Branca de Neve Tem Que Morrer

Branca de Neve Tem Que Morrer Nele Neuhaus

Resenhas - Branca de Neve Tem Que Morrer

Ket 02/03/2013

Por que a Branca de Neve tem que morrer?
Quando falo em livros, um dos meus gêneros favoritos é o romance policial, sem dúvida alguma. Adoro tramas com detetives, crimes misteriosos, FBI, serial killer e afins, então, sempre que tenho oportunidade de ler um romance deste tipo fico toda empolgada. E foi com esse entusiasmo que comecei a ler Branca de Neve tem que morrer, da escritora alemã Nele Neuhaus. Não conhecia a autora, nem o livro, mas quando peguei ele na mão, li a sinopse e vi aquela capa linda, tive a impressão que não iria me arrepender da leitura.
E não me arrependi!
Branca de Neve tem que morrer nos conta a história de um crime, um acusado e um vilarejo marcado por este crime. Onze anos antes, o jovem Tobias Sartorius, morador de Altenhain, fora acusado de matar a namorada e a ex-namorada em um acesso de fúria e sumir com seus corpos. O problema é que, apesar de todas as evidências apontarem para ele, Tobias, simplesmente não se lembrava de ter cometido tal ato! De qualquer forma, ele passou dez anos na prisão pela morte de Laura e Stephanie – esta mais conhecida na época de sua morte como “Branca de neve” – e passado este tempo, voltou para a cidade para tentar reconstruir sua vida.
O problema é que ninguém na cidade o aceita de volta e ele é totalmente crucificado pelos membros do vilarejo. A única pessoa que acredita em sua inocência é a jovem Amelie, uma garçonete, muito parecida com a antiga Branca de Neve. E é neste ponto que a história começa a prender o leitor: as pessoas agem de maneira estranha, uma ossada é encontrada e o passado começa a voltar com pistas que sugerem que Tobias, talvez, não tenha mesmo matado as garotas.
Mas se não foi ele, então quem foi?
Essa pergunta deixa o leitor louco! Fazia muito tempo que eu não lia um livro com a urgência de descobrir a verdade. A vontade que eu tinha era de entrar na história e acompanhar os detetives na investigação para provar que Tobias era inocente (será?) e que outra pessoa (ou pessoas) havia matado as garotas.
Em relação à aparência, o livro é lindo, com detalhes de gotas de sangue em todas as suas 470 páginas e uma capa sombria com um corvo devorando uma maçã apodrecida. O título do livro é extremamente chamativo, pois nos faz questionar quem é a Branca de Neve e porque ela tem que morrer. Por ser um livro traduzido do alemão, talvez o leitor encontre dificuldade com os nomes dos locais e das pessoas, mas depois de alguns capítulos nos acostumamos e entendemos as relações de parentesco e amizade e inimizade entre os personagens.
O livro faz parte de uma série de seis, mas apenas Branca de Neve tem que morrer foi publicado no Brasil, pela Editora Jangada.
Recomendo muito!!!

Matheus 12/02/2013

Excelente suspense. A leitura é bem tranquila, uma vez que a narrativa flui com muita facilidade e os fatos são muito bem relatados e conectados pela autora - gostei do seu estilo. O mistério em que gira o enredo é muito bem pensado e bem feito - apesar de demorar para tomar forma, além disso, Neuhaus foi bem feliz na forma em que ela esconde esse suspense do leitor... Não foi fácil deduzir o final do livro. A quantidade gigantesca de personagens que aparecem no inicio do livro me incomodou um bucado no início da leitura, mas com o passar dos capítulos a história vai se afunilando e tomando formas inesperádas e é ai que tudo começa a ficar interessante. Enfim, excelente leitura.

Moonlight Books 02/11/2012

Branca de Neve Tem Que Morrer, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Intrigas, sangue e uma cidade com vários esqueletos no armário.

Tobias Sartorius cumpriu uma sentença de mais de 10 anos de prisão pelo assassinato de duas jovens, ao sair da cadeia acreditava que tivesse pago pelo crime, mas os habitantes de sua cidade natal estavam decididos a fazer com que ele pagasse por isso pelo resto de sua vida. Paralelamente a libertação do rapaz, uma ossada é encontrada em um antigo aeródromo fazendo a policia desenterrar muito mais do que um esqueleto.

Este livro não é sobre Tobias, é sobre um crime muito bem orquestrado ocorrido em uma pequena cidade alemã, lugar onde cada olhar e gesto tem um duplo sentido; uma cidade que vive como se estivesse em uma redoma, seus segredos pertencem somente aos seus habitantes, que vivem como em um mundo a parte e aos forasteiros nada é revelado.

Esta redoma será o maior obstáculo para a polícia, que ao investigar a ossada é levada diretamente ao crime de Tobias, mas parece que muita gente não deseja uma investigação mais apurada sobre este acontecimento, e a inspetora Pia e seu chefe o inspetor Bodenstein, percebem que algo mais profundo está enterrado com aqueles ossos.

Ao começar esta leitura a primeira pergunta que surge é se Tobias é culpado, ele não lembra de nada do que aconteceu na noite do crime, mas as provas apontam para ele e sem encontrarem os corpos, ele é condenado somente pelas evidências. Sua condenação teve uma base muito rasa, não havia quem pudesse testemunhar ao seu favor, porém com estes novos investigadores, uma nova visão sobre os fatos surge, e não é só a polícia, mas também o leitor, que começa a buscar a verdade.

Temos então uma história densa, com muitos personagens e fatos, não pensem que torna - se confuso, a escritora Nele Neuhaus, com extrema habilidade, vai ligando minuciosamente cada elemento apresentado e constrói algo sensacional. A cada página que virei uma nova teoria surgiu na minha mente, eu suspeitei de todos, já que motivos não faltavam, e o que parecia apenas o assassinato de duas jovens, prova ser uma rede de intrigas e interesses.

O livro ainda conta com ótimos personagens, eu achei o pai de Tobias um velhinho muito frágil e meigo, temos também a jovem Amelie, super ousada e corajosa, e praticamente uma sósia de uma das garotas desaparecidas, o que pode levar o passado a se repetir...
O destaque fica por conta dos investigadores Pia e Bodenstein, que ao pesquisar mais sobre a escritora, descobri que estão presentes em outros livros dela. Eles não são aqueles policiais perfeitos e infalíveis, são pessoas esforçadas e cheias de problemas, suas vidas pessoais são bem abordadas, e aproxima os mesmos do leitor.
Tobias é um rapaz sofrido, cheio de incertezas e que não confia mais nas pessoas, nem em si mesmo, ele reflete toda a dor e angústia que um crime causa nas pessoas envolvidas.

O livro é extenso, são quase 500 páginas, mas em momento algum senti dificuldade, a vontade de chegar ao desfecho é tanta, que li rapidinho. Narrado em terceira pessoa, dá uma ótima visão dos acontecimentos, tem uma diagramação muito boa e uma capa sombria, gente as páginas tem manchas vermelhas, como manchas de sangue.

E se me perguntarem onde está a Branca de Neve, eu respondo que em algum lugar deste livro, num descanso eterno.

Quem é fã do estilo vai amar, eu gostei mais do Harlan Coben, sério, é um livro muito bem escrito.

Recomendado.

Ana Carolina 22/10/2012

MUITO BOM!
Apesar de ter um título com o nome de um personagem muito conhecido, a história contada nesse livro não tem nada a ver com contos de fadas e príncipes encantados.

Depois de ser condenado a 10 anos de prisão por cometer dois assassinatos, dos quais não se lembra de tê-los cometidos, Tobias Sartorius é solto e volta para sua cidade, onde todos o recebem da pior maneira possível.

Em meio à todas as especulações e mistérios que envolvem essa história, o ponto forte do livro é o suspense, os segredos que todos guardam. Com uma desenvoltura surpreendente, a escritora faz com que você não consiga parar de ler!

Em meio a tantas incógnitas, corpos encontrados, atentados, autismo e assassinato, BRANCA DE NEVE TEM QUE MORRER, é, para mim, um dos melhores livros de suspense policial já lidos.

Aline 29/09/2012

Pura adrenalina e emoção!!!!
Primeiramente gostaria de dizer que esse foi o primeiro livro que li de uma autora alemã, e posso dizer que senti um pouco de dificuldade para me acostumar com os nomes dos lugares e dos personagens no inicio, mas depois a narrativa ficou tão intensa que esses detalhes ficaram pequenos diante do potencial de envolvimento da história.
Achei a capa muito linda e a diagramação de dentro do livro, simples mas bonita. Uma coisa interessante de ser observada é que o livro é dividido por dias (capitulos enormes por sinal), além disso toda a narrativa acontece em um mês de vida dos personagens, isso me chamou muita atenção, mas confesso só ter percebido no final do livro porque acontecem tantas coisas que você acredita que passaram meses.
Para quem gosta do estilo de escrita dos autores Harlan Coben e James Patterson, com certeza irá amar a Nele Neuhaus. Mas acredito que nesse livro a autora capricha nos detalhes e na carga emocional dos personagens bem mais que eles dois. Senti seus personagens mais próximos mais reais, enfim me envolvi muito com eles.
Esse livro conta um caso de assassinato duplo (Laura e Stefanie "Branca de Neve" devido sua aparência e seu papel na peça da escola) em uma cidade pequena chamada "Altenhain" e toda a influência desse fato na vida das pessoas que lá vivem. Um jovem é acusado de matar suas duas ex-namoradas e condenado a prisão por 10 anos.
O livro começa com ele saindo do prisão após cumprir sua pena e nós acabamos por acompanhar sua tentativa de reinserção na sociedade após esse evento. Mas coisas inesperadas começam a acontecer com os pais de Tobias Sartorius e ele começa a se perguntar se sua saida da prisão teria tido alguma influência nesses fatos; mas afinal de contas ele tinha cumprido a pena de um crime que não lembrava ter cometido por estar bebâdo no dia do ocorrido e tinha direito de recomeçar sua vida e ajudar seus pais a se reerguerem também. Mas as pessoas da cidade não estavam felizes com sua volta porque achavam um absurdo ter que conviver com um "assassino".
Nesse meio tempo o corpo de uma garota é encontrado e a policia acaba descobrindo ter relação com o crime ocorrido a 10 anos atrás. E acabam chegando ao nome de Tobias e a cidade de Altenhain. Nesse momento você sente o livro tenso e começa a desconfiar que tem algo estranho envolvendo esse crime.
"Tobias fora um rapaz notável e bonito, inteligente, esportista e de bom coração. Parecia carregar os melhores pré-requisitos para um futuro grandioso; ninguém falava mal do primeiro da classe, do campeão no esporte e do ídolo das garotas. Como deveria ficar sempre à sua sombra e, para as garotas mais bonitas, ser apenas a segunda opção? Será que a inveja e o ciúme não eram inevitáveis?". pág.154
O livro começa a nos mostrar partes do passado da cidade e vamos aos poucos juntando as pessas do quebra-cabeça.
Não posso esquecer que os policiais estão muito bem representados pelos investigadores Pia e Bodenstein. Acompanhamos também a rotina e tudo que um bom investigador precisa ter para ter sucesso no equilibrio entre a vida pessoal e profissional. Eles nem sempre conseguem, mas se esforçam muito.
Você começa a acompanhar a investigação policial e pensa que existe um complô por trás do ocorrido e fica louco para saber quem são os verdadeiro culpados.
Nesse livro é mostrado até onde as pessoas vão para conseguir o que querem e os culpados pressionam e manipulam todas as pessoas do vilarejo e "tudo por baixo do manto da generosidade." pág.363
"Em Altenhain, naquele vilarejo idílico, que ela havia considerado tão monótono e ermo, viviam monstros impiedosos e brutais, camuflados por máscaras de ingenuidade tacanha". pág.409
Uma nova jovem some e é preciso correr contra o tempo para que ela seja encontrada com vida e os verdadeiros culpados sejam encontrados. Você vibra a cada página e torce para que tudo termine bem. Eles conseguem resolver os dois casos que acabaram tendo ligação.
"A trama das mentiras havia se tornado tão densa e intricada que levou a efeitos colaterais lamentáveis". Pág.442
Amei esse livro mais que indico ele para todos que gostam do estilo.
M.M.JÚNIOR 22/03/2013minha estante
Poxa, fiquei com vontade de ler!

Nivia 08/11/2014minha estante
Adorei a resenha!!!
Consegui este livro de graça e estava procurando quem falasse dele. Você mandou super bem. Vou começar a ler.
Valeu!!!

Danielle 27/05/2016minha estante
Esse é o livro 4, tem q ler na ordem?