Vaclav & Lena

Vaclav & Lena Haley Tanner

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria 30/09/2012

É preciso cuidar bem das crianças, deixa-las saber que são amadas e estão protegidas.

Priscila 11/06/2016

Uma surpresa agradável
Pelos últimos dois meses estava numa ressaca literárias daquelas. Não conseguia passar do segundo capítulo de nenhum livro que começava. Nesta impaciência por não conseguir ler e a indecisão na hora que escolher qual a próxima leitura, resolvi catalogar todos os meus livros para sortear o que ler. Uma lista no Excel e um sorteador online me levaram a este Vaclav & Lena, eu não poderia estar mais feliz.
Vaclav & Lena é quase um conto de fadas, mas profundo e sombrio. O começo não poderia ser mais infantil, duas crianças (10 e 9 anos) brincando de mágico. Vaclav sonha em ser um mágico famoso e Lena é sua linda assistente. Eu li inúmeras criticas a respeito de como a autora tratou o assunto "imigrantes russos nos eua", bom, eu não conheço nenhum russo, mas acho que todo mundo sabe quão forte é o sotaque de um russo falando inglês, e para perder esse sotaque Vaclav (que chegou aos EUA aos 4 anos) é matriculado na aula de 'Inglês como Segunda Língua - ISL', porque sua mãe não quer que ele seja um 'americano perfeito' ou coisa assim. Enquanto Lena (que chegou ainda bebê) também está na mesma aula, mas por razões diferentes. Ela é extremamente tímida e tem dificuldade em aprender inglês, então não tem amigos já que não consegue se comunicar com ninguém. Você consegue se imaginar, aos 4 anos de idade, sem pai, sem mãe, sem ninguém que se preocupe com você? A vida de Lena sempre foi assim, primeiro com a velha Radoslava e depois com a tia Ekaterina. Sempre sozinha. Até que então ela conhece Vaclav, e amizade que nasce entre os dois é tão sincera e a devoção um para o outro é comovente. Como o sonho de Vaclav é se tornar um mágico famoso, a rotina deles é escola, dever de casa e ensaiar truques de mágica. Os dois fazem isso todos os dias, até o dia em que Lena falta na escola, não aparece para fazerem o dever de casa e nem para ensaiar os truques de mágica. Você como leitor, entende que algo muito ruim, aconteceu no momento em que ela falta a aula, mas Vaclav está tão empolgado com a apresentação de mágica que simplesmente releva o fato, achando que Lena não foi a aula para preparar seu biquíni dourado de franjas. A mudança de tempo é bem brusca. Um instante eles têm 10 anos, no seguinte estão com 17. Durante sete anos, o nome de Lena vira um tabu na casa de Vaclav, só a mãe sabe o que aconteceu, mas não consegue contar ao filho a verdade tão horrível. Daí para frente é que o drama do livro aparece, e a autora consegue tratar do assunto com maestria. Haley Tanner é uma verdadeira contadora de histórias, com um final digníssimo, e aquela velha frase "alguns segredos devem permanecer escondidos" se faz verdade nesse conto de fadas tão real e verdadeiro. Estou muito feliz por ter lido, é um livro bem marcante, com imperfeições, talvez um tanto maçante algumas vezes, mas a vida é assim, né? Não é um livro onde o mocinha salva a mocinha e os dois salvam o mundo, ou um era uma vez com felizes para sempre no final, é uma história real, com traumas reais, com dificuldades a serem superadas e principalmente a esperança e o amor de dois jovens que sonham com a felicidade de estar juntos para sempre. Lindo, simples e comovente.

Paula 16/07/2020

Leitura interessante...
Este livro me deixou dividida...
Pois gostei muito da trama, das personagens e do assunto abordado. Porém o que me fez ir mais devagar na leitura, tentando me forçar a ler, foram as primeiras 100 páginas. Entendo perfeitamente que este início foi necessário para compreender a história e conhecer as personagens. Me fez imaginar o que estava acontecendo ou o que aconteceu às eles ao longo da história, me apegando a alguns. O final é esclarecedor, e te faz pensar em como o amor verdadeiro e inocente é tão bonito e recompensador.

Julio Cesar 30/01/2015

UMA FÁBULA DAS MAQUIAGENS HUMANAS
Certamente é um livro que parece não ter muitas pretensões literárias. Engana-se quem pensa assim, por se deparar com um livro (mais um) que fala de crianças que nutrem um amor de infância , que depois se separam e que de alguma forma somente um parte em busca do amor perdido, mantendo-se fiel ao juramente precoce mas essencialmente verdadeiro. Pois bem. esta obra, no entanto, tem tudo isto e mais um pouco: perdas. Uma criança que vê sua vida perder-se com o desrespeito e descaso mas não abandonada por quem de fato a ama em qualquer tempo de sua vida. Os sinceros buscarão um mundo melhor por mais maquiada que a dor possa parecer.

De Cara Nas Letras 16/03/2015

Vaclav & Lena - Haley Tanner
Vaclav é um garoto de 10 anos que sempre sonhou em ser mágico. Com a ajuda de seu O Almanaque do Magico e junto com sua única amiga e assistente Lena, eles passam suas tardes pós aula treinando vários truques mirabolantes para apresentarem um grande número no Coney Island.

Os dois são naturais da Russia, e por isso estão na turma do ISL (o programa de Inglês como Segunda Língua) para poder aprimorar o inglês. Lena está a bem mais tempo nos EUA, porém, os familiares com quem ela conviveu sempre falavam em Russo, ao contrário da Rasia, mãe de Vaclav, que optou por usar o inglês até dentro de casa para todos se habituarem.

Lena é uma garota acanha e muito fechada, apesar de ser inteligente, o fator que a impede de mostrar isso é apenas o seu pouco domínio na língua inglesa, pois ela teme falar alguma frase em um contexto errado e ser motivo de chacota. Ela mora com sua tia, Ekaterina, uma mulher que vive ocupada e que não oferecem nenhum conforto para a pobre garota, seja ele carinho familiar ou até mesmo um lar decente, por isso a garota passa a maior parte do seu tempo com seu único amigo, Vaclav.

Certo dia, Vaclav vai a escola e fica todo preocupado porque não ver a presença de sua amiga em sala de aula. À noite quando Rasia chega em casa estranha o fato de Lena não está por lá, e para certificar que está tudo bem, ou não, Rasia vai até a casa de Ekateria e ver algo que muda a amizade de Vaclav & Lena por um período de 7 anos, até que os dois se reencontram e Vaclav procura saber o que aconteceu com a garota.

Haley Tanner fez um livro surpreendente que mistura vários gêneros me deixando sem saber qual de fato é. Ao iniciar a leitura, o livro estava muito prazeroso e divertido. Sim, divertido por conta da forma como a autora escreve e descreve os personagens, principalmente com a Lena e Rasa (mãe de Vaclav) que não têm o inglês aperfeiçoado, então, em alguns momentos, há frases e pensamentos que são confusos, pois elas não sabem quais palavras encaixarem nas frases.

A amizade dos personagens principais é algo muito especial, pois já vemos que naquele momento, apesar da pouca idade, o sentimento deles é bem forte e verdadeiro um com o outro. Até mesmo estando afastados, eles não esquecem da existência do outro.
Lena, em certo momento do livro, me pareceu muito egoísta quando trocou Vaclav por duas "amigas populares", mas isso foi compreensível, pois Lena naquele momento estava sendo a garota reclusa que quer ganhar a confiança de outros colegas e espaço naquele ambiente, e futuramente entendemos sua inocência ao não querer "brigar" com nenhum deles.

A narrativa da autora é super fácil de compreender, sendo o livro narrado em 3° pessoa em capítulos curtinhos que ficam alternando os fatos, hora mostra o passado de Vaclav ou/e de Lena, e hora mostra o atual momento, por isso temos que ler de inicio ao fim para encaixar todas as partes dessa da estória.

A principio, essa capa me pareceu muito chamativa e bonita, além de ter uma textura diferente no papel utilizado para a capa. As cores escolhidas juntas formam uma bela imagem aos olhos. Eu comecei a ler pensando que esse seria mais um YA com um casal bobo e seus conflitos por coisas supérfluas, mas engana-se quem pensa como eu pensei. A autora me surpreendeu, o livro é denso em seu conteúdo, a cada capitulo a trama vai ficando mais intensa e complicada. Foram vários os momentos em que me vi triste com os fatos que ocorreram no desenrolar, e ainda mais chocado com coisas que eu não esperava que a autora colocasse no enredo, me deixando revoltado e com vontade de jogá-lo na parede, o que não é nada negativo.

O final foi uma coisa linda e mais emocionante, uma verdade que todos os seres humanos deveriam fazer, ao invés de mostrarem o lado ruim das coisas. Às vezes, uma mentira bem intencionada, cai melhor do que uma verdade.

Enfim, eu amei esse livro, amei por ele mostrar que o amor é capaz de superar barreiras, distância e tempo (por mais longo que seja) e feridas que o tempo é incapaz de sarar e acima de tudo isso: ser inocente.
Posso me certificar em dizer que Vaclav e Lena conseguiu entrar para ranking de melhores leituras, não só do ano, mas sim, de minha vida.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Aisha 06/05/2017

Vaclav & Lena fala sobre... Vaclav e Lena ^^

Vaclav e Lena são crianças de 9 anos. Vaclav encontrou Lena a primeira vez aos 6 anos, desde então são inseparáveis. Vaclav e Lena vieram da Russia. Vaclav sonha em ser mágico. Lena será sua linda assistente. Vaclav eh mais inteligente, Lena tem dificuldades no inglês. Lena se refugia em Vaclav. Vaclav protege Lena. Lena adora Vaclav. Vaclav adora Lena.

Vaclav & Lena tem uma narrativa diferente de tudo que já vi, a Haley tem uma escrita diferente que nas primeiras páginas me incomodou um pouco mas que cresceu no meu coração. Esperei horrores pra ter esse livro, e sou grata por ter conseguido o livro físico já que agora só vejo ele em e-book. Pra mim foi um livro muito mágico. Esperava um livro de amorzinho como outro qualquer, mas me surpreendeu muito.

Um dia Lena não vai a escola e simplesmente desaparece. Tudo que Vaclav sabe eh que algo muito terrível aconteceu e assim, como em um passe de mágicas, Lena, que era constante em sua vida, desaparece sem deixar rastros. Até quando eles finalmente se reencontram. Será que um "felizes para sempre" vai ser garantido?

O livro aborda de uma forma implícita questões polêmicas e pesadas como tráfico humano, exploração sexual, abuso e questões dos refugiados da Rússia buscando algo melhor em um momento de crise no seu país. Ao mesmo tempo que traz coisas tão pesadas ele tem uma leitura leve. Tudo de ruim fica meio que nas entrelinhas, eh mostrado de uma forma sutil, e o conto de fadas que eh a história dessas duas crianças se sobressai.

Me impressionou muito e levo ele sempre no coração. Virou um dos meus preferidos facinho pela forma linda, leve, triste, cheia de esperanças e magia como eh contada essa história. A forma como Vaclav dá boa noite para Lena todas as noites durante os 7 anos que não a vê, a inocência em contraposição a pessoas tão cheias de maldade, a garra do pequeno Vaclav e a força da garotinha Lena... recomendo esse livro mil vezes. Eh um dos mais lindos que ja li.

site: https://www.instagram.com/aishaeoslivros/

Ludy @emalgumlugarnoslivros 24/05/2018

VacLena
Vaclav & Lena - Haley Tanner.
272 páginas/Editora Intrínseca.

"Lena, para Vaclav, é um conceito inconcebível. Lena é infinitude. Lena é o universo em expansão. Lena é a parte mais profunda do oceano, onde nenhuma luz jamais esteve."

Vaclav e Lena são imigrantes.
Ambos estão iniciando a vida em um novo país, aprendendo um novo idioma e sem amigos.
Até que se encontram e se tornam VacLena; sempre juntos, praticando mágica, sonhando com o futuro... Então eles são separados.
Lena é levada embora, mas pra onde?
Sete anos se passaram.
Tudo mudou, nada mudou.
Será que Vaclav ainda pensa em Lena? Será que Lena pensa em Vaclav?

Gostaria de poder dizer que amei esse livro por inteiro; mas até a última página meus sentimentos estavam em conflito.
Então eu amei certas partes e me cansei com outras.

Haley tem uma escrita sensível e poética, mas em alguns momentos ela se torna repetitiva.
Compreendo que era necessário conhecer o início da vida e amizade de Vaclav e Lena, só que algumas partes foram desnecessárias e arrastadas.

Vaclav tem o sonho de ser mágico, e é um tanto obcecado pelo assunto, sempre praticando. Ele é um menino fofo, encantador e faz tudo por Lena.
Não senti reciprocidade da parte de Lena; ela me pareceu egoísta.
Então acontece a separação, e é depois disso que a história começa a se desenrolar.
Mas não desenrolou como eu esperava...

A sensação é que Haley pegou meu coração, torceu, despejou a melhor parte da história e colocou um fim; um final sem graça.
Mas, Ludy, por que amou certas partes?
Eu amei a escrita poética da Haley (exceto pelas divagações), amei mergulhar nessa história e me permitir ter sentimentos contraditórios. Amei conhecer Vaclav e tentar conhecer a Lena.
Não é uma história que eu favoritei, mas é uma história bonita.

Não é fácil recomeçar em um novo país, principalmente quando não se sabe suas raízes.
Mas quando se tem alguém para caminhar junto, pode ser mais calmo.
Vaclav e Lena vem para mostrar o real sentido da amizade e da família.
Que tal tirar suas próprias conclusões?

"Eles não ficaram assim para sempre de verdade, mas alguns momentos parecem eternos, não parecem?"

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Marisa 05/08/2015

O livro trata da história de Vaclav, um garoto que veio da Rússia com a família quando ainda era bem pequeno (sendo mais precisa, aos 4 anos) e de Lena, uma garotinha (também russa) acanhada, que mal fala inglês e cheia de problemas que vive com a tia que a negligencia de forma descarada.
Os dois se conhecem quando ainda são bem pequenos e a princípio a relação é difícil, Lena é muito difícil. Rasia, a mãe de Vaclav, é quem ajuda a garota a se socializar com a família. Ela cuida, protege a age como a mãe que Lena nunca teve.
Vaclav tem um sonho, o de se tornar um grande mágico e esse sonho surgiu desde o dia em que assistiu um show de mágica muito famoso. Mas como todo mundo sabe, todo ilusionista, precisa de uma assistente e Vaclav pretende ter Lena ao seu lado para que ela se torne sua linda acompanhante.
Com o passar de alguns anos, Rasia começa a perceber que algo estranho está acontecendo e do seu jeito, trata logo de investigar. Até que um dia, ela vai levar Lena até sua casa e praticamente passa a noite fora, deixando seu filho muito preocupado. Quando volta, está um tanto transtornada e evita de tocar no assunto. E é a partir daí que Vaclav não vê mais Lena.
Anos se passam até que os dois se encontram novamente e todo o mistério é desvendado.
Confesso que no começo eu achei que não fosse gostar da história (mesmo estando louca para ler). Aí, a minha amiga me deu de presente de aniversário e eu pensei que agora que eu tinha, não ia perder nada se lesse.
Assim que eu virei a última página, me arrependi demais por ter enrolado tanto. Que história incrível! Fiquei do começo ao fim muito aflita tentando saber o que tinha acontecido com Lena e fiquei realmente MUITO surpresa.
Em certas partes, alguns personagens me irritaram muito, mas depois que descobri o motivo me senti até um pouco culpada por sentir isso (HAHAHA). Cada um tem uma história cativante e sofrida. Rasia é uma mulher muito batalhadora e que sempre teve o sonho de se mudar para os Estados Unidos para dar uma situação melhor a sua família. Seu marido é um rapaz muito estranho, ora ajuda Rasia, ora fica sentado no sofá bebendo vodca.
Vaclav é realmente muito talentoso e encantador, mas sua obsessão por mágica me deixava entediada às vezes. Enfim, é um garoto com a mente para a frente e que sempre faz o que é certo.
Como disse lá em cima, Lena é criada pela tia que mal para em casa e que tem um emprego muito duvidoso. A garota sempre teve tutores muito negligentes e passa por muitas situações absurdas, que chegava a me dar muita raiva.
Tirando esses pormenores, eu adorei o empenho de Vaclav, o extinto de proteção de Rasia e até mesmo a teimosia de Lena. A história é muito boa e a autora escreve extremamente bem.
O final é emocionante e surpreendente, vale muito a pena ler!

Luana 31/08/2016

Que livro lindo
Um dos livros mais sensíveis e pesados que eu já li, vale muito a pena!

Ana Le 03/07/2021

Começo bom para um final xexelento :)
?Sinopse:
Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ela. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que ?felizes para sempre? nunca é um desfecho garantido.
Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu.
O começo me encantou por retratar muito bem a pureza do Vaclav e da Lena quando pequenos, também amei como mostrava o lado da Rasia(mãe do Vaclav) passando pelo processo de maternidade e imigração. No meio, ver o Vaclav sentindo falta da Lena é dolorido, e no final meio que isso não tem conclusão. No final tem muita patifaria e palhaçada mas ainda assim gostei muito do começo e não me arrependo nada de ler.

Ana 21/02/2023

Não vou mentir para vocês. Sabe quando a gente é tão compulsiva que compra um livro só porque ele está muito barato ou porque a capa é maravilhosa demais? Foi justamente isso que aconteceu: entrei na Submarino num dia qualquer e Vaclav & Lena estava por R$: 4,49. Não bastasse isso, essa capa é a minha favorita dos últimos tempos.

Vaclav e Lena têm nove anos de idade e são imigrantes russos que moram nos Estados Unidos. Apesar de terem essas coisas em comum, levam uma vida muito diferente. Vaclav mora com os pais em uma casinha que apesar de pequena, é bastante confortável. Apesar do pai ser um pouco ausente, tem uma mãe muito amorosa e cuidadosa. Lena mora com a tia - que a deixa praticamente largada no mundo - em uma casa totalmente imunda e sem condições. Mas isso não é o pior: Lena vivia totalmente sem amor, com exceção do seu melhor e único amigo e de sua adorável mãe.

As crianças se conheceram aos seis anos de idade, se não me falha a memória, e não se separaram desde então. Todos os dias Lena ia para casa de Vaclav para ensaiarem o maior sonho do garoto: ser mágico e ter como assistente a sua linda amiga. A única coisa que a menina queria era encontrar o seu lugar no mundo, junto com Vaclav e as meninas da sua escola.

Gente, que história mais linda. Não existe coisa mais gostosa no mundo que comprar um livro sem pretensão nenhuma e ele se tornar uma surpresa. Foi uma delícia ver - ou ler, no caso - a paciência com que Vaclav lidava com Lena, que tinha muita dificuldade em se adaptar no novo país. Além de não ter conhecido os pais, se mudou para os Estados Unidos bem nova, mas não conseguia dominar o idioma de jeito nenhum. Esse é um dos motivos de ela não conseguir se sair bem na escola e não fazer novas amizades.

Inicialmente, pensei que a história se tratava de mais um infantojuvenil que não passaria do bom. Mas pessoalmente, não acho que esse gênero classifique a obra. É muito mais denso e profundo do que uma simples história destinada ao público um pouco mais jovem. Há dor, separação, sofrimento, fuga. Mas, o mais incrível é que, ao mesmo tempo, há um amor tão grande que eu não consigo nem definir.

A única coisa que me desagradou, mas que não tirou a grandiosidade da obra foi um detalhe da terceira parte do livro (não disse isso antes, mas o livro é dividido em três partes, enfim). Não posso dizer o que é porque eu consideraria como spoiler, mas posso dizer o porquê de eu não ter gostado: achei que a autora quis apressar muito o final do livro.

Repleto de doçura e amargura ao mesmo tempo, Vaclav & Lena é repleto de surpresas e emoções que te aquecem do início ao fim.

site: https://www.roendolivros.com.br/

ViagensdePapel 28/09/2017

A linda capa de Vaclav & Lena é a primeira coisa que chama a atenção no livro. À primeira vista, passa a impressão de que a história criada por Haley Tanner é leve, despretensiosa, um romance tranquilo do começo ao fim. E aí você começa a ler o livro e é apresentada a duas crianças, filhas de russos e moradoras da comunidade de imigrantes Brighton Beach. Vaclav e Lena são bastante diferentes. Ele, com dez anos, pertence a uma família tradicional, é falante, encontra alegria nas pequenas coisas da vida e tem o sonho de se tornar um mágico famoso, assim como seu ídolo Houdini. Ela mudou-se para os Estados Unidos ainda bebê, mas, aos nove anos, ainda tem muita dificuldade em aprender a língua inglesa, já que boa parte de sua vida passou cercada apenas do idioma russo. Entretanto, não fossem as diferenças, não poderiam completar-se tanto.

Vaclav e Lena conheceram-se quando tinham cerca de cinco anos. Estudavam na mesma escola, de ensino de inglês para crianças estrangeiras, mas nunca haviam conversado. Até que um dia, por intermédio da mãe dele, Rasia, e da tia dela, Ekaterina, Lena vai até a casa de Vaclav para brincar. Muito tímida e retraída, por não saber falar muito bem o inglês, ela demora a se soltar e a sentir-se à vontade perto dele e de sua mãe. Porém, o tempo passa e logo os dois tornam-se inseparáveis. Juntos, treinam números de mágica e ensaiam para a apresentação que lançará Vaclav, o Magnífico, e Lena, sua bela assistente, ao mundo. Vaclav torna-se o refúgio de Lena e Lena torna-se objeto de adoração e admiração de Vaclav. Nessa primeira parte do livro, Juntos, somos apresentados a uma das mais belas amizades da literatura: pura, ingênua e sem segundas intenções.

Como pano de fundo, conhecemos brevemente como é a vida de um longe do outro. Enquanto ele mora com os pais e tem uma mãe que se importa e faz de tudo para vê-lo feliz, ela mora com a tia, que nunca tem tempo para cuidar dela, já que, dizem as mulheres da vizinhança, trabalha de forma nem tão honesta. Rasia, que toda noite leva a pequena Lena para casa, sofre em silêncio com o que vê: uma criança largada sozinha entre os perigos de uma casa suja, desorganizada, com despensas vazias e pouco conforto.

Quando estava prestes a fazer a maior apresentação de mágica de sua vida e esperava ansiosamente pelo dia em que isso aconteceria, Vaclav vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando Lena um dia não vai à escola e desaparece completamente de sua vida. Durante os sete anos seguintes ele vive com a incerteza do que aconteceu naquele dia, mas não deixa de cuidar dela em seus pensamentos. O livro é dividido em quatro partes. A segunda e a terceira são destinadas a contar como os dois estão com 17 anos e quais efeitos a separação causou em cada um deles. Nesse momento a história deixa de ser leve e cede espaço a um drama de cortar o coração, que tem seu ápice quando Vaclav e Lena, após dez anos, enfim se reencontram.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2014/08/21/resenha-vaclav-lena-de-haley-tanner/

Debora_ribarski 15/03/2016

Uma surpresa agradável
Adoro pegar um livro que gostei pela capa, pelo nome, mas que acredito que não vá valer grande coisa e ele acaba me surpreendendo enormemente. Vaclav & Lena é um desses casos.
A capa era linda, mas eu já pensava que era mais um YA enfadonho. Só que ao começar a ler, me encantei com os personagens, com a narrativa, com tudo.
Uma coisa que prezo muito é a capacidade do autor de "prender" o leitor, de fazê-lo mergulhar na leitura e se apaixonar por todos os detalhes da história. De construir personagens tão reais que parecem ser velhos conhecidos ou uma pessoa pela qual você possa passar na rua. Esse livro está cheio de personagens críveis, sensíveis, expressivos.
Além disso toca em assuntos tão pesados e complicados mas ao mesmo tempo, de um viés um pouco diferente.

Só não virou um favorito porque o final vem de repente e te pega de surpresa sem entender absolutamente nada. Ficou faltando, ficou vazio e esquisito.
Se não fosse isso, com certeza ganharia um coraçãozinho

Zinho 10/08/2019

Nos faz sonhar
Estou resenhando-o um ano após tê-lo lido; entretanto, ainda lembro de muito que vi na estória. Acho que o principal aprendizado deste livro é a premissa de que tudo que é para ser seu, e que deve lhe pertencer, mesmo que se perca por um tempo, um dia voltará para a sua vida e cursará a jornada junto de ti.

1 | 2 | 3 | 4 | 5