A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Marilia 28/02/2013

A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater
Esse livro é fascinante, a escrita da Maggie, que alguns já conhecem pela serie Os Lobos de Mercy Falls, é poética e envolvente. Ela nos conta uma estória envolta em lendas e história que deixa o leitor com vontade de saber mais e mais sobre esse universo mágico.

O livro conta a lenda dos capaill uisce que são cavalos carnívoros que vivem no mar, são em sua maioria violentos e os grandes causadores de acidentes e mortes na ilha de Thisby. Mas não é só de cavalos que o livro trata ele também é sobre família, amizade e amor das pessoas pela ilha.

Sean e Puck são os narradores dessa fantástica estória, é pelos olhos deles que acompanhamos tudo o que se passa no mês mais importante para quem mora na ilha, novembro. Nesse mês acontece a grande Corrida do Escorpião, uma corrida entre capaill uisce, que acontece a beira mar, e todos passam a viver em volta desse evento, negócios são fechados, bancas são montadas, luais na beira da praia e turistas, muitos turistas visitam a ilha.

Sean é um jovem de 19 anos muito maduro para sua pouca idade que cuida de cavalos e capaill uisce para sobreviver e continuar perto de Corr, um capaill uisce que era montaria de seu pai durante as corridas. Junto com Corr, Sean venceu as quatro ultimas corridas, mas o que uni os dois são amor e respeito que um tem pelo outro. Corr é um capaill uisce diferente, ele é rápido, arisco e imprevisível, mas que se deixa controlar por Sean, que tem uma ligação forte com a mágica que envolve a ilha e consegue por meio dela acalmar os capaill uisce e ficar bem próximo deles sem se machucar.

Puck se chama na verdade Kate é o outro lado da estória. Ela muito nova perdeu os pais num acidente marítimo envolvendo capaill uisce. Após a morte dos pais ela passou a cuidar da casa junto com os irmãos Gabe e Finn.

Quando Gabe anuncia que irá embora da ilha, Puck para ganhar tempo e tentar evitar a viagem do irmão, resolve participar da corrida de Escorpião e ganhar o prêmio que é uma boa quantia de dinheiro. Ela será a primeira mulher a competir o que irá gerar vários conflitos entre os participantes e organizadores.

Puck inicialmente tenta conseguir um capaill uisce, mas quando não consegue resolve correr com Dove sua pônei e para treina-la Puck vai contar com a ajuda de Sean.

Não quero estragar a surpresa e nem deixar a resenha muito longa, mas esse livro é de uma beleza e poesia incomum nos livros de hoje em dia. Maggie conseguiu mais uma vez me surpreender, as cenas da corrida são emocionantes e cheias de adrenalina. Vemos ainda nascer o carinho entre Sean e Puck, notamos em cada fala de Sean o amor que ele tem pelos cavalos não importando se são somente cavalos ou capaill uisce. O amor dos dois pelas tradições e pela ilha é cativante. Lembro que logo no inicio do livro Puck deixa claro o quanto é importante à família e local onde nasceu na ilha de Thisby, eu entendi perfeitamente o sentimento dela nesse ponto, venho de uma família grande que valoriza ser e ter o sobrenome que tem.

Não tenho como não recomendar esse livro, como os outros da Maggie, pois para mim esse livro foi uma das melhores leituras do ano.

Tenho que parabenizar a editora Verus pelos últimos lançamentos e principalmente esse lançamento que conta com uma bela capa uma diagramação linda que deixam o livro mais encantador.

Nice Freiry 26/08/2020

Mar, cavalos e uma corrida mortal
Uma aventura surpreendente e inovadora, adorei o cenário e os "cavalos d'água", mas confesso que me decepcionei com os personagens secundários, perto da dupla de personagens principais eles ficaram muito apagados.
Confiram a resenha completa no IG @book.is.nice

Ellen 29/05/2020

Cavalos de água carnívoros, uma cidade que se mobiliza em torno da corrida com esses cavalos, relações familiares, romance e a escrita de Maggie Stiefvater. Isso não poderia dar errado, né? Recomendo o livro.

clementecaroline 06/06/2020

Surpreendente.
Para ser bem sincera, não sei como encontrei esse livro, nem o que esperava dele e muito menos o porquê de ter colocado na minha biblioteca. Comecei a ler sem pretensão nenhuma, sem expectativa ou mera noção da história. Mas foi incrível como fiquei submersa nestas páginas. A autora tem uma escrita que me agrada muito, a leitura é fluida, os personagens principais são bem caracterizados e a narrativa da perspectiva de dois personagens torna ainda mais interessante. Quando me dei conta, estava me sentindo na ilha de Thisby com o cheiro salgado do oceano e com um desejo enorme de conhecer os fantásticos capaill uisce.
Beth 06/06/2020minha estante
Coloquei na minha lista para ler por causa do seu relato!

clementecaroline 06/06/2020minha estante
Fico feliz de poder ter influenciado de uma forma positiva. Espero que goste também!

Beth 06/06/2020minha estante

Ana Carol 05/05/2016

o que senti ao ler "a corrida de escorpião"
Essa não vai ser necessariamente uma resenha do livro, mas uma explicação do porquê ele é tão bom.
Maggie Stiefvater escreve de um jeito que, particularmente, me agrada muito. Geralmente, aborda lendas pouco conhecidas, mas ricas em detalhes e magia. É difícil explicar a sensação que dá.... realidade e fantasia acabam se misturando, e te fazem sentir que tudo é real, sem ceticismo. É o nosso mundo, e não é, ao mesmo tempo. Um jeito envolvente de narrar, parece partir do pressuposto que tu conhece a lenda da qual a história vai se tratar; sem explicações longas e enroladas pra situar o leitor, ela vai apresentando os fatos aos poucos. Por exemplo, ela não explica o porquê de Sean fazer nós na crina dos cavalos para os distrair da magia do mar, mas o conhecimento fica implícito. E, no começo, tu ficas meio perdido, mas depois te envolves completamente pelo enredo.
Juro que não achei que fosse gostar da história , "cavalos mágicos carnívoros, é sério?", mas me surpreendi muito. Ela é simples, crua, sobre coragem e superação. Adoro o fato de seus personagens principais não serem lindos, maravilhosos, sarados e gostosos, enquanto a mocinha é magrela, de baixa auto-estima e sem opinião própria; todos tem personalidades fortes, conseguimos sentir a diferença disto em cada capítulo - e não como em alguns livros narrados por dois personagens, onde geralmente não conseguimos lembrar quem está falando, por os textos não exprimirem as diferenças de cada um. Até os cavalos, Corr e Dove, são cativantes.
Há romance na história, mas ele é leve, gostoso de acompanhar, e definitivamente não é o foco principal. Um livro muito bom, muito bem escrito, que teve um final ótimo e não deixou pontos a desejar. Foi um livro que surpreendeu positivamente, e me fez admirar ainda mais esta autora.

Lena 26/08/2020

Quotes favoritas
"Nada é completamente inofensivo."

"Existem momentos dos quais você vai se lembrar pelo resto da vida, e existem momentos que você pensa que vai lembrar pelo resto da vida, e não acontece com muita frequência que sejam os mesmos momentos."

"Acredito que ambos são mortais, o que não é o mesmo que ter medo."

"Tenho meu nome, e isso sempre me bastou."

"Quando o sentido das corridas é provar algo sobre si próprio para os outros, as pessoas que você vence são tão importantes quanto o cavalo que você monta."

"Vícios só são vícios quando vistos assim pela estrutura da sociedade."

"Por quanto tempo você precisa estar em algum lugar para que ele se torne seu lar?"

"Ir embora não quer dizer não voltar."

"Sempre pensei que estava acima de me deixar fascinar por qualquer pessoa além de mim."

"Certa vez, esse momento, essa última luz da tarde antes da corrida, já foi o melhor instante do ano para mim. A antecipação do jogo por vir. Mas isso quando tudo o que eu tinha a perder era minha vida."

"Essa ilha não se importa nada com o amor, mas favorece o destemido."

MahElisabete 09/05/2021

Me decepcionei
Vi muitas pessoas falando que esse livro era incrível, principalmente por ser uma fantasia única. Por isso acho que coloquei muitas expectativas encima dele e acabei me decepcionando bastante.

Os pontos positivos foram o enredo da história, pois a mitologia dos cavalos d?água proposta pela autora é bem diferente, gostei bastante da ligação deles com o mar e de suas características peculiares. Outra coisa que me agradou muito foi a escrita, é super leve e tranquila, eu lia diversos capítulos em questão de minutos e nem percebia, quando me dava conta já estava acabando o livro.

Os pontos que não me agradaram foram o desenrolar da narrativa pois, mesmo não sendo uma narrativa arrastada, ela é MUITO enrolada, as coisas começaram a acontecer de verdade no final do livro e a corrida em si durou umas 10 páginas, além disso eu senti que acontecimentos sem importância duravam muito e já alguns que deveriam ser mais bem retratados foram escritos muito rápido. Senti falta da exploração dos personagens, porque não consegui me sentir conectada com nenhum deles, como se fossem apenas palavras escritas numa folha e não personagens que cativam o leitor.

Flávia 10/12/2016

Um amorzinho!
Admito que gostei tanto da personalidade da Puck (seu humor!!!!) que o resto do livro me cegou. O romance foi na medida certa e o final como deveria ser. Recomendo!

Pri 24/12/2020

A história se passa em uma ilha que possui Cavalos D'Água, os quais são mais fortes, rápidos e também mais violentos que os cavalos normais.
O livro mostra a relação do povo dessa ilha com eles, na visão do Sean e na de Puck.
É livro que fala sobre lendas, tradição e o amor pelos animais.

Rudiely 02/10/2020

Diferente, porém normal.
Esse livro se passa em uma ilha onde existem cavalos normais e outros cavalos que viviam no oceano; carnívoros; maiores que os normais e mais velozes. São cavalos extremamente agressivos e difíceis de serem controlados e no final de outubro/começo de novembro acontece uma corrida mortal perto do mar, que resulta em várias mortes e um campeão consagrado e rico.
Os protagonistas do livro não são os cavalos, mas Kate (Puck), uma adolescente que perdeu os pais para os cavalos d'água, que órfã se vê com seus irmãos ameaçados por um eminente despejo e então decide participar da corrida, não em um cavalo d'água, porém em sua égua comum, Dove. E o outro protagonista é o destemido Sean Kendrick, que sente uma ligação inexplicável com os cavalos de todos os tipos, que também irá participar da corrida.
O caminho dos dois se cruza e o desfecho se encaminha para um final um pouco óbvio, o que dá o título dessa resenha.
Eu recomendo a leitura, é um livro de leitura fluida e que tudo se encaminha bem para o final. A protagonista feminina é empoderada e enfrenta todas as adversidades de peito aberto.
O final de Sean e seu cavalo d'água também é emocionante.

"Estou tão cheia de um desejo sem nome que não posso suportá-lo."

Rafa 30/03/2017

Meu livro favorito
Sim, é meu livro favorito.

Foi o primeiro livro que li da Maggie e confesso é o melhor.

Tudo é perfeito. A histórias, o cenário, os personagens, a magia, o romance, a amizade, a família. Tudinho.

É uma aventura de coração não tenha dúvida.

Foi um livro arrebatador, embora sendo infanto juvenil, estou velhinha já e amei cada partezinha do mesmo.

Em uma palavra. PERFEITO!

Leiam não vão se arrepender.

Nicoly 18/06/2020

“Eles são lindos e mortais, nos amam e nos odeiam.”
Como descrever minha experiência com esse livro? Sinceramente ainda não sei, só que gostei. "A corrida de escorpião" acontece em uma ilha com uma espécie totalmente diferente de cavalos. Agressivos, perigosos e muito maiores que os cavalos que conhecemos, os "capall uisce" vivem na água, e sempre saem em determinada época do ano, quando ocorre uma corrida importante na cidade. Nessa história conhecemos a vida de Kate Connolly, uma jovem que decide, por impulso, que vai participar das corridas, numa tentativa de manter o irmão na cidade um pouco mais, e salvar a casa da família, que está pra ser confiscada, com o prêmio da competição.
Esse livro vai muito além de todas as fantasias que já li, e o estilo de escrita do autor me surpreendeu de um jeito maravilhoso! Definitivamente, "A corrida de escorpião" se encaixa em uma das melhores fantasias que já li, e vou levar comigo pra sempre.

Lys_97 28/06/2020

Sensacional!
Eu já vou começar dizendo que amei o livro. Devorei cada página e ainda quis mais quando cheguei na última palavra. Chorei muito em várias cenas. Acho que o livro foi incrível em vários sentidos. A mitologia foi sensacional, a trama em si, os conflitos familiares. Mas os personagens? Eu amei. Kate, Sean e Finn já tem um lugar especial no meu coração. Eu amei a coragem deles, as decisões que eles tomaram, seus medos. Eu amei a forma como a Maggie construiu o relacionamento entre a Kate e o Sean. Amei como com tão pouco diálogo entre eles ela ainda conseguiu demonstrar uma relação tão forte e palpável. E que mesmo com poucas conversas entre esses personagens, a autora fez cada uma valer a pena, sendo todas poderosas, construtivas e sempre agregando na jornada de cada um. Fiquei querendo mais cenas entre eles para ganhar mais diálogos incríveis.

Não vou dizer que gostei do Gabe, porque seria mentira. No final, consegui entender ele melhor, mas ainda acho que ele poderia ter sido menos babaca. Claramente ele é um personagem egoísta, mas um não cativante. Mesmo sendo o mais velho, ele ainda parecia uma criança birrenta e mimada aos meus olhos. Tudo bem querer o que ele quer, mas poderia ter feito sem parecer que desligou completamente os sentimentos com relação aos irmãos. E eu odiei o Mutt. Esse invejoso me passou raiva demaaaaais. Cada cena com ele era como um soco no estômago e eu li todas amaldiçoando esse imbecil.

Também passei raiva com o machismo do livro. Foram muitos momentos de ódio, mas entendi o motivo para ele estar presente na trama, sendo a Kate a primeira mulher a participar da corrida de escorpião, era óbvio que um bando de homens cretinos ficariam no caminho dela e diriam que aquele não era o lugar dela. Quem são eles pra decidirem onde é o lugar de uma mulher? Também não sei! As barreiras que ela teve que enfrentar pra participar de uma corrida mortal, e que TODO homem tem direito inerente de participar me deixaram muito p***. Quando ela percebe que o problema dela competir não vai ser pela montaria, mas sim pelo seu GÊNERO... é terrível.

Enfim, não estava esperando gostar tanto, mas com certeza virou um favorito. Conhecer os cavalos d'água foi uma experiência incrível. Eles dividem o protagonismo do livro junto com a Kate e o Sean e tornam tudo ainda mais emocionante e intenso!

Hellen :) 02/04/2020

Maravilhoso e envolvente.
Me apaixonei por essa história que é simplesmente encantadora. A Corrida de Escorpião é um livro de leitura leve, mas também intensa. Tem fantasia, amor, amizade e em algumas partes tem até uma pitadinha de humor rs

A coragem e determinação de Puck são inspiradoras e nos fazem ver que devemos seguir nosso coração e buscar nossos objetivos independentemente do que as outras pessoas vão pensar ou dizer. E foi isso que Puck fez, mesmo com ninguem a apoiando no início, ela não se deixou intimidar. Ela ergueu a cabeça e seguiu em frente apesar dos obstáculos.
Confesso que muitas vezes fiquei tensa e anciosa por ela, era de perder o fôlego. Mas ela é forte e se saiu bem apesar das provações.

Sean me encantou com seu jeito estranho, ele é misterioso, confiante e um pouco fechado, mas mesmo assim é possivel sentir empatia por ele, pois sua relação com Corr, seu Capall Uisce, é uma das coisas mais lindas do livro. Sean foi um dos poucos que intercedeu por Puck, e pouco a pouco foi nutrindo sentimentos por ela, um romance suave e natural, baseado na amizade e no respeito

O que me incomodou um pouco no livro foi a ausência de detalhes em algumas situações (só algumas) detalhes estes que na minha opinião iriam complementar e trazer um pouquinho a mais de emoção na leitura, mas isso não torna o livro ruim.

Bem, vou sentir muita saudade da Puck e do Sean, esse livro é do tipo que você não quer que acabe nunca, e fica com um gostinho de quero mais quando ele chega ao fim. Recomendo a todos que leiam este livro e se apaixonem assim como eu me apaixonei..

Bia R.D. Ramos 13/08/2020

Sensível e poético.
Confesso que comecei a ler esse livro esperando muito sangue, cavalos furiosos e corridas. Mas recebi, muito pelo contrário, apelo emocional e dramas psicológicos. Fato esse que, confesso, foi o que de início me desanimou um pouco, mas que no final foi o motivo de tê-lo favoritado.
Com a premissa de abordar uma antiga lenda sobre cavalos d'água repaginada, Maggie Stiefvater promete uma história original que, confesso, me encantou de muitas formas.
A história é narrada em primeira pessoa, e o ponto de vista é alternado entre os dois protagonistas: Puck Conolly e Sean Kendrick. Mas ler esse livro esperando que seja um romance mamão com açúcar é pedir pra se decepcionar. A história em si é romântica de muitas maneiras. É romântica ao tratar da família, é romântica ao tratar dos relacionamentos com os cavalos e romântica ao falar de paixão. Toda a escrita da Maggie me encantou do começo ao fim. Às vezes eu tinha que parar e refletir sobre alguma frase e nas outras eu queria poder abraçá-la. Os capítulos do centrado e quieto Sean são tão poéticos que eu sentia vontade de tatuar casa frase deles no meu peito. E a escrita da Maggie foi o ponto mais alto dessa história. Depois de ler a corrida de Escorpião, eu já estou me coçando para ler todos os outros livros da autora. Ela consegue escrever de forma bonita, enxuta, profunda, construindo um universo tão verossimil que eu podia imaginar uma ilha como a de Thysbi escondida em algum lugar do mundo. O romance entre os protagonistas é algo esperado mas nem um pouco clichê. Não é um romance baseado em beijos e trocas de carícias, todo o carinho é repassado no olhar e nas pequenas frases. Maggie é uma mestre em criar mundo e em criar personagens. Doeu meu coração terminar essa história e dizer adeus a todos os humaninhos e os cavalinhos. Eu chorei com o final, que para mim, foi um dos melhores que já li, não por ser surpreendente, mas por ser suficientemente sensível.
Para quem gosta de livros humanos e bem escritos, a corrida de Escorpião é a aposta certa. Não leia esse livro se espera muita ação. Há sangue e há corrida, mas a verdadeira beleza dessa história está no oceano e na maresia que transcorre por dentro de todos os personagens.