Vaclav & Lena

Vaclav & Lena Haley Tanner

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Glauciareads 27/01/2024

Um amor que ultrapassa o tempo e a distância
Vaclav e Lena é um livro que conta a história de imigrantes russos tentando uma vida melhor nos EUA.
Vaclav é um garoto de dez anos, imigrante russo que vive com os pais no Brooklyn e tem uma amiga chamada Lena, de nove anos, que também é uma imigrante russa. Lena vive com sua tia e tem uma história de vida complicada, pois não conhece seus pais e vive com a tia em condições de negligência. Vaclav tem o sonho de ser um grande mágico, enquanto Lena sonha em ser sua assistente. Eles têm uma amizade verdadeira e pura, até que Lena de repente muda com Vaclav e então acontece algo com ela que muda a vida dos dois e eles são separados por 8 anos.
A escrita desse livro é fluida e envolvente. Tem algumas partes enfadonhas, mas no geral é um livro bem escrito e que flui bem. Há passagens reflexivas e em alguns momentos até poéticas.
Os principais temas desse livro são imigração, amizade, adoção, abuso, tráfico. Há uma leveza na história de amor entre Vaclav e Lena que se mistura ali com assuntos pesados e mesmo assim a autora aborda esses assuntos de forma delicada e sutil. O foco é a ligação entre Vaclav e Lena e as turbulências que os cercam são basicamente coadjuvantes.
Os personagens são bem construídos e tem várias camadas. Vaclav é um garoto sonhador e forte, Lena é misteriosa e insegura. Os pais de Vaclav são protetores e responsáveis. Os outros personagens aparecem de forma pontual, mas são importantes pra trama tbm. Eu senti empatia pela maioria, mas confesso que algumas atitudes da Lena me fizeram ter um certo ranço por ela (a tia dela tbm é difícil de engolir)
O livro é narrado em terceira pessoa e está dividido em três partes, o que torna a história dinâmica e dá pra ter uma visão melhor do que vai acontecer (a história fica bem dividida e mais fácil visualizar sua direção).
Com frequência os personagens vão do presente para o passado e isso pode confundir um pouco, mas nesse caso não prejudicou a minha experiência de leitura.
A história se passa no Brooklyn, EUA e me deu uma sensação de visualizar filmes antigos (tipo Rocky) de aventura e infantil. Há passagens tbm retratando a Rússia e como a família de Vaclav vivia antes de se mudar, e há tbm sobre o passado de Lena, mas são passagens muito curtas.
O final é o ponto mais fraco desse livro. Tudo acontece rápido demais pra mim, mas no geral eu entendo o que Vaclav (na verdade a autora) fez por Lena. Mas falta respostas, é um final aberto e sem nexo.
Eu gostei muito do livro. Não é um romance bobo de jovens. É diferente. Tem profundidade, tem camadas, tem temas relevantes. É denso e delicado.
Eu recomendo esse livro pra quem busca um romance leve sem ser clichê, com drama, suspense, encontros e desencontros.

annabeabussolari 26/09/2023

História muito fofa, gostei bastante!! super indico para quem quer um livro levinho para ler em um fim de semana

Letícia 14/08/2023

Muito mais do que eu esperava
Esse livro foi recomendação de uma amiga e ele ficou parado por muito tempo an minha estante. Decidi dar uma chance a ele e foi a melhor decisão.
O livro aparenta ser apenas um romance e um amor de infância que é interrompido mas depois restaurado. Mas na verdade tem muito mais por trás dele, mistério, traumas, confusão
No começo as coisas não fazem muito sentido mas o desfecho é impressionante e uma lição de que muitas vezes as coisas não são como parecem.
Uma história pra chorar, rir e ter esperança.

Ana 21/02/2023

Não vou mentir para vocês. Sabe quando a gente é tão compulsiva que compra um livro só porque ele está muito barato ou porque a capa é maravilhosa demais? Foi justamente isso que aconteceu: entrei na Submarino num dia qualquer e Vaclav & Lena estava por R$: 4,49. Não bastasse isso, essa capa é a minha favorita dos últimos tempos.

Vaclav e Lena têm nove anos de idade e são imigrantes russos que moram nos Estados Unidos. Apesar de terem essas coisas em comum, levam uma vida muito diferente. Vaclav mora com os pais em uma casinha que apesar de pequena, é bastante confortável. Apesar do pai ser um pouco ausente, tem uma mãe muito amorosa e cuidadosa. Lena mora com a tia - que a deixa praticamente largada no mundo - em uma casa totalmente imunda e sem condições. Mas isso não é o pior: Lena vivia totalmente sem amor, com exceção do seu melhor e único amigo e de sua adorável mãe.

As crianças se conheceram aos seis anos de idade, se não me falha a memória, e não se separaram desde então. Todos os dias Lena ia para casa de Vaclav para ensaiarem o maior sonho do garoto: ser mágico e ter como assistente a sua linda amiga. A única coisa que a menina queria era encontrar o seu lugar no mundo, junto com Vaclav e as meninas da sua escola.

Gente, que história mais linda. Não existe coisa mais gostosa no mundo que comprar um livro sem pretensão nenhuma e ele se tornar uma surpresa. Foi uma delícia ver - ou ler, no caso - a paciência com que Vaclav lidava com Lena, que tinha muita dificuldade em se adaptar no novo país. Além de não ter conhecido os pais, se mudou para os Estados Unidos bem nova, mas não conseguia dominar o idioma de jeito nenhum. Esse é um dos motivos de ela não conseguir se sair bem na escola e não fazer novas amizades.

Inicialmente, pensei que a história se tratava de mais um infantojuvenil que não passaria do bom. Mas pessoalmente, não acho que esse gênero classifique a obra. É muito mais denso e profundo do que uma simples história destinada ao público um pouco mais jovem. Há dor, separação, sofrimento, fuga. Mas, o mais incrível é que, ao mesmo tempo, há um amor tão grande que eu não consigo nem definir.

A única coisa que me desagradou, mas que não tirou a grandiosidade da obra foi um detalhe da terceira parte do livro (não disse isso antes, mas o livro é dividido em três partes, enfim). Não posso dizer o que é porque eu consideraria como spoiler, mas posso dizer o porquê de eu não ter gostado: achei que a autora quis apressar muito o final do livro.

Repleto de doçura e amargura ao mesmo tempo, Vaclav & Lena é repleto de surpresas e emoções que te aquecem do início ao fim.

site: https://www.roendolivros.com.br/

bia 28/10/2021

gostei desse livro, acho que principalmente pelas características originais que ele traz. a ideia dele em si é legal.
gostei do início, que retrata a amizade de Vaclav e Lena desde muito cedo, mostra a pureza, lealdade e cumplicidade entre eles.
empaquei um pouco na segunda parte.
também gostei da terceira parte, que mostra a história da Lena. não é algo particularmente agradável, mas foi bom saber mais.
acontece que o final do livro me deixou decepcionada. acho que poderia ter sido melhor desenvolvido, ou ter ido além. deu a impressão que a história acabou de repente, quando ainda era o clímax.
o fato de eu não ter me identificado muito com o enredo também foi um motivo para eu ter dado essa nota.

Ana Le 03/07/2021

Começo bom para um final xexelento :)
?Sinopse:
Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ela. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que ?felizes para sempre? nunca é um desfecho garantido.
Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu.
O começo me encantou por retratar muito bem a pureza do Vaclav e da Lena quando pequenos, também amei como mostrava o lado da Rasia(mãe do Vaclav) passando pelo processo de maternidade e imigração. No meio, ver o Vaclav sentindo falta da Lena é dolorido, e no final meio que isso não tem conclusão. No final tem muita patifaria e palhaçada mas ainda assim gostei muito do começo e não me arrependo nada de ler.

Amanda 22/05/2021

comecei odiando o estilo da autora, mas no final fez sentido com a história que vai se tornando mais clara e me impactou mto. o final é lindo e mto sensível.
Bel 22/05/2021minha estante
credo

Bruna Cândido 09/03/2021

Comecei odiando, terminei amando!
Um livro que se transforma: princípio um romance aparentemente raso entre dois imigrantes russos. Por fim, uma história de superação, transformação e carinho.
No começo senti muita dificuldade em engrenar na história, pensei que seria um livro sem aprofundamento e maiores reviravoltas. Que engano!
Um amor que nasce da amizade, de forma delicada. Uma narrativa construída respeitando seu tempo! A gente se adapta a Vaclav e Lena, ao mesmo tempo em que eles se adaptam ao novo país e a si mesmos.
Personagens bem construídos, com dores reais e atitudes reais.
Termino essa leitura com o coração mais quentinho e em paz. Recomendo a leitura!

Paula 16/07/2020

Leitura interessante...
Este livro me deixou dividida...
Pois gostei muito da trama, das personagens e do assunto abordado. Porém o que me fez ir mais devagar na leitura, tentando me forçar a ler, foram as primeiras 100 páginas. Entendo perfeitamente que este início foi necessário para compreender a história e conhecer as personagens. Me fez imaginar o que estava acontecendo ou o que aconteceu às eles ao longo da história, me apegando a alguns. O final é esclarecedor, e te faz pensar em como o amor verdadeiro e inocente é tão bonito e recompensador.

Gabriela1958 18/05/2020

#desafioskoob SEM PALAVRAS. Livro super delicado e simples, porém personagens deliciosamente complexos. Estou realmente sem palavras pra falar mais do que isso. Amei.

Tally 27/02/2020

Vaclav e Lena é uma história fofa, que mostra que o amor pode vencer o tempo e ajudar a curar feridas. O abuso se faz presente de forma sútil o tempo todo, a gente só demora pra entender e quando ele vem é um choque.

Zinho 10/08/2019

Nos faz sonhar
Estou resenhando-o um ano após tê-lo lido; entretanto, ainda lembro de muito que vi na estória. Acho que o principal aprendizado deste livro é a premissa de que tudo que é para ser seu, e que deve lhe pertencer, mesmo que se perca por um tempo, um dia voltará para a sua vida e cursará a jornada junto de ti.

Erika Oliveira 13/04/2019

Vaclav e Lena
Dois imigrantes russos, que moram em Nova York se conhecem quando criança se tornando amigos, porém, um dia são separados por algo que Vaclav desconhece e só após 17 anos eles se reencontram, ele descobre o que havia acontecido com Lena e a amizade e o amor renasce novamente entre os dois.

1 | 2 | 3 | 4 | 5