Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Renata.g 29/03/2022

Emocionante! ?
O livro conta a história da Alice que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando descobre que tem mal de Alzheimer de instalação precoce. Em dois anos ela tem que deixar de fazer o que mais gosta, que é dar aulas e fazer palestras.
Começa a esquecer da família e de si própria, porém recebe carinho e amor de quem menos se espera.
Amei a leitura do início ao fim, apesar de que em algumas parte ser um pouco cansativo. Apesar de ter o filme vale apena ler o livro.

Lido em 26/03/22
Lorena 30/03/2022minha estante
Fico fraca ?

Lorena 30/03/2022minha estante
Sua resenha foi rápida e muito linda, até lembrei aqui de como fiquei tocada com essa estória ?

Renata.g 30/03/2022minha estante
Obrigada ?
Não gosto de fazer resenhas grandes e nem dar spoiler

Ana140 13/04/2022minha estante
Assisti o filme, mais o livro deve ser muito mais emocionante

Renata.g 13/04/2022minha estante
Eu não assistir o filme mas o livro é bem emocionante

Cantinho dos livros 14/04/2022minha estante
Eu adorei essa leitura! Apesar de triste.

Renata.g 14/04/2022minha estante
Eu também gostei bastante. É bem triste.

Lucas.Amorim 08/05/2022minha estante
Eu li o livro, nunca assisti o filme. Foi o primeiro livro que me deixou aflito com os acontecimentos

Renata.g 09/05/2022minha estante
Em algumas partes eu também fiquei aflita com os acontecimentos

Ana140 09/05/2022minha estante
O filme tem cenas muito impactantes do processo da doença, vale a pena assistir.

Alan Cavalcante 26/07/2015

Incrível!
Assisti o filme para depois ler o livro. Se o filme me emocionou, o livro então...

Incrível o livro, toda a vida de Alice narrada perfeitamente. As página seguem sem você perceber! Uma leitura linda mas ao mesmo tempo muito triste. Ver que toda sua vida, conquistas, família, sonhos, vão embora com a degradação da doença. Fiquei emocionado ao ler.

O filme é fiel ao livro, claro, sempre tendo umas exceções, mas nada demais. Fiquei com o coração partido no fim, com desejo de abraçar Alice!

Indico para todos!
Anna Raísa 26/07/2015minha estante
Que legal. Fiquem com vontade de ler. Vou adquirir!!!!!

Anna Raísa 26/07/2015minha estante
Fiquei**

Camila1856 26/07/2015minha estante
Parece interessante

Alan Cavalcante 26/07/2015minha estante
Oi Anna e Ka, leiam sim! É lindo demais! Vão curtir ctz!

Anna Raísa 30/07/2015minha estante
Comprei!!!!! Não resisti. Qdo ler, volto aqui pra comentar. ;)

Sil 18/03/2016

UM LIVRO QUE É TRISTEZA SOMENTE…
Olá amigos,

Escrito pela neurocientista norte americana Lisa Genova, este é o terceiro livro dessa autora/médica. Sinceramente não sei como esse pessoal aguenta trabalhar nesse meio, pois Para sempre Alice é tristeza somente. A alta remuneração desses profissionais está mais do que justificada.

Alice é uma super professora da universidade de Harvard, muito inteligente, e com uma memória incrível, ela sempre lembra de tudo, praticamente nunca esquece nada, inclusive é conhecida na universidade por sua memória afiada e certeira. Certo dia, voltando de sua corrida matinal, ela esquece o caminho de casa, não somente esquece como também fica perdida, sem saber onde está, parada por uns minutos, observando qual caminho pegar, sem saber por onde ir. Isso a deixa tremendamente assustada, afinal, Alice percorre aquele mesmo caminho há anos, e isso é algo realmente estranho de acontecer não é? Ela deve estar trabalhando demais, não deve ser nada além de stress, mas por via das dúvidas ela marca uma consulta. Ao se consultar com um médico, Alice é diagnosticada com o mal de Alzheimer.

A partir desse momento, nós acompanhamos os pequenos avanços que a doença tem no dia-a-dia de Alice, as coisas mais banais que ela começa á esquecer (a receita infalível do pudim de pão no Natal), as coisas que ela troca de lugar (celular dentro do congelador), a tática para lembrar de algumas coisas vitais (perguntas como: qual o nome dos seus filhos?), você tem dó da personagem, você quer logo que as coisas acabem ou melhorem, mas você sabe que elas não vão melhorar, então você acompanha até acabar.

Pessoalmente Alice preferiria ter câncer: pessoas com câncer são vistas como vencedoras e batalhadoras. Pessoas com Alzheimer são vistas como um peso, como coitados, como perdedores, pois não adianta batalhar, a batalha já está perdida no instante em que começa. Todos sabem que essas pessoas vão se tornar senis, não vão reconhecer seus próprios familiares, serão incapazes de se vestirem sozinhas (pois vão esquecer como se faz), não vão se lembrar de ir ao banheiro, praticamente voltam a ser crianças de colo… a pessoa simplesmente perde sua identidade, seus sonhos e suas vontades. Passeios noturnos sem destino nem sentido, repetição de perguntas sem assimilar respostas, falha dos órgãos, só tristeza. Mas mais triste ainda, é ver como as pessoas ao seu redor reagem, e começam a te esquecer, deixar de lado: você não pode mais trabalhar (você sabe chegar ao seu escritório?), não pode fazer um chá (pois pode esquecer o gás aceso), sua opinião não conta mais, não participa das conversas (não lembra nem qual era o assunto), sua opinião não conta (você não tem mais capacidade de decidir com coerência), você é um peso que só está esperando a morte chegar.

Quando terminei este livro, me senti um trapo, péssima, sem esperança na vida… e cheguei novamente á conclusão de que nós muitas vezes reclamamos demais da vida e nos esquecemos de agradecer pelo que temos e pelo que somos, por isso todos deveriam ler esse livro. Ele é um lembrete do que pode acontecer á qualquer um, e nada se pode fazer á respeito. É como se você estivesse na beira da praia e uma onda gigante invadisse: você não tem controle, é algo que não está em suas mãos.

Abraços.

site: http://www.colunadovale.com.br
Ricardo Rocha 18/03/2016minha estante
fiz um comentário por msg, max, dps vc pede pra sil deixar vc ver

Ricardo Rocha 18/03/2016minha estante
linda resenha

Sil 19/03/2016minha estante
:) muito obrigada

Mih 08/04/2020

Intelectualmente Vazia
Livro: Para Sempre Alice
Autor:Lisa Genova

Apesar da angústia e tristeza do tema a narrativa e escrita é encantadora, sutil, envolvente, extremamente agradável. Apesar de conter alguns termos técnicos, graças a Lisa Genova que conduz com maestria fantástica fazendo com que a leitura flua de maneira clara, sem dificuldade, assim ela consegue trazer muita informação sem deixar a leitura enfadonha.

"Como posso me perder na minha própria casa" (Pág. 145)

Os capítulos são dispostos por meio de fases datadas, entre um capitulo e outro decorre um certo tempo. A intensão aqui é mostrar o avanço do mal de Alzheimer de instalação precoce. Alice com apenas 50 anos de idade começa a dar sinais de pequenos esquecimentos que avança para quadros maiores como lapsos de espaço geográfico, se perde em percursos que era parte de sua rotina.

As lacunas de esquecimento começa a chamar sua atenção, ela levanta algumas hipóteses de prováveis diagnósticos, foram muitos exames até chegar ao diagnóstico preciso e mais algum tempo para a aceita-lo.

Alice e seu esposo John, pais de três filhos adultos. Um casal respeitado no meio
acadêmico e científico. Uma mulher forte, inteligente, professora de prestígio, que
ocupa a cadeira de psicologia e linguística em Harvard, tida como um cérebro afiadíssimo agora tem que reaprender um novo modelo de vida.

"Conversavam sobre Alice como se ela não estivesse sentada na poltrona, a poucos metros de distância. Falavam dela, em sua presença, como se ela fosse surda. Falavam dela, na sua frente, sem inclui-la, como se ela sofresse de mal de Alzheimer" (Pag. 211)

A trama não tem como objetivo apenas retratar as fases em que a doença vai avançando, mas a dificuldade de aceitação e resistência de familiares e amigos. A rotina da família é alterada, pois Alice agora precisa de cuidados especiais.

Mostrando também a necessidade que o individuo tem de se relacionar, interagir e sentir parte de algo. Assim como o beneficio de grupos de apoio, não só para familiares, mas também para os acometidos pela doença, grupos onde há interação com pessoas que sofrem da mesma doença.

"Teve vontade de dizer que se orgulhava dela. Mas, nesse dia, seus pensamentos
moviam-se devagar do cérebro até a boca, como se tivessem que nadar quilômetros no
lodo negro de um rio antes de chegar à tona para se fazerem ouvir, e a maioria se
afogavam em algum ponto do trajeto." (Pag. 212)

A dificuldade de admitir e enfrentar a realidade de que está tendo uma baixa
rápida considerável e iminente do seu intelecto, fica evidente no tempo que ela leva para se afastar de suas atividades, a corrida que ela trava para conseguir aproveitar o máximo da lucidez que está se esvaindo.

"Emocionalmente cansado e intelectualmente vazia" (Pag. 229)

Me apaixonei pelo livro, e certamente indicaria pela riqueza de reflexões. Ele nos faz pensar sobre o quanto do nosso tempo desperdiçamos em busca do nosso desenvolvimento profissional e da corrida em busca do “ter”. E nos faz refletir sobre como nos voltamos para o que realmente é fundamental quando percebemos que nos aproximamos da linha de chegada.

Todos sabemos que somos instantes, que nosso tempo é breve, mas temos a falsa impressão que podemos controlar algo, que teremos no futuro um tempo onde poderemos curtir a nossa família, amigos, mas o livro com a personagem de Alice nos faz perceber que não temos controle nem garantias, a vida é vivida no dia a dia.

Para mim trata-se de amor, fraternidade, compreensão...

"Sinto falta de fazer tudo com facilidade. Sinto falta de fazer parte do que
acontece. Sinto falta de sentir desejada. Tenho saudade da minha vida e da minha
família" (Pag. 271

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Daniel 09/04/2020minha estante
Resenha sensacional!!?

Mih 09/04/2020minha estante
Muito obg Daniel, é sempre muito bom ter um feedback assim isso dá mais ânimo para continuar com meu projeto de resenhas ??

Daniel 09/04/2020minha estante
??

Esdras 20/09/2016

Para Sempre Alice
"Profundamente tocante! Eu poderia resumir com apenas essas duas palavras, ao terminar agora, emocionado, essa leitura. Lisa Genova não só escreveu um livro bastante informativo a respeito de uma doença grave. Nao só citou genes e nomes de remédios. Ela foi mais além e mesclou tudo isso a uma história muito emocinante, mostrando o lado interior, duvidoso e obscuro de um doente. Ela me fez entrar de corpo e alma na cabeça da Alice e sentir na pele toda a agonia e sensação de fracasso que ela passou a ter no seu dia a dia como portadora do Alzheimer. O quão perturbador pode ser, de repente, não saber onde está ou como voltar para casa? O quão desesperador pode ser, de repente, não reconhecer os seus familiares? Compartilhei da frustração e me senti revoltado e cabisbaixo. Acompanhar a tragetória da Alice foi realmente angustiante e a cada falha desproposital cometida por ela, eu tive vontade de abraça-la. Ou segurar a sua mão. Ou dizer "Ei, calma, está tudo bem". Senti-me seguro, junto com ela, quando ficava claro que seus filhos não a abandonariam de jeito nenhum e tive raiva do John quando ele parecia fraquejar diante desse grande problema. E a força de vontade da Alice diante de uma causa explicitamente perdida, não deixa de ser inspiradora. Sem dúvida, uma história muito comovente. Amei!"
ROBERTO468 21/09/2016minha estante
Quero Muitoooo ler.

Esdras 21/09/2016minha estante
Ahhhh. Eu chorei.

warley torres 22/10/2016minha estante
Faço das suas palavras as minhas!

Ca Melo 10/06/2020

De cortar o coração...
Provavelmente muitas pessoas conhecem essa história por conta do filme, mas eu queria ter primeiro a experiência mais aprofundada com o livro. Eu recebi a minha edição por uma troca no Skoob no ano passado e nem tinha ideia de quando eu leria. Até que olhei o livro na minha estante, como quem não quer nada, e quem disse que eu conseguia parar de ler?

Acho que a minha experiência se deu principalmente pela escrita envolvente da autora Lisa Genova. Em pouco tempo eu lia quase 60, 70 páginas de uma só vez. O que também é surpreendente, visto que por acaso descobri que a autora é neurocientista e trouxe diversos aspectos sobre a doença de Alzheimer, inclusive tem vídeo dela no TedTalks.

E difícil não admirar o trabalho dela também como escritora de romances! O livro é narrado em terceira pessoa e cada capítulo corresponde a um mês, o que nos faz acompanhar o desenvolvimento da doença num curto espaço de tempo.

A doença de Alzheimer é uma das doenças que eu mais emocionalmente tocada quando leio sobre. Essa é uma doença que não significa apenas o esquecimento, mas essencialmente a identidade de um ser humano. Para sempre Alice me tocou ainda mais por trazer um caso raro da doença: quando atinge a pessoa precocemente. Alice acaba de completar 50 anos e precisa lidar com essa realidade que acaba com a sua vida. Ser diagnosticada com uma doença degenerativa e fatal faz com que esta mulher passe a perder todas as suas conquistas, principalmente as profissionais. Assim como a autora, Alice é cientista renomada da Universidade de Harvard, ela tem livros sobre as suas pesquisas e dá diversas palestras em todo o mundo, justamente na área da Linguística.

>>> Resenha completa no blog!

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/06/02/resenha-para-sempre-alice-de-lisa-genova/
Geovana Rodrigues 10/06/2020minha estante
Tem tempo que quero ler esse livro, mas falta coragem. Minha vó paterna tem Alzheimer, e foi meio precoce também. E vem avançando rápido. É tão triste ver a pessoa se perdendo. Ela já não me reconhece, as vezes o meu pai. Acaba com a pessoa e despedaça os que a cercam

Ca Melo 11/06/2020minha estante
Poxa Geo ??

Ju 15/04/2023

Comovente
Esse livro descreve muito bem a doença de alzheimer, minha avó infelizmente teve, e em alguns momentos da história é como se a Alice fosse minha avó de tanto que me lembrei :/
Quem teve/tem alguém na família com essa doença consegue ver como esse livro é bem real.
" Já fui todas essas coisas, eu acho. Só que ainda não acabei. Não acabei em grande estilo."
Dor.
Larissa3099 15/04/2023minha estante
esse livro é tao emocionante ?

Ju 16/04/2023minha estante
Muito! ?

Angs 25/03/2022

??????????
Meu senhor amado me acode que eu tô desidratando de tanto chorar. Alice mulher, eu quero te guardar num potinho. Eu sabia que a doença de Alzheimer é destrutiva. Mas não sabia tinha consciência do quanto.

Dois anos cara, em dois anos uma doença conseguiu acabar com uma mulher brilhante. Normalmente eu me considero uma pessoa que não chora fácil, mas meu pai, eu tô chorando até agora.
Acompanhar o declínio da Alice, a mente de uma mulher tão inteligente, tão incrível foi de partir meu coração. Cada piora no quadro dela me doeu e como o próprio título já diz: Quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.
Cantinho dos livros 25/03/2022minha estante
Eu terminei essa leitura no chão! Ele está na ala especial da estante! ??

Angs 26/03/2022minha estante
Foi pra minha lista especial também

Geo Franco 30/12/2020

Extremamente sensível
Esse livro me emocionou demais, demais mesmo
Conta a história de Alice ao longo dos estágios do Alzheimer, você sente a perda da personagem

* SPOILER *
A parte da carta é angustiante, ela queria que tudo acabasse, mas não conseguia lembrar como fazer para tudo acabar
RaiBm 30/12/2020minha estante
Caraca!! Deve ser emocionante ler um livro que tenha uma protagonista com alzheimer

Geo Franco 30/12/2020minha estante
É um livro muito bom, mas é triste sabe

Cintia (@jeitolivrodeser) 06/07/2019

Para Sempre Alice é o segundo livro que leio da escritora Lisa Genova e mais uma vez ela me tocou profundamente com sua sensibilidade.

O livro conta a história da Alice Howland, uma renomada professora de psicologia cognitiva de Harvard, que aos 50 anos descobre ser portadora da doença de Alzheimer de instalação precoce.

Eu já li outro livro com essa temática ("Quem, eu?" do Fernando Aguzzoli), mas nele a personagem, que aliás é a própria avó do Fernando, já está em período avançado da doença. E no caso de Para Sempre Alice, nós acompanhamos a evolução desde antes do diagnóstico até o ponto da Alice não se reconhecer mais.

É muito triste! Não consigo imaginar o que significa esquecer de você mesmo, não reconhecer as pessoas que você ama, perder toda a sua independência...

Recomendo muito essa leitura e termino com um trecho emocionante do livro que nos faz refletir sobre como as pessoas com Alzheimer se sentem:

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."
girlbetweenbooksandcoffee 06/07/2019minha estante
Esse foi o livro que mais me fez chorar! Até hoje não o reli.

Cintia (@jeitolivrodeser) 07/07/2019minha estante
Muito emocionante mesmo. Essa é uma doença muito triste...

Celle 12/05/2021

Emocionante
"Para sempre Alice" foi uma das minhas melhores leituras do ano. Eu me envolvi com esse livro sem nem perceber. Vale muito a pena a leitura, é um livro interessante e muito bem escrito.
Thais645 12/05/2021minha estante
A capa me lembrou "O Colecionador"...

Celle 12/05/2021minha estante
Eu sempre me confundo

Priscila.Pieper 25/02/2020

PARA SEMPRE ALICE
"O dia ensolarado nublou-se e esfriou ao anoitecer, num primeiro flerte real com o inverno. Uma chuva forte havia derrubado quase todas as folhas restantes nos galhos das árvores, deixando-as quase nuas, malvestidas para o frio que viria" (P. 58)

Foi assim, quase que de uma hora para a outra que ela chegou. Alice não esperava. Não queria acreditar no que ouvia. Sentada no consultório do Dr. Davis, seu mundo parecia escorrer por entre os dedos. Sim, ela tinha o mal de Alzheimer. Alzheimer precoce.
Após anos estudando e se dedicando para ter uma carreira e uma família de sucesso, o golpe. Assim como o inverno arrancando as folhagens e roubando o calor, o Alzheimer pouco a pouco tirava tudo o que ela tinha.

Alice não queria acreditar. Ela estava perdendo tudo! Poderia lutar contra. Acharia uma solução. Tinha apenas 50 anos. Ainda tinha forças para lutar. Será?

Não podia suportar a ideia de que ela, uma pesquisadora da mente e professora de Harvard estaria ficando "gá-gá". O que seria dela? De John, o seu marido? De sua carreira? E de seus três maiores tesouros, seus filhos? Se lembraria deles? E de seus netos? Viveria o suficiente para vê-los nascer, ou melhor, lembraria deles?

De forma magistral Lisa toca em um assunto por vezes evitado. E com um belo soco no estômago nos faz encarar a verdade nua e crua: O Alzheimer pode chegar para qualquer um!

Com sutileza a cada linha lida, percebemos e entendemos os dilemas que Alice enfrenta diariamente. Nos sentimos mais envolvidos em seus sentimentos, pensamentos e sensações. Como espectadores vemos a vida de uma família enfrentando os desafios diários da doença.

Percorrer as páginas de Para Sempre Alice é uma interminável montanha-russa de emoções. É lidar com relações conturbadas, erros passados, amor, família e reconciliação. É profundo aprendizado. É mudança de pensamento. É empatia.

Uma obra fenomenal que nos conduz pelos meandros da mente de Alice, uma portadora de Alzheimer, que assim como uma borboleta, tenta viver sua curta e incerta vida da forma mais bela possível.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/
Francelle 09/08/2020minha estante
Esse livro é incrível, né?! Eu amei demais também.

Priscila.Pieper 09/08/2020minha estante
Siiim, é maravilhoso. Já estou ansiosa para ler os outros livros da autora. Simplesmente amei!

Yasmin 05/05/2016

"Sejam criativos, sejam úteis,sejam práticos,sejam generosos e acabem em grande estilo. Já fui todas essas coisas,eu acho. Só que ainda não acabei. Não acabei em grande estilo"
"Para sempre Alice". Simplesmente isso, não precisa de mais palavras para fazer referência ao mesmo. Lisa Genova pode ser considerada um gênio da literatura, porque nunca li algo tão real quanto isso.
"Real" essa é a palavra que descreve perfeitamente toda a trajetória do livro, conseguimos sentir, ver, ouvir e ser cada momento da Alice, cada sensação ao longo de todo percurso e avanço da doença e é simplesmente doloroso.
É realmente difícil tentar imaginar como é a cabeça de alguém que possua Alzheimer e até mesmo nem pensamos nisso, pois não é algo que se discuta ou esteja sempre aparecendo por aí, mas essa estória muda completamente a perspectiva sobre isso, perde a ilusão de achar que é uma doença dirigida à idosos e simplesmente acaba ou não sente porque não tem como sentir falta do que não lembra, do que não sabe que um dia esteve ali, completamente o oposto, o vazio, a angústia, estar preso na sua cabeça e não ter direito as próprias memórias, não consigo imaginar dor maior e simplesmente não é algo que some, mesmo com a evolução da doença e a maior perda da memória e das outras funções, sempre terá uma parte ali sua que saberá quem é, que continuará ali para mostrar tudo o que perdeu, tudo o que não é mais e o que um dia já foi, a dúvida de estar se perdendo, para sempre. Esse é um livro que não dá para definir sendo só sobre Alzheimer, uma estória sobre isso, um relato, não, essa é uma obra de valor inimaginável sobre a vida, sobre a dor e sobre coisas que não podemos controlar
Lisa consegue evoluir o modo da escrita assim como ela evolui o enredo, é incrível estar dentro da cabeça da nossa Alice Howland, conseguir ter toda a carga emocional do que ocorre, e definitivamente, não dá pra ler isso e não fazer pausas entre os capítulos. Para sempre Alice é um livro marcante e muito forte, com realismo absurdo, não há palavras para falar o quanto compensa ler, realmente mostra que quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.
Tomlucitor23 05/05/2016minha estante
queria ter tempo pra ler esse livro, to com ele aqui, mas o filme, pqp, que coisa linda

Yasmin 05/05/2016minha estante
Siim nossa o filme é muito bom também, mas esse livro deixa uma marca

Marina 11/01/2010

Para sempre Alice não é uma história verídica, mas bem que poderia ser. A autora descreve com muito realismo através da personagem Alice todos os sintomas do mal de Alzheimer e a dolorosa caminhada da perda da memória e de tudo o que compõe a personalidade da pessoa.
E esse realismo se deve ao fato de Lisa Genova ser phd em Neurociência. Então a doença é descrita não só externamente, como afeta o dia a dia e as pessoas ao redor e os familiares, mas também explica o que acontece fisiologicamente, dentro da mente do portador do Mal de Alzheimer.
Um livro bem comovente, recomendo!
Cláudia 13/01/2010minha estante
Ah parece muito bom, adorei a resenha dá vontade de ler.

Luciana 04/08/2017minha estante
Segundo este site o filme é baseado em fatos reais.

Mto boa a resenha, vi o filme primeiro e agora comprei o livro.