Vaclav & Lena Haley Tanner

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Robertha 28/06/2013

É o primeiro livro de Haley Tanner e ela nos conta a história de Vaclav e Lena. Duas crianças que parecem que estão destinadas um ao outro desde sempre. Os dois são imigrantes russos e se conhecem pela primeira vez aos 6 anos, em uma aula de inglês para imigrantes. Vaclav é cheio de vida, espontâneo, falante e com uma facilidade incrível para a língua nova. Lena é introspectiva e tímida e isso se dá pelo seu histórico de vida. Tem uma tremenda dificuldade com o idioma e isso acaba dificultando fazer outros amigos. Com isso, Lena acaba depositando toda confiança em Vaclav e se refugia no amigo.

Um tem adoração pelo outro. Vaclav sonha em ser mágico e, com toda sua criatividade e ingenuidade, imagina a história dos dois acontecendo como se fosse em um conto de fadas. Porém, uma das lições que o livro nos ensina é que o "felizes para sempre" pode ter um desfecho bem diferente do tão conhecido jargão.

Vaclav e Lena são inseparáveis. Vivem um atrás do outro e nutrem uma paixão muito inocente e bonita. De repente, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e de sua família com em um cruel toque de mágica. O menino, claro, sofre muito com o desaparecimento da amiga e durante os próximos sete anos, deseja boa noite à Lena todas as noites e não deixa de pensar um dia sequer na amiga. Finalmente, no dia do aniversário de 17 anos de Lena ele descobre o que aconteceu com a menina.

Vaclav & Lena é uma história muito sensível e adorável. É cheia de elementos realistas, mas ao mesmo tempo, inocentes. A autora foi muito perspicaz ao conseguir passar todas esses detalhes sem tornar o romance entre os adolescentes piegas e clichê. Além do clima romântico, a curiosidade toma conta de nós quando Lena some e não conseguimos parar de ler até descobrir, junto com Vaclav, o que aconteceu com ela. Os protagonistas são tão reais, que tem umas horas que parecem ser palpáveis.

É uma história de amor, inocência e realidade. Mostra, principalmente, que o amor pode vencer barreiras de distância e, até mesmo, curar feridas que pareciam incuráveis.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/05/vaclav-lena.html

Evelyn Clarissa 17/08/2013

Overdose de Fofura <3
Esse é daqueles livros em que você se pega várias vezes suspirando e dizendo "awn". É muito fofo ver a amizade que os dois desenvolvem na infância e levam para suas vidas futuras. Secretamente, é claro, porque esses dois amam segredos.

Me surpreendi bastante com o que aconteceu com a Lena, não esperava realmente que fosse uma razão tão forte assim. Gostei da sutileza da autora, não explorou muito o assunto, e sim, o que ele acarreta na vida de alguém que passa por isso.

A única coisa que não gostei muito, foi o desfecho, esperava que tivesse pelo menos mais algumas páginas. Terminei o livro louca por mais. Mas é um livro ótimo e apaixonante.

Fran 06/09/2013

Olá Caros Leitores!

Com um toque ingênuo e ao mesmo tempo demonstrando a dura realidade que pode existir, Vaclav e Lena nos faz recordar o quanto laços de amor, carinho e amizade podem ser duradouros. Também nos faz perceber o quão frágeis podem ser nossos sonhos quando a realidade se sobrepõe.

Vaclav e Lena são duas crianças que desde cedo parecem estar destinadas uma a outra. Eles se conhecem aos seis anos em uma aula de inglês para imigrantes e se tornam inseparáveis. Ambos são russos e se mudaram com a família para os Estados Unidos. Vaclav é um menino falante e sonhador que aprendeu rápido o novo idioma. Já Lena tem dificuldades em se comunicar e aprender, sendo tímida e calada. Ela é órfã e vive com uma Tia que não liga muito para ela. Eles nutrem um amor muito bonito e inocente um pelo outro.

Vaclav sonha em ser mágico e seus grandes ídolos são Houdini e David Copperfield, Lena é sua linda assistente. Porém a magia um dia se quebra e Lena não aparece na escola. Algo acontece e ela desaparece deixando Vaclav desconsolado e sem saber o que houve. Durante anos ele deseja boa noite para ela esperando que isso a ajude de alguma forma e os mantenham próximos.

No aniversário de dezessete anos de Lena, quando Vaclav se questionava se deveria continuar lhe desejando boa noite, ela retorna a sua vida e ele finalmente vai descobrir tudo o que aconteceu.

Vaclav e Lena é uma história que vai te comover. É muito fácil se sentir cativado pelos dois personagens e sua história. Há uma pureza na narrativa, algo que só poderia mesmo surgir de um sentimento puro como aqueles que temos na infância. Apesar de a autora colocar elementos extremamente realistas e cruéis, essa essência não se perde.

Os personagens cativam instantaneamente. Acompanhar a evolução do sentimento que cada um nutre pelo outro e sua ligação tão forte faz o leitor torcer por eles todo o tempo. Vaclav com seu jeito sonhador e sempre um bom garoto. Não dá para não se encantar por ele. Lena com seus traumas sendo tão calada, mas com sua ligação tão bonita com Vaclav.

A narrativa é feita em terceira pessoa com pontos de vista alternados entre Vaclav e Lena. A escrita da autora é diferente de tudo que já li, pois ao mesmo tempo em que é lúdica também é crua. A única ressalva que tive durante a leitura...

Continue lendo!

site: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/07/vaclav-e-lena-de-harley-tanner.html

vitoria 13/10/2014

É incrível, é cut e é perfeitoo!
Vaclav e Lena, passa no cenário do Brooklyn, Vaclav tem 6 e Lena tem 5 anos (se não me engano), são Russos e novos no Estados Unidos, ela tem dificuldade em falar, ele tem dificuldade em socializar, eles se tornam amigos e começam a compartilhar o mesmo sonho, e tudo ia bem, até que um belo dia Lena não vai mais pra escola, e o motivo Vaclav só saberá depois de muito tempo, junto com os segredos e a história verdadeira da amiga de infância.
A historia é incrível, supero todas as minhas expectativas, a escrita da autora, é hipnotizante e Haley Tanner tem um dom que muitos autores de primeira viagem não tem, são 272 paginas de puro encanto. Super recomendo!

Eduarda 03/12/2013

Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

Primeiro eu me apaixonei pela capa. Esse ‘E’ gigante e o contraste entre minhas cores preferidas logo me chamaram atenção. Depois quis comprar, mas ficava enrolando, até que ganhei de um amigo {thanks @musicatvetc na pessoa do Biel kkkkk} e consegui ler.

'Vaclav decide dar uma resposta mentirosa à pergunta, porque falar a verdade seria constrangedor. A verdadeira coisa que ele salvaria num incêndio seria Lena.' p.34

Comecei esse livro sem ter lido nenhuma resenha, apenas a sinopse. Foi suficiente para que eu tivesse interesse em saber mais sobre o desenrolar da história. E é o primeiro livro da autora. Como a sinopse nos traz, Lena some e não conseguimos parar de ler até sabermos, juntamente com Vaclav, o que aconteceu com ela. Pelos sete anos seguintes ao sumiço, olha que lindo: Vaclav deseja boa noite todos os dias à amiga. Para mim, que tenho muitos amigos que moram longe, foi muito confortante ler que é possível lembrar, ter carinho e demonstrar amor, ainda que a outra pessoa não esteja perto ou não esteja vendo. A autora conseguiu passar essa fidelidade, a ingenuidade no relacionamento, o romance puro e a sinceridade.

‘[...] Treze anos não é muito tempo para se viver num país; é muito pouco tempo para se viver num país. Entretanto, pode ser um tempo enorme sob outros aspectos. Treze anos é um tempo enorme para estar longe de seu velho país, de sua pátria. Até um ano é um tempo enorme para ficar longe de alguém e ainda pensar naquela pessoa todo dia. Faz sete anos que Lena se foi e Vaclav ainda sente falta dela, todo dia.’ p.138

Indico a leitura a todos, não tem classificação etária para esse livro. É uma leitura leve, um enredo em terceira pessoa que desperta reflexões sobre os vários tipos de amor, sobre amizade, sobre sonhos e sobre o final de tudo, que é sempre o melhor.

'Vaclav respira fundo e lembra a si mesmo que esses são, no âmbito geral, problemas muito pequenos. Vaclav lembra a si mesmo que certas coisas no universo são o destino.' p. 42

site: http://eucontodepois.blogspot.com.br/2013/12/resenha-de-vaclav-e-lena-de-haley-tanner.html#.Up5djdKkrdF

Ju Ramirez 22/01/2014

Uma leitura que vale a pena!
E aqui está a primeira leitura do ano que realmente me prendeu. Um livro que aparentemente é só mais uma história leve e delicada, mas que vai mudando de rumo lentamente para te surpreender completamente no final. Confiram a resenha e se gostarem não exitem em comprar o livro, vocês não irão se arrepender!

Vaclav & Lena, Lena & Vaclav, ou simplesmente VacLena. Personagens que foram muito bem construídos, contando com uma simplicidade que contrasta de maneira absurda com a verdadeira complexidade de cada um. O livro começa quando os dois ainda são crianças imigrantes vindas da Rússia. Sem amigos no novo país, tudo o que eles tem é um ao outro e o sonho de crescerem juntos até se tornarem Vaclav, o Magnífico e Lena, sua linda assistente.

Por ser o livro de estréia de Haley, ela realmente surpreende, descrevendo os personagens com uma riqueza de detalhes e fazendo os leitores imaginá-los vividamente. Com uma narrativa em terceira pessoa alterando entre o ponto de vista dos personagens, você se sente completamente ligado a eles, torcendo para seus sonhos se realizarem, sofrendo com eles e compreendendo tudo o que se passa (ou isso é o que a autora quer que você pense).
Com a narrativa o leitor consegue perceber como é difícil a vida de um imigrante, a falta do conhecimento da língua e a saudade de casa. Principalmente, como não ter o amplo conhecimento das palavras pode mudar o seu jeito de ser pelo medo de não saber se comunicar ou falar da maneira errada. Achei incrível como a autora conseguiu passar isso e mais incrível ainda como ela faz isso de uma maneira descontraída.

Com o foco da narrativa se alterando, quando em Vaclav você fica encantado pela pureza do garoto e com a grandeza de seus sonhos. Além disso, sua dedicação e amor à Lena desde pequeno comovem qualquer pessoa.
Quando em sua mãe, Raisa, você compreende que mães são iguais em qualquer lugar do mundo, rs. Impossível não ficar vendo sua própria mãe em alguns comportamentos da mulher. Russa aparentemente durona, mas que tem um coração enorme.
Já quando em Lena, você em conflito. As vezes adorava a menina e em outras ficava com ódio dela, mas sabia que não podia sentir ódio porque ela tinha algum motivo para tomar certas atitudes. Acho que deu pra entender né?

O livro me prendeu de tal forma que quando terminou fiquei querendo mais. Com certeza ele foi uma grande surpresa, eu estava esperando uma leitura leve, como disse anteriormente, mas me deparei com uma história intensa e comovente. E não, isso não foi ruim. Pelo contrário, só deixou o livro ainda melhor. Porém, senti falta de um final. Normalmente não tenho problemas com finais em abertos (como nos livros do John Green), mas para esse livro eu realmente queria um final. Não sei se porque ainda estou apaixonada pelos personagens e ainda não estava pronta para me despedir ou se porque estava esperando um show de Vaclav, o Magnífico e Lena, sua linda assistente, mas realmente fiquei achando que não deveria acabar como acabou.

De qualquer maneira, esse é o tipo de livro que recomendo para qualquer pessoa, que vou sair dando de presente de aniversário para todos os meus amigos e que vou reler muitas vezes. Além disso a capa é linda e tem uma textura que, igual ao livro, é diferente de tudo.

E vocês, já leram esse livro? O que acharam da resenha? Consegui convencer vocês? Comentem!

site: http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/2014/01/resenha-vaclav-lena.html#more

Iully 01/03/2014

AMEEEEI *-*
A história é muito linda, com trechos e confissões incríveis e emocionantes. A inocência, a simplicidade, a forma de ser colocado, e a vontade de que a história continue a ser contada. Super recomendo, muitos trechos eu li, reli, e li de novo, na tentativa de guardar no meu coração aquelas passagens.
Vou levar pra vida :)

Carol 09/03/2014

Boa noite Lena
Não sei se foi só eu, mas eu amei esse livro. Talvez por não esperar muita coisa dele, talvez porque a historia realmente seja maravilhosa, talvez porque eu estava precisando de uma boa dose de romance na minha vida.

Amei a forma que Haley conta a historia e é delicada em abordar certos temas, apesar de achar que o reencontro dos protagonistas foi meio mal planejado e desejar um final um pouco diferente eu me apaixonei pela escrita dela e pelo Vaclav.

Afinal como não se apaixonar por alguém que deseja toda noite boa noite para a sua melhor amiga, mesmo sem saber onde ela esta.

Para saber mais leia a resenha completa no blog!

site: http://www.desaparicoes.com/2014/02/clube-do-livro-vaclav-lena.html

Mari Duarte 14/04/2014

Vaclav & Lena
Quando terminamos um livro em que criamos vínculos com os personagens fica difícil depois viver sem os personagens. Vaclav tem o sonho de ser um ilusionista e para isso acontecer ele precisa de uma linda assistente e essa é Lena.

Uma história inocente mas cheia de maldade e de amor. Esse eu digo que foi uns dos meus livros favoritos, a historia prende-nos ate o fim, não queremos perder uma linha uma palavra.

Lares, sonhos e desejos distintos, porém uma amizade enorme. Vaclav tinha um pai e uma mãe cuidadosa, um lar confortável. Lena apenas a tia e sua vó, um lar imundo, onde teve que aprender a se virar sozinha para sobreviver.

Vaclav e Lena vieram da Russia para um bairro no Brooklyn desde pequenos. A familia de Vaclav já falava o inglês, mesmo falando ruim eles falavam, o que ajudou muito no aprendizado de Valclav.

Lena porém mesmo estando no Brooklyn desde neném sua vó e tia só falavam em Russo, então a falta do inglês e a timidez fizeram com que o laço de amizade perante Vaclav ficasse cada vez mais forte.

Enfim super recomendo essa história encantadora, é quase que uma vergonha o preço deste livro. Vale super apenas investir em uma bela leitura inocente.

Obs. Apesar de eu dizer na resenha que a leitura é inocente, não recomendo para crianças menores de 14 anos, pois retrata um tema que imagino eu que seja um tanto quanto forte para a compreensão de uma criança.

site: http://bilhetesliterarios.blogspot.com

Cecília 07/05/2014

Leitura simples e personagens verdadeiramente humanos
(...)
O que mais gostei no livro foi o fato da autora explorar a personalidade das personagens, uma menina sempre na defensiva, que gostava de mandar e nunca desobedecer às regras; um menino inteligente, mas que ao mesmo tempo cedia às vontades da amiga e da mãe, como se a sua própria não fosse importante. Em alguns momentos parei para refletir que não se tratava de um romance padrão, voltado para jovens. Algumas vezes, senti que Vaclav e Lena era um livro adulto, repleto de assuntos delicados, subentendidos nas ações e personalidades dos personagens.

A parte final do livro foi uma surpresa, quase que uma decepção. Foram nos últimos capítulos que senti que a história estava de fato começando. Me deparei com um Vaclav maduro, corajoso e decidido, disposto a passar por cima até da própria mãe em prol de Lena. E então, o livro simplesmente acabou e eu fiquei com a sensação de que faltava algo, de que o romance não foi explorado a fundo, de que os problemas foram apenas jogados e devidamente disfarçados, mas não de fato discutidos, resolvidos, explicados.

Veja resenha completa no blog.

site: http://blogrefugio.wordpress.com/2014/05/07/resenha-vaclav-e-lena/

Tâmara Moya 29/05/2014

VacLena
Comecei a leitura sem grandes expectativas com o intuito apenas de entretenimento, e o livro foi uma surpresa para mim. Vaclav & Lena traz uma história inicialmente ingênua, simples, repleta de amor, de amizade, de maldade, mas que aborda assuntos delicados e tristes, e que nos desperta para grandes reflexões. O livro tem é de uma beleza e de uma força sem medidas. Os personagens criados pela autora são tão reais e humanos que acreditamos com convicção no drama.

BEmpoeirada 01/06/2014

A simplicidade das coisas complicadas
Aí você acha que vai ler algo leve, tranquilo e despretensioso. Algo singelo. E quebra a cara (mais ou menos).

Vaclav e Lena é um romance que abrange várias coisas, sendo o foco o romance entre Vaclav e Lena, duas crianças russas crescendo no Brooklyn, Nova York.

Vaclav mora com os pais e é um encanto de menino, inteligente, determinado e com obsessão por mágicas e listas, e tem por principais objetivos na vida se tornar um mágico famoso e ter Lena como sua linda assistente. Já Lena mora com a tia e as coisas com ela são mais complicadas, ela é tímida e tem dificuldade de aprendizagem por causa do idioma, e isso tudo a faz, por vezes, ter um gênio do cão. Mas ela sabe que ama Vaclav, e Vaclav sabe que ama Lena, então eles decidiram que um dia vão se casar. Mas então Lena começa a ter um comportamento estranho, e um dia não vai à aula. Ela desaparece, o tempo passa e, 7 anos depois, no dia do aniversário de 17 anos de Lena, Vaclav descobre o que aconteceu.

A história é linda, e a narrativa foi o que mais me prendeu. O narrador em terceira pessoa conta a história de dentro do personagem para fora, descrevendo os acontecimentos com ênfase em como eles foram sentidos, e o uso das palavras, e as construções das frases, às vezes parece nos colocar dentro daquelas pessoinhas também.

A história também vai além do romance dos dois. Fala das ansiedades de mãe, da dificuldade e da necessidade de se integrar em outra cultura, e sobre a infância e como ela nos marca, entre outras coisas, menores e maiores.

Eu quebrei a cara. Nunca imaginei tamanha profundidade em algo tão singelo.

site: http://bibliotecaempoeirada.com.br/2014/05/resenhavaclav-e-lena/

Amanda 10/07/2014

Delicado e tocante
Eu sou suspeita para falar...Devorei o livro durante meia tarde e uma noite. Ele é delicado porque tem muita sutileza, e por serem crianças se relacionando de uma maneira tão leve e inocente, uma amizade tão bonita vai sendo construída como toda amizade é feita: através das coisas em comum. Porém, envolta pelo encantamento da mágica. Mágica esta,que os une e os separa para unir novamente e é capaz de sanar até as feridas mais profundas de uma vida sofrida. A escrita é leve e fácil e a capacidade que a autora tem de fazer você se apegar ao enredo, é apaixonante. Ela trata de temas difíceis e reais de muitas casas, fala de maneira descomplicada de xenofobia e do drama da orfandade em tão tenra idade.

babitix 10/07/2014

Uma história apaixonante!
Quando comprei Vaclav & Lena foi porque achei a capa linda. Não só isso, iria pagar R$ 3,90 no Submarino! Mal podia acreditar que tinha um livro nesse valor. Mas me perguntei se o livro seria bom, se a leitura valeria a pena e, não importa o preço, R$ 3,90, R$ 20,00, R$ 50,00, Vaclav & Lena vale o preço que se paga!

A história começa com os dois personagens com 8 anos. Mas não é infantil. Na verdade ela abrange assuntos e preocupações, que mesmo eu com 22 anos ainda tenho.
Os dois são russos, mas Vaclav é mais desinibido e avançado, já Lena é tímida, frágil, medrosa.

O começo achei um pouco parado, mas quando cheguei ao fim não pude acreditar como tinha passado rápido! Se tivesse mais 300 páginas eu ainda sim não estaria satisfeita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5