Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

Rafa P. 20/08/2014

Não conte para a mamãe
Não conte para a mamãe é um livro incrivelmente triste, revoltante, repugnante e a prova concreta de que o ser humano pode superar qualquer coisa na vida.
Antoinette é uma criança que tem sua infância roubada por um pai que não merece jamais ser mencionado como tal, já que é um monstro em pele de gente, um ser humano da pior espécie.
Os relatos da garota é chocante e difíceis de acompanhar, já que vemos uma criança ser destruída de forma tão injusta e cruel, e pouco a pouco acompanhamos a sua inocência e sua perda, e tudo isso cercada por pessoas que deveriam ama-la e protege-la de todos os perigos do mundo. É de cortar o coração.
A história me deixou estarrecida, devida a forma crua da narrativa, principalmente nos abusos sexuais sofrida pela criança, que na época tinha nada mais que 6 anos.
O livro somente me decepcionou um pouco por não mostrar a mulher que Antoinette se tornou e por não se aprofundar em seu processo de superação, embora eu interrogo se de fato ela superou esse trauma. A autora optou por focar nos 10 anos que sofreu os constantes abusos do pai e a negligência da mãe, já que essa tenha plena consciência do calvário que filha passava, e nada fez para socorre-la. Acredito que talvez essa tenha sido uma forma da autora encerrar de uma vez por toda essa fase negra da sua vida.
O livro merece ser lido,embora a história seja terrível, ela serve para observamos os avanços que a humanidade tem alcançado. Infelizmente ainda muitas crianças passam por sofrimento semelhante ao de Antoinette, mas hoje podem lutar de forma mais justa, e buscar diferentes ferramentas para impedir situações como essa. Esse livro é um alerta, que devemos estar atentos ao mundo e as nossas crianças.

Leila 03/12/2014

De uma forma geral, não levando em conta os sentimentos envolvidos e a realidade da história, o livro é bem escrito e a leitura fluí. Sendo que este é um livro que tem um momento certo para leitura e não é apenas mais um, escolhido ao acaso.
Acredito que como um Livro Viajante ele não poderia chegar em melhor hora. Neste momento consegui me envolver e me permitir ter sentimentos durante a leitura, mas que não permaneceram comigo ao final do livro.

Ao se envolver com a história este é um livro difícil, de emoções fortes e que aumentando sabendo que é uma história real, causando revolta.
Toni tenta mostrar uma mulher que supera o passado, mas Antoniette vem mostrar sua fragilidade, seu pedido de ajuda. E era essa a vontade que tinha.
Para descrever o pai não há palavras que se encaixem tamanha a monstruosidade dos atos, mas a pior pessoa é a mãe, que fez com que tudo acontecesse, "fechando os olhos" e se calando diante do primeiro ato, cultivando sua adoração ao marido. É algo inimaginável, mas real.
Foi um livro para ser lido, fechado e as emoções mantidas dentro dele, o que não significa que deve-se fazer igual a mãe e "fechar os olhos" crianças que também passam por isso.

Natasmi Cortez 15/07/2015

Nada te prepara o bastante para essa história...
Antes de ler esse livro, procurei algumas resenhas e dei uma lida para saber de antemão o que esperar da leitura... Mas nada me preparou o bastante para a história da pequena Toni. O livro narra a história vivida pela própria autora, e conta sua trajetória de vida em meio ao abuso sexual e psicológico que tinha que enfrentar em sua casa, lugar que ela insistia em acreditar que poderia voltar a ser um lar. Senti muita revolta e impotência ao ler esse livro, como um pai pode tratar de maneira tão grosseira e desrespeitosa sua própria filha de apenas 6 anos de idade, e como uma mãe que carregou 9 meses e deu à luz com tanto sacrifício pode se tornar tão omissa e indiferente ao sofrimento de sua pequena filha? Como uma sociedade pode ser tão doente e não enxergar o sofrimento alheio ou ignorar algo que está sob os seus olhos? Fico tentada a comparar o sofrimento físico e psicológico e ver qual poderia ser pior e a resposta não vem. A crueldade dessa história me deixou sem ar, com os olhos cheios de lágrimas e a garganta apertada. Ainda sim, o final da nossa heroína, e digo heroína pois somente uma pessoa desse calibre conseguiria suportar tudo isso e demonstrar amor e respeito aos seus algozes, nos demonstra um amor capaz de perdoar e suportar qualquer dor e mágoa. Minha nota foi 5, e certamente é meu favorito. Não é uma história bonita, mas é uma história real que abre o coração e os olhos para os males do mundo e serve pra nos destituir de qualquer espécie de julgamentos que possamos ter em relação a uma situação cujos detalhes não conhecemos. Pois nos recônditos da alma, dores há que não se veem.

site: https://www.facebook.com/bibliodocoracao?ref=ts&fref=ts

gabiansbach 21/01/2022

o pai da antoinette eh um BABACA, a mãe totalmente alucinada e subserviente, virando as costas pra própria filha inclusive nos momentos mais vulneráveis. me trouxe nojo, repulsa e muito nó na garganta ver um troço desses. é uma história baseado na história de vida da autora, então só espero q a toni tenha superado tudo o que foi feito e, principalmente, o que NÃO foi, a omissão de tantas pessoas perante essa situação deplorável.

Carolina1364 07/03/2017

ótimo relato
achei um livro denso, mas um ótimo relato sobre uma trágica infância.
Juliana 08/03/2017minha estante
Se for trocar lembra de mim.

Carolina1364 08/03/2017minha estante
Vou emprestar pra várias pessoas que pediram, depois acho que coloco pra trocar sim :)

Juliana 08/03/2017minha estante
Ok. Lembra de mim. ^^

Manuela 19/03/2017

Intenso e real
– Não conte para a mamãe – disse ele, dando-me uma breve sacudida. – Isso é um segredo nosso, Antoinette, você me ouviu?
– Está bem, papai – respondi. – Não vou contar.
Mas contei. Eu sentia segurança no amor de minha mãe. Eu a amava, e ela, eu sabia, me amava. Ela o mandaria parar.
Mas não mandou.”

maria 03/12/2019

nunca esquecerei...
eu sabia que não seria facil mais isso não me impediu de sentir nojo,raiva,revolta e milhões de outras coisas durante a leitura,quem eles pensam que são pra violar nossos corpos,nossas mentes nossa liberdade e depois nos culpar,quando a mãe da toni morre eu senti um alivio tão grande pq finalmente ela pôde se libertar não so de um monstro como tambem de alguem que ela amou profundamente e que não soube retribuir ,ainda bem que a toni e um ser cheio de luz pq ela era cercada por "pessoas" horriveis e nojentas: o "pai",a "mãe",a "familia" paterna e tantos outros e mesmo assim foi altruista o suficiente para perdoar a mãe que foi cumplice daquele que destruiu a infância e adolescência dela

Bruna3548 24/12/2019minha estante
Teve momentos que precisei parar de ler, e ainda não tive coragem de ler o livro 3096 dias da Natacha Kampusch por conte deste livro, não sei se minha mente aguenta, mesmo depois de ter passado 2 anos da leitura de não conte a mamãe toda a dor e o que ela passou estão frescos na minha cabeça

@_paralivreando_ 25/12/2019minha estante
Tem uns 4 livros que também estou assim... Mas Não conte a mamãe eu li sem saber do que se tratava e também porque fazia parte de leitura coletiva. Mas foi bem forte !

geo 07/12/2019

Muito forte.
Infelizmente não consegui ler todo... muito difícil a leitura! Um livro muito forte e revoltante que faz você ter ainda mais a certeza de como o ser humano pode ser um monstro.

Ana Cis Gestal 17/12/2019

Não conte para a mamãe.
Autora: Toni Maguire
Tradução: Ludimila Hashimoto
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 307

Nascida em setembro de 1944 , Antoinette viveu com sua mãe e sua avó até os 5 anos, quando seu pai retornou do exército. No mesmo ano seu pai a agrediu fisicamente, a deixando com medo dele. Aos 6 anos, porém, teria início seu maior pesadelo, quando ele a beijou pela primeira vez.

"Minha sensação de segurança abandonou-me para sempre, substituída por repulsa e medo. Ele me soltou de modo abrupto, segurou-me pelos ombros e encarou-me fixamente. -Não conte para a mamãe. Isso é segredo nosso, Antoinette, você me ouviu?
-Está bem, papai. Não vou contar.
Mas contei. Eu sentia segurança no amor de minha mãe... Ela o mandaria parar. Mas não mandou. (...)
-Nunca, nunca mais fale isso de novo, está bem?
-Está bem, mamãe."

Assim, os abusos sexuais começaram, colocando um fim em sua infância, sua inocência, sua felicidade. Até que, ele a engravida, aos 14 anos. Com o segredo revelado, sua mãe zelando apenas pela "integridade" de sua família, a encaminha para uma clínica, após o aborto e Antoinette quase perder a vida em decorrência de uma hemorragia, seu pai é denunciado e preso.
Mas, se hoje, vítimas de abuso são questionadas, julgadas e até responsabilizadas, imagine na década de 50. Ela foi expulsa da escola, foi rejeitada por sua família, pessoas a olhavam com repulsa. Isso só a deixou ainda mais perdida.
Após sua segunda tentativa de suicídio, causada por uma depressão profunda, Toni é internada em uma clínica psiquiátrica, com a ajuda de um padre que se comoveu por sua história. Finalmente, se recuperando e desejando viver novamente, mas as marcas nunca serão apagadas.

O livro mais difícil que já li, em toda minha vida!
O desconforto que senti foi tamanho, que algumas das descrições me deixaram com vontade de vomitar. Precisei parar em diversos momentos, para conseguir respirar. Saber tudo o que Toni passou, como conseguiu sobreviver e ainda ter a coragem de expor suas piores lembranças foi de uma coragem, que não me permiti abondona-lá em seu relato mais doloroso.

Alerta: Não recomendo a leitura para menores de 18 anos. Conteúdo não indicado para pessoas sensíveis, relacionados à agressão física,  abusos psicológicos, pedofilia, estupro, tentativa de suicídio, e automutilação

Su 30/12/2019

Extremamente abalada
Este não é um livro fácil, está não é uma história bonita. Não existe aqui conto de fadas. A história deste livro é feia, é suja, é cruel. É aquele tipo de história que mexe com o leitor de todas as maneiras e quando finda, o sentimento que fica no peito não é bom. Estou extremamente abalada com esse livro, mais precisava lê-lo, precisa conhecer a biografia de Toni.
É uma leitura pesada, derramei muitas lágrimas e com muita dificuldade terminei a leitura.

nomundodesalem 03/02/2020

Resenha por @nomundodesalem
💔⁣

Em Não Conte para a Mamãe Toni conta como foi sua infâcia marcada de abusos sexuais que sofria de seu pai desde os ⁣
6 anos de idade.⁣
Toni descreve como foram os abusos, as rejeições que sofreu de sua mãe e o silêncio da mesma quanto aos abusos.⁣ "O que eu sentia era mais profundo do que a solidão, era o sentimento de ser estranha para toda a gente do mundo"⁣ 💔⁣ Está é a resenha mais dificíl que já escrevi na vida, desde os 6 até os 14 anos Toni sofreu abusos de seu pai, tanto sexuais ⁣
como abusos psicológico, quando ela contou a sua mãe ela mandou-a parar de criar problemas, quando seu pai foi descoberto, Toni⁣
foi rejeitada e acusada de ter sido cumplice de seu pai, toda a sua família a julgou.⁣

O livro é narrado por Toni e é dividido entre as lembranças de sua infância e décadas depois quando ela está no hospital ao lado⁣
de sua mãe que estava em seus últimos dias de vida.⁣

Foi um livro muito dificíl de se ler, muito angustiante, o jeito que os eventos foram descritos, a depressão e a solidão que ⁣
a Toni sentia me fez me sentir na pele dela. Eu senti muita raiva se seus pais e de todos a sua volta.⁣
Tudo que Toni queria era ser amada por sua mãe e me deixou mega triste o quanto ela sofreu.⁣

Se você tiver oportunidade leia "Não conte para a mamãe" mas fique sabendo que tudo que você vai encontrar neste livro são ⁣
histórias de uma sólitária menina de 6 anos.⁣

Comente aqui se você já leu e o que achou, ou se tem curiosidade de ler.⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Literario 04/02/2020

Triste e infelizmente real
O título e a capa já me deixaram assustada. Ao ler o livro aí que fiquei mais surpresa e triste do começo ao fim. Quando parece que a protagonista irá finalizar sua jornada mais um vez fui surpreendida e só posso dizer que para ler precisa preparar o coração. Chorei muitas vezes