avançado, onde os humanos já conhecem outras formas de vida e todo o sistema sola já foi explorado. Dai veio o chamado "estase" nesse tubo as pessoas conseguem viajar por todo o sistema sem interferência, é como um sono indusido , o fato é que você para no tempo enquanto mergulha nos sonhos proporcionados pelo estase. Rose, a protagonista, é filha dos maiores empresários que existem e é totalmente controlado por eles. Sem o resto da humanidade saber eles mantém esses tubos em casa, e Rose é sempre colocada para dormir, até que um dia, ela é deixada lá. E esse ponto é a única coisa que se assemelha a história de Aurora.

"- Você disse Fitzroy? - Bredan perguntou. - Rose Fitzroy?
- Sim - respondi. - Por quê?
- Preciso buscar ajda. - Ele me deu as costas e se foi."

Se você é uma pessoa meio romantica ou que busca um pouco de romance, irá encontrar na obra - em pouca escala - mas com grande importância para a história.
Xavier é o amor da vida de Rose, mas antes disse ele foi seu melhor amigo. Xavy era sete anos mais novo que ela. Contudo, como ela era colocada sempre em estase acabou que ao passar dos anos ficou mais nova que ele. E dai se desenrola uma trama. A obra vai começar com o despertar de Rose, então sabemos de acontecimento passados ao decorrer do livro, através de lembranças da mesma.

O livro tem seus altos e baixos
A história se passa em primeira pessoa, e tive grandes problemas com isso. Já que em determinado momento uma personagem coadjuvante narra, em pouca partes, mas o problema fica em como a escritora separou as narrativas de Rose e esse outro personagem. Ela simplesmente não separou, você vai lendo pensando que é uma narrativa de Rose e percebe que não, é outro alguém. Isso me irritou muito. Outra coisa, foi alguns detalhes que a autora deixou sem explicação, objetos que ela inventou para esse mundo futuro que ela não dá uma descrição. Sei que muitos fazem isso, deixam para que nós imaginemos, mas nesse livro em especial não ficou agradável.

"- Não foi uma tonta - Bren falo. - Esta é uma situação com a qual acho que os seres humanos não são geneticamente programados para lidar."

Nos pontos altos o livro ganhou muitos créditos comigo. A história é surpreendente e muito bem trabalhada. Os personagens são fortes em suas características. A crítica social é muito bem construída. A autora questiona até que ponto as pessoas chegam para alcançar o poder, o que elas fazem para ter controle e o que nossa tecnologia pode causar em sociedade . Além disso, tem todo o lado emocional. Eu chorei em alguns momentos, sim sou uma pessoa emotiva, mas de qualquer forma mexe com você. Rose vive algo totalmente horrível, e por essa situação acaba se tornando uma personagem bem depressivo, mas bem aprofundada.

Para completar o final é comovente, e tente para uma continuação. Contudo, não seria necessária, mas eu aceitaria de bom grado. E a boa noticia é que terá sim ma continuação. Logo após eu ler o livro, fui até o Good Readers registrar o livro como lido, foi então que eu vi que terá uma continuação. Todavia, ainda não tem capa, nem sinopse, somente um possível nome. Ou seja, acho que esperarei muito ainda por essa continuação =(

A editora da obra aqui no Brasil é a Lua de Papel.

site: http://slothreaders.blogspot.com.br/2014/01/resenha-adormecida.html

Priscila 01/02/2014

Conto de Bela Adormecida
Este livro é maravilhoso, como seria se a Bela Adormecida acordasse 60 anos depois e tudo a sua volta estava diferente, e mostra como os pais podem controlar e não se preocupar com seus filhos para não "atrapalhar" suas vidas.
Adorei cada parte do livro. As partes onde falam de amor, como mais uma distopia encena o fim do mundo de um angulo diferente e que está acontecendo conosco de pouco em pouco.
Recomendadissimo!
Leia mais em: http://nomeumundo.com/2015/02/18/resenha-adormecida/

Entre Leitores 12/02/2014

Para ver esta resenha acesse:

site: http://coemundo.blogspot.com.br/2014/01/resenha-adormecida.html