A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Dayane A. 01/06/2020

Que estória!!! cavalos do mar que são carnívoros, agressivos e participam de uma corrida na praia. Que loucura fantástica. Valeu a pena terminar a leitura.

Anyi H 31/07/2022

Apenas leiam este livro.
Acabei de terminar essa leitura com os olhos cheios de lágrimas pra dizer apenas: QUE LIVRO.

Amei o universo que Maggie criou, simpatizei com os personagens, passei raiva, fiquei nervosa, chorei horrores, senti tudo que eu tinha que sentir lendo esse livro.
Quem espera um livro focado em romance, talvez esse livro não seja o ideal, mas o relacionamento entre os principais é tão bom, e mais do que isso, o relação deles com os cavalos... sério, apenas muito bom.

Feliz por ser um livro único, mas devastada que não vou saber mais dos personagens.
Maggie, eu te amo, entenda.

princess_cordelia 24/06/2021

Narrativa incrível
Mais um favoritado do ano. Que narrativa e história incríveis. Que livro
O tanto que eu chorei com o final não tá escrito ahaha
Uma história mágica sobre cavalos d?água, o amor pelo mar e por uma ilha e um corrida que irá decidir o destino dos dois protagonistas.

Juliene18 03/11/2020

Quem vê capa...
Sabe aquele lance de julgar o livro pela capa? Quem vê capa... não vê história!!!!!
Que história bem contada, encantadora, os personagens são muito bem elaborados, as cenas de mais "angústia" são tão bem feitas, sinto a adrenalina fácil fácil.
Amei!!!

Mey 22/08/2013

Me apaixonei por cavalos.
Na resenha que eu fiz sobre "Calafrio" elogiei a maneira com que Stiefvater sabe escreveu um romance sem clichês, e em "A corrida de escorpião" ela repete feito, criando uma estória de amor que não se fecha só na relação entre homem e mulher, ela retratou o amor pela família, o amor pelo o lugar onde vive e o companheirismo entre ser humano e animal. Tudo isso junto construiu uma estória tão particular, que tenho certeza de que ninguém irá repetir esse feito.

A escrita de Maggie Stiefvater é tão perfeita, porque ela te envolve de tal maneira que em alguns momentos parecia que eu também estava cercada pela maresia de Thisby. Tem uma cena em que Sean e Puck cavalgam, que é tão maravilhosamente descrita que também me senti galopando pelos penhascos em cima de um capall uisce.

A autora consegue a proeza de escrever fantasia com toque de realidade, seus personagens parecem reais, com características tão humanas que é difícil acreditar que aquilo não se passa de imaginação. As relações entre personagens são tão bem construídas, que é fácil para o leitor compreender o porque de tudo que acontece no final. Falando sobre personagens, preciso dizer que o amor de Sean Kendrick e Puck Conolly é tão bonito, sem ser meloso ou forçado, eu me peguei sorrido a cada momento que os dois com seu jeito torto de demonstrar interesse se viam encantados um pelo outro.

Os cavalos na estória tem um papel importantíssimo, a paixão que os personagens sentem por eles nos envolve e nos faz querer ter um cavalo para compartilhar de todas as emoções vividas pelos personagens de "A Corrida de Escorpião". Eu meio que sentir que a enredo do livro também segue a linha de galopar: começa leve, e aos poucos vai nos envolvendo de tal maneira que em certo momento só existe o leitor e o livro, nós nos perdemos nessa leitura, vivenciando cada palavra.

Se você é fã de livros de fantasia corra para a livraria mais próxima e compre esse livro, eu tenho certeza de que você não irá se arrepender. Maggie Stiefvater, pra mim só perde para J.K. Rowling (que já é caso antigo).

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2013/04/a-corrida-de-escorpiao.html

FlorilAgio.Pensame 19/01/2024

Dá pra sentir o gosto de mar e liberdade
?| sinopse resumida

uma ilha com cavalos carnívoros, uma competição. ele é o concorrente dela, ela é a primeira mulher a participar da prova

??| minha opinião

esse é um dos meus livros preferidos da vida, eletrizante e inesquecível, A Corrida de Escorpião é diferente de tudo que eu já li. O casal é um dos melhores que eu já vi e todo o universo é tão rico que quase sentimos o gosto da liberdade que os personagens tanto buscam.

?| considerações

? POV dele e dela;
? +16;
? mocinha forte e corajosa.

"é a onda em seu rosto, a mágica mortal de novembro em sua pele, os tambores de escorpião no lugar do coração. é rápido, se você tiver sorte. é vida e é morte, ou os dois, e não há nada parecido com isso?

Giselly 09/05/2013

longe de clichês
A corrida de escorpião é realmente uma história surpreendente, capaz de envolver seu leitor do ínicio ao fim em uma constante espectativa. É um romance que desconhece o clichê, não é um típico romance adolescente. Maggie Stiefvater inovou ao tratar de assuntos como o amor aos animais, consegue fazer com que os olhos do leitor se enxam de lágrimas quando sente toda a intensidade que ela coloca quando narra a relação de um amor verdadeiro entre um cavalo e seu dono na luta em uma corrida mortal
em que feras no mar se atacam, ela põe em enfâse a fidelidade do animal. Não perdendo o outro lado da história ( o romance de dois jovens) tratando-o de um modo totalmente diferente. Ao mesmo tempo que mescla perdas tocantes ao longo da história. Amor, frio, cavalos, mar, fúria e morte. É um dos livros que vou reler várias vezes, porque essa história é uma daquelas que deixa saudades.

Sem contar que assim como eu ela adora criatura místicas.
Obrigada por essa excelente história, Maggie.

Amanda 04/04/2020

Uma ótima história, com perfeito equilíbrio entre os elementos fantásticos e reais, e com uma narrativa poética sem passar do ponto
A história conta com dois pontos de vista, o que não me pareceu necessário, mas com certeza ajudou no tom poético da narrativa. Na primeira metade do livro não me interessei muito pela perspectiva da Puck, mas na segunda metade me encantei pela história dela.
Existe romance na história, mas ele fica apenas no plano de fundo. Pessoalmente, eu gosto de mais interações românticas do casal, mas certamente o livro não precisava delas.

João Pedro 22/11/2020

Cavalos sanguinários saídos do mar (!)
"Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer".

"A corrida de escorpião" era um remanescente na minha estante. Consegui o livro por uma troca dos meus últimos créditos no Plus (aqui no Skoob) e seu lugar em minha estante reflete um pouco ainda da minha fase de leitor mais focado em literatura juvenil. Por estar atualmente me aventurando em outros gêneros literários, estava com receio de me desapontar... mas eu não poderia ter gostado mais!

Com uma narrativa bastante original (levei um tempo até entender e me adaptar à ideia de cavalos assassinos saídos do mar - o que, vamos combinar, é muito incrível!), bebendo da fonte da mitologia celta sobre os cavalos d'água ou kelpies, a trama gira em torno da vida de habitantes da Ilha de Thisby enquanto se preparam para mais uma Corrida de Escorpião, evento anual em que os cavaleiros mais destemidos se arriscam à beira-mar, montados em capaill uisces (os cavalos d'água), rumo à linha de chegada, que, na verdade, é a menor das preocupações dos corredores. Os capaill uisces, ao menor contato com o oceano, se tornam seres facilmente sanguinários.

Para além da corrida, a trama das protagonistas, Puck Conelly e Sean Kendrick, que alternam a narrativa entre os capítulos, é por demais interessante e facilmente cativa a atenção do leitor.

Feliz por ter me despido de preconceitos e ter dado uma chance a essa leitura. Certamente lerei mais obras de Maggie Stiefvater.

Emily 31/05/2020

Lento e arrastado
Demorei séculos pra terminar o livro simplesmente pq a leitura não fluía. Sinto que a história poderia ser melhor, pois a premissa é interessante, mas a narrativa não é boa o bastante, infelizmente.

Rfgaugustin 26/02/2020

Um mix de fantasia e romance
A corrida  de escorpião traz uma história com seres fantásticos, passada em uma ilha com certo magnetismo espiritual. Temos 2 protagonistas: Kate/Puck e Sean, ambos introspectivos e misteriosos à sua maneira. Os seres fantásticos são uma raça de cavalos chamada capal uisce, cavalos selvagens e famintos, oriundos e derivados do mar.
Conforme  o título a narrativa se volta a uma corrida que movimenta a ilha por completo, da qual nossoa dois protagonistas participam.

Maggie traz um discurso calmo e intenso, envolvente e sedutor, uma história de amor, amizade, respeito e confiança.

Um dos trechos que destaco:

"(...) É fácil convencer os homens a amar você, Puck. Tudo o que precisa fazer é ser uma montanha que eles têm de escalar ou um poema que não entendem. Algo que os faça se sentir fortes ou inteligentes. É por isso que amam o oceano. (...)"

Danielle.Nunes 07/10/2021

É isso, eu chorei por cavalos d'água assassinos
A Corrida de Escorpião não foi nada do que eu esperava e ainda sim me surpreendeu demais. É um livro poético, doce, intenso, que alcança o seu coração e quando você menos espera, está toda emocionada por cavalos d'água.

Puck, Sean, Corr, Dove, Finn, Gabe, Holly e o mar são mais do que o suficiente para trazer um quentinho no coração que é diferente e muito envolvente. É como se todos fossem amigos próximos ou até mesmo um reflexo do que somos em uma realidade paralela em que cavalos d'água são assassinos, mas que podem conquistar o seu amor e a última frase do livro resume perfeitamente isso.

Além disso, há um enfoque especial nos relacionamentos ao longo da história que mostram a complexidade de compreender o outro sem anular a si mesmo. Às vezes, tudo que precisamos é fugir da realidade ou então enterrar os pés na areia que para muitos é prisão, mas que no fundo traz o conforto e felicidade que precisamos.

Bia R.D. Ramos 13/08/2020

Sensível e poético.
Confesso que comecei a ler esse livro esperando muito sangue, cavalos furiosos e corridas. Mas recebi, muito pelo contrário, apelo emocional e dramas psicológicos. Fato esse que, confesso, foi o que de início me desanimou um pouco, mas que no final foi o motivo de tê-lo favoritado.
Com a premissa de abordar uma antiga lenda sobre cavalos d'água repaginada, Maggie Stiefvater promete uma história original que, confesso, me encantou de muitas formas.
A história é narrada em primeira pessoa, e o ponto de vista é alternado entre os dois protagonistas: Puck Conolly e Sean Kendrick. Mas ler esse livro esperando que seja um romance mamão com açúcar é pedir pra se decepcionar. A história em si é romântica de muitas maneiras. É romântica ao tratar da família, é romântica ao tratar dos relacionamentos com os cavalos e romântica ao falar de paixão. Toda a escrita da Maggie me encantou do começo ao fim. Às vezes eu tinha que parar e refletir sobre alguma frase e nas outras eu queria poder abraçá-la. Os capítulos do centrado e quieto Sean são tão poéticos que eu sentia vontade de tatuar casa frase deles no meu peito. E a escrita da Maggie foi o ponto mais alto dessa história. Depois de ler a corrida de Escorpião, eu já estou me coçando para ler todos os outros livros da autora. Ela consegue escrever de forma bonita, enxuta, profunda, construindo um universo tão verossimil que eu podia imaginar uma ilha como a de Thysbi escondida em algum lugar do mundo. O romance entre os protagonistas é algo esperado mas nem um pouco clichê. Não é um romance baseado em beijos e trocas de carícias, todo o carinho é repassado no olhar e nas pequenas frases. Maggie é uma mestre em criar mundo e em criar personagens. Doeu meu coração terminar essa história e dizer adeus a todos os humaninhos e os cavalinhos. Eu chorei com o final, que para mim, foi um dos melhores que já li, não por ser surpreendente, mas por ser suficientemente sensível.
Para quem gosta de livros humanos e bem escritos, a corrida de Escorpião é a aposta certa. Não leia esse livro se espera muita ação. Há sangue e há corrida, mas a verdadeira beleza dessa história está no oceano e na maresia que transcorre por dentro de todos os personagens.

Rafa 30/03/2017

Meu livro favorito
Sim, é meu livro favorito.

Foi o primeiro livro que li da Maggie e confesso é o melhor.

Tudo é perfeito. A histórias, o cenário, os personagens, a magia, o romance, a amizade, a família. Tudinho.

É uma aventura de coração não tenha dúvida.

Foi um livro arrebatador, embora sendo infanto juvenil, estou velhinha já e amei cada partezinha do mesmo.

Em uma palavra. PERFEITO!

Leiam não vão se arrepender.

Elidia 30/08/2012

Inovador
A depressão pós-final da série “Os Lobos de Mercy Falls” não durou muito. Desembarcou no Brasil, na Bienal de SP, o romance único de Maggie Stiefvater. Se você acha que já leu de tudo, prepare-se! Na minha opinião este livro se difere de tudo que já li. De forma brilhante, Maggie Stiefvater domina as rédeas de cavalos, em que a percepção do leitor é tomada de forma tridimensional, algumas vezes eu jurava sentir o cheiro do mar…

Toda a resenha:http://bookeando.com/site/2012/08/30/resenha-dupla-a-corrida-do-escorpiao/