Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

mel(iriel) 11/12/2020

Excelente
Não tenho palavras pra descrever a imensidão desse livro. O alzheimer, infelizmente, é uma doença que está se tornando cada vez mais comum. E ao ler esse livro, vemos em primeiro plano o quão degradante essa doença é. Alice perdeu tudo, de certa forma. Sinceramente, está é um leitura que vai ecoar por muito tempo em minha mente.

Danielly 07/03/2020

Um dos melhores
Não me deixe, Alice!!! Por que acabou?!! 😭😭😭 Estou devastada por esse livro ter fim! Os resumos impressos nele são:
The New York Times: "é comovente e real, a ponto de tirar vc do sono: vc vai querer lê-lo noite adentro, sem parar, até o fim." - fiz muito isso! Perdi a noção do tempo lendo ele.
The Boston Globe: "Minha vontade qnd acabei de ler foi de entrar num trem lotado e gritar para quem quiser ouvir: vc precisa ler esse livro" - estou aqui nesse exato momento falando o mesmo! Vc precisa ler esse livro!
Alzheimer's Daily News: "Este livro é a melhor representação da jornada de uma pessoa com Alzheimer que já li na vida" - essa é a primeira representação q eu leio. Eu conhecia a doença mas não tinha noção da dimensão. Tanto no livro como já ouvir outras pessoas falando "mal de Alzheimer" e eu não entendia o sentido do adjetivo "mal" numa doença, na minha cabeça toda doença era uma mal, pq essa especificamente era chamada assim? E esse livro mostra sutilmente e realmente o pq! Ele é muito tocante! Muito bem escrito! Vc não conseguir lembrar onde é o banheiro da sua própria casa... O livro é muuuuuito tocante e vale a pena cada segundo lido! Comprei no shopping Iguatemi de R$10,00 (obrigada por me incentivar a comprar @caio.pimentel) e se vc encontrar ele pra vender por R$99,99 vale a pena comprar! Difícil vai ser ler um livro esse ano que seja tão bom quanto esse! Entrou para os meus preferidos! ❤️

casteloale 19/11/2021

Um livro marcante!
Neste livro acompanhamos a vida de Alice, professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Harvard.

Com inúmeras pesquisas publicadas, um livro que escrevera em parceria com seu marido e vários orientandos de pós graduação sob sua coordenação, Alice encontra-se no auge de sua carreira como professora e pesquisadora.

E é nesse momento que ela recebe uma grande rasteira da vida. Alice descobre que é portadora do Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, e que mesmo tendo apenas 50 anos, em pouco tempo ela sequer vai se lembrar da vida que tinha antes da doença.

Acompanhamos a evolução do Alzheimer de Alice e como ela vai piorando com o tempo, como ela deixa de reconhecer coisas simples e até mesmo as pessoas de sua família.

Eu praticamente devorei esse livro, a história é envolvente demais e não tem como ler um único capítulo e simplesmente parar. Acompanhar a jornada da Alice foi algo angustiante demais e que me fez refletir bastante sobre como todos nós estamos suscetíveis a essa doença.

Alice foi deixando de ser ela mesma, foi perdendo sua personalidade e se tornando um ser que mal conseguia distinguir quem era seus filhos. Uma mulher brilhante, que dava palestras e pesquisava sobre linguagem, aos poucos foi perdendo a capacidade de simplesmente formular uma frase ou entender o que estavam lhe dizendo.

Eu teria dado cinco estrelas facilmente para esse livro que já tem um lugar guardado no meu coração, não fosse pelas duas expressões racistas que encontrei logo no começo do livro e que me incomodaram muito.

É um livro que te apresenta a doença do Alzheimer de forma nua e crua, sem rodeios, mostrando o drama real de quem é obrigado a conviver com esse mal.

Alana592 27/06/2023

Borboletas ?
?Estarão minha alma e meu espírito imunes à devastação da doença de Alzheimer? Acredito que sim.?

Uma história linda, que apesar da simplicidade é muito impactante.
O livro aborda o início da doença, de forma bem simples, mas que nos traz muita reflexão.
Já paramos pra pensar de como queremos ser lembrados?! Ou se pudéssemos guardar apenas algumas memórias, quais seriam?!
Aqui fala do mal de Alzheimer de instalação precoce, de como uma pessoa jovem de corpo saudável tem sua vida transformada por uma doença da mente, ?invisível?, inalcançável, que vai lhe roubando a vida aos poucos, e que um dia não restará nada, além das lembranças e do amor daqueles que ficaram.
Vale muito a leitura.

Fabi.Filippo 20/04/2020

Triste demais
Segunda vez que eu leio o livro, e meus sentimentos foram os mesmo de quando eu li pela primeira vez.
Parecia que eu estava dentro da mente de Alice , tão fortes os sentimentos descritos pela autora.
Livro triste demais porém muito bom.

Paula.Alves 30/06/2023

Extremamente envolvente.
A forma como a autora retrata os episódios de esquecimento enfrentados por Alice faz com que nos coloquemos no lugar dela, mudando nossa forma de pensar sobre a doença e a forma como vemos os portadores.

Mila 07/01/2021

Real e sensível
Achei que a história seria maçante por tratar de um assunto delicado e não muito falado. Mas pelo contrário, a autora conseguiu deixar o livro bem leve, mesmo falando sobre o alzheimer. Só em alguns momentos eu achava meio chato por conta dos detalhes clínicos. Gostei de todos os personagens, mas ao decorrer do livro fui pegando desgosto do marido dela, mas eu consegui entender que deve ser difícil pra uma pessoa ver o outro ficar dojeito que a Alice ficou, ainda mais por ela ter sido tão inteligente.

Tenho que confessar que eu acreditava que no final ela ia ter uma cura milagrosa, mas o livro fala da realidade da doença em uma pessoa. Não quero dizer que foi um final triste, mas sim de que foi um final digno pra ela no estado que estava.

Assim como na capa está escrito: é uma história de amor e só o amor sabe o que é verdade.

Recomendo a leitura.

Ina 12/12/2021

O esquecimento nu e cru
A realidade que a escritora nos traz a partir dessa narrativa é dolorida e ao mesmo tempo extremamente reveladora! Não tinha ideia do que as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer tinham que enfrentar e suas angústias em uma luta que não há vencedores.
Ver a história de Alice, cada dia que sua mente e sua memória definhava mais um pouco é, no mínimo, um choque. Um livro escrito com maestria sobre uma realidade pouco abordada!!
Recomendo muito S2

Marcos Aurélio 05/10/2023

Didático e apaixonante
Lisa Genova apresenta uma perspectiva diferente em relação ao Alzheimer. A perspectiva da protagonista que é a paciente, ou invés de um familiar, cuidador, ou médico.

Alice é titular da cadeira de psicologia de Harvard. Pesquisadora, palestrante. Mãe de três filhos, prestes a completar 50 anos, percebe, e descobre sozinha sua doença. Incrível como a escritora descreve os passos da entrevista de maneira quase idêntica ao que o neurologista fez com minha mãe. A explicação sobre o diagnóstico, o aprendizado, o susto. E as decisões que a família precisa tomar.

A conversa para contar a John (esposo) sobre a doença. A negação do marido e determinação em convencê-la de que ela estava estressada, depressiva, ou no início de uma menopausa. Qualquer coisa menos admitir o Alzheimer.

A coragem de Alice para enfrentar a família e contar aos filhos Lydia, Anna e Tom é tocante.
Indico para todos que tenham alguém na família com Alzheimer, ou que querem aprender sobre a doença.

Ainda revivo as cenas, meses após ter lido este livro. Como me disse uma amiga, para cuidar de uma pessoa diagnosticada com Alzheimer o que você precisa é "amor", e entender que a pessoa está doente.

"Quando não há mais certezas possíveis só o amor sabe o que é verdade".

Liv 20/07/2022

Alzheimer pode até parecer uma doença uma se esquece algumas coisas. Mas é muito mais do que isso,Alzheimer é uma doença onde se perde todas as coisas,desde as insignificantes até as mais importantes de sua vida. Uma doença que como um ladrão que invade sua casa a noite,não avisa nem negocia se vai levar tudo,um pouco,só o mais valioso ou o menos. Não só um ladrão,mas um sequestrador que te sequestra de si mesma,das pessoas que você ama e de quem você é. O título "Para sempre Alice" acredito que tenha a intenção de deixar claro que Alice não "era" inteligente, "era" boa mãe,"era" boa esposa. Ela continuou sendo o que ela sempre foi. Ela só se esqueceu. E parece que aos poucos até quem a amava também esqueceu tudo que ela é e passou a enxergá-la como tudo que ela esqueceu de ser.

Heitor144 18/07/2022

Comovente
Uma leitura emocionante que eu recomendo a todos
Me fez pensar na brevidade da vida e das coisas como elas são.
Também me fez refletir a respeito da fragilidade humana e como vivemos indiferentes a isso

thaeyzi 27/05/2024

Excelente livro ?
Li faz muito tempo e não me lembro direito mas é um bom livro que retrata o alzheimer e como ele afeta a todos que estão em contato com a doença, seja um portador ou um familiar de alguém que a tenha.