Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

Kennia Santos | @LendoDePijamas 10/12/2018

"Eu sentia segurança no amor de minha mãe. Eu a amava, e ela, eu sabia, me amava. Ela o mandaria parar. Mas não mandou."
Título: Não conte para mamãe (Don't tell mummy)
Autora: Toni Maguire
Classificação: 5/5

Aos 6 anos de idade, a vida de Antoinette mudou radicalmente. E de forma nada, nada positiva.
Sua vida era bastante tranquila, morava com sua mãe em uma casa em Kent, no Reino Unido. Ali ela tinha seu canto, carinho e a atenção que toda criança nessa idade precisa. Tinha também a companhia de sua avó materna, que lhe dava todo respaldo possível.

Seu pai sempre ficou distante por servir ao exército, e quando ele volta de forma definitiva é que tudo começa a desandar. De repente, sua mãe e ela se mudam para a Irlanda do Norte, onde reside a família de seu pai, sob a condição de que lá eles teriam uma casa própria e poderiam se reconstruir como família.

Tudo estava bem até que não estava.
Tudo estava bem até Antoinette descobrir que o reconstruir era, na verdade, destruir.
Tudo estava bem até seu próprio pai começar a aliciá-la, molestá-la e estuprá-la.

" -Não conte para a mamãe. Isso é um segredo nosso, Antoinette, você me ouviu?
-Está bem, papai. Não vou contar.

Mas contei. Eu sentia segurança no amor de minha mãe. Eu a amava, e ela, eu sabia, me amava. Ela o mandaria parar.
Mas não mandou." (p.55)

Aos 6 anos, Antoinette teve sua inocência roubada. Aos 6 anos, ela viu e sentiu coisas que ninguém nesse universo merece. Aos 6 anos, ela foi calada.

O livro "Não conte para mamãe", é baseado na história real da própria autora, Toni Maguire. Nele, ela relata com detalhes as experiências e situações horríveis pelas quais teve que passar ao decorrer dos anos.

"Eu sentia que, se contasse às pessoas o que estava acontecendo, elas nunca mais me veriam como uma criança normal e, por algum motivo, culpariam a mim." (p.167)

É um dos livros mais pesados que eu já li. Parei na página 50 e depois demorei quase uma semana para retomar a leitura. É um livro real e cru, mas também é um livro triste, chocante e revoltante.

"Eu queria minha mãe. Queria que alguém me dissesse que eu ia ficar bem. Queria que alguém me explicasse o que seria feito comigo, porque até então ninguém me havia dito nada. Acima de tudo, queria que alguém segurasse a minha mão. Eu estava tão assustada." (p.222)

Mas, particularmente eu não diria que é necessário. São inúmeros relatos reais e intensos, mas são descritivos e apenas isso. Nada de lições de moral ou alertas. Só leia se você se interessa MUITO sobre esse assunto e gosta de destrinchar sobre, porque é um livro que apesar de bem escrito, é agonizante do início ao fim.

"Eu não conseguia mais ver a vaga luz no fim do túnel escuro da minha vida. Ela simplesmente se apagara." (p.274)
Joelma 10/12/2018minha estante
Eu achei uma leitura muito chata, cansativa, arrastada...
É admirável a coragem da autora em expor sua história, mas ñ ficou menos cansativo por isso.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 11/12/2018minha estante
Olha, talvez em outra situação eu poderia pensar o mesmo, mas nessa não. Achei muito triste e sofrida :(

Marcos.Telles 10/03/2022

Cáustico! A autora consegue de maneira brilhante transcrever a angústia e a dor que o abuso causa em sua vida. Se tiver estomago, leia.

Denise.Marreiros 03/02/2022

Não estava pronta para o que encontrei no livro, estou completamente perturbada e infeliz. O livro mais visceral que já li sobre o tema, ficará comigo por muito tempo.

Jad 15/05/2019

Precisa ter muito estômago pra ler esse livro. O tema é bem forte além de ser uma historia real. Muito bem escrito. Jamais vou me esquecer dessa história.

Marta.Sousa 09/11/2019

Bem... esta foi pesada!
Este livro conta a história, na primeira pessoa, de como Toni Maguire sofreu contínuos abusos sexuais por parte do próprio pai, dos 6 aos 14 anos. Um livro, que suscitou o meu interesse para saber o que passa na mente de uma criança que infelizmente se depara com uma vida bruta e cruel como esta.
Também quis poder analisar a forma como a mãe reagia (sempre aos olhos da vítima, claro) a cada situação que ia descobrindo.
❌ Não é aconselhável a pessoas sensíveis, nem para quem uma leitura para as férias.
✅ Aconselhável a todos os que trabalham em áreas que possam estar ligadas a este tipo de pessoas/temas, pois irá sensibilizar e colocá-lo no lugar da vítima.
✅ Para encorajar quem poderá ter uma situação dessas a acontecer por perto a denunciar. Hoje, os tempos são outros, o modo de agir perante este tema é muito mais ativo e incisivo.

Juhpower 15/06/2022

Não conte pra mamãe
Tão triste em saber que foi real, uma atrocidade dessas.
Toni era um criança e não merecia ter a infância ceifada por aquele que deveria te amar,proteger e zelar.
Não merecia uma mãe cúmplice de tantos erros ,tantas agonias sentidas pela sua única filha.
Toni se tornou uma mulher forte e madura de forma precoce.
Sua história pode ser triste,mas podemos tirar sua garra , força e coragem de vencer em meio ao caos.
Antoinette não podia contar a mamãe e a ninguém,mas hoje Toni dá voz à milhões...

Andrielly.Luiza 16/09/2022

Leitura pesada!
Com toda certeza o livro mais pesado é difícil que já li. O fato de não ser ficção me angustiava ainda mais conforme a leitura, sempre fui ensinada a desconfiar muito das pessoas pela minha mãe, inclusive de familiares, mas ler um relato de uma menina que foi abusada pelo próprio pai, mas não teve o apoio necessário de ninguém da família (incluindo a mãe), foi um soco no estômago. Não é um livro pra qualquer um, ainda mais pra pessoas sensíveis ou com gatilho no assunto.

fran_b07 07/11/2022

Não é uma leitura fácil, na verdade passa bem longe disso, é aterrorizante e perturbador.

Quando você percebe que é a história da própria autora, parece que tudo fica pior.

É uma leitura maçante, você anda e anda na leitura e parece que não sai do lugar.

Aqui a autora conta sua vida, ela vivia com sua mãe na Inglaterra, sua avó materna estava sempre em sua casa, e seu pai no exército. Em um certo dia ele volta para casa, e é aí que tudo começa.

Junto com seus pais ela vai para a Irlanda, e não sabia o pesadelo que sua vida iria virar.

Com seis anos de idade começa a ser abusada pelo seu próprio pai, na primeira vez é só um beijo, e é a primeira vez que ele a fala a frase que deu nome ao livro, mas ela acaba por dizer para sua mãe, que ao invés de a proteger, fica contra ela.

Depois disso os abusos sexuais começam, e ainda com medo do que a mãe falou, não tem mais coragem de contar a ela o que o pai faz.

Mas a mãe não é boba, é sabe o que acontece. Mas é devota de mais ao marido, por isso finge não saber de nada.

Eu tento ao máximo não ficar com ódio da mãe, por que o culpado aqui é inteiramente do pai, mas não consigo, passei o livro inteiro desejando mal aos dois.

No começo do livro, sabemos que a mãe da Toni está no hospital, quase vindo a óbito, e a história vai intercalando entre ela no hospital com a mãe, e as memórias de sua infância, e nem com a autora contando que não sente raiva da mãe, falando que ainda a ama, eu consigo entender como uma mãe pode fazer tudo o que ela fez, só para manter o marido por perto.

Do pai eu tenho tanto nojo que não consigo nem colocar para fora o que eu sinto, uma pessoa dessa, pra mim, tem que sofrer o pior que a vida pode dar, mas sabemos que, na maioria das vezes, não é isso que acontece.

O que mais me abalou foi que, sempre que o pai percebia que ela estava a ponto de contar a alguém tudo o que acontecia, ele fala que, todos iriam culpar a Toni, que sua própria mãe não a amaria mais, coisa que ela mais temia, e quando tudo veio à tona, isso realmente aconteceu, todos ficaram contra ela, principalmente sua mãe.

É aquele tipo de história que você lê uma vez, e nunca mais quer nem lembrar da história, mas sabe que ela vai ficar marcada para sempre na memória.

?Esse livro contém inúmeros gatilhos, pois o conteúdo é bem gráfico, se, por um minuto, achar que não consegue ler, é melhor nem tentar?

Silvia Idalgo 04/02/2020

Avassalador
Nunca chorei tanto como lendo este livro, sem dúvida, um dos mais tristes que já li! O drama de uma criança abusada e negligenciada pelos seus entes mais próximos, e para piorar, em uma época em que a sociedade era ainda mais complicada (machista e omissa). Devastador!

msrmaidf 17/02/2020

Resenha para o desafio do Skoob
Resenha apenas para participar do desafio do skoob, ignorem este comentário.

Karen 04/05/2020

Devastador
Relato que te estraçalha por dentro. Por vezes tive que parar a leitura para respirar. Outros momentos li sem parar imaginando que chegaria mais rápido a um final que se aproximasse de uma conclusão feliz.

Foi duro ler sobre uma infância roubada pela crueldade e indiferença, com o preconceito e a ignorância fazendo a vítima de abuso sexual ser culpabilizada. ?Por que não contou antes? Você deve ter gostado.? Quantas vítimas hoje em dia não devem sentir o medo de ouvir essas perguntas cheias de desconfiança.

Triste ver como tudo isso se refletiu na vida da Toni. O que pude fazer foi agradecer por ter tido uma infância feliz e fazer uma prece silenciosa para a autora que compartilhou corajosamente sua história.

Vi que há outro livro dela, que conta como foi o retorno do pai e sua mãe tê-lo recebido como se nada tivesse acontecido. Acho válido, mas não creio que lerei em um futuro próximo depois dessa leitura, que já foi de cortar o coração.