Vaclav & Lena

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tiago 17/09/2012

Singelo e delicado
Em primeiro lugar, deixo claro a minha opinião a respeito da classificação deste livro: considero um livro adulto, e não juvenil com algumas pessoa tem classificado.

Dito isso, vale dizer que apesar de a história parecer simples e realmente o ser, "Vaclav & Lena" é um livro que prima pela simplicidade, e extrai desse lugar-comum a sua força e sua beleza.

A autora Haley Tanner comete alguns deslizes de tempo, por vezes não situa a época em que os personagens estão com elementos de acordo (celular nos anos 90?). Mas tirando isso, a história dos dois pequenos imigrantes russos empolga e muito!

Alguns trechos são hilários, outros dramáticos e alguns emocionam. Mas o que fica mesmo é a humanidade dos personagens criado por Tanner, tão reais e críveis que acreditamos piamente em seus sonhos e dramas.

Um livro e tanto para uma estreia! Ficarei de olho na autora.
Cris Paiva 05/01/2013minha estante
HUmmmm... que eu me lembre o celular começou a popularizar no Brasil lá por 1995, mas antes disso ja era popular nos EUA, então não esta tão fora...
No mais, adorei a resenha!

Tiago 07/01/2013minha estante
Então Cris, mas acho que mesmo sendo mais popular por lá, se tratando de uma família pobre e tal achei meio improvével, mas não sei. De qualquer forma é apenas um detalhe. Bjos.

Alba 03/06/2014minha estante
Concordo que definitivamente é um livro adulto... mas admito que esperava um pouco mais do livro...

Amanda 22/05/2021

comecei odiando o estilo da autora, mas no final fez sentido com a história que vai se tornando mais clara e me impactou mto. o final é lindo e mto sensível.
Bel 22/05/2021minha estante
credo

cris.leal 30/08/2018

Tocante e melancólico...
Vaclav e Lena são imigrantes russos, que cresceram em Nova York, estudaram na mesma escola, e se mantiveram juntos dos 6 aos 10 anos. Vaclav é inteligente e tem espírito imaginativo. Seus pais são amorosos, em especial Rasia, sua mãe, que faz tudo pelo bem do filho. Já Lena é órfã e foi deixada aos cuidados de uma tia, que apreciaria se ela não existisse. Por ser negligenciada, a menina é tímida e possui alguns maus hábitos. Rasia tenta compensar esta situação cuidando de Lena também.

Vaclav ama a arte da mágica e do ilusionismo. Ele sonha em ser o próximo Houdini ou David Copperfield e, com Lena como ajudante, treina muito para isso. Vaclav tem adoração por Lena, para ele, ela é insubstituível. O sonho de ser um incrível mágico é acrescido da fantasia de ter a amiga como sua linda assistente para sempre, e um dia sua esposa. Mas Lena e o aspirante a mágico têm vidas muito diferentes e um dia, como num cruel passe de mágica, Lena desaparece.

A vida segue, mas Vaclav não se esquece da amiga; ainda sente falta dela, todo dia. A verdade do que aconteceu, é desvendada quando, sete anos depois, no dia do aniversário de 17 anos, Lena telefona para Vaclav. Aliviado e pronto para refazer os laços com ela, Vaclav usará inteligência e imaginação para produzir uma mágica real na vida da sofrida Lena.

“Vaclav e Lena” é uma tocante história sobre amadurecimento e amor. Ao final fica a mensagem de que não há dor que um gesto amoroso não console e acalme. Gostei bastante da leitura!

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/08/resenha-vaclav-lena-de-haley-tanner.html
Lu Oliveira 30/08/2018minha estante
Mais um daqueles livros que eu sempre via mas não sabia do que se tratava. Parece ser diferente. Muito boa resenha.

Ana 21/11/2014

"Vaclav & Lena" é um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Não é um clássico atemporal, como a maioria dos outros livros da minha listinha, mas é um livro ótimo, maravilhoso, que me prendeu do início ao fim em todas as vezes que o li. A história é bem simples, muito simples mesmo, mas é contada de uma forma tão fofa e peculiar que me cativou totalmente. Quero ler tudo o que Haley Tanner publicar, estou louca pelos personagens que ela criou, pelo jeito que nos tornamos íntimos deles aos poucos, reconhecendo suas ideias e o porquê de suas atitudes.

Já ouvi algumas críticas ao livro, e seria muito feio citá-las aqui, porque contêm altos spoilers, e eu não quero estragar a leitura de ninguém. Só quero deixar claro que, na minha opinião, os "erros" da autora não prejudicam de forma alguma a leitura. Eu me deixei levar pelo amor puro e doce de Vaclav & Lena e fui feliz quando li, reli e li outra vez. Deixe-se levar também, permita-se sonhar e imaginar (ou lembrar, talvez) como é ter uma ligação profunda e eterna com outra pessoa.

P.S.: Acho - não tenho certeza - que este livro só é válido para quem tem essa visão meiga de mundo que eu demonstrei ter. Caso você não pense assim, a leitura talvez será um pouco mais árdua, ouso dizer até entediante, caro leitor. Enfim, as resenhas do Skoob se dividem bastante entre amor e ódio duradouros pelo livro. Como algum gênio disse uma vez, "o ponto de cada vista depende da vista de cada ponto". Você escolhe qual opinião privilegiar - sabendo que eu, que tanto gosto do livro, sou do tipo que chora copiosamente só de ler a dedicatória.
Bianca.Bretas 18/06/2018minha estante
undefined

brunafn 01/06/2014

Ao iniciar a leitura me vi presa já nas primeiras páginas, parecia que a leitura não fluía, não conseguia me identificar com nenhum personagem, enfim, só continuei porque tenho essa política de não abandonar livros, por mais chatos que possam estar. Pode ser porque as primeiras cem páginas do livro se passam quando os personagens são crianças que me deixaram com raiva deles, por tão bestinhas que eram com relação á diversos fatos. “Mas caramba Bruna, eles são crianças, são ingênuos, o que você queria?!” Ok, levei em consideração isso e continuei minha lenta leitura. O que aconteceu foi que eu julguei totalmente errado esse livro. Na metade dele, ocorre a separação dos personagens, devido a um acontecimento (que não vou dizer senão darei spoilers), e aí sim a história fica boa, eletrizante...chocante!
Pode ser por causa da idade dos personagens, que por estarem mais maduros, finalmente viam as coisas de maneira “racional”. Porém, o que me chamou mais atenção e fez eu aumentar a nota da minha resenha, foi o desfecho. O desfecho! Fiquei impressionada com o final de Vaclav&Lena, e com a real história da menina, que passou pouco despercebida ao longo do livro, apesar de ser uma das principais, com sua inquietude e timidez por não saber se expressar com o inglês.
Gente, não acredito que estava julgando esse livro como sendo algo infantil. Está longe de ser isso, e o final prova isso!
Claro que teve coisas mal resolvidas, teve alguns espaços que ficaram em branco, mas mesmo assim. Haley conseguiu criar personagens tão reais, que acreditam nos seus sonhos, dramas e brincadeiras. Uma simplicidade imensa!
A capa é muito lindinha e a diagramação está boa. Os títulos dos capítulos são frases que apareceram no mesmo e achei uma ideia simples, porém bacana.

COMENTÁRIO COM SPOILER:
Uma coisa que ainda não engoli foi como Lena de uma hora para outra pegou o celular e ligou para Vaclav, tipo: “ah, sofremos sete anos distantes, com saudades um do outro e eu tinha seu número todos esses anos, mas só agora estou ligando!”. Sério, COMO ASSIM? ?

site: http://wesaysomething.blogspot.com.br/
victor lopes 16/11/2014minha estante
sobre o comentário com spoiler: Ela não ligou antes pq tinha decidido esquecer tudo o que aconteceu antes, mas quando fez 17 anos, quase uma adulta, ela resolveu voltar ao passado. Foi uma questão de momento dela mesmo.
Mas tbm acho que ela deveria ter ligado antes... kkkkkk

Adriana 02/10/2012

Absolutamente delicioso! Vaclav & Lena é uma espécie de conto de fadas: sublime e poético. Não pude parar de ler até a última página!

Apesar de toda a fofura inicial, não se deixem enganar, Vaclav & Lena apresenta muito drama e uma trama tão impactante quanto triste.

O livro conta a história de dois imigrantes russos que se conhecem nos Estados Unidos. Vaclav e Lena moram no Brooklyn e estudam na mesma escola. Enquanto ele veio para a América porque a mãe queria um futuro melhor, Lena foi deixada ali pelos pais, sem nenhuma outra família além da tia dançarina de boate.

A família de Vaclav é unida e sua mãe faz de tudo por ele, até mesmo acolher e ajudar aquela menina que conquistou seu rapazinho logo aos 6 anos de idade. Desde cedo, ambos eram inseparáveis e sabiam que seu destino era ficarem juntos. Ele era Vaclav, o Magnífico e Lena, a linda assistente. Seus planos para o futuro incluíam números de mágica e muitas tardes decorando seus truques.

Lena tinha dificuldade com a língua inglesa e Vaclav fazia de tudo por ela, simplesmente porque sabia que deveria ser assim. Um era para o outro o seu tudo, seu pedacinho perfeito do céu. É difícil descrever com palavras as emoções que se formam no leitor ao acompanhar aquelas crianças doces, ingênuas e tão seguras de seus sonhos.

Vaclav era de Lena, Lena era de Vaclav e eles sabiam, mesmo com apenas dez anos, que seriam para sempre Vaclav, o Magnífico e Lena, a linda assistente.

“Isso é algo que Lena faz por Vaclav: ela torna tudo melhor apenas por estar ali. Isso é algo que Vaclav espera que também seja capaz de fazer por Lena.”

Página 37

Porém, o destino não deixou que eles permanecessem sempre juntos e um dia Lena foi afastada de Vaclav. Mesmo anos depois, ambos continuam sabendo, sentindo e sendo um do outro. Eles sabem que se pertencem, uma coisa mais forte do que se pode explicar. É algo que a autora demonstra em pequenos gestos, pequenas frases derramadas no livro que o tornam tão reflexivo, tão sensível e de um bom gosto fantástico.

A narrativa de Haley Tanner é diferente de tudo que eu já havia lido: sincera, simples e falando direto ao coração, ela nos conduz por uma história de tristezas e alegrias e de sonhos de amor juvenil.

Geralmente prefiro narrativas com mais diálogos e ação, mas neste caso quis saborear cada vírgula lentamente, absorvendo todo aquele carinho que é passado de Vaclav para Lena e para o leitor. Este é uma daquelas obras que te deixa com o coração pulsando: é linda, é triste e é honesta do começo ao fim.

Bons personagens são metade do caminho andado em um livro e nisto residiu toda a mágica deste. Vaclav, mesmo com apenas 10 anos, é muito mais interessante que muito mocinho de YA book por aí. Ele é apaixonante só pela doçura e inocência, além da devoção total a Lena.

Não preciso nem dizer que eu recomendo, certo?! Mais um livro incrível que vai para minha galeria de favoritos!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5185

Barbara Sant 05/08/2012

Resenha #305 – Haley Tanner – Vaclav & Lena
Oie Gente!
A resenha de hoje é de um livro bem diferente. “Vaclav & Lena”, da americana Haley Tanner, é diferente por ser uma mistura fascinante entre a magia do infanto-juvenil e sofrimento do drama.
Conta a estória do encantador Vaclav, que tem o sonho de se tornar um grande mágico e da tímida Lena, que deseja apenas conseguir ser, do lado de fora, o que ela é do lado de dentro.
Sabem quando vocês leem um drama e ele os faz chorar?
Você chora por que é triste, magoa e fere o coração.
Mas nesse livro, quando você chora, você chora por que é lindo, por que deixa o coração leve e por que é muito, muito, muito doce e forte, como um primeiro amor e um coração partido ao mesmo tempo.
Você sofre com a realidade da infância da Lena, mas você também sabe que é a ifância de muitas crianças. E aquilo revolta e magoa e fere, mas ainda assim voce não chora.
Mas aí chega o Vaclav e aquela cena linda e doce e mágica, e você ri e suspira e chora, chora, chora, por que ele é mágico e maginifico e confuso e maravilhoso.
E ler “Vaclav 7 Lena” é confuso e lindo e triste, como só um conto de fadas da vida real pode ser.
Eu realmente terminei o livro desejando que ainda houvesse mais páginas, mas sabendo que aquele era o jeito perfeito para ele terminar.
As páginas passaram e passaram e eu lia cada vez mais, ficando perturbada cada vez que via que elas estavam acabando, porque é uma leitura doce e sofrida, que faz você desejar que continue para sempre e que chegue logo ao final, para você saber como termina e continua eternamente.
E é muito, muito, muito bom, como só um primeiro amor ou uma primeira mágica podem ser.
Beijos

Texto retirado do In Death. Leia mais em: In Death - Literatura e Entretenimento http://indeath.com.br/page/2/#ixzz22iji1fwi

Glauciareads 27/01/2024

Um amor que ultrapassa o tempo e a distância
Vaclav e Lena é um livro que conta a história de imigrantes russos tentando uma vida melhor nos EUA.
Vaclav é um garoto de dez anos, imigrante russo que vive com os pais no Brooklyn e tem uma amiga chamada Lena, de nove anos, que também é uma imigrante russa. Lena vive com sua tia e tem uma história de vida complicada, pois não conhece seus pais e vive com a tia em condições de negligência. Vaclav tem o sonho de ser um grande mágico, enquanto Lena sonha em ser sua assistente. Eles têm uma amizade verdadeira e pura, até que Lena de repente muda com Vaclav e então acontece algo com ela que muda a vida dos dois e eles são separados por 8 anos.
A escrita desse livro é fluida e envolvente. Tem algumas partes enfadonhas, mas no geral é um livro bem escrito e que flui bem. Há passagens reflexivas e em alguns momentos até poéticas.
Os principais temas desse livro são imigração, amizade, adoção, abuso, tráfico. Há uma leveza na história de amor entre Vaclav e Lena que se mistura ali com assuntos pesados e mesmo assim a autora aborda esses assuntos de forma delicada e sutil. O foco é a ligação entre Vaclav e Lena e as turbulências que os cercam são basicamente coadjuvantes.
Os personagens são bem construídos e tem várias camadas. Vaclav é um garoto sonhador e forte, Lena é misteriosa e insegura. Os pais de Vaclav são protetores e responsáveis. Os outros personagens aparecem de forma pontual, mas são importantes pra trama tbm. Eu senti empatia pela maioria, mas confesso que algumas atitudes da Lena me fizeram ter um certo ranço por ela (a tia dela tbm é difícil de engolir)
O livro é narrado em terceira pessoa e está dividido em três partes, o que torna a história dinâmica e dá pra ter uma visão melhor do que vai acontecer (a história fica bem dividida e mais fácil visualizar sua direção).
Com frequência os personagens vão do presente para o passado e isso pode confundir um pouco, mas nesse caso não prejudicou a minha experiência de leitura.
A história se passa no Brooklyn, EUA e me deu uma sensação de visualizar filmes antigos (tipo Rocky) de aventura e infantil. Há passagens tbm retratando a Rússia e como a família de Vaclav vivia antes de se mudar, e há tbm sobre o passado de Lena, mas são passagens muito curtas.
O final é o ponto mais fraco desse livro. Tudo acontece rápido demais pra mim, mas no geral eu entendo o que Vaclav (na verdade a autora) fez por Lena. Mas falta respostas, é um final aberto e sem nexo.
Eu gostei muito do livro. Não é um romance bobo de jovens. É diferente. Tem profundidade, tem camadas, tem temas relevantes. É denso e delicado.
Eu recomendo esse livro pra quem busca um romance leve sem ser clichê, com drama, suspense, encontros e desencontros.

Maria 30/09/2012

É preciso cuidar bem das crianças, deixa-las saber que são amadas e estão protegidas.

Fábio 12/12/2012

História diferente. Resultado positivo.
Vaclav e Lena nos mostra um relato diferenciado.

A sua escrita inicia como se um livro comum infanto-juvenil fosse.

E mantem o tom da narrativa até o final, ainda que o tema avance e se mostre mais sombrio a cada passada de página.

A manutenção da narrativa, totalmente incompatível com a evolução dos fatos, deixa o seu final ainda mais impactante.

Vale a pena a experiência de ler essa obra.

Li no padrão EPUB e, a conversão para o formato digital não ficou tão legal.

Ynara 09/11/2012

Sem condições de escrever uma opinião razoável sobre esse livro.
Ainda estou tentando me recuperar de toda a emoção e perplexidade que senti durante a leitura desse livro, que foi escrito de uma forma linda e ao mesmo tempo dura, em alguns momentos parecendo um poema e em outros um tapa. A estória de Vaclena é emocionante, e ainda estou perplexa com o rumo tomado pelos personagens, pelas revelações e pelo sentimento de mágoa que ficou em mim ao terminar de ler esse livro. Vaclav é o tipo de personagem que não tem como não se apegar, sonhador e devotado à sua amizade e amor por Lena, que é uma menina complexada e sofrida, com uma infância infeliz e arruinada, mas que se refugia no mundo criado por ela e Vaclav. Não a muito o que dizer sem soltar spoilers, e estou apaixonada demais pelo livro, pela ideia dessa amizade que não morreu, não conseguindo assim colocar meus pensamentos em ordem. DPL simplesmente.

Lorena 24/01/2013

Fofura!
Iniciei Vaclav & Lena sem pretensão nenhuma, estava apenas curiosa porque vi várias opiniões boas e também ruins do livro. Digo a vocês que o livro foi uma ótima surpresa.

Bom, o livro conta a história de duas crianças, Vaclav e Lena. Os dois são imigrantes russos que se conheceram nos Estados Unidos por estudarem na mesma escola. A família de Vaclav veio para os EUA em busca de uma melhor condição de vida e Lena veio para morar com sua única parente viva, a tia dançarina de boate.

A tia de Lena não pode cuidar da menina por consequência do emprego e por isso pede que a mãe de Vaclav passe um tempo com Lena. Não morando, apenas passando algumas horas do dia. Acaba que a família, principalmente Vaclav, se afeiçoam e sentem pena pelo estado que ela se encontra.

Depois de tempos convivendo juntos, os dois viram inseparáveis e Vaclav se apaixona por Lena. Algo muito doce, que nem ao menos ele sabe que está apaixonado.

Lena tem dificuldade em aprender inglês e Vaclav a ajudava, simplesmente porque achava que tinha que ser assim.

“Em seguida, há instruções para que as crianças discutam com seu grupo o que procurariam salvar em suas casas em caso de incêndio. [...]
Vaclav decide dar uma resposta mentirosa à pergunta, porque falar a verdade seria constrangedor. A verdadeira coisa que ele salvaria num incêndio seria Lena.”

O pequeno Vaclav tem o sonho de ser mágico, mas isso só funcionaria se tivesse Lena como assistente. Sem ela, parecia que tudo era algo vazio e sem sentido. Ele só conseguia ver seu futuro com ela ao seu lado. Lena era de Vaclav e Vaclav era de Lena. Não existiria futuro sem Vaclav, O Magnífico e Lena, sua assistente.

Mas o destino pregou uma peça, os dois não ficariam juntos por um bom tempo.

A escrita da Haley é diferente de tudo que já li, crua e em terceira pessoa, que em alguns momentos tornou o livro maçante e chato, mas nada que me fizesse desistir de terminar o livro.

A inocência de Vaclav é algo tão puro e fofo que fiquei encantada pelo que ele sentia por Lena. A garota também me conquistou com a sua forma de pensar, sempre precisava de um tempo para absorver e entender tudo o que acontecia ao seu redor, não ficava devaneando.

''Enquanto isso, Lena, no chão, escuta tudo. Por ser calada, os adultos se esqueciam dela, e Lena adquiriu um superpoder que a maioria das crianças desejaria ter: tornou-se invisível. [...]''
Ao fim do livro, eu apenas fiquei abraçada com ele pensando como uma história pode ser tão boa. Tem seus momentos tristes e difíceis, mas a promessa de que o amanhã vai ser melhor me deixou fascinada.

Bom, já entenderam que o livro é bom, não é? Recomendado!

AndyinhA 08/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Pela sinopse desse livro eu imaginei algum tipo de suspense, aí aos poucos achei que pudesse ser algo como o livro “Um Dia”, mas o livro não retrata nada disso e ao final do livro acabei achando o mesmo monótono, com uma narrativa chata e uma história que não contou ao que veio. Não que ela seja ruim, mas é mais do mesmo, é algo que vemos, ouvimos e lemos todo dia. A autora não transformou isso em algo especial.

Vaclav e Lena narra a história de 2 jovens que vem com suas famílias da Rússia, enquanto Vaclav e sua família tem uma estrutura relativamente bacana, pais que queriam vir para América e fazem de tudo para aprender o novo idioma – inglês. A família de Lena é o oposto, veio para os EUA porque coisas aconteceram e a vida da menina nunca foi um mar de rosas.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/10/poison-books-vaclav-e-lena-haley-tanner.html

Beatriz 29/05/2013

Quando duas pessoas estão destinada a ficarem juntas, nada pode separar.
Vaclav e Lena foi escrito pela Haley Tanner, foi publicado pela Editora Intrínseca e possui 272 páginas.

Eu comprei esse livro por indicação da Gabi do blog Fluffy e como ela sempre indica bons livros, dessa vez não foi diferente. Vaclav e Lena foi um dos livros que eu mais gostei em 2012 e é um romance super bonito e sincero. Vaclav e Lena se conheceram desde de pequenos e eles viviam brincando de mágica. O sonho de Vaclav era ser mágico e Lena era a assistente dele.

Depois de um tempo, algumas coisas aconteceram e os dois tiveram que se separar. Vaclav não sabe porque Lena teve que ir embora e ninguém na casa dele explica o aconteceu de verdade. A mãe dele está sempre inventando alguma coisa ou mudando de assunto, e tudo o que Vaclav sabe, é que Lena foi levada por policiais e nunca mais foi vista.

Após 7 anos separados, Vaclav e Lena voltam a se encontrar e quando se encontram parece que nem se conheceram antes, foi um encontro bem estranho. Porém, quando duas pessoas estão destinadas a ficarem juntas, no final tudo da certo. E deu, porque eles simplesmente se completam.

No começo do livro a narrativa é bem suave, leve e fácil de ser entendida. Depois quando eles crescem a narrativa vai ficando um pouco mais séria devido a explicação dos problemas e do sumiço de Lena.

Quando eu leio um livro de romance ou vejo um filme, eu tenho uma coisa que eu não sei explicar. Eu não aceito que o casal se separe e viva a vida junto de outra pessoa, eu quero que eles sempre fiquem juntos. E num momento do livro, Vaclav "esquece" Lena e começa a namorar um outra menina e eu não gostei muito disso. Mas no final da tudo certo e voltam a ficar juntos.

Vaclv e Lena é um romance sincero, puro, inocente e que encanta qualquer um. Não é aquele romance de filme ou água com açúcar, é uma coisa que dá para ser comparada a vida real. Não é sempre mil maravilhas, tem problemas sérios, tem perguntas que nunca são respondidas e os dois só conseguem ficar juntos depois de muito tempo e é aí que as coisas começam a dar certo.

Enfim, esse livro foi um dos meus favoritos de 2012 e eu super recomendo o livro. Vale muito a pena.

Espero que tenham gostado!

Sakaniwa 11/06/2013

Chocante
As páginas finais são incríveis, são totalmente inesperadas! Pelo menos foram pra mim. Vaclav e Lena tem o poder de conquistar e cativar nossos corações logo nas primeiras páginas, e o leitor deve estar preparado pra ter o coração quebrado um pouquinho mais a cada ação de Vaclav. O mais interessante é que o começo do livro tem uma linguagem tão fácil, tão simples, quase infantil mas sem ser bobo, assim como os personagens. Enquanto eles crescem, a linguagem se desenvolve com eles, o que é incrível. E quando você acha que tudo está tão embaralhado, de repente tudo se encaixa nas tais páginas finais, citadas ali em cima. Sério, poderia sim ser melhor, menos enrolativo, digamos assim, mas cada informação foi útil, foi valiosa pra construirmos o passado e personalidade da pequena Lena, que é extremamente encantadora. A qualidade de algumas páginas do livro poderia ser mais "cheia", mas levando em consideração que é o livro de estreia de Haley Tanner, ele é ótimo. Vale a pena ler sim. Só cuidado com a capa frágil!

1 | 2 | 3 | 4 | 5