Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

GeMartt 05/05/2020

Impossível não sentir ódio.
Não acho que farei uma boa resenha devido a minha raiva crescente. Este livro é um relato da autora, e a cada frase você se pergunta se realmente pode haver pessoas tão ignorantes nesse mundo. A todo momento as pessoas culpavam Toni por ter sido estuprada pelo pai, alegando que ela o seduziu e depois quis mandá-la pra a prisão. A mãe dela me irritou de tamanha forma que foi como se tovesse sido comigo, sempre adorando o marido, deixando a filha viver um pesadelo, e mesmo assim, Toni ainda a amava. Não vou falar do pai, porque não existem palavras para descrever minha indignação. As outras pessoas, nem se fala, excluiam, culpavam, isolavam a menina que era na verdade, a vítima, não por falta de conhecimento, pois eles sabiam o que ela tinha passado. Muitos colocaram o pai como vitima, outros colocaram a mãe como pobre coitada, mas poucos estenderam a mão pra uma menina que desde os 6 anos fora abusada, fisica e mentalmente pelo próprio pai, que deveria protegê-la. É um relato emocionante ao mesmo tempo que revoltante, demorei terminar essa leitura porque o ódio me impedia de continuar. Todos viravam as costas para Toni enquanto ela mergulhava numa depressão profunda. É uma boa leitura, porém saiba que é impossível não se revoltar, e para mim, a pior foi a mãe, que sabia de tudo, mas preferiu fingir que tinha uma familia feliz e ignorar o sofrimento da filha.

Priscila 11/07/2020

Nao sei se este livro acabou comigo ou eu acabei com ele
Espero mais pra frente ser capaz de fazer alguma resenha
no momento sinto falta de ter mais informaçoes de como a autora esta hj e por que nao tem nada sobre ela na internet? EXCETO ALGUNS REPORTAGENS.
MDS QUERO LER OUTROS LIVROS DELA E SINCERAMENTE MINHA VONTADE É UM DIA PODER ABRAÇA-LA!
Elton 13/07/2020minha estante
Tbm tentei pesquisar mais sobre a autora com o mesmo intuito de saber mais sobre a sua vida, acho que por se tratar de um caso relativamente "antigo" não vamos encontrar muito mais do que sabemos.

Gabriella.itoh 28/05/2022

Muito triste saber que isso aconteceu com a autora e que acontece todos os dias com muitas outras crianças por aí...
É uma leitura muito difícil, mas acho importante de ser lida, precisamos aprender a reconhecer abusadores e evitar que isso aconteça na nossa família e ajudar a espalhar conhecimento para que também não aconteça em outras.
Kay 28/05/2022minha estante
Cada página desse livro é um nó na garganta! Uma leitura muito triste mas necessária!

Mary 23/06/2020

Decepcionante
Infelizmente mais um livro que decepciona. Pensei que teria cenas mais fortes e mais descritivas. Pensei que conseguiria me conectar com a dor da personagem. Mas não consegui, pq o livro é raso demais, não vai ao âmago de todo o trauma e sempre que quase chega perto, ela desiste. É uma tristeza saber que é a história real da autora, fica bem claro que ela ainda não conseguiu lidar com tudo que aconteceu, mas quem conseguiria, não é mesmo?
Elton 10/07/2020minha estante
Como assim cenas mais fortes e mais descritivas?!?! A situação por si só já não é forte o suficiente para você?

Mary 10/07/2020minha estante
Para mim, não.

Emanuely.Felipelli 25/01/2021minha estante
sim, cenas muito rasas, sendo que a autora descreve com detalhes, gostaria que ela se afogasse mais nos seus próprios traumas pra satisfazer meus desejos de ler um gore *-* (ironia)

Tenha dó

Mary 22/05/2021minha estante
Poucos detalhes pra mim sim.

Carla 20/04/2021

EMOCIONANTE E COMOVENTE
Esse livro me trouxe uma mistura de raiva, terror, pânico, agonia, medo, pena, angústia, emoção... Eram tantos sentimentos que se misturavam a cada página lida. Uma história , real, chocante e que ainda está tão presente na nossa realidade, infelizmente. Difícil imaginar tudo que essa menina passou, uma realidade dura e cruel. A leitura apesar de ser
?difícil? devido ao assunto retratado é uma leitura que eu indico, principalmente se você é mãe.

Miih 11/09/2023

?Judy farejou os pés dele com desconfiança, e, pela primeira vez, sua cauda não balançou.?
?Parece que até os monstros sentem a pressão de viver uma mentira. Até eles precisam que alguém conheça e aceite a pessoa real.?
?Eu sentia que, se contasse às pessoas o que estava acontecendo, elas nunca mais me veriam como uma criança normal e, por algum motivo, culpariam a mim.?

Angel 14/02/2015

[Resenha] Não conta para a mamãe - Toni Maguire
“-Não conte para a mamãe – disse ele, dando-me uma breve sacudida. – Isso é um segredo nosso Antoinette, você me ouviu?- Está bem, papai. – respondi. – Não vou contar.Mas contei. Eu sentia segurança no amor de minha mãe. Eu a amava, e ela, eu sabia, me amava. Ela o mandaria parar. Mas não mandou.”

Esse livro conta uma história verídica, sobre infância da própria autora, que foi abusada constantemente pelo pai ao longo de oito anos.

Antoinette nasceu na Inglaterra pós-guerra, e seus primeiros anos de vida foram muito felizes, ela vivia com a mãe que a amava muito e sempre tinha por perto sua avó materna. Seu pai ficou no exercito durante alguns anos e ela pouco se lembrava dele, tinha apenas a lembrança de como sua mãe ficava feliz quando seu amado marido voltava para casa e fazia de tudo para agradá-lo.

Aos 5 anos, ela e seus pais mudaram para a Irlanda do Norte, onde vivia a família do pai. E foi ai que os piores anos da vida de Antoinette começaram.

Primeiro ela conheceu o pai nervoso, que se irritava com tudo o que ela fazia, sempre julgando e acusando. Aos 6 anos de idade ele a beijou de língua e disse aquela frase que ela ouviria muitas vezes a partir daquele momento: “ Não conte para a mamãe, minha menina.”

Mas ela acabou contando para a mãe, confiava na sua proteção e no seu amor. Porém a mãe a olhou com ódio e apenas disse “Nunca, nunca mais fale isso de novo, está bem?”. A partir daquele dia, sua mãe nunca mais foi à mesma, a tratava com frieza, não cuidava mais dela como antigamente, ela ia para a escola sempre desarrumada e com roupas velhas.

Sem a proteção da mãe, o comportamento do pai piorou, ela foi aliciada, estuprada, conviveu com a violência física, o sadismo e o assedio moral, que pioravam a cada medida que ela crescia.

“Depois do que pareceu uma eternidade, ele soltou um gemido e saiu de mim. Senti uma substância quente, molhada e grudenta gotejar sobre minha barriga. Ele jogou um pedaço de saco em mim. - Se limpe com isso. Sem dizer nada, fiz o que ele mandou. As palavras que se seguiram estavam destinadas a se tornarem o refrão dele: - Não vá contar para a mamãe, minha menina. Isso é nosso segredo. Se contar, ela não vai acreditar em você. Ela não vai mais amar você. Eu já sabia que isso era verdade.”

Gente, esse livro me deixou muito perturbada! Como um pai faz isso com a própria filha? Como uma mãe que sempre foi carinhosa foi capaz de virar as costas para a filha de 6 anos? E o pior, como a sociedade foi capaz de julgar uma menina que não teve culpa nenhuma do que o pai fazia com ela?

Esse foi o primeiro livro que eu li sobre abuso sexual, infelizmente essa tragédia que aconteceu com Toni, já aconteceu ou acontece com várias outras crianças pelo mundo, é uma realidade infelizmente. E realmente eu não consigo entender com o ser humano pode ser tão cruel. O nosso lar, nossa família, deveria ser o nosso porto seguro, não o mostro.

“ Fechei os olhos com força, na esperança de que, se não pudesse ver, aquilo iria parar, mas não parava.”

site: http://deliriosdaangel.blogspot.com.br/

Paty Gluszczak 27/03/2021

Nao conte para a mamãe
Livro muito bom.
Um pouco incomodo e sofrido com trechos que da vontade de entrar lá pegar a personagem e fugir.
Um tema bem gatilho... É necessário cuidado caso tenha sofrido qualquer tipo de abuso pois não é uma linda história de superação.

Sam 09/05/2020

eu dei 5 estrelas, mas não por ser uma história perfeita.
está muito longe de uma ser uma história perfeita, na verdade, é totalmente o contrário disso. essa biografia se passa na década de 50 e volto a dizer, haja estômago pra ler. o tanto que eu senti raiva e nojo não dá para descrever aqui. infelizmente a justiça naquela época era inexistente, ou na vdd, não como hoje em relação a assuntos de estupro/pedofilia.
como a Toni diz no livro "As pessoas escolhem acreditar no que elas querem." e de fato isso aconteceu. ela foi julgada e criticada por algo que não foi culpa dela. por causa daquele homem que era pra ter sido o pai dela. infelizmente ele teve que passar por aquilo tudo, e o pior, sentir o julgamento da própria mãe - que também e não só uma vez - não ficou ao lado dela no momento em que mais precisou. a infância, a adolescência de Toni, foi TODA destruída; não teve o que salvar. eu a considero muito guerreira por chegar onde chegou, e viva. eu não desejo isso a ninguém, foi horrível, repugnante, nojento tudo que ela passou, e eu sei que muitas hoje ainda passam. meus sinceros sentimentos.

Malucas Por Romances 10/01/2017

Angustiante
Dessa vez vou falar de um livro que vai destruir seu emocional. Não existe romance nessa história e muito menos amor, existe sim uma história de partir o coração do momento que você lê o titulo. Um livro que destruiu cada parte do meu emocional, tanto que foi um dos livros que mais demorei pra fazer resenha, eu não conseguia me expressar direito e ainda não sei se vou conseguir, mas vou tentar.

"Meus pais eram meus mestres. Meu pai me controlava com ameaças e minha mãe, com a manipulação dolorosa dos meus sentimentos."

Esse livro conta a história de Antoinette, uma menina que era amada pela sua mãe e que era feliz, até o dia que seu pai volta da guerra. Diferente das outras vezes que ele voltou, nessa vez ele veio pra ficar e é onde a vida dela desmorona.

O livro Não Conte Para a Mamãe é narrado por Toni Maguire que está em um hospital, onde sua mãe se encontra em seus últimos dias de vida. Lá todo o passado dela vai retornando a mente e nos faz reviver cada momento doloroso da vida dela. A história é verídica, o que nos faz sentir ainda mais tristeza.

“As crianças, como os animais, pressentem quando alguém é fraco, diferente ou vulnerável. Apesar de serem bem-educadas, oriundas de lares onde a crueldade não tem espaço, aquelas crianças nutriam uma aversão instintiva por mim”

A vida dela começa a virar um inferno antes de completar 6 anos de idade. O pai dá um beijo nela e ao contar pra sua mãe, ao invés de sua mãe acreditar nela, ela briga com a filha e ainda manda esquecer tudo isso. Para piorar mais ainda começa a negligenciar a própria filha. Após esse ocorrido do beijo passa um tempo e o pior acontece, o pai dela a violenta sexualmente, ele pede pra ela guardar segredo dizendo que se ela contasse pra mamãe dela a mãe não iria acreditar e não iria gostar mais dela. Só que ela já imaginava isso e acabou guardando esse segredo.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/01/resenha-nao-conte-para-mamae.html#more

Tami 16/04/2020

De coração partido
É triste saber que existe muitas Antoinettes pelo mundo, dói na alma e dá muita raiva desses monstros.

andreiaflores 18/11/2021

Eu fiquei enojada, chorei litros, fiquei com taquicardia e não consegui parar de ler até chegar ao final.