Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Laura 15/06/2014

Eu esperava mais
Já li ''Não Sou Este Tipo de Garota'' da Siobhan Vivian e achei bem melhor do que Conselho de Amiga. A autora me decepcionou neste livro, esperava algo bem mais emocionante, e apesar de a personagem principal ser sim carregada de emoções, achei a leitura cansativa e sem graça.
Ruby tem problemas em casa, seu pai abandonou ela e sua mãe há 6 anos atrás, sua amiga Beth sempre insiste que Jim (pai de Ruby) é um canalha e a amiga não deve nunca procurá-lo, etc...

Miloca 26/08/2012

Ruby está completando 16 anos, tem a melhor amiga que poderia querer e duas outras amigas que dão para o gasto. Se dá bem o suficiente com a mãe para não ter muitas reclamações sobre ela.
No dia do seu aniversário, o pai – que deixou a família há 6 anos – reaparece e tira a vida de Ruby do prumo. Ela não sabe por que ele foi embora, mas não queria ele de volta, então sai com as amigas e torce para que ele suma de novo.
É o que parece ter acontecido até que alguns dias depois, enquanto escolhe fantasias para a festa de Beth – sua melhor amiga –, descobre um bilhete do pai pedindo um encontro. Esse bilhete estava escondido no bolso da calça de Beth.
Enquanto ela se pergunta sobre o motivo de sua amiga ter escondido o bilhete, também se pergunta por que o pai veio procura-la apenas agora depois de tanto tempo sem dar sinal de vida.
A única coisa boa nesse momento e que Ruby está descobrindo uma paixão por fotografia com a máquina polaroid que sua mãe lhe deu de presente de aniversário. Além disso, ela conhece Charlie – um carinha de outra escola que também adora fotografia e parece gostar dela.

A história é uma confusão só. Tudo gira em torno das conjecturas de Ruby sobre o quanto seu pai era ruim, como sua mãe não fala nada, que Beth não é a amiga que ela pensava que era, que Ruby devia demonstrar mais sua amizade por Maria e o quanto ela não gosta de Katherine...

Leia completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/08/88-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Mayara.Zampieri 02/08/2023

Conselho de amiga
Achei o livro ruim , não quero te desencorajar querida , mas , achei que o que o livro propôs na sinopse não foi feito , esperava um clichê e fui surpreendida com com 4 assuntos que não tiveram nem pé nem cabeça.
Se vc está procurando uma personagem forte , pode virar a página , porque nesse livro vc não vai achá-la .
3 2 1 Off-line

Jordana 05/02/2022

Enredo raso e mau desenvolvimento da história
Não comecei o livro com grandes expectativas pelas resenhas que já tinha lido, também não esperava que fosse um enredo com grandes reviravoltas, nisso eu acertei. Até a metade o livro não me surpreendeu em nada, tanto que demorei muito pra ler um livro com uma leitura tão simples.
As personagens são muito infantis, assim como a protagonista é muitíssimo egoísta. A partir da metade do livro ele me prendeu um pouco mais, que foi quando o garoto Charlie apareceu, pena que, como tudo no livro, ele também não teve um desenvolvimento e acabamos o livro sem saber qual seria sua participação na vida de Ruby.

Rainy Girl 29/11/2012

Resenha do Blog Sook > http://the-sook.blogspot.com.br/

Ruby vai completar 16 anos, e sua mãe resolve organizar uma festa e convida as amigas da filha — Beth, Maria e Katherine. A maior surpresa da festa de aniversário é quando o pai de Ruby aparece sem ser convidado, afinal ele havia as abandonado quando Ruby era ainda uma criança. Tudo que Ruby consegue fazer é se perguntar o que o pai está fazendo ali, pois fazem anos que ele foi embora e nunca se importou em aparecer antes.

Ruby não está preocupada só com o aparecimento misterioso de seu pai, pois logo outros problemas começam a surgir. Uma de suas amigas parece estar escondendo alguns segredos e logo a amizade pode ser afetada por isso, ainda mais quando essa amiga além de dar conselhos duvidosos parece querer controlar a vida de Ruby. Problemas à parte, surge um garoto — Charlie — na cidade e na vida de Ruby. Eles se conheceram durante uma festa e logo começam um relacionamento. Ruby confia bastante em Charlie, mas talvez esse relacionamento não possa suportar os segredos e intrigas que o rodeiam.

"Conselho de amiga" é recheado de mistérios, dramas, amizade e amor. A narrativa flui facilmente e os personagens são bem construídos. Apesar de que me decepcionei um pouco com o final do livro, que é justamente quando ele começa a ficar bom. A diagramação feita pela Novo Conceito traz fonte agradável e páginas amareladas.

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Eis um livro que no começo eu não dava nada, depois fiquei aficionada e do fim fiquei extremamente chateada porque foi como se a autora decidisse encerrar o livro por preguiça de criar o desfecho mais elaborado que, honestamente, a Ruby (personagem principal) merecia.

Bemmm, Ruby é uma garota que mora só com a mãe desde os 10 anos porque seu pai foi embora de casa e agora, no seu aniversário de 16 anos, ele aparece também sem explicar. É aí que tudo na sua vida vira de cabeça para baixo.
Ruby é uma garota que jamais superou o trauma de ter sido abandonada pelo pai e quem lhe ajudou a enfrentar os tempos difíceis foi sua melhor amiga, Beth.
Mas a amizade com Beth é colocada à prova quando Ruby descobre que a amiga estava escondendo um bilhete de seu pai, que desejava conversar com ela e esclarecer as coisas. Paralelamente, surge um garoto super legal, mas Ruby teme se envolver por medo de confiar nele do mesmo jeito que não pôde confiar em seu pai, sua mãe e sua melhor amiga...

Em um gráfico _/\_
O livro começou tranquilo ou até mesmo bobo porque Ruby se prende muito ao passado e ao fato do pai tê-la deixado e chega um momento que ela é tão repetitiva!
Mas as coisas começam a esquentar quando vemos que Beth, a melhor amiga!!, talvez não seja tão sincera assim.
Achei bem legal o ciúme entre amigas, coisa que acho real e foram bem definidas as personagens, mas não bem aprofundadas nem bem construídas.
Mas (mããss mããããssss mããããããsssss) no fim fiquei tão decepcionada porque senti falta de mais explicações. O livro terminou e eu fiquei cheia de POR QUÊS na cabeça. A mãe de Ruby, uma personagem de peso na história é pouco explorada e mal aparece no livro.
Faltaram mais explicações até mesmo para a coitada da Ruby que, no final das contas, foi a grande tolinha, rejeitada e enganada.

[SPOILER] Para quem já leu...
Como assim o pai dela fechou a janela do carro e foi embora?
Como assim a Beth quer que tudo volte a como era antes??
Como assim a mãe pensou sobre o que fez???
E Charlie????????

Nina 27/08/2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
Ruby é uma adolescente forte, decidida e que não costuma agir sem pensar. Apesar da pouca idade, ela já sofreu bastante na sua curta vida, e soube superar da melhor forma seus problemas. Isso porque seu pai a abandonou quando ela tinha seis anos e nunca mais deu notícias ou qualquer satisfação sobre o que teria provocado a separação.

A sorte de Ruby é que ela sempre pode contar com sua melhor amiga Beth, que a ajudou a lidar da melhor forma com o sentimento de rejeição que ficou depois da partida do pai. Ruby ainda tem problemas de comunicação com a mãe, que prefere ignorar seus problemas a ter que discutí-los com a filha.

Além de Beth e Ruby, o grupo de amigas conta ainda com a namoradeira Maria e a irônica e cruel Katherine, que também está enfrentando o divórcio dos pais. Mas Ruby não se sente muito bem com as duas novas amigas, não sabe se pode confiar nelas, especialmente em Katherine.

No dia de seu aniversário de 16 anos, Ruby só deseja poder comemorar com suas amigas, mas grandes surpresas estão preparadas para ela. Primeiro sua mãe a presenteia com uma Polaroid antiga e a garota começa a descobrir seu interesse pela fotografia. Segundo porque seu pai resolve aparecer na sua porta, como se não tivessem se passado dez anos desde a última vez que se viram.

"Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
- Visita para você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai." (p. 17)

Ruby agora vai ter que lidar com esse novo problema, agora que ele já parecia superado. E em meio a esse turbilhão todo, aparece um garoto muito fofo, Charlie, para mexer com seu coração. Confusa, ela vai buscar apoio nas amigas e vai perceber que nem sempre seus conselhos podem ser 0 melhor para ela.

* * *

Quando recebi Conselho de Amiga da Novo Conceito fiquei muito empolgada, porque já tinha lido Não Sou Esse Tipo de Garota da mesma autora (resenha aqui) e amado! Mas a minha sintonia com esse livro definitivamente não foi a mesma do que com o primeiro.

Todo mundo sabe que se trata de um livro para adolescentes, talvez até mesmo para pré-adolescentes, e eu nunca me incomodei em ler coisas do tipo, mas algo em Conselho de Amiga me incomodou. Não me identifiquei com as personagens, achei-as muito mal aproveitadas na história, e na maior parte do tempo Ruby tomou atitudes muito estranhas. Mas o que mais me incomodou mesmo foi o final, senti que o livro termina exatamente como começou, sem nenhum desfecho ou situação especial. Faltou um tchãn, entendem?

No mais o livro traz alguns pontos importantes, como a influência dos amigos em nossas decisões e aquele sentimento de posse que muitas pessoas sentem em relação ao seu melhor amigo. Não sei se vocês já viveram isso ou se já se sentiram assim, mas tem muito amigo que na hora de nos aconselhar acha que vai resolver nossos problemas e que devemos fazer exatamente o que eles dizem, como prova de amizade. Adolescente tem muito dessa coisa, de achar que tem que fazer porque o melhor amigo disse que assim seria melhor, mesmo sabendo que no fundo não é.

É com esse tipo de situação que Ruby tem que conviver: seguir os conselhos de suas amigas ou tomar as decisões por si mesma?

É um livro bem levinho, gostoso de se ler quando se quer relaxar, mas não esperem nada muito profundo ou elaborado. E se não fosse o final fraquinho, com certeza teria sido melhor pontuado por mim.

B-jusssss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

Ká Guimaraes 04/07/2012

Resenha feita pela Carolina Durães
Olá pessoal do Acordei com Vontade de ler, essa é a minha primeira resenha, então espero que gostem!

Antes de começar a comentar a minha opinião do livro, é importante dizer que o livro se trata de uma história de uma garota de 16 anos. Eu particularmente amo esse tipo de história porque me faz voltar no tempo, onde tudo era bem mais simples, mas eu realmente acreditava que não era rs. Foi pensando nisso, nas inseguranças e nas neuroses que eu tinha nessa idade, que eu li “Conselho de amiga”.

O enredo do livro pode até ser considerado simples. Ruby completa 16 anos, e no seu aniversário, o pai que abandonou a ela e a mãe aparece. Para lidar com os sentimentos que ressurgem após esse acontecimento, Ruby conta com três amigas: Beth, que pode ser considerada a mãe e conselheira do grupo; Maria, a garota que está sempre correndo atrás de garotos (toda garota tem uma amiga assim rs) e Katherine, a esportista, que entrou recentemente no grupo e eu a considero impulsiva, ela não tem freios na língua e nem em suas atitudes, mas durante o livro você até consegue entender porque ela dessa forma.

Após o susto de rever o pai, Ruby narra o livro com trechos de acontecimentos atuais e da época em que ocorreu o abandono (ela tinha apenas 10 anos quando isso aconteceu, e foi algo extremamente traumático). Logo no início quando Ruby vai conversar com as amigas sobre o passado, Katherine faz uma pergunta a ela (sempre direto ao ponto essa garota!), que eu acredito que assombra a personagem durante o livro todo:

- “Mas e você Ruby?”.
- “Ele não amava mais a sua mãe, já entendi, mas por que seu pai abandonou você?”.

Bom, eu nem preciso dizer que no decorrer do livro, Ruby vai ter que lidar com todos os sentimentos sufocados. O que eu achei bem interessante em alguns personagens é o fato de que emocionalmente eles são problemáticos. Não apenas os adolescentes, porque isso seria considerado normal, mas os adultos também. O livro conta como a Ruby vai evoluindo nessa área tão problemática que são as emoções dos adolescentes e ao mesmo tempo ela vai percebendo que as pessoas que ela ama não são tão confiáveis assim.

O final do livro é como se fosse o encerramento de uma etapa na vida dela. Não vou afirmar que foi um final espetacular, mas foi um final lógico por assim dizer. Eu acho que não é em todos os livros que deve acontecer tragédias imensas para lidar com as questões emocionais, e esse livro é uma prova disso.

Espero realmente que tenham gostado da resenha, eu sei que eu gostei de ler e escrever sobre “Conselho de Amiga” E assim que tiver chegado nos 15 comentários, vamos soltar promoção do kit ^^

Veja mais resenhas no

Mia Fernandes 01/05/2020

Conselho se fosse bom ....
Já disse um velho ditado: se conselho fosse bom, ele não seria dado, e sim, vendido.

Conselhos são bons, principalmente quando veem de amigos, daquele melhor amigo, mas não deixa de ser sugestão de outra pessoa, que está do lado de fora da sua vida. Porém, no final das contas, você tem que escolher o seu caminho com sua própria cabeça e se tiver que errar, errou, mas foi por sua própria escolha. Não vai ser porque você não seguiu o conselho do amigo, que ele vai deixar de gostar de você. Mas caso ele deixe, você já percebe que esta pessoa nunca foi sua amiga e que você não pode contar com ela. “Conselho de Amiga – se não dá para confiar em seus amigos, em quem pode confiar?” aborda a questão quando amizade entra em conflito quando opiniões adversas se mesclam entre si e trazem o caos.
Ruby achava que finalmente havia superado o trauma de ter sido abandonada pelo seu pai, quando ainda era criança. Porém, no seu aniversário de 16 anos, rodeada por sua mãe e suas amigas, eis que surge Jim, o seu pai, trazendo consigo todo um passado cheio de perguntas sem respostas e conversas sem terem sido verbalizadas. Apesar de seus problemas familiares, Rube é uma adolescente destemida, sempre em busca de aventuras. Com a ajuda de sua melhor amiga, Beth conseguiu sobreviver ao abandono paterno e seguiu em frente, e abrindo o seu círculo social para a descolada Maria e a rebelde Katherine. Tudo estava lindo e azul, até que tudo desmorona quando seu pai surge naquela trágica noite. A simples aparição dele, fez com que ela desenterrasse sentimentos e memórias esquecidas e angustiantes. Ruby agora finalmente tinha a sua chance para pode finalmente encarar o seu passado e fechar um ciclo da sua vida. Então em qual dos diversos conselhos que recebe, ela deverá seguir?

No meio do aparecimento do seu pai, o surgimento das cinzas do seu passado e o inesperado atrito com a mais leal de suas amigas, aparece na escuridão, Charlie, um novo garoto que vêm para acrescentar novas emoções na vida de Rube e quem sabe ajuda-la como reconhecer o valor de cada amizade e o que cada uma pode acrescentar na sua vida.
Siobhan Vivian escreveu uma história que transcorre de maneira bem leve, divertida, mas que somente prendeu a minha atenção quando os fatos – Charlie, o pai de Jim e as amigas de Rube – estabeleceram uma ligação que culminaria na escolha da Ruby. Um ponto totalmente a favor da autora foi o seu incrível desfecho para a história e o porquê da família da protagonista ter sido desmantelada. Realmente fiquei que nem a Ruby, surpresa com o decorrer dos acontecimentos finais desta história.

Não me vi completamente em nenhuma das personagens, não sou tão rebelde como Ruby e muito menos curti algumas de suas atitudes com a sua mãe, apesar de que no final dá para entendê-las. Suas outras amigas, Beth – para mim, ela soava muito perfeita, o tipo de pessoa que quer mandar na vida de sua amiga e acha que tem a resposta para tudo e qualquer problema; a popular Maria, por eu inicialmente rotulá-la como “garota fácil” fui surpreendida positivamente por suas maneiras no decorrer no enredo, e Katherine – exemplo de garota incompreendida pelos pais e optou pelo jeito rebelde como uma maneira de chamar a atenção deles. Com todas essas nuances, podemos facilmente encontrar essas personagens em rodas de amizade da vida real. Quem é que nunca teve contato com alguma delas?

Esse já é o segundo livro, consecutivo que eu li, que utiliza o recurso de máquinas fotográficas para contar a história sobre o ponto de vista da protagonista. Rubes ganha no seu fatídico aniversário, uma Polaroid retro de sua mãe e a partir do primeiro rola de filme, acompanhamos cada passo na vida de Rubes, cada flash, contendo uma história, ligando um fato no outro. Não é a toa que através desta máquina que Ruby conhece o fofo Charlie. Foi essa recente paixão pela fotografia que me fez prestar mais atenção a história e aos sentimentos da protagonista.

Apesar de eu não pertence a este grupo de amigas, elas proporcionam um conselho para leitor: mostrar que verdadeiros amigos podem e devem ser diferentes um dos outros, e que não faz problema eles fornecerem conselhos para a sua vida, o que importa é que eles respeitem a sua escolha final, seja ela qual for.
XOXO
Mia Duarte.
Fica a dica: o verdadeiro amigo vai estar sempre do seu lado, para o bem ou para o mal.

Tausendfreund 20/02/2022

Chato
Esse livro estava largado na estante a anos (quem nunca, né?), e finalmente criei coragem pra tirar de lá, mas não sem pensar infinitas vezes em por de volta e fingir que não existe. A começar pela capa do livro. Ok, eu entendo que a ideia talvez fosse uma vibe das fotos polaroid tiradas pelas meninas ao longo da história, mas.... é, não. Foi quase impossível pra mim ler esse livro, não consegui adentrar na história, a narrativa é muito parada, chata e sem vida - assim como os personagens, que por qualquer coisinha já estão surtando e chorando. Tem muito erro de revisão e algumas frases não fazem muito sentido. O foco principal do livro são o relacionamentos familiar e entre amigas, e do nada a autora resolveu colocar um menino no meio (Charlie) - completamente sem desenvolvimento, eles não tem química nenhuma e de uma conversa nada a ver foi para um namoro mais nada a ver ainda. A única coisa que salva (um pouco) é o plot do final, que mesmo assim é mal construído e fica meio largado. Apesar de tentar trazer a tona problemas da adolescência, o livro é fraco e chato.

Barbara Sant 28/08/2012

Resenha #321 – Siobhan Vivian – Conselho de Amiga
Oie Gente,
Todo mundo aqui já ouviu dizer que não se deve julgar um livro pela capa, certo?
Mas aí vamos à livraria, vemos uma capa bonitinha, bem trabalhada e acabamos comprando o livro.
Bom, eu confesso que eu julguei “Conselho de Amiga” pela capa.
Olhei aquele mundo de menininha sentada na cama, com todos aqueles sorrisos e pensei “Ah, graças, um livro divertido!”
Ledo engano… ¬¬”
Tinha drama da primeira página até a última, com os sentimentos sofridos de uma menina confusa de 16 anos, cujo pai foi embora de casa e ela não sabe o motivo.
Me senti lendo o diário de alguém, sabem?
Todos os pensamentos e sentimentos dela, tudo ali nas páginas.
Certo, não foram apenas momentos ruins.
Teve a doçura do primeiro beijo, da descoberta de algo que ela poderia vir a fazer quando adulta, momentos divertidos com a mãe.
Mas, no geral? Foi muito desconcertante ler tudo aquilo e ficar me sentindo uma invasora de privacidade!
Gente, sério, essa é a menor resenha que eu vou fazer na vida, mas não tem muito o que falar do livro.
Ele conta estórias dos erros e acertos de meninas confusas de 16 anos e dos adultos ao redor delas.
Desconcertante, real e dramático, o livro da Siobhan Vivian vai, sem sombra de dúvidas, pegar você de surpresa.
Beijos!

Texto retirado do In Death. Leia mais em: Resenha #324 - Siobhan Vivian - Conselho de Amiga - In Death http://indeath.com.br/2012/08/resenha-321-siobhan-vivian-conselho-de-amiga/#ixzz24sj8uJjx

Juliana G Neves 05/12/2012

Simples e juvenil
Conselho de amiga é um romance juvenil que gira em torno de Ruby, uma adolescente de 16 anos, que é surpreendida no dia de seu aniversário, pelo re-aparecimento do pai, que tinha abandonado a família há anos. Mas a volta deste homem misterioso, está cercada de segredos e todos parecem estar envolvidos.

Atordoada Ruby conta sempre com suas melhores amigas Beth,Maria e Katherine. Todas querem opinar e dizer como Ruby deve agir, e uma delas parece saber mais do quer contar. Mas Ruby é uma adolescente, não pode ficar o tempo todo focada nos problemas com os pais, e acaba se apaixonando por Charlie, uma relação que tem tudo para dar errado.

A autora Siobhan Vivian, é a mesma do livro Não sou este tipo de garota, do mesmo gênero. A autora aborda em sua obras temas adolescentes, fala sobre como é importante a amizade nesta fase tão tumultuada da vida, a influência da família e o impacto das escolhas.

O livro é bem simples, não tem um enredo muito complexo nem exige grandes reflexões. A autora narra muito bem, mas pelo meio do livro parece que perde o ritmo e a leitura se torna um pouco cansativa. É um livro muito direcionado, tenho certeza que leitores mais jovens vão gostar muito mais e se identificar com várias situações. Também é um livro muito feminino, voltado mesmo para jovens garotas.

Foi uma leitura rápida, o livro é curtinho, e valeu a pena.
Joyce 05/12/2012minha estante
também achei um livro muito direcionado. Mas gostei, vou dá-lo de presente neste natal.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Formado por personagens reais,os quais possuem emoções autenticas, este romance promete
ser divertido e comovente ao mesmo tempo.
- Kirkus Reviews

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563219305

Rafaela Regis 28/08/2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
O livro Conselho de Amiga da Siobhan Vivian lançado pela Editora Novo Conceito foi mais um livro que me enganou direitinho, assim que você olha para a capa e vê a linda foto de quatro garotas sorrindo você pensa: Ah! Deve ser um livro leve e divertido, certo? Errado! Mais uma vez a autora consegue nos fazer refletir sobre temas que nós não pensamos muito sobre, como no caso da história, a amizade.

Em Conselho de Amiga conhecemos Ruby, uma garota que no dia que deveria ser o dia mais feliz de sua vida, nada sai tao bem assim. Tudo isso porque ela recebe uma vista inesperada do seu pai que abandonou ela e sua mãe há dez anos, e durante esse tempo não deu nenhum sinal de vida! Mas a chegada de seu pai nesse dia que deveria ser tão especial a faz pensar em muitas coisas e a principal é: por que ele foi embora e a abandonou?

Com a ajuda das amigas: Beth, a melhor amiga, Maria, a fofoqueira e Katherine, a perigosa, ela vai tentar descobrir esse mistério, mas a cada descoberta em vez de respostas, ela descobre muito mais coisas do que gostaria.

Já havia lido outra abra da autora e me encantei com a sua escrita, mas ao começar a ler Conselho de Amiga, toda a empolgação que eu tinha para embarcar na leitura foi altamente frustrante. Não gostei do desenvolvimento dos personagens, achei algumas das personalidades muito fracas, a protagonista, que deveria ser bastante ágil e desenvolta e tão superficial que mesmo com uma imaginação muito fértil continua apagada e sem sal.

A forma que a autora tentou desenvolver os temas propostos foi tão fraca que chegou a ser frustante e isso sem falar da forma que ela descrevia o relacionamento de Ruby, a personagem principal que mais parece coadjuvante, com suas amigas, que são tão diferentes uma das outras que em certos momentos chegamos a nos questionar porque ainda são amigas, chega a ser tão descabida que eu imagino de onde foi que a Siobhan tirou esses personagens.

Siobhan não desenvolveu o livro de forma completa e adequada. Apesar da leitura simples e tranquila, o livro deixa a desejar em vários aspectos., mesmo com a temática bastantes atual e presentes no nosso dia-a-dia para o desenvolvimento de um livro cuja a intenção é verdadeiramente essa, não consegue alcançar o seu potencial, mas apesar de tudo o livro tem sim tem seus pontos positivos o que torna a leitura um pouco mais fluida. Uma proposta realmente boa, mas que poderia ter sido melhor desenvolvida.

Leandro | @obibliofilo_ 02/08/2012

Antes de começar a leitura de "Conselho de Amiga", acreditava que não iria me decepcionar, pelo fato de já ter lido "Não Sou Este Tipo de Garota" escrito pela mesma autora e também publicado pela editora Novo Conceito. Mas infelizmente aconteceu o contrário.

[SINOPSE] Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

A história começa no aniversário de dezesseis anos de Ruby. Ela está em casa, com sua mãe e suas grandes três amigas: Beth, Katherine e Maria. Todos estão felizes, até que o seu pai — Jim — aparece e sem querer, acaba com a festa. Ele a abandonou quando ela tinha apenas dez anos, sem ao menos explicar o motivo de sua saída. Sua mãe nunca quis comentar sobre o assunto, fazendo com que Ruby criasse sua própria conclusão sobre o caso.

E com a volta do seu pai, Ruby começa a se questionar se deve ou não procurar o seu pai e descobrir o real motivo de seu pai ter saído da sua casa. A partir deste momento, ela começa a pedir conselhos à suas amigas e de quem você menos espera, é que você irá se surpreender.

Eu até conseguia entender algumas atitudes da Ruby, mas houve momentos em que ela me irritou bastante, com atitudes completamente infantis para a idade dela. Eu entendia os problemas pelo qual ela estava passando, mas imaturidade tem limite — pelo menos para mim.

"Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?"

O começo foi lento e até demorou um pouco, para que a leitura de fato melhorasse. E sinceramente o que mais me deixou irritado foi o final. Eu detesto livros que têm um final vago. E com esse livro não foi diferente. Parece que a autora começou a escrever a história e de repente parou, como se a história estivesse ótima e o final melhor ainda — doce ilusão dela!

Concluindo, o livro é razoável. Se você, mesmo assim, ainda tem interesse em ler o livro, não hesite e leia. Porém, advirto: Não espere uma grande história, pois você pode se decepcionar.

Fica a dica!