Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


548 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Nyck 27/03/2020

Lindamente sensível
Essa é uma leitura inesquecível que sempre busco em momentos em que quero refletir sobre a vida. É um livro com uma escrita fluída que com grande sensibilidade mostra o cotidiano de Alice, uma mulher brilhante que pela doença de Alzheimer vai perdendo as habilidades cognitivas que sempre a definiram. Recomendo que todos leiam ao menos uma vez essa obra e que ela os proporcionem tantas reflexões como eu tive.
comentários(0)comente



casteloale 19/11/2021

Um livro marcante!
Neste livro acompanhamos a vida de Alice, professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Harvard.

Com inúmeras pesquisas publicadas, um livro que escrevera em parceria com seu marido e vários orientandos de pós graduação sob sua coordenação, Alice encontra-se no auge de sua carreira como professora e pesquisadora.

E é nesse momento que ela recebe uma grande rasteira da vida. Alice descobre que é portadora do Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, e que mesmo tendo apenas 50 anos, em pouco tempo ela sequer vai se lembrar da vida que tinha antes da doença.

Acompanhamos a evolução do Alzheimer de Alice e como ela vai piorando com o tempo, como ela deixa de reconhecer coisas simples e até mesmo as pessoas de sua família.

Eu praticamente devorei esse livro, a história é envolvente demais e não tem como ler um único capítulo e simplesmente parar. Acompanhar a jornada da Alice foi algo angustiante demais e que me fez refletir bastante sobre como todos nós estamos suscetíveis a essa doença.

Alice foi deixando de ser ela mesma, foi perdendo sua personalidade e se tornando um ser que mal conseguia distinguir quem era seus filhos. Uma mulher brilhante, que dava palestras e pesquisava sobre linguagem, aos poucos foi perdendo a capacidade de simplesmente formular uma frase ou entender o que estavam lhe dizendo.

Eu teria dado cinco estrelas facilmente para esse livro que já tem um lugar guardado no meu coração, não fosse pelas duas expressões racistas que encontrei logo no começo do livro e que me incomodaram muito.

É um livro que te apresenta a doença do Alzheimer de forma nua e crua, sem rodeios, mostrando o drama real de quem é obrigado a conviver com esse mal.
comentários(0)comente



Priscila.Pieper 25/02/2020

PARA SEMPRE ALICE
"O dia ensolarado nublou-se e esfriou ao anoitecer, num primeiro flerte real com o inverno. Uma chuva forte havia derrubado quase todas as folhas restantes nos galhos das árvores, deixando-as quase nuas, malvestidas para o frio que viria" (P. 58)

Foi assim, quase que de uma hora para a outra que ela chegou. Alice não esperava. Não queria acreditar no que ouvia. Sentada no consultório do Dr. Davis, seu mundo parecia escorrer por entre os dedos. Sim, ela tinha o mal de Alzheimer. Alzheimer precoce.
Após anos estudando e se dedicando para ter uma carreira e uma família de sucesso, o golpe. Assim como o inverno arrancando as folhagens e roubando o calor, o Alzheimer pouco a pouco tirava tudo o que ela tinha. 

Alice não queria acreditar. Ela estava perdendo tudo! Poderia lutar contra. Acharia uma solução. Tinha apenas 50 anos. Ainda tinha forças para lutar. Será?

Não podia suportar a ideia de que ela, uma pesquisadora da mente e professora de Harvard estaria ficando "gá-gá". O que seria dela? De John, o seu marido? De sua carreira? E de seus três maiores tesouros, seus filhos? Se lembraria deles? E de seus netos? Viveria o suficiente para vê-los nascer, ou melhor, lembraria deles?

De forma magistral Lisa toca em um assunto por vezes evitado. E com um belo soco no estômago nos faz encarar a verdade nua e crua: O Alzheimer pode chegar para qualquer um!

Com sutileza a cada linha lida, percebemos e entendemos os dilemas que Alice enfrenta diariamente. Nos sentimos mais envolvidos em seus sentimentos, pensamentos e sensações. Como espectadores vemos a vida de uma família enfrentando os desafios diários da doença.

Percorrer as páginas de Para Sempre Alice é uma interminável montanha-russa de emoções. É lidar com relações conturbadas, erros passados, amor, família e reconciliação. É profundo aprendizado. É mudança de pensamento. É empatia.

Uma obra fenomenal que nos conduz pelos meandros da mente de Alice, uma portadora de Alzheimer, que assim como uma borboleta, tenta viver sua curta e incerta vida da forma mais bela possível.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/
Francelle 09/08/2020minha estante
Esse livro é incrível, né?! Eu amei demais também.


Priscila.Pieper 09/08/2020minha estante
Siiim, é maravilhoso. Já estou ansiosa para ler os outros livros da autora. Simplesmente amei!




Danielly 07/03/2020

Um dos melhores
Não me deixe, Alice!!! Por que acabou?!! 😭😭😭 Estou devastada por esse livro ter fim! Os resumos impressos nele são:
The New York Times: "é comovente e real, a ponto de tirar vc do sono: vc vai querer lê-lo noite adentro, sem parar, até o fim." - fiz muito isso! Perdi a noção do tempo lendo ele.
The Boston Globe: "Minha vontade qnd acabei de ler foi de entrar num trem lotado e gritar para quem quiser ouvir: vc precisa ler esse livro" - estou aqui nesse exato momento falando o mesmo! Vc precisa ler esse livro!
Alzheimer's Daily News: "Este livro é a melhor representação da jornada de uma pessoa com Alzheimer que já li na vida" - essa é a primeira representação q eu leio. Eu conhecia a doença mas não tinha noção da dimensão. Tanto no livro como já ouvir outras pessoas falando "mal de Alzheimer" e eu não entendia o sentido do adjetivo "mal" numa doença, na minha cabeça toda doença era uma mal, pq essa especificamente era chamada assim? E esse livro mostra sutilmente e realmente o pq! Ele é muito tocante! Muito bem escrito! Vc não conseguir lembrar onde é o banheiro da sua própria casa... O livro é muuuuuito tocante e vale a pena cada segundo lido! Comprei no shopping Iguatemi de R$10,00 (obrigada por me incentivar a comprar @caio.pimentel) e se vc encontrar ele pra vender por R$99,99 vale a pena comprar! Difícil vai ser ler um livro esse ano que seja tão bom quanto esse! Entrou para os meus preferidos! ❤️
comentários(0)comente



Luara Raquel 28/12/2020

Para sempre Alice ficou eterno no meu coração
A autora é uma neurocientista, pesquisadora em neurociência em diversos hospitais e institutos importantes dos EUA, como o hospital geral de Massachusetts e lecionou em Harvard. “Para sempre Alice” transformou-se em filme, que foi vencedor do Oscar de melhor atriz, Julianne Moore, que é uma atriz fantástica.

Personagens:
1. Alice Howland é uma mulher de 50 anos de idade, professora titular de psicologia cognitiva na Universidade de Harvard e especialista de renome mundial.
2. John Howland , esposo de Alice e biólogo de células cancerígena, igualmente bem sucedido.
3. Anna, filha mais velha de Alice advogada, casada e com grande dificuldade de engravidar.
4. Tom filho de Alice e estudante de medicina
5. Lydia, filha caçula de Alice e é artista.

Alice desenvolve a doença de Alzheimer forma precoce, e que traz o leitor a imergir em sua trajetória - suas tristezas, decepções, angústias e desafios perante a nova realidade.
Eu me emocionei com esse livro por me envolver com o sofrimento de Alice, vendo toda a sua vida sendo esquecida por ela, tendo que deixar todas as suas conquistas no auge de sua carreira e vida. É um pouco previsível e revoltante ao mesmo tempo.

Alice tem uma relação conflituosa com a sua filha caçula, pois ela sonha com um futuro promissor para sua filha, acreditando que a vida acadêmica (assim como Alice e o esposo ) seria o caminho ideal para a felicidade. No entanto, Lydia tem outros sonhos (ser atriz) e com isso saiu de casa em busca de viver o seu próprio estilo de vida.

Esse livro não romantiza a doença, pelo contrário, mostra de forma brilhante e impecável a realidade daqueles que, de uma hora para a outra, devem aprender a conviver com a doença e os efeitos delas em todos que estão em volta,
A autoria detalha os comportamentos de uma forma sensível, mas traz uma mensagem bem forte quanto ao desejo de viver intensamente ao lado de quem se ama e o poder da reconciliação consigo mesma e com as pessoas que ama.

Tem algumas coisas que me incomoda no comportamento dos filhos e esposo da Alice, mas não vou entrar em detalhes para não dá spoilers. Deixo vocês tirarem essas impressões na leitura do livro. Mas, talvez esse incômodo que senti com os personagens foi o que não deixou eu dá 5 estrelas na avaliação.

Outro fato tocante é quando Alice relata que tinha deixado diversos livros para serem lidos no futuro, quando ela teria mais tempo disponível, só que agora que ela se vê sem condições de ler, porque sua mente não consegue absorver as informações contidas nas páginas, mesmo assim, é uma boa leitura.

comentários(0)comente



Thaysa.Salles 08/07/2022

Conhecer Alice e sua vivência como portadora do mal de Alzheimer foi uma experiência diferente. Por incrível que pareça, não sabia muito sobre o livro (aparentemente ele é bem famoso) e, portanto, me surpreendi durante toda a narrativa - inclusive no diagnóstico, que eu jurava se tratar de algum aneurisma.
Senti falta de uma leitura mais calma. A autora correu em algumas partes e deu pouca atenção aos sentimentos de Alice no geral, embora tenham tido passagens inegavelmente emocionantes. Gostei do livro, não sabia nada sobre o alzheimer além de que afetava as memórias, então foi uma experiência muito interessante.
comentários(0)comente



laralimaoliveira_ 30/06/2021

Bom
O livro não me prendeu muito, mas é uma boa leitura, acredito que quem tenha vivenciado experiências parecidas ou vivencie vai gostar mais
comentários(0)comente



maria cecília 03/10/2020

Impressionante
Li esse livro a um tempo e a vontade de fazer uma resenha é enorme.
Alice é uma mulher muito inteligente, seu marido também, no entanto, eles tem diversos problemas familiares.
Alice começa a esquecer das coisas frequentemente, e me encanta saber que a autora estudou sobre Alzheimer para criar o livro, isso mostra que Lisa Genova estava realmente com vontade de escrever o livro sem falar nada de errado, apenas passando informações e transformando isso em um drama do dia-a-dia.
De fato, podemos ver que a história quer passar uma moral sobre apoio familiar.
Entendo a proposta e me encanto muito, mas, ainda sim achei o livro meio chato, com diálogos e descrições desnecessárias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milena 09/07/2021

Para sempre Alice
Leitura fluida que discorre sobre a vida de Alice e as angústias de uma personagem de carreira brilhante, que sucumbe ao Alzheimer de início precoce. Mais do que as angústias vividas por ela, o impacto sobre as pessoas que ama e acima de tudo, se trata do Amor! Apesar do diagnóstico, da despersonalização causada pela doença, é uma história sobre o amor, a tolerância e o viver bem o dia de hoje!
comentários(0)comente



Ina 12/12/2021

O esquecimento nu e cru
A realidade que a escritora nos traz a partir dessa narrativa é dolorida e ao mesmo tempo extremamente reveladora! Não tinha ideia do que as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer tinham que enfrentar e suas angústias em uma luta que não há vencedores.
Ver a história de Alice, cada dia que sua mente e sua memória definhava mais um pouco é, no mínimo, um choque. Um livro escrito com maestria sobre uma realidade pouco abordada!!
Recomendo muito S2
comentários(0)comente



PaolaRebeca 12/05/2021

Uma experiência marcante
Antes de iniciar a leitura de Para Sempre Alice tinha ouvido que seria uma história que me levaria às lágrimas. E sim, foi exatamente o que aconteceu. Conforme a protagonista, Alice, vai se esquecendo de coisas, se distanciando de quem ela era, e por vezes se desesperando, é impossível não se emocionar junto com ela, chorar junto. Sentimos compaixão, vontade de estar por perto e ajudar.
.
"Por favor, não olhem para o nosso A escarlate e nos descartam. Olhem-nos nos olhos, falem diretamente conosco. Não entrem em pânico nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, porque nós estaremos.(...)"
.
À medida que o livro vai chegando ao fim, ficamos com medo do desfecho que ela terá, torcemos para que as coisas melhorem e para que os que estão em redor considerem suas opiniões, suas vontades, e não a coloquem em 2° plano só por causa da condição em que ela se encontra. É triste, emocionante, traz aprendizados e nos motiva a buscar entender + quem tem Alzheimer.
.
Foi uma experiência marcante. Recomendo a história!

Instagram: estanteimaginativa
comentários(0)comente



Roberta Kwietniewski 17/04/2020

EMOCIONANTE
Que livro! Linguagem que flui demais, história emocionante e que corta o nosso coraçãozinho. Não vou superar tão cedo
comentários(0)comente



Fabi.Filippo 20/04/2020

Triste demais
Segunda vez que eu leio o livro, e meus sentimentos foram os mesmo de quando eu li pela primeira vez.
Parecia que eu estava dentro da mente de Alice , tão fortes os sentimentos descritos pela autora.
Livro triste demais porém muito bom.
comentários(0)comente



Mila 07/01/2021

Real e sensível
Achei que a história seria maçante por tratar de um assunto delicado e não muito falado. Mas pelo contrário, a autora conseguiu deixar o livro bem leve, mesmo falando sobre o alzheimer. Só em alguns momentos eu achava meio chato por conta dos detalhes clínicos. Gostei de todos os personagens, mas ao decorrer do livro fui pegando desgosto do marido dela, mas eu consegui entender que deve ser difícil pra uma pessoa ver o outro ficar dojeito que a Alice ficou, ainda mais por ela ter sido tão inteligente.

Tenho que confessar que eu acreditava que no final ela ia ter uma cura milagrosa, mas o livro fala da realidade da doença em uma pessoa. Não quero dizer que foi um final triste, mas sim de que foi um final digno pra ela no estado que estava.

Assim como na capa está escrito: é uma história de amor e só o amor sabe o que é verdade.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



548 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR