A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Amanda 04/04/2020

Uma ótima história, com perfeito equilíbrio entre os elementos fantásticos e reais, e com uma narrativa poética sem passar do ponto
A história conta com dois pontos de vista, o que não me pareceu necessário, mas com certeza ajudou no tom poético da narrativa. Na primeira metade do livro não me interessei muito pela perspectiva da Puck, mas na segunda metade me encantei pela história dela.
Existe romance na história, mas ele fica apenas no plano de fundo. Pessoalmente, eu gosto de mais interações românticas do casal, mas certamente o livro não precisava delas.

Bruna 24/09/2014

Cavalos Assassinos, uma corrida mortal.
Conheci os livros da autora Maggie Stiefvater este ano, a autora de Calafrio e Os Garotos Corvos ganhou minha admiração com suas histórias originais e depois de ler A Corrida De Escorpião, ela ganhou meu coração e agora é uma das minhas escritoras preferidas.

Todos os anos, no mês de novembro, cavalos dágua saem do oceano e galopam sob os penhascos de uma ilha chamada Thisby. Mas, os cavalos dágua de Thisby não são iguais aos cavalos da terra, eles são cavalos assassinos carnívoros que aterrorizam os moradores desta pequena ilha. A cada novembro os homens capturam esses cavalos e se preparam para A Corrida De Escorpião, uma corrida mortal que todo ano deixa mortos ao longo do caminho.

Sean Kendrick é uma lenda na corrida, campeão por quatro vezes seguidas, Sean já viu do que os capall uisce - como são chamados os cavalos dágua -, são capazes. Ele perdeu o pai quando era criança em uma corrida e desde então trabalha em um haras cuidando e treinando tanto dos cavalos da terra como dágua. Sean tem a fama de ter um pé no oceano e outro na terra, ele tem uma conexão com esses cavalos que ninguém entende, ele os ama, mas não confia neles. Este ano, Sean, tem um bom motivo para vencer a corrida e finalmente ser livre.

Puck Connolly também sabe do que os cavalos são capazes, seus pais foram mortos pelos capall uisce e desde então ela e seus dois irmãos tem lutado para sobreviver. Puck decide participar pela primeira vez da corrida ao saber que seu irmão mais velho está de partida para o continente e que eles serão expulsos da casa onde moram se não pagarem as contas, o dinheiro do prêmio irá salvá-los, ela precisa vencer.

Sean e Puck, por motivos distintos, precisam vencer a corrida. Mas há apenas um vencedor e até o dia da corrida muita coisa pode acontecer.

- Não serei seu ponto fraco, Sean Kendrick.
Agora ele me olha. Diz, muito suavimente.
- É tarde para isso, Puck. A Corrida De Escorpião, página 316.

Você precisa ler este livro. Já vou começar assim ! Ao saber do que se tratava de A Corrida De Escorpião, eu pensei: Cavalos dáguas assassinos ? Será que eu vou gostar ?. A resposta: Definitivamente sim !

Todos os livros da Maggie Stiefvater que eu li, todos, sem exceção, me surpreenderam, principalmente pela sua originalidade. Como em Calafrio, a autora criou a sua versão da história dos cavalos dágua a partir de uma lenda. E o resultado não poderia ser melhor ! O livro é incrível, a história dos cavalos é fascinante, os personagens fantásticos, a narrativa é contada pelos pontos de vista do Sean e da Puck, tem um ritmo rápido e quando o livro está chegando ao fim ficamos torcemos para que não acabe nunca.

Acho que esta é a verdadeira benção desta ilha: ela não nos deixa com nossas lembranças terríveis por muito tempo, mas nos deixa ficar com as boas pelo tempo que quisermos. A Corrida De Escorpião, página 290.

Fiquei torcendo por Sean e Puck durante o livro, quis que pudesse haver dois vencedores, para que os dois conseguissem o que queriam. O romance é algo tão bonito e tão sutil, a autora não o desenvolve muito e deixa por conta da nossa imaginação tentar adivinhar o que acontece depois. Mas, o que não falta neste livro é amor, o amor de Puck por seus irmãos e pelo lugar onde vive, o amor de Sean e Puck por seus cavalos e mais do que amor, lealdade.

Ele é lento, e o mar canta para nós dois, mas ele volta para mim. A Corrida De Escorpião, página 375.

giu 21/10/2020

Uma fantasia incrível
Li esse livro no início de 2020 e me encantei imediatamente.

A história já me ganhou pelos cavalos, que tornam-se o principal objeto de desenvolvimento da narrativa, já que neste universo a protagonista vive numa ilha famosa por todo ano abrigar a famosa Corrida da Escorpião - uma corrida em que cavalos marinhos, mágicos e selvagens, montados por cavaleiros corajosos, disputam pelo primeiro lugar.

Quando uma menina decide participar da corrida com sua égua comum, ela não só se dispõe a quebrar padrões machistas, como arrisca a própria vida à procura de uma segurança financeira (pelo prêmio) para sua família, que esta ruindo, e também a procura de uma provação interna.

A relação de Puck com Sean é linda e o desenvolvimento, cativante. Além disso é interessante ver todo o funcionamento e o cotidiano da ilha que parece tão presa no passado e envolta nas criaturas sanguinárias que são os cavalos.

Indico demais!!!

Rfgaugustin 26/02/2020

Um mix de fantasia e romance
A corrida  de escorpião traz uma história com seres fantásticos, passada em uma ilha com certo magnetismo espiritual. Temos 2 protagonistas: Kate/Puck e Sean, ambos introspectivos e misteriosos à sua maneira. Os seres fantásticos são uma raça de cavalos chamada capal uisce, cavalos selvagens e famintos, oriundos e derivados do mar.
Conforme  o título a narrativa se volta a uma corrida que movimenta a ilha por completo, da qual nossoa dois protagonistas participam.

Maggie traz um discurso calmo e intenso, envolvente e sedutor, uma história de amor, amizade, respeito e confiança.

Um dos trechos que destaco:

"(...) É fácil convencer os homens a amar você, Puck. Tudo o que precisa fazer é ser uma montanha que eles têm de escalar ou um poema que não entendem. Algo que os faça se sentir fortes ou inteligentes. É por isso que amam o oceano. (...)"

Juliene18 03/11/2020

Quem vê capa...
Sabe aquele lance de julgar o livro pela capa? Quem vê capa... não vê história!!!!!
Que história bem contada, encantadora, os personagens são muito bem elaborados, as cenas de mais "angústia" são tão bem feitas, sinto a adrenalina fácil fácil.
Amei!!!

Leticia2513 20/04/2020

Recomendo!
Uma fantasia envolvente, com personagens fortes que te leva pra outro mundo onde você passa a amar cavalos d' água assassinos sem nem perceber, e fica na vontade conhecer a Ilha de Thisby!

Siga @hora_book

Giovanna 30/03/2021

Comecei o livro sabendo, basicamente, que que se tratava de uma perigosa corrida de cavalos.
Mas não é sobre isso.
É sobre amor. Amor pela família, amor pelo lugar que você vive, descobrir o amor por outra pessoa, amizade, amor pelos animais, amor por aquilo que você acredita.
Demorei um pouquinho para me envolver no livro, mas depois dos 20% foi difícil de largar.
Apesar do final ser o que eu esperava, a forma como a escritora coloca, como ela nos leva até ele faz todo o sentido.
E o jeito como ele termina me emocionou de uma forma que não esperava.
Uma grata surpresa!!!

Thaisa 04/09/2015

Um dos melhores
Esse livro é diferente de tudo que já li. Ele tem uma atmosfera que te leva exatamente para o mundo que está ali, e você mergulha de cabeça na história. Os personagens são cativantes demais, muito bem construídos e interessantíssimos. Os cavalos d'água então, nem se fala. Quero um pra mim agora.
Em resumo, é uma história de fantasia bem diferente, e extremamente fascinante. Você vai se apaixonar por Sean, Puck e Corr e torcer para que consigam vencer todos os inúmeros obstáculos que aparecem em seus caminhos. O final desse livro então, nem se fala. Chorei como uma criança.

babooks12 28/05/2021

Confesso que a história não me prendeu desde o início, mas me vi presa a ela quando menos esperei, especialmente por causa de Sean Kendrick (meu mais novo crush literário e um personagem intrigante). O romance dele com a Puck é lento, mas é interessante e te cativa bem devagar. O final me surpreendeu muito e A Corrida de Escorpião é completamente original, além de muito inspirador. E a escrita da Maggie também é incrível e pretendo ler outros livros dela.

princess_cordelia 24/06/2021

Narrativa incrível
Mais um favoritado do ano. Que narrativa e história incríveis. Que livro
O tanto que eu chorei com o final não tá escrito ahaha
Uma história mágica sobre cavalos d?água, o amor pelo mar e por uma ilha e um corrida que irá decidir o destino dos dois protagonistas.

Luiza 05/05/2020

A corrida de escorpião não é nada além de uma história sobre "lar". Seja ele um lugar, uma pessoa, um ser, um lar é sempre família.

Bella Andrade 31/01/2014

Uma leitura cansativa, porém razoável.
“[...] Acontece todo outono. Quanto mais perto estamos de novembro, mais cavalos saem do mar. Os nativos da ilha que desejam participar das futuras Corridas de Escorpião frequentemente saem em grupos de caçadores para capturar os capaill uisce [...]”

Autora – Maggie Stiefvater /378 páginas/2012/Volume Único!

A Corrida do Escorpião, livro o qual foi o primeiro que li da autora Maggie Stiefvater, me surpreendeu. Quando escolhi lê-lo, levei em conta não só a mitologia dos capaill uisce contidas na história, mas também as críticas que se apresentavam muito boas (Kirkus, New York Times, etc...), garantindo muito romance e muita ação, que por acaso são elementos que penso eu, um dos fundamentais em uma leitura cativante. Apesar de não ter encontrado muita motivação à primeira vista, em ler o livro, resolvi dar uma chance ao trabalho. Acho que fui uma das poucas que acabei por amar poucos aspectos e me decepcionar com todo o resto.

“[...] Não me parece, mas Thisby é um lugar minúsculo: quatro mil pessoas numa ilha rochosa no meio do mar, a horas do continente. Só há penhascos, cavalos, ovelhas e estradas estreitas que atravessam descampados até Skarmouth, a maior cidade da ilha. A verdade é que, até que você descubra que existe algo diferente, a ilha é suficiente. [...]”

Ambientada em uma ilha – chamada Thisby – a que todas as descrições levam a indicar que fica no Reino Unido, a história aborda paralelamente a vida de dois personagens principais – Puck Connolly e Sean Kendrick – e é justamente escrita pelo ponto de vista de cada um em alternância. Puck, que na verdade é um apelido para Kate, possui dois irmãos – Gabe e Finn, o mais velho e o mais novo –. Juntos, eles lutam para sobreviver na casa dos pais que acabaram sendo assassinados pelas criaturas mágicas e imprevisíveis da ilha: os capaill uisce. Essas criaturas que só aparecem na ilha em novembro são cavalos originários do mar, e se diferenciam de cavalos normais por serem carnívoros e selvagens, pela cor de pelagem variada e pela sua magia e ligação com o mar. Logo no início da história, como um abalo não esperado, Gabe avisa aos irmãos que irá embora da ilha para buscar novas oportunidades de vida no continente e, juntando com o descobrimento de que a casa de seus pais poderá ser tomada em razão dos pagamentos atrasados e a falta de dinheiro, Kate toma uma decisão drástica: ela opta por participar da famosa e perigosa Corrida do Escorpião, com o objetivo de salvar sua casa e atrasar a partida do irmão que apresenta pouco caso à situação da família.

A corrida, que dá o nome ao livro, e que aparentemente demonstra ser o foco da história, é o evento mais importante e tradicional da ilha. É o momento em que os cavaleiros mais corajosos se desafiam a correr em seus capaill uisce, em uma corrida totalmente letal, cuja vitória é conquistada pela sorte de sobrevivência e a derrota, na maioria das vezes, a morte. Sean Kendrick, o segundo personagem principal, por sua vez, passou a vida inteira estando presente nas corridas, aprendendo tudo sobre cavalos com seu pai que era um competidor experiente e juntos trabalhavam para o reconhecido haras Malvern. Após a drástica morte de seu pai em uma das corridas, Sean não abandonou o legado deixado por seu pai, ele se tornou o mais famoso cavaleiro da ilha, ganhando quatro vezes consecutivas, além de se tornar o treinador principal do haras, sendo respeitado por todos devido ao seu amplo conhecimento e experiência com capaill uisce. Entretanto, seu maior sonho era comprar Corr, o capall uisce mais veloz e o mais próximo de uma família para Kendrick.

“[...] Os capaill uisce mergulharam na areia, lutando e brigando, sacudindo a espuma do mar de sua crina e o Atlântico de seus cascos. Gritaram para os que ainda estavam na água, gemidos altos que arrepiaram os pelos de meus braços. Eles eram rápidos e mortais, selvagens e lindos. Eram gigantes, oceano e ilha ao mesmo tempo, e foi aí que os amei. [...].”

É quando se iniciam os treinamentos que Puck começa a enfrentar dificuldades: era a primeira mulher a competir e o seu cavalo não era um capall uisce. Desta forma, ela sofre diversos preconceitos e muitos não a querem ver na corrida. Simultaneamente, Sean se sente encurralado pelo chefe, Malvern, e Mutt, filho e herdeiro dos negócios de Malvern, que o odiava e invejava. Tudo que ele queria era sua liberdade e seu amado cavalo, Corr. Nesse contexto, Sean e Puck acabam se conhecendo e se tornando amigos – até um pouco mais – .

“[...] Ela descruza os braços o bastante para manter o equilíbrio conforme se inclina em minha direção, e, quando nos beijamos, ela fecha os olhos [...] Eu fecho os olhos. Minha mente está cheia de
Corr, do oceano, dos lábios de Puck Connolly nos meus.”

Analisando os aspectos da obra, posso dizer que infelizmente me decepcionei muito e demorei muito para terminar o livro. A leitura, desde o começo se torna extremamente cansativa, não exatamente pela escrita, mas pelo enredo, o que é muito triste, pois as ideias da história são ótimas e deveriam ser melhor desenvolvidas, de forma a prender o leitor. Todo o desenrolar dos acontecimentos se torna muito devagar, por conta do foco dado à ilha e ao psicológico dos personagens, quando deveria ser dado ao romance e à mitologia dos capaill uisce – destacando a corrida de uma forma mais importante –. A história só começa a ficar realmente interessante no final, quando as corridas estão prestes a começar, onde encontra-se ação, e Sean começa a se aproximar de verdade de Puck, pois até então, a relação deles seria muito mais de amizade do que amorosa. E mesmo assim, a relação entre eles continua muito “murcha”. O livro chegou a demonstrar um caráter muito fechado e demasiadamente monótono, em minha opinião, pois esperava ação e romance de verdade. Entretanto, existiram muitos aspectos de que gostei, que fizeram valer a pena chegar até o final, como a escrita da autora que é excelente e o modo como desenvolve suas ideias, distribuindo e explicando de forma consistente e bem feita, o que não é fácil de se constatar em muitos livros, e o final efetivamente, que admito que foi muito emocionante, mostrando que a amizade supera todas as adversidades.
Eu indico o livro àqueles que forem pacientes e preferirem uma leitura mais filosófica e interpretativa que se baseia principalmente nos personagens. E ao mesmo tempo, preferirem um livro único que não chega a formar uma série.

!3 ESTRELAS!
Isa Gama 07/02/2016minha estante
Nossa, eu comecei esse livro há dois meses e também não consigo sair do lugar (pág. 50), não sei como tantas pessoas acharam esse livro bom. O ritmo é tão devagar, nada acontece. E cada acontecimento é mais sem graça do que o anterior...

Danielle.Nunes 07/10/2021

É isso, eu chorei por cavalos d'água assassinos
A Corrida de Escorpião não foi nada do que eu esperava e ainda sim me surpreendeu demais. É um livro poético, doce, intenso, que alcança o seu coração e quando você menos espera, está toda emocionada por cavalos d'água.

Puck, Sean, Corr, Dove, Finn, Gabe, Holly e o mar são mais do que o suficiente para trazer um quentinho no coração que é diferente e muito envolvente. É como se todos fossem amigos próximos ou até mesmo um reflexo do que somos em uma realidade paralela em que cavalos d'água são assassinos, mas que podem conquistar o seu amor e a última frase do livro resume perfeitamente isso.

Além disso, há um enfoque especial nos relacionamentos ao longo da história que mostram a complexidade de compreender o outro sem anular a si mesmo. Às vezes, tudo que precisamos é fugir da realidade ou então enterrar os pés na areia que para muitos é prisão, mas que no fundo traz o conforto e felicidade que precisamos.

Marcos.Rodrigues 31/05/2021

Em uma ilha chamada Thisby ??, existe anualmente uma corrida de cavalos místicos ????? que emergem do mar e são domados pelos moradores da ilha com o intuito de promover uma competição.

Puck Connolly é a única moça que estará na competição esse ano ??, ela vive com seu irmão em uma extrema pobreza na ilha; é dona de um pônei ? chamado Dove que é sua única esperança em ganhar a corrida de cavalos.

O prêmio ? pode mudar a vida de um morador da ilha, sendo que, o grau de dificuldade e perigo da corrida é compatível ao valor ofertado como prêmio ?.

Sean Kendrick é um jovem corajoso que disputará com Puck e os outros competidores o prêmio do ano ?. Montado em seu cavalo fantástico, ele é um forte concorrente que consegue levantar inveja e temor dos outros participantes para com ele.

Disputando em um jogo de astúcia e poder, a corrida escorpião é um livro intenso, trazendo ao público temas como empoderamento feminino, político e moral.

O livro é bom, a história é bem montada e o enredo bem elaborado, classifico com ???, mesmo a história sendo envolvente, não me tocou tanto em classificar com mais estrelas, mas o livro é bom e Ponto Final.