Vaclav & Lena

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Debora_ribarski 15/03/2016

Uma surpresa agradável
Adoro pegar um livro que gostei pela capa, pelo nome, mas que acredito que não vá valer grande coisa e ele acaba me surpreendendo enormemente. Vaclav & Lena é um desses casos.
A capa era linda, mas eu já pensava que era mais um YA enfadonho. Só que ao começar a ler, me encantei com os personagens, com a narrativa, com tudo.
Uma coisa que prezo muito é a capacidade do autor de "prender" o leitor, de fazê-lo mergulhar na leitura e se apaixonar por todos os detalhes da história. De construir personagens tão reais que parecem ser velhos conhecidos ou uma pessoa pela qual você possa passar na rua. Esse livro está cheio de personagens críveis, sensíveis, expressivos.
Além disso toca em assuntos tão pesados e complicados mas ao mesmo tempo, de um viés um pouco diferente.

Só não virou um favorito porque o final vem de repente e te pega de surpresa sem entender absolutamente nada. Ficou faltando, ficou vazio e esquisito.
Se não fosse isso, com certeza ganharia um coraçãozinho

Carol 09/03/2014

Boa noite Lena
Não sei se foi só eu, mas eu amei esse livro. Talvez por não esperar muita coisa dele, talvez porque a historia realmente seja maravilhosa, talvez porque eu estava precisando de uma boa dose de romance na minha vida.

Amei a forma que Haley conta a historia e é delicada em abordar certos temas, apesar de achar que o reencontro dos protagonistas foi meio mal planejado e desejar um final um pouco diferente eu me apaixonei pela escrita dela e pelo Vaclav.

Afinal como não se apaixonar por alguém que deseja toda noite boa noite para a sua melhor amiga, mesmo sem saber onde ela esta.

Para saber mais leia a resenha completa no blog!

site: http://www.desaparicoes.com/2014/02/clube-do-livro-vaclav-lena.html

BEmpoeirada 01/06/2014

A simplicidade das coisas complicadas
Aí você acha que vai ler algo leve, tranquilo e despretensioso. Algo singelo. E quebra a cara (mais ou menos).

Vaclav e Lena é um romance que abrange várias coisas, sendo o foco o romance entre Vaclav e Lena, duas crianças russas crescendo no Brooklyn, Nova York.

Vaclav mora com os pais e é um encanto de menino, inteligente, determinado e com obsessão por mágicas e listas, e tem por principais objetivos na vida se tornar um mágico famoso e ter Lena como sua linda assistente. Já Lena mora com a tia e as coisas com ela são mais complicadas, ela é tímida e tem dificuldade de aprendizagem por causa do idioma, e isso tudo a faz, por vezes, ter um gênio do cão. Mas ela sabe que ama Vaclav, e Vaclav sabe que ama Lena, então eles decidiram que um dia vão se casar. Mas então Lena começa a ter um comportamento estranho, e um dia não vai à aula. Ela desaparece, o tempo passa e, 7 anos depois, no dia do aniversário de 17 anos de Lena, Vaclav descobre o que aconteceu.

A história é linda, e a narrativa foi o que mais me prendeu. O narrador em terceira pessoa conta a história de dentro do personagem para fora, descrevendo os acontecimentos com ênfase em como eles foram sentidos, e o uso das palavras, e as construções das frases, às vezes parece nos colocar dentro daquelas pessoinhas também.

A história também vai além do romance dos dois. Fala das ansiedades de mãe, da dificuldade e da necessidade de se integrar em outra cultura, e sobre a infância e como ela nos marca, entre outras coisas, menores e maiores.

Eu quebrei a cara. Nunca imaginei tamanha profundidade em algo tão singelo.

site: http://bibliotecaempoeirada.com.br/2014/05/resenhavaclav-e-lena/

Tâmara Moya 29/05/2014

VacLena
Comecei a leitura sem grandes expectativas com o intuito apenas de entretenimento, e o livro foi uma surpresa para mim. Vaclav & Lena traz uma história inicialmente ingênua, simples, repleta de amor, de amizade, de maldade, mas que aborda assuntos delicados e tristes, e que nos desperta para grandes reflexões. O livro tem é de uma beleza e de uma força sem medidas. Os personagens criados pela autora são tão reais e humanos que acreditamos com convicção no drama.

Cecília 07/05/2014

Leitura simples e personagens verdadeiramente humanos
(...)
O que mais gostei no livro foi o fato da autora explorar a personalidade das personagens, uma menina sempre na defensiva, que gostava de mandar e nunca desobedecer às regras; um menino inteligente, mas que ao mesmo tempo cedia às vontades da amiga e da mãe, como se a sua própria não fosse importante. Em alguns momentos parei para refletir que não se tratava de um romance padrão, voltado para jovens. Algumas vezes, senti que Vaclav e Lena era um livro adulto, repleto de assuntos delicados, subentendidos nas ações e personalidades dos personagens.

A parte final do livro foi uma surpresa, quase que uma decepção. Foram nos últimos capítulos que senti que a história estava de fato começando. Me deparei com um Vaclav maduro, corajoso e decidido, disposto a passar por cima até da própria mãe em prol de Lena. E então, o livro simplesmente acabou e eu fiquei com a sensação de que faltava algo, de que o romance não foi explorado a fundo, de que os problemas foram apenas jogados e devidamente disfarçados, mas não de fato discutidos, resolvidos, explicados.

Veja resenha completa no blog.

site: http://blogrefugio.wordpress.com/2014/05/07/resenha-vaclav-e-lena/

Mari Duarte 14/04/2014

Vaclav & Lena
Quando terminamos um livro em que criamos vínculos com os personagens fica difícil depois viver sem os personagens. Vaclav tem o sonho de ser um ilusionista e para isso acontecer ele precisa de uma linda assistente e essa é Lena.

Uma história inocente mas cheia de maldade e de amor. Esse eu digo que foi uns dos meus livros favoritos, a historia prende-nos ate o fim, não queremos perder uma linha uma palavra.

Lares, sonhos e desejos distintos, porém uma amizade enorme. Vaclav tinha um pai e uma mãe cuidadosa, um lar confortável. Lena apenas a tia e sua vó, um lar imundo, onde teve que aprender a se virar sozinha para sobreviver.

Vaclav e Lena vieram da Russia para um bairro no Brooklyn desde pequenos. A familia de Vaclav já falava o inglês, mesmo falando ruim eles falavam, o que ajudou muito no aprendizado de Valclav.

Lena porém mesmo estando no Brooklyn desde neném sua vó e tia só falavam em Russo, então a falta do inglês e a timidez fizeram com que o laço de amizade perante Vaclav ficasse cada vez mais forte.

Enfim super recomendo essa história encantadora, é quase que uma vergonha o preço deste livro. Vale super apenas investir em uma bela leitura inocente.

Obs. Apesar de eu dizer na resenha que a leitura é inocente, não recomendo para crianças menores de 14 anos, pois retrata um tema que imagino eu que seja um tanto quanto forte para a compreensão de uma criança.

site: http://bilhetesliterarios.blogspot.com

Iully 01/03/2014

AMEEEEI *-*
A história é muito linda, com trechos e confissões incríveis e emocionantes. A inocência, a simplicidade, a forma de ser colocado, e a vontade de que a história continue a ser contada. Super recomendo, muitos trechos eu li, reli, e li de novo, na tentativa de guardar no meu coração aquelas passagens.
Vou levar pra vida :)

Glauciareads 27/01/2024

Um amor que ultrapassa o tempo e a distância
Vaclav e Lena é um livro que conta a história de imigrantes russos tentando uma vida melhor nos EUA.
Vaclav é um garoto de dez anos, imigrante russo que vive com os pais no Brooklyn e tem uma amiga chamada Lena, de nove anos, que também é uma imigrante russa. Lena vive com sua tia e tem uma história de vida complicada, pois não conhece seus pais e vive com a tia em condições de negligência. Vaclav tem o sonho de ser um grande mágico, enquanto Lena sonha em ser sua assistente. Eles têm uma amizade verdadeira e pura, até que Lena de repente muda com Vaclav e então acontece algo com ela que muda a vida dos dois e eles são separados por 8 anos.
A escrita desse livro é fluida e envolvente. Tem algumas partes enfadonhas, mas no geral é um livro bem escrito e que flui bem. Há passagens reflexivas e em alguns momentos até poéticas.
Os principais temas desse livro são imigração, amizade, adoção, abuso, tráfico. Há uma leveza na história de amor entre Vaclav e Lena que se mistura ali com assuntos pesados e mesmo assim a autora aborda esses assuntos de forma delicada e sutil. O foco é a ligação entre Vaclav e Lena e as turbulências que os cercam são basicamente coadjuvantes.
Os personagens são bem construídos e tem várias camadas. Vaclav é um garoto sonhador e forte, Lena é misteriosa e insegura. Os pais de Vaclav são protetores e responsáveis. Os outros personagens aparecem de forma pontual, mas são importantes pra trama tbm. Eu senti empatia pela maioria, mas confesso que algumas atitudes da Lena me fizeram ter um certo ranço por ela (a tia dela tbm é difícil de engolir)
O livro é narrado em terceira pessoa e está dividido em três partes, o que torna a história dinâmica e dá pra ter uma visão melhor do que vai acontecer (a história fica bem dividida e mais fácil visualizar sua direção).
Com frequência os personagens vão do presente para o passado e isso pode confundir um pouco, mas nesse caso não prejudicou a minha experiência de leitura.
A história se passa no Brooklyn, EUA e me deu uma sensação de visualizar filmes antigos (tipo Rocky) de aventura e infantil. Há passagens tbm retratando a Rússia e como a família de Vaclav vivia antes de se mudar, e há tbm sobre o passado de Lena, mas são passagens muito curtas.
O final é o ponto mais fraco desse livro. Tudo acontece rápido demais pra mim, mas no geral eu entendo o que Vaclav (na verdade a autora) fez por Lena. Mas falta respostas, é um final aberto e sem nexo.
Eu gostei muito do livro. Não é um romance bobo de jovens. É diferente. Tem profundidade, tem camadas, tem temas relevantes. É denso e delicado.
Eu recomendo esse livro pra quem busca um romance leve sem ser clichê, com drama, suspense, encontros e desencontros.

Eduarda 03/12/2013

Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

Primeiro eu me apaixonei pela capa. Esse ‘E’ gigante e o contraste entre minhas cores preferidas logo me chamaram atenção. Depois quis comprar, mas ficava enrolando, até que ganhei de um amigo {thanks @musicatvetc na pessoa do Biel kkkkk} e consegui ler.

'Vaclav decide dar uma resposta mentirosa à pergunta, porque falar a verdade seria constrangedor. A verdadeira coisa que ele salvaria num incêndio seria Lena.' p.34

Comecei esse livro sem ter lido nenhuma resenha, apenas a sinopse. Foi suficiente para que eu tivesse interesse em saber mais sobre o desenrolar da história. E é o primeiro livro da autora. Como a sinopse nos traz, Lena some e não conseguimos parar de ler até sabermos, juntamente com Vaclav, o que aconteceu com ela. Pelos sete anos seguintes ao sumiço, olha que lindo: Vaclav deseja boa noite todos os dias à amiga. Para mim, que tenho muitos amigos que moram longe, foi muito confortante ler que é possível lembrar, ter carinho e demonstrar amor, ainda que a outra pessoa não esteja perto ou não esteja vendo. A autora conseguiu passar essa fidelidade, a ingenuidade no relacionamento, o romance puro e a sinceridade.

‘[...] Treze anos não é muito tempo para se viver num país; é muito pouco tempo para se viver num país. Entretanto, pode ser um tempo enorme sob outros aspectos. Treze anos é um tempo enorme para estar longe de seu velho país, de sua pátria. Até um ano é um tempo enorme para ficar longe de alguém e ainda pensar naquela pessoa todo dia. Faz sete anos que Lena se foi e Vaclav ainda sente falta dela, todo dia.’ p.138

Indico a leitura a todos, não tem classificação etária para esse livro. É uma leitura leve, um enredo em terceira pessoa que desperta reflexões sobre os vários tipos de amor, sobre amizade, sobre sonhos e sobre o final de tudo, que é sempre o melhor.

'Vaclav respira fundo e lembra a si mesmo que esses são, no âmbito geral, problemas muito pequenos. Vaclav lembra a si mesmo que certas coisas no universo são o destino.' p. 42

site: http://eucontodepois.blogspot.com.br/2013/12/resenha-de-vaclav-e-lena-de-haley-tanner.html#.Up5djdKkrdF

Robertha 28/06/2013

É o primeiro livro de Haley Tanner e ela nos conta a história de Vaclav e Lena. Duas crianças que parecem que estão destinadas um ao outro desde sempre. Os dois são imigrantes russos e se conhecem pela primeira vez aos 6 anos, em uma aula de inglês para imigrantes. Vaclav é cheio de vida, espontâneo, falante e com uma facilidade incrível para a língua nova. Lena é introspectiva e tímida e isso se dá pelo seu histórico de vida. Tem uma tremenda dificuldade com o idioma e isso acaba dificultando fazer outros amigos. Com isso, Lena acaba depositando toda confiança em Vaclav e se refugia no amigo.

Um tem adoração pelo outro. Vaclav sonha em ser mágico e, com toda sua criatividade e ingenuidade, imagina a história dos dois acontecendo como se fosse em um conto de fadas. Porém, uma das lições que o livro nos ensina é que o "felizes para sempre" pode ter um desfecho bem diferente do tão conhecido jargão.

Vaclav e Lena são inseparáveis. Vivem um atrás do outro e nutrem uma paixão muito inocente e bonita. De repente, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e de sua família com em um cruel toque de mágica. O menino, claro, sofre muito com o desaparecimento da amiga e durante os próximos sete anos, deseja boa noite à Lena todas as noites e não deixa de pensar um dia sequer na amiga. Finalmente, no dia do aniversário de 17 anos de Lena ele descobre o que aconteceu com a menina.

Vaclav & Lena é uma história muito sensível e adorável. É cheia de elementos realistas, mas ao mesmo tempo, inocentes. A autora foi muito perspicaz ao conseguir passar todas esses detalhes sem tornar o romance entre os adolescentes piegas e clichê. Além do clima romântico, a curiosidade toma conta de nós quando Lena some e não conseguimos parar de ler até descobrir, junto com Vaclav, o que aconteceu com ela. Os protagonistas são tão reais, que tem umas horas que parecem ser palpáveis.

É uma história de amor, inocência e realidade. Mostra, principalmente, que o amor pode vencer barreiras de distância e, até mesmo, curar feridas que pareciam incuráveis.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/05/vaclav-lena.html

Sakaniwa 11/06/2013

Chocante
As páginas finais são incríveis, são totalmente inesperadas! Pelo menos foram pra mim. Vaclav e Lena tem o poder de conquistar e cativar nossos corações logo nas primeiras páginas, e o leitor deve estar preparado pra ter o coração quebrado um pouquinho mais a cada ação de Vaclav. O mais interessante é que o começo do livro tem uma linguagem tão fácil, tão simples, quase infantil mas sem ser bobo, assim como os personagens. Enquanto eles crescem, a linguagem se desenvolve com eles, o que é incrível. E quando você acha que tudo está tão embaralhado, de repente tudo se encaixa nas tais páginas finais, citadas ali em cima. Sério, poderia sim ser melhor, menos enrolativo, digamos assim, mas cada informação foi útil, foi valiosa pra construirmos o passado e personalidade da pequena Lena, que é extremamente encantadora. A qualidade de algumas páginas do livro poderia ser mais "cheia", mas levando em consideração que é o livro de estreia de Haley Tanner, ele é ótimo. Vale a pena ler sim. Só cuidado com a capa frágil!

Beatriz 29/05/2013

Quando duas pessoas estão destinada a ficarem juntas, nada pode separar.
Vaclav e Lena foi escrito pela Haley Tanner, foi publicado pela Editora Intrínseca e possui 272 páginas.

Eu comprei esse livro por indicação da Gabi do blog Fluffy e como ela sempre indica bons livros, dessa vez não foi diferente. Vaclav e Lena foi um dos livros que eu mais gostei em 2012 e é um romance super bonito e sincero. Vaclav e Lena se conheceram desde de pequenos e eles viviam brincando de mágica. O sonho de Vaclav era ser mágico e Lena era a assistente dele.

Depois de um tempo, algumas coisas aconteceram e os dois tiveram que se separar. Vaclav não sabe porque Lena teve que ir embora e ninguém na casa dele explica o aconteceu de verdade. A mãe dele está sempre inventando alguma coisa ou mudando de assunto, e tudo o que Vaclav sabe, é que Lena foi levada por policiais e nunca mais foi vista.

Após 7 anos separados, Vaclav e Lena voltam a se encontrar e quando se encontram parece que nem se conheceram antes, foi um encontro bem estranho. Porém, quando duas pessoas estão destinadas a ficarem juntas, no final tudo da certo. E deu, porque eles simplesmente se completam.

No começo do livro a narrativa é bem suave, leve e fácil de ser entendida. Depois quando eles crescem a narrativa vai ficando um pouco mais séria devido a explicação dos problemas e do sumiço de Lena.

Quando eu leio um livro de romance ou vejo um filme, eu tenho uma coisa que eu não sei explicar. Eu não aceito que o casal se separe e viva a vida junto de outra pessoa, eu quero que eles sempre fiquem juntos. E num momento do livro, Vaclav "esquece" Lena e começa a namorar um outra menina e eu não gostei muito disso. Mas no final da tudo certo e voltam a ficar juntos.

Vaclv e Lena é um romance sincero, puro, inocente e que encanta qualquer um. Não é aquele romance de filme ou água com açúcar, é uma coisa que dá para ser comparada a vida real. Não é sempre mil maravilhas, tem problemas sérios, tem perguntas que nunca são respondidas e os dois só conseguem ficar juntos depois de muito tempo e é aí que as coisas começam a dar certo.

Enfim, esse livro foi um dos meus favoritos de 2012 e eu super recomendo o livro. Vale muito a pena.

Espero que tenham gostado!

AndyinhA 08/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Pela sinopse desse livro eu imaginei algum tipo de suspense, aí aos poucos achei que pudesse ser algo como o livro “Um Dia”, mas o livro não retrata nada disso e ao final do livro acabei achando o mesmo monótono, com uma narrativa chata e uma história que não contou ao que veio. Não que ela seja ruim, mas é mais do mesmo, é algo que vemos, ouvimos e lemos todo dia. A autora não transformou isso em algo especial.

Vaclav e Lena narra a história de 2 jovens que vem com suas famílias da Rússia, enquanto Vaclav e sua família tem uma estrutura relativamente bacana, pais que queriam vir para América e fazem de tudo para aprender o novo idioma – inglês. A família de Lena é o oposto, veio para os EUA porque coisas aconteceram e a vida da menina nunca foi um mar de rosas.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/10/poison-books-vaclav-e-lena-haley-tanner.html

Fábio 12/12/2012

História diferente. Resultado positivo.
Vaclav e Lena nos mostra um relato diferenciado.

A sua escrita inicia como se um livro comum infanto-juvenil fosse.

E mantem o tom da narrativa até o final, ainda que o tema avance e se mostre mais sombrio a cada passada de página.

A manutenção da narrativa, totalmente incompatível com a evolução dos fatos, deixa o seu final ainda mais impactante.

Vale a pena a experiência de ler essa obra.

Li no padrão EPUB e, a conversão para o formato digital não ficou tão legal.

Nathi 29/07/2012

Resenha - Vaclav & Lena
Vaclav e Lena se conheceram quando tinham apenas seis anos de idade; durante uma aula de inglês para imigrantes. Ambos vieram da Rússia, e tornaram-se muito próximos. Depois de uma visita a Coney Island, no teatro Sideshow, os dois vivenciam uma experiência inesquecível e que precisa ser mantida em sigilo.

O segredo compartilhado por eles é algo único e especial, é o laço ao qual a amizade eterna de ambos está atada. Desde então, o sonho do jovem Vaclav é ser mágico. Ele idolatra Houdini e Cooperfield, e deseja encantar seu público com os truques de Vaclav, o Magnífico, ao lado de sua assistente, a linda Lena; por conta disso treina suas habilidades diariamente após o dever de casa.

Mas tudo muda no dia em que Lena desaparece de sua vida, como em um passe de suas mágicas. Ela não foi à escola, não está em sua casa, e aparentemente, ninguém sabe – ou não quer dizer – onde sua linda assistente se encontra. Assim, Vaclav, durante todos os dias dos anos que passam, deseja boa noite à Lena, onde quer que ela esteja, pois ele não quer deixá-la sozinha, desamparada.

Página 138

Após sete anos, quando Vaclav e Lena estão crescidos, e verdadeiros estranhos um ao outro, o tão esperado e desejado reencontro acontece. E com ele, muitas revelações e um sentimento há muito tempo esquecido, mas que não deixou de existir.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/07/resenha-vaclav-lena.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5