Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Mell 09/06/2012

Resenha: Do Seu Lado, de Fernanda Saads
Sarah Albuquerque de Lima é uma arquiteta nada glamorosa, como ela mesma se intitula. Trabalha numa empresa de arquitetura junto com o seu melhor amigo, Igor Schneider, certinho, gênio, um cavalheiro! Ela possui um ex-amor que atormenta a sua vida desde o término, época cheia de sofrimento e de fossa, nas quais Igor estava sempre presente, sem falar na sua terapeuta. Passou quatro anos planejando o reencontro, sempre marcado por vinganças e fantasias - mas será que ela estaria pronta para reencontrá-lo?

Sua vida estava de volta ao normal. Seu trabalho estava normal, sua relação com a família, também. Igor até a convidou para ir na festa de aniversário de casamento dos pais, na fazenda de sua família. Lhe mostrou seu mundo, onde cresceu... Até mesmo descobriu como era seu quarto, claro que meticulosamente arrumado, mas com porta-retratos, inclusive um com uma foto deles que tiraram no dia do aniversário dela de 21 anos. Ele era aquele melhor-amigo-irmão que estava sempre ali, ao lado dela, e que fazia de tudo para vê-la bem...

Até que um dia seu chefe escala Igor e ela para fazer um trabalho numa empresa de publicidade. O que ela não sabia era que a empresa é de seu ex, o Bruno que tanto infernizou a sua vida na faculdade, quando descobriu que a estava traindo. Como reagir diante de uma situação tão inesperada, que nem sequer passou pelos seus planos? Como ser profissional e suportar aquele reencontro da melhor maneira possível?

Depois desse dia sua vida dá uma revira-volta, e se transforma. Bruno a visita todos os dias depois do trabalho (e só de noite, sempre à sua maneira), sua relação com Igor parece se fragmentar depois de uma briga que tiveram, ela o reaproxima sem querer a uma de suas colegas de faculdade, percebe que mal reserva tempo para a sua família e quase nunca vai à sua terapeuta. Ao mesmo tempo, uma amizade verdadeira e incomum aflora com uma cliente, Fátima, uma madame exuberante.

Ela terá de lidar com a sua nova vida, que aos poucos desagrada-lhe cada vez mais. Chega num ponto em que ela não suporta mais a sua situação, sente muita falta de sua antiga amizade com Igor, de sua família e sua relação com Bruno mostra-se não um conto de fadas, pelo contrário. Em meio a mais dor, sofrimento e, quem diria, descobertas, Sarah tem que retomar a sua vida de antes, agora sabendo o que realmente deve fazer e com as pessoas certas ao seu lado.

As personagens são muito bem construídas. Igor é daqueles caras lindos, educados, fofos e, enfim, ainda estou para conhecer um igual a ele - é um sonho de amigo, e de namorado também. Fátima é uma madame fora do comum, pois de origem pobre, custa-lhe para entender o mundo frio e controlador da elite, mostrando-nos que nem sempre é a conta bancária que define o caráter - uma grande amiga para Sarah. A avó de Sarah é um amor, sempre com seus conselhos hilários e descobertas incríveis (além de uma ótima cozinheira, que não poderia deixar de ser!)

A escrita de Fernanda é fluída, instigante, sempre cativando o leitor e lhe dando motivos para a leitura de mais um capítulo (li em um só dia, de tão adorável que é a história! Pensei com os meus botões: um livro tão bom, eu deveria ler com mais calma, dedicar muito mais tempo... Mas não rolou de jeito nenhum, era a minha diversão de entre apostilas pré-vestibulares!). A história que criou é incrível de tão cotidiana e agradável. Cada capítulo, cada acontecimento, se encaixa noutro e é essencial para o desenvolver da trama - nada fica fora disso, nada está ali por acaso.

Talvez o único ponto negativo seja previsibilidade da história - inovadora em situações, mas bem previsível em seus acontecimentos. Um ponto positivo: enquanto eu lia, parecia que estava lendo outro livro da Meg Cabot, porém sem o humor marcante de seus chick-lits. Sua escrita é tão harmoniosa, com diálogos tão equilibrados e realísticos, sem aquele tom forçado de invenção que às vezes encontramos em algumas histórias.

Dei cinco estrelas e favoritei aqui no Skoob, então preciso mesmo falar que é um dos melhores lidos desse ano - e ainda melhor: que é nacional!?

Meu blog: http://croissantparisiense.blogspot.com Visitem! :D

Leitora Viciada 15/09/2012

Este livro é um chick-lit e possui todas as características agradáveis que o gênero precisa possuir: é alegre, divertido, dinâmico e charmoso. Mesmo naqueles momentos mais tensos, tristes ou dramáticos, é impossível não deixar de sorrir, porque é o retrato de como por pior que seja determinada situação, existe sempre um ângulo descontraído e engraçado. Por mais desastroso que o momento seja, nada melhor do que encontrar detalhes cômicos, surpresas graciosas e se divertir durante a leitura. Do Seu Lado é um ótimo chick-lit nacional.

Eu não gosto dessa classificação: chick-lit, "literatura para mulherzinha". Acho essa taxação um pouco preconceituosa, embora tenha se tornado uma referência e esteja cada vez mais sendo utilizada pelo público. Prefiro pensar que esse tipo de leitura é como os filmes hollywoodianos que intitulamos comédia romântica. Dessa forma, apesar do gênero continuar agradando mais às mulheres que aos homens, ainda acho que causa menos estranheza no homem que gosta ou está interessado em ler chick-lit pensar no livro simplesmente como romântico ou comédia romântica.
Do Seu Lado, por exemplo, certamente é um livro mais centrado no público feminino jovem adulto, mas acredito que a leitura agrade e divirta homens também.

Tanto que acho que no caso de Do Seu Lado, não foi por acaso que a capa foge um pouco do estilo do gênero. Os tons de azul discreto escapam da mesmice das capas coloridas, geralmente com desenhos, cores mais vibrantes, geralmente rosa ou vermelho... Acho que a Novo Conceito acertou totalmente na escolha dessa capa. Vemos uma jovem mulher pensativa olhando por uma janela e embaixo a foto de uma grande cidade. Será que a capa não foi criada para mostrar que não é necessariamente um livro apenas para mulheres? Para atrair homens e mulheres que não curtem o gênero? Acho que a proposta foi essa e eu gostei dessa ideia.

Sou contra esse machismo de que homem não deve ler chick-lit ou assistir comédia romântica - que para mim é tudo muito semelhante. É questão de gosto, de estar em busca de um entretenimento prazeroso, leve, descontraído, que faz sorrir, e ás veze rir e chorar ao mesmo tempo. É para quem é romântico, mas gosta de ver o bom humor presente no cotidiano dos amores e paixões.
Sou contra também esse feminismo que prega que as mulheres não devem se prender aos chick-lits (e filmes de comédia romântica) por não possuírem conteúdo, ser um material descartável e que pouco acrescenta ao cérebro. Discordo totalmente. Acho que todo gênero literário agrega algo ao leitor, nem que seja diversão, desde que o livro seja bem escrito. E Do Seu Lado é muito bem escrito, dentro de seu estilo e proposta.

Do Seu Lado possui uma linguagem simples, bastante diálogos e cenas rápidas. A narrativa é em primeira pessoa e contada no presente, o que me causou um pouco de incômodo no início. Porém depois de me acostumar e, gostei muito da protagonista e com a história em si. Me diverti muito, tanto que li o livro em poucas horas e nem percebi. Fiquei triste quando acabou e ao mesmo tempo satisfeita pelas horas alegres que passei ao lado dele.

Sarah, a protagonista, nos conta como sua vida se perdeu em fantasia e idealizações longe da realidade. Embora seja uma jovem mulher independente, bonita, moderna e elegante, possui um emprego nada glamoroso como arquiteta. Não possui muito tempo para a família, embora possua ótimos laços familiares e é totalmente dependente de seu melhor amigo, psicologicamente falando. São inseparáveis, trabalham juntos, se divertem juntos e ele até ajuda com os projetos mais complicados dela.
Ela possui uma vida agitada, que fica mais confusa ainda ao reencontrar seu ex-namorado. Ela faz terapia, apesar de faltar a várias sessões e perdeu peso, está linda e triunfante. Reencontrar o ex que causou tanto mal a ela traz a sua mente a ideia de vingança.
Toda a sua família sempre desaprovou o relacionamento com esse ex-namorado (Bruno), com quem ela apenas perdeu seu tempo. Seu melhor amigo, que faz tudo por ela, também sempre o detestou. Parece que apenas ela não enxergava que o relacionamento não era bom para ela.
Igor é um destaque no livro. O amigo que ao mesmo tempo consegue ser engraçado, que é eclético nos programas que Sarah escolhe para se entreterem, ele é sério e todo correto, sem se atrasar aos compromissos e sempre levando o trabalho a sério.

Este é o ponto de partida do livro: Sarah reencontra Bruno, que parece mais bonito e irresistível do que nunca e que além do perdão, quer provar que mudou. Por outro lado, Sarah fingi estar no comando de tudo, de ter uma vida perfeita, de ter mudado para uma mulher totalmente segura, enquanto começa a ficar cada mais confusa com os fatos que vão surgindo no decorrer da história. Ela tenta não perder o foco.

Outras personagens engraçadas do livro são Renata, uma amiga antiga que Sarah reencontra e Fátima, uma socialite novata que contrata Sarah para reformar sua residência - esta então traz cenas e diálogos cômicos! Outra personagem que gostei é a doce e esperta avó de Sarah, que prova que a experiência de vida faz a pessoa ter uma visão mais ampla de tudo.

Um livro que apesar destacar as confusões do cotidiano, os encontros e desencontros do dia-a-dia e as dúvidas de Sarah perante todo o seu futuro, tanto amoroso quando profissional, são passadas algumas mensagens simples:
Crescimento. Necessitamos crescer. E ás vezes isso dói ou é muito complicado. Devemos nos desapegar de coisas, de pessoas ou de lembranças.
Devemos dar mais atenção e valor a família e amigos de verdade. Através de gestos simples, rápidas, mas sinceras visitas, diálogos amistosos - tudo isso melhora nossas relações e aproxima as pessoas.
Não vejo o título do livro apenas como a procura pelo amor, que pode estar bem próximo, ou achamos que está e erramos... Vejo também como valorizar as pessoas que realmente estão do seu lado, que sempre estão com você, principalmente quando você mais precisa delas. E o inverso, você está ao lado de quem você ama quando precisam de você? E será que você insiste em manter ao seu lado as pessoas erradas? Como enxergar nos pequenos gestos que determinada pessoa pode estar ao seu lado e ao mesmo tempo ser uma presença falsa e superficial?

Além de muito divertido e dinâmico, gostei bastante do lado romântico e descontraído com que a autora expõe um tema que já foi muito utilizado em filmes, através de uma escrita bem simples, porém envolvente.
É o tipo de livro que você lê para se divertir e distrair, embora possam ocorrer reflexões. Não tem a pretensão de pesar nem de ser uma leitura rebuscada. Pelo contrário.
O final é previsível, mas a forma corrida como a autora o apresenta, é muito interessante. Num último segundo até surge uma pontinha de dúvida.
A coragem e ousadia que surge em Sarah, mesmo que aos tropeços, é admirável e, claro, engraçado!

O que mais gostei no livro foi que apesar de eu e Sarah sermos bem diferentes, vivi uma história semelhante a dela - romanticamente comparando-as.
A Novo Conceito está de parabéns por mais uma ótima publicação. Ainda mais sendo um livro de uma autora nacional talentosa. Espero por mais obras assim.
Recomendo o livro para quem procura por diversão e uma leitura confortável.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Day 16/09/2012minha estante
Gostei de saber mais sobre o livro, a história chama a atenção, deve ter um pouco de mistério e romance... ótima mistura,tembém adoro comédias românticas que mostram a superação ao término de um relacionamento, afinal, quem nunca passou por isso? haha
Ótima resenha, parabéns.

Lucia Sindeaux 16/09/2012minha estante
Eu me empolguei muito pra ler esse livro e com essa resenha mais ainda, amo esse lance de 'desencontros' de tropeços, tenho lido algumas resenhas desse livro e todas me deixam com uma vontade absurda de correr pra uma livraria e comprar, muito bom!

DomDom 16/09/2012minha estante
Eu gosto bastante de filmes intitulados comédia romântica. Não pelo romance, que não faz muito meu gênero, mas mais pela parte cômica mesmo. Ainda não li livros com esse pagada ainda, mas tenho vontade de ler. Como gostei bastante da história desse, ele é um forte candidato a ser o primeiro. E sem falar que é de uma autora brasileira.

Pati 16/09/2012minha estante
Neste momento estou precisando mesmo de um chick-lit , não é o meu gênero preferido, mas as vezes me faz bem ;) Do seu lado me chamou a atenção e tenho ele na lista faz tempo, assim que eu puder, vou ler ;)
Bjs,

TamiresCipriano 17/09/2012minha estante
chick-lit amo rsrs na verdade de todos os tipos de leitura,mas sabe como é ne estou na fase da vida que romance é um maximo ,ainda mais romance comedia parabens mesmo pela sua opinião que me fez agradar mais ainda do livro e pela resenha!

Manuella_3 17/09/2012minha estante
Confesso não saber do q se tratava esse termo 'chick-lit', agora já sei: é um gênero que adoramos, seja no cinema, seja nos livros... desde que não caia nos clichês.
Gostei da sua resenha. E acho q vou colocar o livro na minha estante.

Monique 05/10/2012minha estante
Escreveu muito bem essa resenha e colocou tudo o que eu achei do livro!
Lendo Do Seu Lado, descobri que gosto muito de chick-lit! Já está na minha lista de favoritos e esperando uma nova obra da autora!

Jairolenz 06/10/2012minha estante
Também achei um acerto excelente da Novo Conceito não fazer uma capa muito de mocinha, cor de rosa e etc... gostei dessa capa, atrai homens como eu, que nunca leram chick-lit, juntamente com sua resenha, a se interessarem.

gvazzz 17/09/2020

Reli esse ano e pra falar a verdade é um romance previsível e me dava muuuuuito vontade de dar uns gritos e um beliscão em Sarah para ela tomar jeito na vida kkkkkkkkkkk maaaaaaaaas gostei bastante do desenvolvimento dos personagens e é um livro gostoso para descansar e intercalar entre leituras mais densas

House of Chick 18/11/2012

Quando recebi esse livro pela leitura estava louca para começar o quanto antes, isso porque minha irmã havia lido o outro livro desta mesma autora, “As Confissões de Laura Lucy” (para ler a resenha dela, é só clicar no título) e tinha adorado a sua narrativa, assim como o seu jeito de escrever. Por isso, quando vi essa capa maravilhosa e a essa sinopse promissora, passei esse título na frente de alguns outros da minha lista de leitura e agora venho contar para vocês tudo que achei desta obra.

“Do seu Lado” conta a história de Sarah Alburquerque, uma jovem arquiteta que sonha com o dia que vai poder reencontrar o seu ex-namorado, já que ela está linda e maravilhosa para ele poder ver tudo aquilo que perdeu. Isso tudo porque, quatro anos atrás quando ele a traiu, ela ficou traumatizada e teve que fazer terapia para conseguir aceitar tudo como foi. Agora está dizendo para seus amigos e familiares que já se recuperou desse acontecimento do seu passado.

O que Sarah não esperava é que encontrar Bruno, seu ex-namorado, iria mexer tanto com ela, como de fato acontece. E, por causa dele falar que o que havia acontecido tinha sido um erro, fez com que todas as suas barreiras caíssem e ela acabasse cedendo aos seus encantos. Mesmo indo contra sua família e seu melhor amigo, Igor, ela se vê de novo em um relacionamento com o seu até então ex-namorado.

Seu melhor amigo é um arquiteto inteligente, cavalheiro, além de muito atencioso e lindo. Ele faz tudo para Sarah e a ajudou a passar os quatro anos de sua vida, quando ela estava sofrendo pelo ex. Quando nossa protagonista resolve reatar o namoro com Bruno, consequentemente acaba afastando o Igor de sua vida.

Como era de se imaginar Bruno é um idiota e não consigo entender como alguém iria querer namorar com ele, ainda mais a voltar a namorar com um cara como ele.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/do-seu-lado-fernanda-saads.html
Joyce 19/11/2012minha estante
interessante o livro, mas não atraiu tanto a minha atenção.

joycegadiolli@ig.com.br

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Gostei desse livro mas teve momentos que fiquei com vontade de dar una tapas na Sarah. Como ela pode levar tanto tempo para ver o que todos já tinham visto. Como dizem a paixão deixa as pessoas cegas e foi o que aconteceu com ela e o Bruno. Mas também deu vontade de sacudir o Igor quando ele viajou sozinho. O gente para gostar de dificultar a vida. kkkkkkkk

Um leve bater de asas para todos!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Maya 19/11/2012minha estante
Eu tenho este livro também, mas ainda não tive oportunidade de ler, nestas férias vou tentar colocar tudo em dia,
apesar, é tão legal ter os próprios livros, sabe, só foi este ano que eu soube o que era isso por causa de todas as promoções, e acredito que isso incentive não só a leitura mas o amor por livros.
abraços

@mayh_fernandes

Vanilda 19/11/2012minha estante
Apesar de já ter o livro, eu ainda não li, mas é um dos meus próximos da lista. Até agora só ouvi elogios à história e a sua resenha não foi diferente. Acredito que ter um enredo clichê não desmerece em nada o livro, desde que seja contada de um jeito agradável e parece que Fernanda Saads conseguiu fazer exatamente isso. Mesmo com elementos comuns, a história se desenvolve de forma a prender o leitor e faz com que acabemos nos envolvendo com a história e os personagens, onde não só os protagonistas têm vez, mas como você comentou, os secundários também são bem desenvolvidos e importantes para a trama. Realmente mais um motivo de parabéns aos nossos autores nacionais que têm se sobressaído com suas obras bem feitas e de extremo bom gosto.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Nessa 19/11/2012minha estante
Li esse livro em dois dias! Simplesmente ameei!

Adorei a Sarah, mas em alguns momentos achava ela uma tapada! hahaha
O livro é super recomendado! A leitura é ótima e bem escrita.

Nunca li nada da Fernanda Saads antes desse livro, e estou querendo ler os outros livros publicados dela.

Parabéns pela resenha! Tivemos a mesma impressão do livro! =)

Beijos

Thais 20/11/2012minha estante
Eu gostei muito da resenha e quero ler o livro.

Não sei se é a capa maravilhosa ou a história fofa, mas realmente tenho vontade de ler.

Thais Vianna
@dathais

Brunna 22/11/2012minha estante
Ain, morro de vontade de ler esse livro *-* Não só pelo fato da capa ser bem bonita, mas porque os comentários a respeito dele são muito positivos, não lembro de ter visto um negativo. A história também me chamou atenção...

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Nadia 30/01/2013minha estante
Eu gostaria de ler o livro, mas primeiro ganha -lo no sorteio, um pouco de presunção minha.

Beth 12/10/2013minha estante
Não me chamou tanta atenção assim esse livro. Achei a história bem fraca e maçante. Adorei seus comentários sobre o personagem.
elizabethmsalles@hotmail.com

Saleitura 24/08/2012

O grande amor de sua vida pode estar mais perto do que você imagina
Sarah é uma mulher apática, que nunca se conformou com o final de seu relacionamento com Bruno - o namorado da época da faculdade - há 4 anos atrás. Acomodada, não se dedica ao trabalho como arquiteta, não investe em sua carreira, não dá atenção à sua família. Além disso, falta frequentemente às sessões de terapia, e depois envia várias mensagens de texto para a sua terapeuta, como se fosse possível fazer terapia via SMS!

Sarah não se abre para os relacionamentos, e inconscientemente, julga as pessoas com quem convive como tolas ou fúteis. Mas a partir do momento em que seu melhor - e aparentemente único - amigo Igor começa a namorar uma conhecida deles, e deixa de tratar Sarah como prioridade, a redoma de vidro em que ela vive começa a rachar, e aos poucos ela vai olhando em volta, percebendo que sua alienação e seu distanciamento emocional estão impedindo-na de perceber as boas qualidades das pessoas e aproveitar o que há de melhor em cada tipo de relacionamento.

"De repente, sinto-me terrível. Por que eu espero que ele esteja sempre disponível? Por que estou com ódio dessa nova amizade? Por que detestei que ele tirou férias, se isso era uma coisa que eu mesma vivia dizendo para ele fazer?"

Durante a leitura, senti falta de uma maior contextualização da história. O fato da autora não nomear/situar a metrópole em que Sarah vive me incomodou, bem como a ausência da idade e histórico dos personagens. Conforme vamos lendo o texto, entendemos que ela mora numa cidade grande litorânea - devido aos prédios, trânsito, e a existência de uma marina - e que ela deve estar numa faixa etária entre 24 e 30 anos, mas não dá para ter certeza. Talvez a autora tenha omitido esses elementos de propósito, para que cada leitor identifique-se com a cidade em que vive ou com a capital mais próxima... Algumas cenas poderiam ter ser sido mais exploradas, pois às vezes são interrompidas no ápice do conflito ou ação.

A narrativa em 1ª pessoa é inicialmente rasa. Acredito que isso é um reflexo da própria personalidade de Sarah: ela é medíocre, mas quando sai da zona de conforto, reflete sobre a sua vida e começa a tomar providências para mudá-la, crescendo como pessoa, alterando o seu conceito do que é amar e ser amada, e assim como a narrativa, evoluindo e tornando-se mais rica no decorrer do livro.

"É uma questão de timing. Cheguei atrasada à estação e perdi o trem.
Agora preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: a felicidade."

Apesar dos pontos abordados, a narrativa é fluida e envolvente, li o livro em dois dias. A história é leve e em certos momentos divertida, principalmente quando entra em cena a avó de Sarah, os seus conselhos são ótimos. A amizade que Sarah desenvolve com Fátima - uma de suas clientes - mostra como é essencial ter amigos, mesmo que eles sejam muito diferentes de nós. E o Igor é um fofo, ao contrário do idiota do Bruno. O final foi bonito, com uma mensagem bastante positiva.

" - Esse seu amigo é bonitão. Porque você não se casa com ele?
- Vovó! Pelo amor de Deus! - digo e sinto meu rosto queimar. - Ele é meu amigo!
- Mas, querida, você pensa em se casar com um inimigo?"

Uma leitura leve e descontraída, principalmente para quem curte
o gênero Chick lit.

Resenha feita pela nossa convidada Elis Culceag do blogArquivo Passional

Link da postagem na Saleta de Leitura

Ju 22/01/2013

Do seu lado
Eu adorei Do Seu Lado!! É um chick-lit, mas isso não me impediu de chorar umas três vezes!! É que ele mexeu comigo de verdade, como vocês vão entender lendo a resenha.

A Fernanda criou personagens reais; confusas e com sentimentos. Humanas.

Eu me encantei pelo Igor bem rápido... Ele tem uma sala enorme rodeada de livros por todos os lados na casa dos pais!!! Quero ele e a sala pra mim! hahaha... E gente, ele ainda dança, e muito bem!!! Onde eu arrumo um cara assim??

Os pais dele, dona Noeli e seu... hummmm... aqui complica... seu Tércio, de acordo com a p. 23, ou seu Hilton, de acordo com a p. 166... O pior é que eu até voltei para conferir... e está bem especificado: fulano, pai de Igor, em cada página com um nome diferente.

Bom, o que eu queria dizer, antes de interromper a mim mesma, é que os pais dele são encantadores também. Essa troca do nome foi uma mancada bem grande, mas não me impediu de mergulhar de novo na leitura poucos minutos depois. O pior é que aconteceu pelo menos mais uma vez no livro, não de forma tão explícita (com um sobrenome). Enfim, apesar de ter sido ruim me deparar com essas pequenas confusões, elas não estragaram minha leitura.

Agora, a outra ponta do triângulo: Bruno. O cara é um babaca. Ele e a Sarah fazem joguinhos desde o momento em que se reencontram (eles são ex-namorados, que se separaram quatro anos antes). Acho esses joguinhos detestáveis e acredito que numa relação saudável não tem espaço para que eles aconteçam. Mas tem gente que é fã, vai entender...

E, por falar na Sarah, como ela consegue ser tão burra e lerda??? Parece que não consegue aprender nada! aff... Mas não posso odiá-la tanto porque, infelizmente, um dia já fui parecida com ela. Já tive um Bruno na minha vida, um cara que parecia gostar de me fazer sentir insegura e que não me dava o menor valor.

"Sempre achei que o amor fosse instigador, e não tranquilizador - me pego dizendo. - Achava que amar era sempre sentir que faltava alguma coisa, sabe? Tipo você achar que é feliz, sentir frio na barriga e tudo mais, mas nunca deixar de ter aquela pontinha de insegurança. Como se aquela pessoa fosse desaparecer a qualquer momento e você precisasse estar o tempo todo correndo atrás dela, fazendo coisas para segurá-la."

Isso quem disse foi a Sarah, nunca pensei assim. Por isso eu era muito infeliz, embora não quisesse enxergar isso, com o cara que citei acima. Ele simplesmente tinha uma visão diferente (equivocada) do amor. Ainda bem que a Fernanda permite que a Sarah amadureça no decorrer da história.

"Ser alguém que você não é pode fazer os outros felizes. Mas, e quanto a você?"

Pois é, Sarah, eu também levei um certo tempo pra descobrir isso.

Uma personagem que eu amei foi a dona Stella, que dá sábios conselhos à neta. Se não fosse por ela, a Sarah não teria nunca descoberto o que realmente queria e sentia.

"- Querida, por que você não se deixa viver? Eu a vejo sempre morna. Ah, essa mania dos jovens de achar que a vida é muito longa... Se eles soubessem... - ela está dizendo e eu me remexo, desconfortável. - Deixe-se levar! Seja quente ou até fria, mas morna... Morna não."

Eu tive sorte de ter avós maravilhosas... uma delas ainda está comigo, mas a outra não está mais por aqui. Amo as duas pra sempre. E fui mais sortuda ainda por ter uma bisavó fantástica por grande parte da minha vida também. Eu não conseguiria ser quem sou sem a presença amorosa dessas mulheres na minha vida. Então adoro quando uma avó tem um papel importante em um livro.

Li Do Seu Lado em poucas horas. Os capítulos curtos e a linguagem simples fazem dele uma leitura rápida e prazerosa. Divertida em alguns momentos, emocionante em outros.

É um dos quatro livros nacionais lançados pela Novo Conceito em 2012, espero que a editora amplie esse número em 2013!! Amo ver a literatura nacional ganhar o espaço que merece!

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-do-seu-lado.html
Paula Zawatski | @paulazawatski 05/02/2013minha estante
Nossaaa, fiquei encantada, pela resenha já da pra etr noçao que a historia eh mt pura emocao, eu qrrr

Sâmella Raissa 08/02/2013minha estante
Fico cada vez mais ansiosa para ler esse livro. Eu amo história assim, pode ser clichê e tal, mas eu não ligo, o que importa é a forma com a qual o autor conduz a trama, e já ouvi ótimos comentários sobre esse livro ^-^ Quero muito lê-lo! :)

Leilane 14/02/2013minha estante
Não é por nada não, mas esse book trailer escreve coisas que podem levar a assumir coisas sobre o livro que ele não, afinal o livro é muito melhor do que isso. Acho que as sinopses sempre fazem coisas desse tipo.
A melhor parte de ter lido livro foi poder compartilhar com um pessoal incrível, a Ju inclusa!
Você não falou da chatíssima Renata, quase tanto quanto o Bruno, mas o Bruno ganha, mas talvez ela seja tão irritante que não é digna de nota.
Amei o livro! Chick-Lit é o que há!

Lua 23/03/2013minha estante
Não sei se gostaria da leitura o.O essa conversa de sofrer, parar de tentar ter uma vida (seila) normal por causa de uma pessoa que não te valorizou e depois erguer a cabeça somente por uma vingança?! Mas deve ser enriquecedor, vê-la crescer e madurecer no decorrer da história, pois, acho que todo mundo já teve uma fase de amadurecimento "forçado".

Ana Paula 23/03/2013minha estante
Adorei esse livro, e apesar de às vezes ter perdido a paciência com a Sarah, valeu ter lido cada palavra....

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
O cara já ganha pontos comigo só de gostar de livros, imagina com uma biblioteca particular - eu gamo.
História interessante e eu gosto de ver a literatura nacional ganhando o seu devido espaço e valor.

Thaís 07/04/2013minha estante
Estou babando eternamente neste livro, desde a primeira vez que vi ele me apaixonei (nemseiporque) Acho que eu tbm iria chorar muito sou mt sentimental (mesmo não querendo ser) Esperando anciosamente para ter este livro na minha estante!

Baah 11/04/2013minha estante
a unica coisa que posso falar sobre esse livro é que ele é perfeito, sabe emociona e é super real, gostei demais!

Dani 15/04/2013minha estante
Tenho muita raiva de personagens que pagam pau para caras que não merecem, mas não julgo porque quantas vezes minhas amigas não disseram: ''para de ser trouxa''??? Tô louca pra ler *-*

Yasmin 26/10/2012

Chick-lit nacional

Quando chegou o kit desse livro fiquei imaginando o que esperar porque segundo a sinopse era apenas o romance. Demorei a ler, mas ontem enquanto estava arrumando os livros comecei a ler e já terminei. O livro se encaixa na descrição chick-lit nacional e para mim foi surpresa. Ainda não li muitos livros do gênero, sejam nacionais ou não. Fernanda Saads tem uma escrita gostosa e o desenvolvimento é bom, mas a história peca em alguns quesitos que pode incomodar bastante dependendo do envolvimento do leitor com o gênero.

Sarah é arquiteta melhor amiga de Igor e ex-namorada de Bruno. Como a sinopse insinua o relacionamento dos dois terminou muito mal. Todo mundo não cansa de dizer que Sarah se livrou de uma boa, mas no fundo ela ainda está insegura em relação a eles. E quando é chamada para o projeto da agência de publicidade de Bruno tem certeza de que não conseguirá resistir. Pelo menos ouvirá o que ele tem a dizer. E é nesse meio tempo que as coisas entre ela e Igor começam a ficar estranhas. O amigo simplesmente tira férias, desaparece e quando volta está de namorada nova. Sarah não sabe como agir. Precisava dos conselhos de Igor, mas o clima entre eles está muito carregado. Bruno não dá folga e parece genuinamente arrependido. A única coisa que era certa também parece perdida. A pós-graduação que ela e Igor pretendiam fazer na Itália perdeu o sentido agora que eles se afastaram. Entre amizades, erros e acertos Sarah precisa descobrir o que realmente quer. Parar de mentir para si mesma e aprender a enxergar as sutilezas das relações. Pequenos detalhes que denunciam a verdade por trás de cada gesto.

Essa é a premissa central. Algo bem mulherzinha, se é que essa é a melhor palavra. Não acho justo usá-la porque poderia ser um personagem masculino no lugar de Sarah. Claro que com as devidas mudanças de personalidade. Todos nós corremos o risco de não enxergar o que está bem diante do nariz e jogar boas chances fora. A autora escreve bem e a narrativa tem um ritmo cadenciado muito bom de acompanhar. Os diálogos entre Sarah e sua amiga Mônica são ótimos, assim como o fato de Mônica ser mais velha que Sarah ter rendido diálogos muito bons.

Meu único porém é a cegueira de Sarah. Ok, ela podia não ter percebido o óbvio em relação a Igor, mas em relação a Bruno? Sei que é crível e que infelizmente as mulheres em sua maioria ainda enxergam um namoro todo errado como perfeito, mas ainda assim me incomodou. Durou demais. A autora poderia ter desenvolvido outras partes da história e criado uma trama maior. Por ex. a tal namorado do Igor. Podia jurar que ela tinha se envolvido com Igor a mando do Bruno. Ao final as coisas aconteceram um pouco diferente do que imaginei. Dos personagens secundários os melhores foram Igor, a avó de Sarah e Mônica. A história é ideal para quem curte chick-lits e romances puros. Com um final esperado, mas satisfatório.

Leitura rápida, com um ritmo fluido e agradável. A edição (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/10/resenha-do-seu-lado.html

lerpraviver 23/07/2020

Primeiro livro brasileiro que li....
Primeiro livro romântico brasileiro que lí, tinha uns 10 anos e me apaixonei por esse mundo desde então, mas não lembro com os olhos atuais, e sim com os olhos de 10 anos atrás.

Tâmara Moya 16/09/2020

Um clichê maravilhoso! Leitura leve, divertida, daquelas que você não consegue largar. Os capítulos são curtos o que para mim é muito importante,pois a leitura se torna mais dinâmica e nada cansativa. A escrita da autora é bem fluída e instigante. Os personagens desse livros são maravilhosos e os diálogos criados são equilibrados e realistas. Um livro gostoso de ler e que cumpre muito bem seu papel como entretenimento.

Rose 19/10/2012

Vou contar uma coisa para vocês, comecei a ler este livro no metrô enquanto ia para a Bienal. Ele estava na minha bolsa por conta do autógrafo que eu ia tentar pegar da autora. Assim que comecei a ler fui simplesmente conquistada pela história logo em suas primeiras páginas. Foi uma espécie de amor à primeira vista. Sério gente, eu até comentei o fato com a autora. Eu espero conseguir passar para vocês o quão bom é este livro.
Sarah é uma jovem arquiteta que faz análise e acredita ter superado os acontecimentos do seu antigo namoro. Secretamente ela tem um desejo, o de reencontrar seu ex namorado, fazer ele se apaixonar por ela e depois dar um bom pontapé nele e se sentir vingada por tudo que ele lhe fez passar. O sofrimento foi tanto que ela só conseguiu sair do fundo do posso graças ao apoio do seu grande amigo Igor.
Eles se conheceram na faculdade e nunca mais se separaram. Trabalham juntos e dividem tudo. São amigos para tosas as horas. Mas um novo projeto pode abalar esta amizade, e o coração que Sarah achou que já estava curado voltou a bater por conta do reencontro com seu ex. Acontece que esta volta pode custar a amizade com Igor.
A vida de Sarah está completamente fora de seu controle. Ela já não sabe o que quer e quem realmente é. Sente a falta de Igor que agora está namorando e não se faz tão presente como antes. Seu namoro não é o que ela sonhava, mas talvez o problema seja ela mesma. A sua vida está deste jeito e pelo visto ela é a única culpada.
Sarah só começa a raciocinar direito quando sua querida avó sofre um enfarto, e ela finalmente percebe que vem dando valor demais para coisas que não valem nada e em contra partida seus maiores tesouros estão sendo negligenciados. Uma grande mudança começa quando sua avó abre de vez as cortinas de seus olhos e de seu coração. Acontece que para Sarah a ficha pode ter caído tarde demais, e agora ela terá que ver seu grande amor ser feliz ao lado de outra pessoa.
Mas sempre há uma luz no fim do túnel, e quem tem uma amiga como a Fátima tem o mundo ao alcance de suas mãos. E se a coragem para lutar estiver dentro de você, então realmente tudo pode acontecer.
Gente, este livro é maravilhoso, com certeza eu não consegui passar tudo o que senti de forma correta. Acho que todas nós mulheres já fomos uma "Sarah" um dia, ou pelo menos conhecemos alguém como a Sarah. Provavelmente muitas de nós já nos apaixonamos por um cafajeste sem vergonha nesta vida.Verdade seja dita que poucas de nós temos um Igor ao lado para chamar de nosso. Acho que nós mulheres nascemos com uma espécie de botão "idiota" que fatalmente é acionado em algum momento de nossa vida.
"Do Seu Lado" poderia contar a história de muitas de nós, inclusive a nossa mesma. Felizmente nossos neurônios sempre voltam a funcionar e percebemos que as estrelas que suspiramos lá no céu podem estar na verdade estarem do nosso lado, ao alcance de um abraço.
"Do Seu Lado" prima pela leitura fácil e envolvente. Uma história que poderia ser chamada de clichê e previsível, mas que nem por isso deixou de ser bem contada. Um toque para todas nós percebemos as pessoas existentes ao nosso redor e para que saibamos valorizar o que realmente tem valor. Não poderia deixar de falar que eu acredito sim em amizade entre homens e mulheres, mas acredito também que o verdadeiro amor começa antes com uma verdadeira amizade.
Deh 18/11/2012minha estante
Estão falando muito bem deste livro, quero ler ainda.
Parabéns pela resenha.

Yassue 01/03/2013minha estante
Gostei muito dele!

Sabrina Piano 03/03/2013minha estante
Ai que livro fofo Rose, já tinha lido várias resenhas e tinha até anotado ele num caderninho que anoto todos os livros que quero, uma pena eu ainda não ter comprado. Mas, agora definitivamente, tenho que ler esse livro, ele parece ser demais, lindo, e super fofo! Dá mesmo pra repensar certas atitudes lendo ele!

Maristela 15/03/2013minha estante
Tenho lido algumas resenhas e comentários sobre esse livro. eu ainda não li mas percebi que tudo o que li até agora, elogiam muito o livro e isso desperta uma vontade de ler o mesmo. Gostei bastante da sua resenha.

Val 18/03/2013minha estante
Parabéns pela resenha...Esse livro parece ser mto bom...estou ansiosa para ler...

Flavia Souza 20/01/2013

Do seu lado - O grande amor de sua vida pode estar mais perto do que você imagina - Fernanda Saads
Sarah é uma arquiteta que tem uma vida morna, um emprego longe de ser glamoroso e sua vida amorosa, bem ela não tem vida amorosa! Ela nunca se recuperou do fim do namoro com Bruno, e acha que nunca vai ser tão feliz com outra pessoa quanto foi com ele. O seu melhor amigo Igor é um cara super certinho, muito inteligente, também é arquiteto e está sempre disposto a ouvi-la e a ajuda-la.
Os clientes da Sarah são uma coisa de outro mundo, com grande destaque para a Fatima que é muito engraçada e se torna uma verdadeira amiga ao longo do livro. As coisas só começam a mudar quando ela e o Igor se tornam arquitetos de um projeto grande, que ela não sabe mais envolve a empresa de Bruno.
Senti muita pena do Igor em diversos momentos, porque ele é aquele tipo de personagem encantador que eleva seus padrões e que você fica procurando na vida real, mesmo sabendo que não vai encontra-lo nunca. É impossível não gostar dele já nas primeiras páginas. A Sarah por sua vez me irritou um pouco, não entendo como ela pode ser tão cega quando se trata de alguns assuntos, por vezes deu uma vontade imensa de sacudi-la e gritar bem alto que o que ela procurava estava bem na frente dela e só ela não via.
O mais engraçado neste livro é que você já imagina o final da estória logo no inicio, mais ainda assim não fica chato. O mérito disto é todo da Fernanda Saads que escreve de maneira muito fluída e simples de modo que é impossível de largar o livro.
Outro ponto é a capa, que mesmo sendo linda, foge um pouco do “estilo padrão” de capas de chick-lits (que geralmente envolve muitas cores e desenhos), e dá a impressão de que o livro poderia ser mais triste ou mesmo ser um drama.
Por fim, Do Seu Lado é um livro para divertir e cumpre muito bem essa missão. Quando chega ao final (e que final!) você fica com aquela sensação gostosa de ter lido um livro bem escrito, engraçado e envolvente. Trata-se de uma história simples mais gostosa de acompanhar, que te prende do inicio ao fim. Recomendo a todos que queiram ler algo divertido, despretensioso e nacional.

“Mas eu pensava que amor era um fogo ardente que fazia a gente sentir a pior dor do mundo e depois ressuscitar de bálsamo de satisfação, para logo em seguida ser atacado outra vez pela dor lancinante e seguir, nesse círculo vicioso, até morrer... de amor.
Eu estava errada. O amor é simples e complexo ao mesmo tempo.” (pág. 316)

Resenha para o blog Leiturinhas: http://leiturinhas.com/2013/01/16/do-seu-lado-resenha/

Gabi 07/08/2012

Fiquei imaginando se a autora do livro, ao escrevê-lo, estava pensando naquela música do Jota Quest que diz o seguinte: “o seu amor pode estar do seu lado”. Porque é exatamente essa música que o livro me lembrou, e, enquanto lia, não pude deixar de pensar nela, tamborilando na minha mente. Fernanda Saads é mais um exemplo, pra mim, de como a literatura nacional pode ser incrível.

A autora conseguiu construir um romance muito fofo que nos prende desde a primeira página. A história é um pouquinho cliché, vou admitir: você sabe quem fica com quem só de ler a sinopse, porque está na cara (e não deveria ser tanto), mas o modo como ela levou toda a história até lá fez toda a diferença.

Os personagens são, de modo geral, todos muito queridos. Tive uma “relação” de proximidade, uma simpatia com cada um deles (menos, é claro, com o ex-namorado da protagonista – que é um idiota, diga-se de passagem). A construção da história acontece em, basicamente, dois ou três ambientes, mas é nos lugares aonde eles menos vão que eu mais gostei. Por exemplo: tem uma cafeteria que Sarah e Igor sempre vão, como se fosse um lugar só deles, e a autora conseguiu transmitir esse sentimento para o leitor, fazendo com que queiramos que esse lugar, esse “esconderijo” realmente exista, e onde poderemos encontrar os personagens, como se eles fossem reais.

Tive vontade de dar uns sacudões na Sarah na primeira metade do livro, porque ela simplesmente não via coisas que todo mundo via, e que estavam na cara. Mas depois ela enxerga, o que foi um alívio. Gostei muito também da ideia da autora de colocar a personagem em uma terapia. Assim, ela reflete todos os seus momentos com a doutora, fazendo com que, nessas horas, consigamos ver o que se passa dentro da cabeça dela. E foram nessas consultas, entre falas e e-mails escritos, que ela viu o que estava acontecendo.

Não tenho muito que eu possa falar sobre esse livro sem fazer com que ele perca a graça pra vocês; porém, não tenho como não recomendar essa leitura. É possível ler o livro em um ou dois dias, porque você gruda na história e quer saber logo o final. É um livro cativante, fofo e que você não vai esquecer com tanta facilidade. Leia!

Neyla 07/02/2013

Do seu lado é um daqueles livros com história leve, que te envolvem desde o primeiro capítulo e que a leitura flui de uma forma super natural. Através das páginas, vamos conhecendo Sarah, uma arquiteta sonhadora e cheia de manias, que mora sozinha e trabalha numa empresa de arquitetura, junto com seu melhor amigo, Igor. Um dia, em uma reunião com um cliente da firma que trabalha, reencontra seu ex-namorado, Bruno. O relacionamento deles acabou de uma forma nada amigável. Ela descobriu suas traições e, por conta disso, passou a fazer terapia. Tudo que Sarah mais quer é se vingar do ex. E vê, nesse reencontro, a oportunidade de reconquistá-lo e poder dar o troco.
Sarah é uma daquelas mulheres que de tanto pensar fixamente em algo, acaba ficando cega para as coisas que estão ao seu redor. Sua fixação em Bruno é tão grande que sua vida vira de ponta cabeça e só após um grande baque, começa a perceber que suas escolhas, antes tidas como acertadas, não são tão certas assim.
Me identifiquei bastante com a personagem (e acredito que muitas mulheres também irão se identificar), suas confusões, seus pensamentos a mil e a forma, um tanto quanto desesperada, como encara alguns fatos de sua vida.
Igor é outro personagem marcante. É o bom moço, educado e extremamente fofo. Acho que toda mulher quer um Igor do seu lado. Ele é extremamente cativante. A relação de amizade entre eles é muito fofa. Ele faz de tudo para agradar, é amigo para todas as horas e agüenta todos os chiliques com a maior paciência.
Outro personagem, como Fátima, uma nova rica e cliente de Sarah, foi a principal responsável pelas minhas risadas no decorrer da história. Com seu jeito extravagante e franco, ela me conquistou desde o primeiro momento e teve um papel muito importante na vida de Sarah.
Do seu lado é um livro gostoso de ler e com uma protagonista que é igualzinha a qualquer uma de nós, o que torna a leitura muito mais interessante. Comecei a ler numa tarde e quando vi já estava na metade do livro. Os capítulos, por serem curtos, dão uma agilidade maior a leitura e a narrativa é tão boa que não dá vontade de parar.
Ri bastante com algumas situações, tive vontade de dar uns tabefes em Sarah, fui compreensiva com ela e suas crises... e, principalmente, torci muito para que ela tivesse o seu tão esperado final feliz. Afinal, como toda e qualquer pessoa, ela merecia o seu.
Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de um bom chick lit. Sem dúvida uma ótima pedida!
Ana Karla 13/02/2013minha estante
Ótima resenha!