Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Ana Luiza 31/08/2012

Depois de um fim de relacionamento conturbado, meses de terapia e muitas lágrimas, Sarah finalmente está bem. Bruno, seu ex-namorado, é coisa do passado e Sarah apenas quer seguir sua vida em seu emprego mais ou menos ao lado de seu melhor amigo Igor e de sua família. Apesar de tudo correr bem, Sarah sonha com o dia em que encontrará Bruno e vingará tudo o que ele fez com ela.

“Meus pais o detestam. Meu melhor amigo, Igor, diz que já gastei toda a minha cota de babaquice nos anos em que estive com ele. As revistas de mulherzinha dizem que toda mulher passa por isso um dia e Glória, minha psicanalista, diz que isso tem alguma coisa a ver com a minha infância. Eu nem gosto mais dele, obviamente. Mas nunca, nunca mesmo, deixo de pensar em como seria doce me vingar.”
(Pág. 6)

Igor e Sarah são contratados para fazer um projeto em uma empresa de publicidade. Para a surpresa da garota, seu cliente é ninguém menos que Bruno, que ainda continua lindo e sedutor. Sarah decide ser totalmente profissional após o choque inicial de reencontrar Bruno, mas logo ele solta umas declarações românticas e ela se derrete toda.

“Sempre achei que um dia, quando eu realmente soubesse quem era a pessoa certa, as coisas simplesmente aconteceriam como se fosse mágica. Mas agora sei, é tudo tão complicado.”
(Pág. 237)

Quando começa a se reencontrar com Bruno, Sarah se convence que é apenas por vingança, mas a cada jantar romântico, a cada palavra bonita, a garota parece perder mais o foco e, principalmente, seu melhor amigo. Igor não está nada feliz com a reaproximação de Sarah e Bruno e o afastamento repentino dele, acaba por aproximar Sarah ainda mais do namorado.
Entretanto, tudo o que é bom dura pouco. Sarah começa a perceber que Bruno não é o “príncipe encantado” que toda garota quer, na verdade ele está muito mais para sapo mesmo. Mas, com Igor ainda distante, Sarah acaba por continuar na onda de Bruno, apesar de começar a perceber quem seu namorado realmente é.

“Estou desnuda, diante do público e sou tomada por uma onda de vergonha por ter, realmente, pensando que no meu mundo cor-de-rosa ele deixaria tudo e ficaria comigo.”
(Pág. 255)

Quando finalmente cai na real, Sarah percebe que o cara certo para ele definitivamente não é Bruno, apesar de demorar mais um pouco para perceber que seu verdadeiro amor está logo ao seu lado. Enquanto luta para entender a confusão sentimental dentro de si, Sarah ainda terá que lidar com um namorado totalmente errado, em todos os sentidos da palavra. Sarah sabe que Bruno não é o cara para ela, mas será que ela conseguirá se libertar desse amor tão antigo, antes que seja tarde de mais?

“Mas eu pensava que amor era um fogo ardente que fazia a gente sentir a pior dor do mundo e depois ressuscitar de bálsamo de satisfação, para logo em seguida ser atacado outra vez pela dor lancinante e seguir, nesse círculo vicioso, até morrer... de amor.”
(Pág. 316)

Do Seu Lado é um livro simples, leve e divertido. Apesar da trama comum, ela definitivamente não é clichê. O livro me lembrou muito Presentes da Vida (Emily Giffin), Garota Replay (Tammy Luciano) e vários títulos da minha diva Meg Cabot. Para quem gosta dos livros ou autores citados, pode ler Do Seu Lado que tenho certeza que vocês vão gostar!
Os personagens de Do Seu lado são todos bem construídos e reais. Sarah foi uma protagonista agradável, apesar de ter me irritado em alguns momentos. Ela sabia que não deveria voltar com Bruno e sabia que ele era o cara errado, mas não admitia ou agia para mudar a situação. Mas felizmente, ela acaba amadurecendo e tomando as decisões certas, mesmo que demore um pouquinho. Igor é uma cara super fofo, talentoso e inteligente. Ele é um príncipe moderno e não sei como as mulheres não faziam fila para namorá-lo! Bruno é totalmente o contrário de Igor. Perdoem a palavra rude, mas o cara é um verdadeiro babaca. Ele é grosso, mentiroso, controlador e muito irritante. Tive vontade de socar a cara dele a cada cena em que ele aparecia e o triste é que sei que tem muitos caras como ele por aí, tratando garotas legais como a Sarah como lixo. E dá mais raiva em saber que algumas garotas aceitam e gostam desse tipo de cara.
A narração feita em primeira pessoa por Sarah ficou perfeita. A autora souber transmitir todos os sentimentos da personagem, de modo que parecia que a Sarah estava na sua frente contando a história. A escrita simples, rápida e objetiva deixou a história mais fácil de ler.
A Novo Conceito fez mais uma vez um ótimo trabalho. A capa desse livro é simplesmente maravilhosa e não consigo imaginar o livro com uma capa diferente. A edição foi muito bem feita, não me lembro de ter encontrado qualquer tipo de erro.
Do Seu Lado não é um livro muito surpreendente, mas conquista o leitor logo nas primeiras páginas. A trama simples somada aos personagens reais e a narração bem feita, deixam a história divertida e rápida de ler. Esse é um romance bem levinho e fofo, perfeito para ser lido em dias de tédio e chuva. Fiquei curiosa para ler outras obras da autora e espero ter oportunidade um dia.

“Eu estava errada. O amor é simples e complexo ao mesmo tempo.”
(Pág. 316)

Autora da resenha: La Mademoiselle

Ps: Em breve vai ter promoção desse livro e outras obras nacionais! Aguardem!

Ká Guimaraes 17/06/2012

Quem disse que o destino é nosso amigo?
É tão bom quando pegamos um livro e nos identificamos com a leitura, e com os personagens, novamente estou a suspiros depois de ler um livro da Fernanda Saads, ela sabe como cativar o leitor. Como sempre iniciei a leitura numa noite e terminei no outro dia.

A história que a Fê (intima) conta agora é bem diferente do primeiro livro, o qual eu amei, sou fã da Lucy srrs Nesse conhecemos Sarah, uma arquiteta nada glamorosa, que ama o que faz, ainda mais quando está com o seu amigo Igor do lado. Ela não tem tempo para família, mas ama eles, e tem uma fantasia muito legal srsr

Há quatro anos ela foi traída por Bruno, o cara pelo qual ela é completamente apaixonada, acredita que até em terapia ela vai, tudo para superar o que ele fez. Mas Sarah, deseja poder encontrar com ele e mostrar que ela está linda, radiante, quem sabe ele percebe o erro que cometeu. Será que ela irá encontrar ele? E se encontrar como ele vai estar?

Quando eu digo que o destino não é amigo de ninguém, estou falando serio. Sarah recebe uma ordem do seu chefe Nestor, para visitar um cliente, e é ai que tudo vira de cabeça para baixo. Quando ela entra no escritório lá está seu ex.

Ele parece igual, só que melhor. Tem um ar descontraído e os mesmos olhos enigmáticos. Isso realmente foge a todas as minhas fantasias sobre encontrá-lo num esbarrão na calçada. Isso é totalmente pirante por que eu não sei se conseguirei trabalhar para ele como se fosse um estranho. Pag 29

Sarah tenta não pensar que está de frente ao se ex, mas é impossível. Enquanto isso ela não percebe que o seu melhor amigo Igor está se distanciando. Preciso dizer, fiquei com o coração em pedaços nessa parte do livro. Igor é tão fofo, legal, sabe aquela pessoa certinha? Tipo que não passa da velocidade, sabe de tudo um pouco, ele é perfeito, só que a tonta da Sarah não percebe isso a tempo... opss, não posso contar mais nada pessoal.

Tenho certeza que todos vão amar o livro da Fê, pois comigo foi paixão a primeira vista srrsrs Como sempre a Novo Conceito está de parabéns, o kit é lindo, a capa do livro é perfeita, assim que todos lerem vão entender. As folhas do livro são amarelas, super leve o que fica muito bom, pois quando coloca na bolsa não pesa. Meus parabéns a Fernanda e para Editora, que venha mais livros, pois este é perfeito.

Lidy 29/07/2016

Faz um bom tempo que li esse livro, mas ele está na minha lista dos queridinhos. Autora brasileira com uma escrita maravilhosa e envolvente, livro fantástico, a estória te prende desde o início. Como sempre falo, devemos valorizar as obras brasileiras, tem muita coisa boa!
Super Recomendo!

Luks Esperança 12/09/2012

Do Seu Lado
O livro Do seu lado publicado pela Editora Novo Conceito nos mostra o quanto podemos perder com as nossas "burrices", principalmente quando o fracasso está escancarado na nossa frente.

Também já cometi erro aparente, como Sarah (personagem principal), também já persisti em um relacionamento visivelmente desastroso para todos que viviam ao meu redor, só não era visível para mim.

Sarah era bem desligada nos campos que deveriam ser os mais importante para ela, como: trabalho, família e amigos. Ela só tinha olhos para o safado do Bruno, mesmo que no começo da história é quase impossível notar o que realmente vem pela frente, vocês irão me dar razão de chama-lo de safado...

Depois de se decepcionar com Bruno, pois o mesmo deu um pé na bunda da coitadinha sem maiores explicações, Sarah ainda fica balançada no quesito Bruno... E nessa hora, quem aparece? Aparece seu amigo Igor, um amigo leal, gato e simplesmente tudo de bom...rs., mas como toda história tem que haver um clima "realidade", Sarah só tem olhos para o cafajeste do Bruno.

Quando escrevo que toda história tem que haver um clima "realidade", estou relatando a pura verdade, pois a maioria de nós passamos pelo momento de querermos o que mais nos despreza ou nos faz sofrer, não é verdade?

Só depois de 315 páginas lidas, conseguimos ver que sofrer também nos faz crescer, e Sarah (como todos nós) também não conseguiu fugir desta verdade universal.

A autora Fernanda Saads nos proporciona conhecer uma vida de uma personagem que tem tudo para crescer e que na verdade cresce, mas a autora atrela à história a grande importância de conseguirmos manter um ritmo de vida pessoal em consonância com nossa vida profissional e familiar.

Adorei a trama... Apesar de muitos leitores não gostarem de livros que possuam muitos diálogos, acho que isso fez a história de Sarah ficar mais emocionante a cada trecho lido.

E você leitor, o que achou deste livro? Você já passou por momentos semelhantes, dar mais valor a quem não te merecia?
Larissa 21/09/2012minha estante
Gente me apaixou por esse livro, comprei e i em 1 semana, na realidade não conseguia para de ler. Uma linda historia, vale muito a pena ler :)

Maritza Bom 23/08/2012

Nas primeiras páginas conhecemos uma arquiteta que trabalha em uma empresa reconhecida, apesar do relativo sucesso profissional Sarah ainda sofre por uma decepção amorosa. Há quatro anos ela mantinha um relacionamento sério com Bruno, mas a relação encontrou o seu fim quando ela descobriu o verdadeiro caráter do namorado. O processo de recuperação foi terrível, Sarah sofreu bastante, mas teve o apoio incondicional da família e principalmente de Igor. Igor é seu melhor amigo desde a faculdade, alguém com quem pode contar sempre, trabalha e divide suas preocupações. Desde então Sarah sonha e fantasia com o dia em que ao reencontrar o namorado, ele se dê conta de tudo o que perdeu.

Pega de surpresa Sarah é escalada para junto com Igor desenvolver um projeto para uma empresa de publicidade, que por coincidência é onde Bruno trabalha. Sua intenção de se vingar do antigo namorado vai água abaixo, quando ele revela que se arrepende dos seus erros do passado e deixa claro que pretende fazer Sarah se convencer a dar outra chance a ele. Deixando o bom senso de lado e se rendendo ao sentimento que nutria por Bruno, Sarah acaba voltando com ele e depois de algum tempo percebe que de fato nada mudou, ele ainda é ausente, com horários estranhos e muito individualista.

Nesse meio tempo Igor reencontra Renata, com quem começa a sair e namorar. Apesar de não saber ao certo o motivo, Sarah fica incomodada com a situação e a amizade entre ela e Igor fica cada vez mais distante. Descobrindo outro erro de Bruno, o namoro acaba e a arquiteta além de lidar com isso, precisa compreender o ciúme que sente de Renata e o que será esse novo sentimento que cultiva por Igor. Com a ajuda de uma irreverente amiga rica e um empurrãozinho da avó, Sarah se sente segura o suficiente para correr atrás da felicidade, alguém que estava do seu lado o tempo todo, mas que por algum motivo, ela não havia percebido.

Narrado em 1° pessoa, esse título é classificado como um chick-lit e se mostrou uma leitura bastante agradável. Apesar de previsível e de sem dúvida conter algumas situações clichês, possui uma trama bem desenvolvida. Os acontecimentos ocorrem de forma fluida favorecendo a leitura, além de despertar a curiosidade do leitor. Os capítulos são curtinhos e a narração é bem objetiva, os personagens não são abordados de forma complexa, mas através de suas atitudes é possível entender a personalidade de cada um. Durante as páginas, a autora acrescentou algumas mensagens da protagonista para a sua terapeuta, acredito que isso promoveu um envolvimento ainda maior com a rotina e visão da personagem. O ritmo é bacana e incentiva o leitor a ler só mais um capítulo, para depois se dar conta de que o livro já terminou!

Confira a resenha na íntegra em: http://migre.me/apGkk !

Thayna 18/10/2013

Do seu Lado
Livro que me surpreendeu, achava que era como um livro comum mas me enganei.Não é o melhor livro que ja li, mais é o segundo com certeza!
Conta a História de Sarah, que tem uma vida estabilizada, tem um melhor amigo perfeito(Igor) e é arquiteta.Recentemente ela terminou um relacionamento e ainda sente marcas por isso.Ela vê sua vida girar de cabeça pra baixo quando seu ex-amor volta e seu relacionamento com Igor tem uma mudança drástica.O que será que ela faz?Pede ajuda pra sua amiga e cliente Fátima?Corre pra sua terapeuta?
Isso só lendo pra ver.O livro tem uma leitura fácil,e te faz rir,chorar, e com certeza se apaixonar.Será que seu amor pode estar ''Do seu Lado''?...

Ps.Eu adoraria ler outros livros da Fernanda Saads

Tribo do Livro 02/07/2012

Do Seu lado
Sinopse
SARAH É ARQUITETA NADA GLAMOROSA que não dedica tempo à família e fantasia sobre o dia em que reencontra o ex-namorado e o faz perceber que perdê-la, ou melhor, deixá-la, foi seu maior erro. No fundo, ela imagina que nunca poderá ser tão feliz com alguém como foi com ele. já sua família, sua terapeuta e Igor, seu melhor amigo, são totalmente contra qualquer coisa relacionada a esse assunto. Mas quando o destino prepara uma surpresa e ela se vê diante da grande chance de tê-lo de volta e dar o troco, as coisas saem do controle. Será que ela vai conseguir se manter firme no seu propósito ou vai cair novamente nas garras do irresistível Bruno? Ou será que ela vai para de procurar tão
longe e perceber que o amor pode estar...Do seu lado?

Resenha por Ver Sobreira

Não há nada mais conflitante, excitante, enlouquecedor e maravilhoso de que o amor. Este sentimento que nos arrebata e nos transformar.

"Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer."
Luís de Camões

Renata amava Igor que amava Sarah que amava Bruno que só queria se divertir. Clichê? Não. Amor.

Do seu lado de Fernanda Saads, é a história de Sarah, uma arquiteta que não tem tempo para nada e que a quatro anos tenta superar a traição de um namorado: Bruno.

Ao longo da narrativa, vamos conhecendo e entendendo a história de Sarah , que acaba por se tornar uma das vértices de dois triângulos, ainda que não se sinta neles. Interessante, pois ela inconscientemente manipula os dois lados da balança. Igor é alguém que ela sempre considerou seu melhor amigo, sempre recorre a ele quando se sente perdida. Ele esteve ali em todos os momentos conflitantes da vida de Sarah, desde a faculdade quando se conheceram. Bruno retorna a cena em um momento que ela considera estar superando a sua perda de forma verdadeira; e Renata é uma antiga amiga de faculdade que ela reencontra por acaso, após se aborrecer com Igor por conta de Bruno. Bom esse é mais ou menos o enredo de Do seu lado.

(...) Ele parece igual, só que melhor. Tem um ar descontrído e os mesmos olhos enigmáticos. Isso realamete foge a todas as minhas fantasias sobre encontrá-lo num esbarrão na calçada. Isso é totalmente pirante porque eu não sei se conseguirei trabalhar para ele como se fosse um estranho (...)

Ao rever Bruno, Sarah se pega em conflitos, e ela tentá resolvé-los ao som de Roxette, principalmente Spending My Time.

Fernanda Saads apreciadora do genêro chick lit, – que ela considera alegre –, traz uma narrativa interessante, bem escrita, encantadora e dinâmica. Com um certo Q de Emily Giffin, – aliás autora também publicada pela Novo Conceito. Para muitos, isto não passa de literatura de consumo, ou seja, da moda. Porém não concordo, já que o que faz alguém ler deve ser levando em consideração, e muito. Do seu lado é uma daqueles romances que você começa a ler e não consegue largar, porque também se trata de algo que pode acontecer "do seu lado" e realmente nos deixa "com um sorriso no rosto".

O amor sempre será um sentimento que renderá muitos temas e páginas na literatura. Ele nunca se extingui. Sentimento renovador, que pode nos levar ao alto e nos atirar abaixo, mas nunca, nunca será preterido. Muito boa a leitura de Do seu lado, parabéns a Fernanda Saads e a Novo Conceito, por mais esta aposta nacional. Deixo aqui umas palavras da avó de Sarah:

(...) Deixe-se levar! Seja quente ou até fria, mas morna...Morna não.(...)

Recomendado!

Morenalilica 14/07/2012

Será que Sarah enxergará quem está bem "Do Seu Lado"?
Li esse livro em menos de 24 horas. Pronto, falei. Eu não podia parar de ler antes de saber onde o triângulo formado por Sarah, Igor e Bruno iria dar.

O livro é recheado de bom humor. A autora conseguiu criar um clima delicioso. O gênero? Chick-lit, e da melhor qualidade

Sarah é arquiteta e trabalha numa agência, ao lado de seu amigo de faculdade Igor. Igor é seu confidente, esteve ao lado de Sarah durante seus piores momentos, quando após uma traição, ela e seu namorado Bruno se separaram.

Por causa do trabalho, Sarah acaba se reencontrando com Bruno após 4 anos do término de seu namoro e seu coração, que ela achava estar curado, bate mais forte ao reencontrar o ex, que diga-se de passagem, está mais bonito e cheio de amor pra dar.

Igor, não concorda quando Sarah e Bruno reatam o namoro. Ele sente que a amiga não será feliz e que é só uma questão de tempo até Bruno aprontar novamente para ela. Durante a narrativa, percebemos que Bruno esconde algo, mas só quem está de fora é que cosnegue ver as coisas com clareza, não é? Com toda a paixão que Sarah sente por Bruno, ela é incapaz de enxergar essas sutilezas.

A grande questão é se Sarah conseguirá enxergar a tempo que Igor está ao seu lado, sonhando para que ela olhe pra ele. Afinal, “O grande amor de sua vida pode estar mais perto do que ela imagina“!

Eu simplesmente amei o tipo de vocabulário usado pela autora, ela não força a linguagem e nem as situações, tornando a estória muito envolvente. Há trechos muito engraçados, situações bem descritas. A ambientação é perfeita.

Um ponto negativo? Hum, então, como eu sou cegueta, gostaria que a fonte empregada fosse um “tiquinho” só maior, mas isso não prejudicou minha leitura, que como disse no início, foi bem rápida

Recomendo demais a leitura. Se eu soubesse que o livro era tão bom, tão envolvente, teria lido assim que chegou em casa ^^

Resenha orignalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-do-seu-lado-de-fernanda-saads/

Books Friends & News 27/07/2012

Envolvente e Romântico

O gênero chick-lit não faz muito meu estilo, confesso que quando pedi para Scheila o livro para resenha, esperava que fosse desse gênero, mas mesmo a contragosto eu comecei a lê-lo, e tive uma grande surpresa, o terminei em um dia, não porque ele tenha poucas páginas, mas sim que a narrativa flui de uma maneira agradável e instigante, e apesar do final possa a ser óbvio, mas a autora consegue estimular a curiosidade do leitor para descobrir como ela irá finalizar a situação criada na narrativa.

A personagem central do livro é Sarah, uma arquiteta que trabalha numa empresa da área, e teve uma grande decepção amorosa com seu ex-namorado Bruno, ambientada na cidade de São Paulo, Sarah mora sozinha e tem como melhor amigo Igor, também arquiteto que trabalha na mesma empresa dela.

Porém a história gira em torno dessa decepção amorosa, Sarah deixa bem claro que o sonho dela é se vingar do ex-namorado, porém nós mulheres, sabemos que vingança aonde existe da sentimentos mal resolvidos principalmente da parte dela é algo que não dará certo.

Por conveniência do destino ou não, Sarah acaba reencontrando Bruno, e ainda por cima indiretamente tem que trabalhar com ele, após o encontro ele afirma que está arrependido, que Sarah foi a única mulher que ele amou, e mais algumas demonstrações apaixonadas.

Sarah resolve dar uma chance, ou melhor, simular essa chance para se vingar, porém ela se esquece da vingança após o primeiro beijo praticamente, e ela acaba se entregando de corpo e alma. E foram felizes para sempre? Não...

Mas o atraente Bruno demonstra atitudes suspeitas, marca jantares e não aparece, liga pedindo desculpa, e diz que vai fazer ela a mulher mais feliz do mundo, ou fica sem ligar, e ela querendo demonstrar uma mulher madura não exige atenção, e vai levando a relação, mas algum tempo ela começa a perceber que a relação com o Bruno que ela considerava o homem ideal, talvez não fosse tão ideal... e paralela essas indecisões está Igor.

Igor é o melhor amigo de Sarah, se conhecem desde a faculdade, e logo no início a autora deixou bem claro que Igor gosta de Sarah muito mais que um amigo, porém Sarah com a fixação na “vingança”, não enxerga os sentimentos de Igor, e com a volta da relação com o Bruno, na qual Igor detestava já que teve que aguentar todo o sofrimento da “amiga”, e também ele estava começando a demonstrar suas intenções em relação a ela, ele acaba se afastando de Sarah, esfriando a amizade e nesse meio tempo Igor acaba arranjando uma namorada.

Sabe aquele ditado “Somente quando se perde se dá valor”, foi esse afastamento de Igor, que Sarah começa a enxergar melhor seus sentimentos, e percebe que Igor não é somente amigo, é praticamente tudo que ela idealizou em um namorado e numa relação, porém ele está feliz com a namorada, e ela cada vez mais apavorada e como irá reconquistar não só amizade de Igor como também o amor dele por ela.

Não sou uma pessoa que leia esse gênero como citei no inicio da resenha, se li, foram pelos uns cinco, contando com esse em toda a minha vida de leituras, mas Do Seu lado ele cativa nos detalhes, no contexto geral tem várias histórias parecidas, ou com finais óbvio, mas esse a autora consegue conduzir a narrativa de uma forma peculiar, ela mostra uma personagem que vai se descobrindo aos poucos, apesar de ter situações que lembre um chick-lit, uma personagem imatura, que faz tudo errado, a vida dela é desestruturada, mas com o desenrolar da leitura, ela vai amadurecendo aos olhos do leitor.

A mudança não foi abrupta, em apenas 320 páginas a autora conseguiu fazer a personagem crescer e se conhecer, outra ferramenta que a autora usou para esse amadurecimento, foram tanto as sessões com a terapeuta de Sarah, quanto as mensagem na qual ela mandava para terapeuta através do celular, esses meios foram essenciais para leitura fluir e a personagem não ficar horas divagando e com isso deixando lenta a leitura.

Além do toque de humor, outra coisa que me chamou a atenção foi a realidade dos personagens, nenhuma atitude fantasiosa, desde a namorada do Igor, todos os fatos foram mostrados com motivos, tudo motivado por acontecimentos mostrados ao leitor.

E depois de um momento tenso emocionalmente para o enredo, ela intercalava com um momento divertido principalmente com a personagem Fátima, uma socialite emergente que Sarah estava fazendo um projeto para melhoria da casa, que tinha um ótimo relacionamento com o marido e usava alguns meios para apimentar a relação, o leitor dá boas gargalhadas com Fátima.

"- É que tenho um compromisso... – seu rosto toma uma expressão misteriosa. – Um coisa que preciso fazer durante nossos encontros porque meu marido não pode saber.
Ih! Não acredito! Fátima tem um amante!
- Fátima... Não quero participar disso – acabo dizendo.
- Oh, amoreco – ela diz, dando um beliscão na minha bochecha. – Não é o que você está pensando.
- Não?
- Não... Só estou fazendo aulas de pompoarismo – ela diz e as suas bochechas ficam coradas.
- Pompoarismo?
- É! Você sabe... Dentro de alguns meses conseguirei atirar lâminas com a minha vagina! Não é o máximo? – ela diz, agora, animada. – Quero fazer uma surpresa ao Nilson
Blergh!"

Conclusão: Através do livro Do Seu Lado mudei um pouco a opinião do gênero chick-lit, talvez o que me incomodava eram os chick-lit com personagens adolescentes, mas quando tem personagens adultos, além de uma boa narrativa, conduzida perfeitamente por uma grande autora, eu consiga aceitar melhor o gênero.

No caso do livro Do Seu Lado realmente o livro me fascinou, e qual mulher que não gosta de um romance leve, divertido, romântico e feliz??? E esse livro essencialmente conquista pelos detalhes, como a dedicatória do livro de Igor, ou os motivos das atitudes do Bruno? Como a autora usou de métodos que fluía com a narrativa, ou personagens adicionais que davam agilidade na leitura.

Sinceramente não sei responder somente um motivo que me levou a gostar muito do livro Do Seu lado, um chick-lit nacional bem escrito e de desenvolvido pela autora Fernanda Saads, indicado para leitores do gênero e quem sabe para quem não goste de livros chick-lit mude de opinião.

PARA LER A RESENHA COMPLETA COM CITAÇÕES ILUSTRATIVAS ACESSEM ---> http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/07/resenha-premiada-do-seu-lado-fernanda.html

Helana O'hara 08/09/2012

Do seu lado
“O Grande amor da sua vida pode estar mais perto do que você imagina”. Pensem bem nessa frase.

Fernanda Saads nos apresenta Sarah, uma arquiteta meio enrolada que está um pouco decepcionada com sua carreira e a falta de glamour ao redor dela. Sarah saiu de um relacionamento perturbado há quatro anos e mesmo com todo esse tempo, ainda não se curou do ex-namorado. Faz terapia, já sonhou com ele e se pergunta como ele está.
Sarah tem um melhor amigo, Igor, também arquiteto, trabalha com ela, lindo, atencioso, esforçado, inteligente, ou seja, tudo que uma garota quer.
Porém Sarah não percebe isso.
Igor a convida para ir ao sitio da família e lá já rola um climinha! Voltando para cidade grande, Nestor, chefe deles tem um trabalho para os dois, cuidar do projeto de uma firma de Publicidade, chegando ao local marcado, Sarah se depara com seu ex-namorando e com todas as suas dúvidas e vontade afloradas no coração e na mente.
Será que Bruno mudou?
Identifiquei-me com Sarah, nos pensamentos dela, na forma que ela age, as dúvidas em relação a Bruno (porque eu tive um Bruno em minha vida e pra piorar a questão o nome dele era BRUNO), seus arrependimentos, as brigas com Igor até que ela se dá conta do amor que sente por ele.

Sarah é bem humana, acho que todos já pensaram ou agiram como ela em determinado momento. Achou que iria dar certo e depois deu com a cabeça no poste.
Já Igor é aquele cara dos sonhos, que está o tempo todo perto, lindo, um amor de pessoa e quando ela se dá conta que pode perdê-lo... Bem daí tudo muda de figura.
Fernanda Saads escreveu um romance leve, cheio de diálogos inteligentes e questões amorosas femininas clichês, mas com uma pitada certa de bom humor.
Amiga/cliente de Sarah, Fátima é uma mulher madura que tem um pé no cafona, mas um coração incrível, ela deu o ar certo de bom humor que o livro precisa, sem ficar apelativo.
Tenho um pouco de Sarah, pois me pergunto até hoje de quem realmente gosto. Como Sarah também tem um passado meio assombrado com alguém, mas tenho alguém que eu gostaria que soubesse o quanto gosto dele e como ela não percebi ainda o que posso sentir.
Claro que na vida real, as coisas são completamente diferentes. Meu Igor no caso, nunca deixou nenhuma pista de que gosta de mim, mas sou a favor de deixar a coragem aflorar na pele e falar o que sente.
Fernanda soube escrever isso muito bem!
Do seu Lado é um livro charmoso, divertido e completamente inteligente, leiam e divirtam.
“Estou surtando de vez. Eu não gosto mais dele, logicamente. Você sabe disso. Eu sei disso, não sei? Mas por que meu coração deu cambalhotas quando ele se aproxima de mim?” Pág 58

“O amor é simples e complexo ao mesmo tempo. É a agradável surpresa diária que você espera. É a compreensão do sei pior lado e o reforço do seu melhor. É saber-se amado ser precisar que seja dito. É a melhor coisa do mundo e é o que faz o mundo melhor...” Pág317

Miloca 05/08/2012

Sarah Albuquerque é arquiteta, tem um trabalho que a satisfaz, ao lado de seu melhor amigo Igor, se dá bem com a família, mas passou os últimos quatro anos fazendo planos e mais planos para dar uma lição no ex-namorado caso voltasse a se encontrar com ele.
Sarah e Igor são escolhidos por Nestor, seu chefe, para fazer o projeto de uma empresa de publicidade. É assim que eles trabalham: em parceria em alguns projetos e sozinhos em outros, mas sempre se ajudando. Qual não é a surpresa de Sarah ao encontrar Bruno, seu ex, para a reunião do tal projeto da empresa de publicidade.
É aí que a vida relativamente tranquila de Sarah vira de ponta-cabeça e ela perde o rumo. Primeiro ela volta a se envolver com o canalha do Bruno. Esconde isso do Igor e da família, pois todos detestam seu ex. por conta do segredo, se distancia de seu melhor amigo. E Igor conhece Renata.
No meio de tudo isso, Sarah só conta com a avó – que é um doce! –, com Fátima – uma cliente “nova rica” espalhafatosa que se torna uma grande amiga – e com a terapeuta.
Para entender as reviravoltas que a vida de Sarah dá, leia Do seu lado...

Leia completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/08/82-do-seu-lado-fernanda-saads.html

Jeniffer 19/07/2012

Do seu lado
Mais um livro de autoria nacional que me surpreendeu, uma leitura que flui muito bem e que além de arrancar algumas risadas, também me deixou curiosa quanto ao desenrolar da estória e no que iria acontecer com os personagens.

Sarah é uma arquiteta que longe do estereótipo que a maioria tem em relação a arquitetos que projetam casas de famosos e tem uma vida glamourosa, o seu trabalho não é nada assim. Mas tem o seu melhor amigo, Igor, ao seu lado, para consolar todos os dias de trabalho cansativos e estressantes. Mas Sarah vive pensando no seu ex, Bruno, pensando num possível encontro com ele, e numa possível vingança por ele ter a traído na época do namoro.

E isso acontece, o tal encontro acontece de uma maneira inesperada para Sarah, e Bruno age também de uma maneira inesperada, fazendo ela se sentir confusa em relação a querer ou não uma vingança com ele, e além disso, ainda faz Igor se afastar dela por pensar em Bruno outra vez.

Do seu lado é um romance a lá chick-lit, ele não aborda só o romance em si, mas ele aborda muito as confusões de Sarah, os seus pensamentos, e principalmente seus sentimentos em relação a Bruno e a Igor. A narrativa é em primeira pessoa, então vemos toda a estória do ponto de vista de Sarah, que sinceramente me irritou no começo por ter dado bola pra Bruno, sim, seu ex que a traiu (várias vezes) no passado.

Mas temos Igor para fazer o papel do melhor amigo, que acho que vocês já desconfiam sobre o que ele sente por Sarah, a estória é meio comédia romântica americana, mas é divertido e interessante ler a narrativa pelo ponto de vista de Sarah, suas atrapalhadas, suas futilidades e no final, ver que ela ainda faz a coisa certa. O que me chamou atenção nesse livro foi que os fatos não ocorreram de uma forma muito rápida, e eu achei legal, como no final onde o possível final feliz não acontece logo de cara, mas sim depois de alguns obstáculos, o que deixou a leitura menos superficial.
(...)

Leia mais: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/07/resenha-do-seu-lado.html

Rafaela Regis 13/11/2012

Do seu Lado - Fernanda Saads
O livro Do seu Lado da autora Fernanda Saads lançado pela Novo Conceito é um livro que eu estava aguardando mais do que ansiosamente, porque desde que eu li o livro As Confissões de Laura Lucy me apaixonei pela escrita da Fernanda. ^^

Nesse livro conhecemos Sarah que é uma arquiteta que sonha com o dia em que reencontrará com seu ex-namorado, Bruno, onde é claro que ela estará linda e ele ficará completamente arrependido de ter terminado. No fundo, ela acredita que nunca mais será tão feliz como foi com ele.

No entanto, seu melhor amigo e confidente, Igor, um charmoso arquiteto, tenta convencer Sarah há muito tempo que ele só a fez sofrer e que na verdade não a merecia. E cá entre nós esse namorado da Sarah não valia nada e era um perfeito cretino, ela deveria estar muito feliz por ter se livrado dele, mas não foi bem isso o que aconteceu.

Sarah é aquele tipo de mulher que gosta de sofrer e não vê bem as coisas que acontecem ao seu redor. Com uma familia meio louca, barulhenta, mas super divertida e descontraída. Um melhor amigo que é um anjo na vida dela, sério ele aguenta todos os chiliques, pitis e dramas que ela faz, resumindo um anjo! Uma amiga bastante inesperada e excêntrica que em pouco tempo se torna a BFF e coloca até um pouco de juízo na cabecinha avoada da Sarah.

Por mais que pela sinopse você já faça uma ideia de como vai ser o final do livro, o desenrolar da história prende o leitor e faz com que ele tenha reações as vezes bastantes adversas, do tipo rindo feito besta agora e morrendo de raiva daqui a pouco, pois a Sarah com as suas ideias mirabolantes e até mesmo desnecessária consegue testar ou até mesmo tirar a paciência, de nós pobres leitores.

Do Seu Lado possui uma linguagem simples, bastante diálogos e cenas rápidas. Os personagens são bem construídos e divertidos, mas claro que em certos momentos E como é um chick-lit ele possui todas as características desse gênero: leitura leve e descontraída, comedia, um pouco de drama, rsrs. A leitura é tão dinâmica e fluída que quando você menos espera o livro acaba. Gostei muito da protagonista e da história em si. Mais um livro nacional maravilhoso! Recomendo!

MárciaDesirée 04/10/2012

Sarah é uma mulher comum, podendo ser qualquer uma de nós. Quem aí não fica balançada com um antigo amor do passado? Ou que nunca percebeu que está apaixonada por seu melhor amigo? Ela é divertida, mas determinada. Assim como o Igor é um fofo de amigo encantado. Eu ri muito e me emocionei. Indico para quem gosta do estilo comédia romântica.

Matheus.Izepon 27/12/2023

Um romance muito bem encaixado
Após ler alguns livros de Nicholas Sparks, mestre do romance (na minha opinião), resolvi ler um livro de Fernanda Saads que recebi há um tempo da editora Novo Conceito, quando tinha um blog de leitura e, simplesmente, me prendi a história.

Do Seu Lado conta a história de Sarah Albuquerque, uma jovem arquiteta que terminou um relacionamento após descobrir diversas traições de seu parceiro, Bruno, um garoto que viria a se formar publicitário. Os dois se conheceram na época de faculdade e tiveram um relacionamento intenso até Bruno vacilar com Sarah.

Quatro anos se passaram, Sarah tocou sua vida trabalhando em um escritório de arquitetura junto de seu melhor amigo, Igor.
Os dois sempre se deram muito bem. Partilhavam dos mesmos gostos para diversas coisas. Faziam praticamente tudo juntos. Até planejavam fazer uma pós graduação na Itália. Igor, obviamente, era apaixonado por Sarah, mas como ela percebeu que ela não o via da mesma forma, resolveu guardar esse sentimento em um cantinho reservado.

Até que um certo dia os dois saem para conhecer um novo cliente que seria proprietário de uma agência de publicidade e advinha! Era Bruno, o ex-namorado de Sarah.
Ver Bruno a atingiu como um soco no estômago pois, durante esses anos que Sarah passou ?superando tudo que aconteceu?, tudo que ela queria era que ele se arrependesse do que fizera. Que rastejasse atrás de Sarah implorando por perdão. Ela chega a dizer à uma amiga que, se fosse para se envolver de novo com Bruno, que fosse para fazê-lo sofrer pelo que fez.

Mas não foi bem assim que aconteceu.

Sarah e Bruno voltam a se encontrar e acaba despertando novamente um sentimento de desejo pelo publicitário. Ela se conforta em sua mente criando pensamentos e teorias que somente ela acredita. Que ele mudou, que ele ama ela e está arrependido. Esse tipo de coisa.
Igor fica P da vida porque sabe que Bruno não passa de um cafajeste. Inclusive, Igor foi quem juntou os cacos de Sarah quando Bruno a despedaçou.

Sarah passa a por Bruno a frente de todos pois está cega de amor pelo ex e isso gera consequências que causam angustia em quem está acompanhando tudo isso como, por exemplo, o afastamento de Igor.

Será que Bruno realmente mudou? Será que Sarah fez a escolha certa ao reatar o namoro, abrindo mão de tantas coisas? Abrindo mão de uma amizade sincera e acolhedora como a de Igor.

Eu não posso responder estas perguntas. O que eu posso te dizer é que Do Seu Lado é aquele tipo de leitura que você termina de ler, fecha o livro e suspira dizendo: que história é que final satisfatório.

O único ponto negativo, na minha opinião, foi as transições entre cenas. Em alguns momentos me senti perdido até ler algumas linhas para poder me situar no espaço e tempo em que estava acontecendo os fatos.

Fora isso, uma ótima leitura que mostra o baita potencial de Fernanda Saads. Adorei!