Cuco Julia Crouch

Resenhas - Cuco

Sol 10/03/2013

Cuco - Julia Crouch
O livro é o primeiro thriller da escritora Julia Crouch, lançado no Brasil em 2012.

Ele conta a história de Rose e sua melhor amiga, Polly.

Quando Polly perde o marido em um trágico acidente de carro, Rose não hesita em convidá-la, junto com seus 2 filhos, para ficar em sua casa recém-reformada, até que se estabilize novamente no país, já que Polly estava morando na Grécia.

O marido de Rose, Gareth, foi contra a decisão, mas a acatou por respeito à amizade das duas.

O único problema é que o mundo de Rose, tão meticulosamente construído, começa a desabar, e algo diz a ela que Polly está por trás de todo o caos.

O nome do livro, Cuco, remete ao pássaro, que rouba outros ninhos. E é exatamente isso que Polly está tentando fazer ao ninho de Rose. Com seu jeito único, ela se infiltra de uma maneira tão sólida à rotina da família que Rose percebe que se torna quase impossível tirá-la da sua vida.

O livro é impressionante, embora eu ache que o final poderia ter sido mais eletrizante. O que não deixa o livro em nada a desejar. A única questão é que ficamos com um gostinho de “quero mais”, como se precisássemos de mais alguns capítulos para entender algumas coisas. Por outro lado, usar a imaginação também faz bem.

Fiquei muito ansiosa, cheguei a odiar a Polly, tanto quanto achava que a Rose poderia ter tomado algumas atitudes diferentes ao longo da trama.

Felizmente, é mais um daqueles livros em que ansiamos pelo final, pelo caráter de suspense, mas que não queremos terminar pois é excelente.

Gostei bastante e recomendo. E vamos aguardar o próximo thriller de Julia Crouch.
Silvana Barbosa 24/07/2013minha estante
Resenha das boas !

Josy =) 10/06/2015

Cuco
Gente, terminei de ler Cuco. Vou fazer uma breve resenha. É um livro tenso, sombrio, e ao mesmo tempo previsivel. Rose é uma dona de casa exemplar com duas filhas maravilhosas. Gareth, seu esposo, um artista um tanto depressivo e egoista. Quando Polly, a melhor amiga de Rose, fica viúva, Rose abre as portas de sua casa para ela e seus dois filhos. Detestei Polly desde o inicio, achei ela fria e mal carater, uma aproveitadora. Rose se mostrou fraca e manipulavel, muito sem sal e sem açucar, Gareth um bobo egoista. No decorrer do livro muitos segredos da infancia dr Rose e Polly sao revelados, mas tbm é deixado muitas pontas soltas e coisas sem sentido algum. O final do livro eu queria q fosse surpreendente mas acabei me frustrando. Porém, Cuco é um livro estranho. Nos faz pensar em muitas coisas e no fim vc percebe que realmente nunca se conhece alguém de verdade. Nos faz pensar tbm no que a mente humana é capaz de criar.
Taysa M. 11/06/2015minha estante
Lendo e super ansiosa pelo fim...

Glau! 02/11/2020

Decepcionante.
Cara, não é porque amo finais felizes, e que este não foi o caso. É porque são mais de 400 páginas desejando que alguma reviravolta acontecesse, e..... Não ? aconteceu!
Sim, o final foi péssimo, revoltante! Cara, quanta indignação que eu fiquei!
Mas, pensando por um outro lado, um dia serei evoluída como Rose!
JP_Felix 03/07/2022minha estante
To em 70% e to imaginando o quão evoluida a rose paresse. Só falta ela flagrar a Polly mamando o marido dela enquanto enforca a bebê e a Rose calmamente perguntar "oi, o que está fazendo?"

Jéssy angel 12/09/2015

"Seu primeiro erro foi convidá-la a entrar... "
Sabe aqueles livros que de deixa no suspense da primeira página até a última, esse foi o Cuco , um livro que me deixou bastante irritada pois faz você esperar pela reviravolta que nunca vem, e ao mesmo tempo eu não conseguia deixar de ler a cada página que eu virava eu queria mais , mais e mais. Às vezes eu ficava tão irritada que queria jogar o livro pela janela, mas obviamente não fiz isso ainda mais que eu precisava saber como iria acabar. Eu já tinha feito um monte de teorias de como seria o final mas a autora realmente me deixou surpresa, na minha opinião achei ruim foi como levar um tapa na cara, rsrs. Passei a maior parte da história zangada e com muita raiva de Polly a ''amiga'' da protagonista e a outra parte queria chacoalhar a Rose por ser tão cega com o que estava acontecendo em sua própria casa. Como não quero contar spoiler vou falar um pouco da história, nela conhecemosRose, uma dona de casa cuja vida é perfeita: ela tem um marido adorável, um bebê saudável e uma filha super amorosa. Logo no começo do livro Rose recebe um telefonema de Polly, sua melhor amiga desde a infância, Polly diz a Rose que seu marido, Christos, morreu em um acidente de carro, deixando-a sozinha com dois filhos em um lugar que todo mundo a odeia...

Rose, como um grande amiga que é a convida para ficar com ela durante o tempo que precisa para se estabelecer novamente já que estava na Grécia. Gareth, marido de Rose, não gosta da idéia, pois ele não gosta de Polly. Assim quando Polly chega, Rose faz de tudo para agradá-la devido ela estar de luto. Um dia eles saem para se distrair com as crianças e Polly vai junto, e aí que começa tudo a desmoronar para Rose, Polly que estava cuidando do bebê de Rose por acaso deixa o bebê engolir alguns anti-depressivos o que faz com que Rose fique no hospital com Floss durante uma semana e qundo volta tudo esta mudado.

site: http://livrocine.blogspot.com.br/2012/11/cuco-julia-crouch.html
Aghata Christinny 12/09/2015minha estante
Estava lendo esse livro também, super decepcionada com o final :/

Mari 13/05/2013

O livro conta a história de Rose, uma mulher doce e feliz que mora com seu marido e suas duas filhas. Rose recebe um telefonema de sua melhor amiga Polly dizendo que seu marido havia falecido, imediatamente Rose a convida para morar com ela e sua família.

O livro no começo é um pouco cansativo, mas depois vai ficando envolvente e pertubador.

Começa a acontecer coisas estranhas na casa de Rose, e ela vai perdendo sua autoridade e Polly vai ganhando a confiança de Gerry, marido de Rose, que antes a odiava.

A história é narrada pelos olhos de Rose, então você não sabe se o que ela vê é realmente verdade, ou se é coisa da cabeça dela, embora os indícios que comprovam tudo o que ela vê e fala parecem bastante verdadeiros.

Esse livro me lembrou muito outro livro chamado "Dom Casmurro" de Machado de Assis, onde Dom Casmurro é quem narra a história e nunca sabemos se Capitu traiu ou não ... Enfim, me lembrei disso porque no final de Cuco, os acontecimentos não são esclarecidos, então temos que confiar no que a Rose está vendo.

Polly transmite uma imagem primeiramente de uma "coitada", mas depois revela ser muito pertubada e descontrolada.

Tem um ditado popular que caracteriza muito bem o final desse livro:

"Se você não pode com o inimigo, junte-se á ele."

O final foi surpreendente e inesperado, gostaria que alguma coisa acontecesse á Polly, mas ...

Bem, vou parar por aqui se não vou contar a história toda, mas posso garantir que o livro é surpreendente e cheio de mistérios avassaladores, e que vale a pena muito ler esse livro, porque mexe com o nosso psicológico e ativa nosso olhar investigativo.

Thamires Oliveira 16/08/2013minha estante
Só um detalhe: a narrativa é feita em 3ª pessoa e não pela Rose

Marcia 18/12/2012

Gentes já leram algum livro que te deixou com muita raiva, pois é este e deste tipo, fiquei com tanta raiva que me deu vontade de socar alguém rs, mas vamos ao que interessa.

Rose e Polly se conhecem desde crianças, amigas inseparáveis que trocam confidencias segredos e tudo mais. Mas até que ponto se pode confidenciar um segredo a uma pessoa?
Rose é casada com Gareth e tem duas filhas. Ela é uma mãe, esposa e dona de casa dedicada, como se poderia esperar.

Um dia Rose recebe uma ligação de Polly, informando que seu marido tinha morrido, Rose sem pensar convida a amiga para passar uma temporada em sua casa até que sua vida se estabiliza se novamente, Gareth não gostou nada desta ideia, mas Rose já tinha convidado, afinal de contas e o que uma amiga poderia fazer neste momento tão trágico.

Durante boa parte do livro conhecemos a estória de Polly Rose e quase todos os envolvidos na trama, descobrimos que Rose tem um segredo que parece ser tão grave que nem o seu marido sabe, apenas Polly a conhece tão profundamente. Porém, após um período em sua casa Rose não tem mais a certeza de que pode confiar em sua suposta “amiga”.

Resenha completa em http://segredosqueferem.blogspot.com.br/2012/12/resenha-cuco.html

Sheila 02/10/2012

Resenha: "Cuco - Seu Primeiro Erro Foi Convidá-la Para Entrar" (Julia Crouch)
Oi pessoas! Hoje vou apresentar a vocês um lançamento da Editora Novo Conceito. Logo no início do livro, somos apresentados a Rose e sua simpática família: suas duas filhas Anna de seis anos e Flossie uma bebezinha que começa a aprender a engatinhar. Casada com Gareth, um artista nem sempre apreciado por sua obra mas que produz o suficiente para o sustento de sua família, Rose acaba de ver completar-se a reforma que vinha fazendo em sua casa.

Em seus devaneios, lembra da chegada não planejada de Flossie, do quanto isso veio a desestabilizar seus planos de ter a casa e a família perfeita, já que o orçamento estava bem apertado. Mas agora, com o fim das reformas, já é possível sonhar com longas tardes junto aos canteiros e às filhas, e noites cálidas com taças de vinho com o marido à lareira.

"Foi um acidente a gravidez - o resultado de uma noite bem conturbada de celebração da nova casa em construção, quando deixaram Anna na casa de um amigo e convidaram os vizinhos para ajudá-los a consumir um bocado horrível da cidra local ... O plano era que, quando a casa estivesse concluída, Rose daria aulas nas horas em que Anna permanecesse na escola. Isso retiraria a pressão financeira de Gareth, permitindo-lhe buscar possibilidades mais criativas para o seu trabalho (...)
No minuto em que o bebê escorregou para suas mãos, Gareth se apaixonou (...) Essa nova alegria os conduziriam ao longo das últimas etapas da construção ... até a casa acabada, onde a vida parecia pronta para começar como uma existência ordenada e organizada".

Mas esta imagem de conforto e estabilidade não pode durar para sempre. Polly, uma amiga de infância de quem encontrava-se afastada há alguns meses, liga durante a noite para dar uma terrível notícia: seu marido, que é também um grande amigo de Gareth, faleceu. Diante desta tragédia e da constatação de que sua amiga quer ir embora da Grécia, onde morava com o marido, para um novo recomeço, Rose não pensa duas vezes e a convida a vir passar um tempo em sua recém reformada casa - com o que Gareth não concorda, já que não gosta nem um pouco da melhor amiga da esposa.

- "Por que deveríamos arriscar tudo por ela? - indagou, olhando-a diretamente.
- Arriscar? - falou. - É um pouco forte não acha?
- Seria uma invasão.
- Não pense assim.
- Como gostaria que eu pensasse?
Uma brisa agitou o salgueiro e ambos escutaram o farfalhar e o estalar que os rodeava.
- Mas veja - retomou ela. - Temos espaço. Temos a casa principal inteira para nós, e Polly e os meninos podem ficar na edícula. Estarão totalmente separados. Eles podem até cozinhar suas próprias refeições. Mal notaremos que estarão ali".

Mas não é bem isso que acontece. Aos poucos, vamos sendo apresentados aos personagens: Garteh, um artista fascinado por seu trabalho, e que por vezes ausenta-se semanas a fio para concluir uma obra, sem levar em consideração o que esta ausência suscita em sua esposa; Rose, uma pacata dona-de-casa, com sonhos cor de rosa e um passado doloroso que prefere esconder do marido; Polly, uma ex-estrela da música e ex-viciada em drogas, meio gótica e anoréxica e, mesmo assim, cativante, fazendo com que Rose fique sempre no papel de coadjuvante, além de seus dois filhos inquietos e indisciplinados, que Rose acolhe como filhos.

O livro começa a ficar empolgante quando Flossie, a filha mais nova de Rose, ingere acidentalmente alguns dos anti-depressivos de Polly. Toda a vida de Rose parece virar de cabeça para baixo com sua bebê no hospital, e sua amizade com Polly fica sériamente abalada. Mas é preciso ser relevante, afinal, Polly ainda está em luto, por ter perdido o marido de forma tão drástica, e tudo não passou de um lamentável acidente. Ou será que não?

Todas as coisas permanecem no lugar, mas ao mesmo tempo não parece estar tudo diferente? E, por falar nisso, Gareth que queria tanto que Polly fosse embora, já não parece assim tão preocupado com a data de sua partida. E será impressão de Rose, mas eles parecem mais próximos, quase cúmplices? Todo o mundo ordenado de Rose parece estar virando de cabeça para o ar, e ela já não tem mais o controle sobre sua casa e família. O que poderá estar acontecendo? E por que os acidentes não param de se suceder? E Polly insiste em querer lembrar das nódoas do passado sempre que Rose tenta conversar sobre ela ir embora, nódoas de que somente Polly tem conhecimento?

- "Eu sei que você quer ser a mamãe de todo mundo Rose, E nós duas sabemos exatamente por quê.
Rose engasgou, chocada com o que Polly tinha acabado de dizer.
- Não se preocupe Rose - continuou. - Só não desconte isso nos meus filhos.
Rose se levantou e virou-se para partir. Reparou que seus joelhos tremiam".

Cuco é um suspense eletrizante, que pode começar um pouco morno, mas que vai ficando mais intenso e sufocante à medida que as páginas são lidas. O medo e a expectativa rondam boa parte da leitura e, sempre que se acha que nada mais pode acontecer, surge um novo fato que surpreende pelo inusitado, mas que encaixa-se na trama com maestria. Um Thriller psicológico intenso, com um final de tirar o fôlego, realmente surpreendente. O ritmo foi tão acelerado e o fim tão pesado e abrupto que levei um tempo para processar o que havia acontecido. Recomendo.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2012/10/resenha-cuco-seu-primeiro-erro-foi.html

Janaina.Granado 11/10/2012

Cuco

A leitura de Cuco no começo foi bem empolgante, estava se mostrando um suspense típico daqueles livros que você não consegue parar. A autora ia deixando pistas pelo caminho, perguntas sem respostas, e essas respostas eu esperava encontrar mais para frente, mas não foi isso o que aconteceu, achei que ficou faltando preencher algumas lacunas.

Rose e Polly são melhores amigas desde a infância, viveram muitas coisas juntas, momentos alegres e tristes, inclusive o marido de Polly, foi Rose que de certa forma o apresentou a amiga, e quando esse marido vem a falecer Rose se sente muito responsável pela amiga, e a convida para ficar em sua casa até todo esse pesadelo acabar.

Mas a partir daí coisas estranhas começam a acontecer e Rose não tem controle da situação, se vê perdida, e de repente tudo se volta contra ela, e será que Polly tem algo a ver com todos esses acontecimentos terríveis? Ah caro amigo você só descobrirá lendo.

Eu estava adorando a leitura até chegar em suas últimas páginas, onde justamente ficaram perguntas sem respostas. A protagonista Rose não me conquistou, mas sua filhinha Anna me pegou de jeito, uma menina muito doce que fazia tudo para ajudar a mãe, com sua irmãzinha Flossie.

Gostei também dos dois filhos de Polly apesar de um deles ser bem "travesso".

Rose foi ingênua a ponto de colocar sua família em risco em nome de uma amizade, amizade essa que ela nem sabia se era verdadeira. Rose é uma mãe dedicada, boa esposa, seu bem mais precioso é sua família.

Polly é uma ex cantora, tem dois filhos, mas parece que o mais importante para ela é retomar a carreira, o bem estar dos filhos fica em segundo plano.

Resumindo é um livro que começa bom, mas acho que a autora se perdeu no final, não gostei, esperava outra coisa. A história até que era boa, mas ela não soube desenvolver e para mim acabou se perdendo nos detalhes.

Eu recomendo a leitura, afinal não é porque eu não gostei tanto assim que você também não vá gostar né?

O final pode ser do seu agrado e te surpreender, eu fui surpreendida, mas de uma forma que não gostei muito. Bom é isso, até mais pessoal.

Jaqueline 12/09/2012

Uma história surpreendente.
Para quem não sabe Cuco é um pássaro de espécie parasita, pois a fêmea desta ave não constrói o próprio ninho, ela deposita seus ovos nos ninhos de outros pássaros para que eles possam criar e cuidar do seu filhote até que ele torne-se independente.

Cuco é um romance/thriller eletrizante, é suspense do início ao fim. Um livro que não pode ser largado nenhum minuto de lado até que seja lido por completo.
O livro conta a história de Rose, esposa dedicada do artista Gareth, e mãe da adorável Anna e da pequena Flossie. Juntos formam uma bela família.

Tudo tendia a correr bem até que Rose recebe o telefonema de sua melhor amiga Polly, e está vai logo dizendo que acaba de se tornar viúva. Sabendo disso Rose se prontifica e vai logo chamando Polly e seus dois filhos para que possam vir morar com ela o tempo que for preciso, até que as coisas se ajeitem.

A partir da chegada de Polly, Rose vê seu mundo sendo destruído; acaba quase perdendo sua pequena Flossie, e seu marido torna-se diferente, e ela se vê perguntando se realmente conhece sua amiga.
Rose no início se mostra uma mulher bem certinha, mas no decorrer da leitura você é surpreendida com o seu passado nada “certinho”. Eu me surpreendi bastante.

Eu realmente me vi sem querer largar esse livro. É uma história muito curiosa e você fica muito ansiosa para saber o que vai acontecer. Mas o final me decepcionou um pouco, não era o que eu esperava.

Desde o início eu não gostei do jeito de Polly, e confesso que estava torcendo muito por um final trágico pra ela :x

Enfim, apesar de não ter gostado nadinha do final eu dei quatro estrelas e digo que é um livro muito bom, eu recomendo para todos que leiam e se surpreendam com essa história.

AnaGabriela.Vilhena 29/01/2024

Eu esperei tanto tempo... Pra nada.
Faz anos que eu quero ler esse livro, mas nossa que decepção.
Todos os personagens são irritantes, é impossível gostar de qualquer um. O livro é extremamente arrastado e parece que absolutamente nada acontece. Ele revela informações da forma mais decepcionante possível. O final é mega confuso.
A única coisa boa é que agora eu não vou mais me perguntar sobre como é o livro.

Literatura 12/12/2012

Cuidado em quem você confia
Rose tem uma vida aparentemente normal. Perto de Londres, ela, o marido e os filhos vivem numa enorme casa espaçosa com direito a edícula no fundo e muito conforto. Certo dia ela recebe um telefonema de sua amiga Polly, do qual revelava que o marido dela, Christos, falecera. Rose é informada ainda que sua amiga não tem uma boa relação com a sogra e depois da morte do marido, ela se vira na rua.

Sem hesitar, Rose a convida a vir morar com ela onde poderiam – ela e os filhos – ocupar tranquilamente a edícula. Esse foi o primeiro erro dela, pois convidara sem nem mesmo consultar seu marido Gareth, que nunca havia simpatizado com Polly.

Quando Polly e os filhos chegam são bem recebidos por Rose, mas nem tanto por Gareth que prefere permanecer indiferente. Aos poucos, Polly vai se adaptando na nova casa e os filhos passam a frequentar a mesma escola de Anna, filha de Rose. Gareth, já um pouco mais tranquilo com Polly em seu lar, passa a lhe dirigir a palavra e logo ela conquista a confiança de todos.

Toda vez que Polly falava com qualquer pessoa da família de Rose, era notável seu tom de falsidade e arrogância na voz. Ora era agressiva verbalmente, ora passiva e tranquila em demasia. Em seus momentos de agressividade verbal, Rose acabava relevando o fato por ainda achar que a mesma não se conformara com a morte de Christos.

Veja resenha completa no site:

Ju Oliveira 27/09/2012

Eletrizante!
No momento em que vi pela primeira vez a capa de "Cuco" e li a frase de capa: "Seu primeiro erro foi convidá-la a entrar..." já sabia que iria adorar a história. Só não imaginei que fosse tanto!

Cuco é um dos poucos livros que já me fizeram perder o sono, literalmente, me fazer ficar até quase 3 da manhã grudada em suas páginas, isso tendo que acordar às 6:30 da manhã :sleeping:

Rose e Polly são amigas de infância, elas se conhecem desde os 6 anos de idade e tudo em suas vidas fizeram juntas. Uma sempre compartilhando as emoções e frustrações da outra. Essa amizade durou até o casamento de ambas. Polly acabou indo morar na Grécia com seu marido e Rose mudou-se para Londres.

Com o passar dos anos, inevitávelmente a amizade acabou esfriando, por conta da distância. Elas se falavam esporadicamente, já que cada uma tinha sua própria vida agora com marido e filhos para cuidar. Mas um simples telefonema, foi o início da ruína da vida de Rose. A notícia: o marido de Polly sofreu um acidente automobilístico fatal e agora viúva, Polly e os dois filhos não tem para onde ir, nem a quem recorrer, a não ser sua querida amiga de infância Rose.

Óbviamente numa situação tão difícil assim, imediatamente Rose se dispõe a abrigar sua amiga e seus filhos em sua casa, mesmo sendo contra a vontade de seu marido Gareth que sempre achou que Polly era uma má influência para Rose. Mas em nome da velha amizade, Rose passou por cima da vontade do marido.

A partir do momento que Polly pisa em sua casa, o mundo de Rose começa aos poucos virar de cabeça pra baixo. Polly não é uma típica viúva, não demonstra tristeza ou saudades de seu marido. E Rose está cada vez mais espantada com as atitudes de sua amiga. Muito espaçosa, negligente com os filhos, alheia a tudo e a todos ao seu redor. Passa a maior parte do dia na pequena edícula que Rose cedeu para ela se instalar com os filhos. Fazendo sabe-se Deus o que...

Apesar de todo o comportamente estranho, as atitudes bizarras e a falta de carinho demonstrada por Polly, Rose aceita tudo calada. Isso porque ela esconde um grande segredo do passado, compartilhado apenas com Polly. Mas aos poucos, por ter que sofrer calada tanta pressão psicológica, Rose acaba literalmente surtando e colocando toda sua familia em perigo.

Muito, muito boa história. Envolvente, eletrizante, daqueles suspenses de dar frio na barriga constante. Não sei se o que mais me irritou na história foi a falta de escrúpulos da Polly (ordinária, sebosa, nojenta) ou passividade da tonta da Rose . Ela é a típica personagem do ditado: "o pior cego é o que não quer enxergar". Em certos momentos dava vontade de gritar: Acorda Rose!!!

E olha que eu só me envolvo intensamente assim nas histórias que eu realmente gosto muuuuito. Cuco com certeza é o meu mais novo "Favorito"! Amei e super recomendo!

Visitem: http://juoliveira.com/cantinho

Livia 25/11/2012

Assim que comecei Cuco pensei que seria uma leitura totalmente diferente do que estava pensando. E foi muito melhor.
Cuco conta a história de Rose que vive com suas duas filhas e seu marido no campo, tudo está normal até que o marido de sua amiga Polly morre e ela vem com seus dois filhos viver na casa da amiga.
Quanto mais você vai descobrindo sobre a vida de Rose, mais você começa a sentir raiva ou curiosidade dos outros personagens. Você vê planos sendo formados em frente ao seu nariz, as pessoas crescendo ou mudando de personalidade.
Recomendo Cuco pois é um ótimo livro. Contém os personagens certos, uma narrativa boa e uma história melhor ainda
Ainda me pergunto que teria feito no lugar de Rose, acho que teria ficado louca.