Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Ray.pcte 17/09/2024

?Para sempre Alice? é um livro que para mim ficou para sempre. Além de ser uma história comovente e muitíssimo bem escrita, pega todos aqueles que conviveram ou convivem com familiares com essa terrível doença, o mal de Alzheimer. Começo afirmando que é um livro essencial. Desperta os nossos melhores sentimentos.

Lorena.Bentolila 14/09/2024

Eu vi o filme desse livro há alguns anos atrás e confesso que não lembro muito. Eu passei várias tristezas e raiva lendo o livro. Impressionante como quem está ao nosso lado é quem menos esperamos. Alguns momentos são bem difíceis, como o momento em que ela não acha o banheiro. Eu queria socar a cara do marido muitas vezes, mas é bem o que eu esperaria. Foi tão rápida a forma como ela foi se perdendo de si, mas ele não podia esperar e se dedicar a ela.

Fran 14/09/2024

Emocionante
Impossível não se emocionar com a história de Alice. História linda, triste, dolorida. Um mix de sentimentos.

daday :) 27/08/2024

Tema profundo
Só li devido uma atividade da faculdade de psicologia. Assisti o filme e gostei bastante, então tive que ler o livro. Na verdade o livro achei um pouco cansativo a leitura (talvez por já ter visto o filme). Trata de assunto como o Alzheimer, e é bem doloroso em vários momentos.

hiyorinha 25/08/2024

Título
Resenha resenha resenharesenha resenha resenharesenha resenha resenharesenha resenha resenharesenha resenha resenha

JulyaBevilaqua 23/08/2024

De partir o coração
Durante a leitura, acompanhamos a história de Alice, desde os sintomas até o desenrolar de sua trajetória com o Alzheimer, é de partir o coração e é um relato muito sensível e emocionante.

fernandaugusta 19/08/2024

Para sempre Alice - @sabe.aquele.livro
"Caso eu me esqueça, fique sabendo que eu a amo".

Alice Howland é doutora e professora titular do Departamento de Psicologia em Harvard. Em 25 anos de pesquisa e docência, publicou inúmeros artigos científicos e um livro didático na área de Linguagem, sua especialidade.

Tem uma parceria de vida (e também profissional) com o marido. John também é pesquisador, e os dois sempre levaram o relacionamento de forma a terem espaço e destaque para suas carreiras. Os três filhos do casal, Anna, Tom e Lydia, são adultos e estão com suas vidas em vias de estabilização, com suas próprias famílias, trabalhos e sonhos.

Uma série de lapsos de memória e atos falhos está preocupando Alice. Inicialmente acreditando se tratarem de sintomas da menopausa, logo os exames a encaminham para um diagnóstico mais sério: Alice tem doença de Alzheimer de instalação precoce.

E é a trajetória de Alice por esta descoberta e através da progressão pela doença que Lisa Genova retrata neste livro. Diagnóstico, vergonha, negação, futuro, tudo é abordado de maneira sensível ao momento em que se coloca na vida de Alice e de sua família e em sua vida diária.

O dilema de participar de estudos com medicamentos experimentais, de receber o exame genético e de contar para os filhos a alta probabilidade de eles desenvolverem a doença, quando parar de trabalhar, sair de casa, ou até mesmo decidir onde ficar quando da instalação da demência irreversível e incapacitante.

O livro traz o declínio de Alice e suas heroicas tentativas de lutar contra a perda de si mesma. Achei que iria me emocionar mais, confesso. Acredito que isso não ocorreu porque a história, em sua linearidade, é previsível, e corre sem grandes sobressaltos. Porém me emocionei muito quando Alice decide parar de trabalhar e descobre o estigma de ter uma doença mental, em um meio onde sempre foi capaz e respeitada. Esse reconhecimento, de se tornar inconveniente e indesejada, foi passado com perfeição pela autora e dói no leitor.

Enfim, um livro que traz a difícil realidade das vivências de portadores de Alzheimer e seus cuidadores, e que me fez ficar bastante pensativa na tristeza de um fim de vida onde a pessoa não se reconhece mais, e nem a ninguém a seu redor, com esperança de que um dia este fim possa se mudado.

Inglethe 13/08/2024

"Tome, escrevi tudo para você, tudo o que acabei de dizer, para que você possa ler quando quiser e saber o que me proporcionou, mesmo que não consiga se lembrar."
Que lindooooo

Beatriz3345 25/07/2024

?Sou uma pessoa vivendo no estágio inicial de Alzheimer. E assim sendo, estou aprendendo a arte de perder todos os dias. Perdendo meus modos, perdendo objetos, perdendo sono e acima de tudo, perdendo memórias. Toda a minha vida eu acumulei lembranças. Elas se tornaram meus bens mais preciosos.?

Alice 20/07/2024

Bom porém...
A história mostra a triste realidade de quem sofre prematuramente com o Alzheimer.
Achei muito sofrido tanto para a Alice quanto para a sua família.

Nyllaine 17/07/2024

Maravilhoso!
Acredito que me tornei, de alguma forma, uma pessoa mais compreensiva após ler este livro. Uma história de amor e compaixão pelo semelhante. ?

Marília 13/07/2024

É triste ver como a evolução da doença vai tirando as capacidades da Alice. E ninguém pensa que essa doença vá atingir alguém mais jovem.

Thailla.Oliveira 11/07/2024

Para Sempre Alice.
Tocante! Passei raiva, chorei, me emocionei e no final, amei tudo. As situações que a Alice passou enquanto lidava com a doença, são surpreendente, enquanto lia me lembrei do livro "A morte é um dia que vale a pena viver" pois os seres humanos não estão preparadas para conversar ou lidar com alguns assuntos, e é notório que as pessoas ao redor da Alice não sabiam lidar com o fato de que ela tinha Alzheimer precoce, tanto que muitas vezes notamos que ela era excluída, não citarei exemplos mas não é difícil de encontrar no livro. A autora escreve muito bem! A leitura foi fluída e diversas vezes me coloquei no lugar de Alice, ademais foi muito interessante ver a Alice repetir um pensamento ou ideia, apesar de que as pessoas não sabiam lidar quando isso acontecia fazendo com que não inclui-se a Alice e a fizesse ter pensamentos ruins. No livro é mostrado a dificuldade que é cuidar de Alice, concomitante é mostrado também a dificuldade de Alice tendo essa doença.

Leiturascomthays 06/07/2024

Me senti mal desde o momento do diagnóstico e no decorrer dos sintomas. Quanta angústia em perder o que você tem mais valor. Sua memória, sua vida e sua capacidade de pensar. Muito triste e real