Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Literatura 27/12/2012

Se Conselho fosse bom...
Olááááááá, sentiram saudades? Eu sei que sentiram!!!

Então... Conselho de Amiga (224 páginas - Novo Conceito) em certo ponto de vista é um livro muito interessante, por outro puxa alguns clichês que quase derrubam a história toda. Mas entre mortos e feridos, vocês provavelmente não vão morrer de tédio lendo.

A história começa com o aniversário de Ruby, uma adolescente que está completando 16 anos. Já no principio, a escritora deixa transparecer um relacionamento não muito bem desenvolvido com a mãe (clichê 1), depois nos mostra um relacionamento por demais co-dependente com a melhor amiga (clichê 2) e um relacionamento ligeiramente distante com as duas outras amigas agregadas, você sabe... “vocês são minhas amigas, mas ela é minha MELHOR amiga” (clichê 3).

Tudo vai indo muito “bem” até que Ruby recebe um convidado inesperado e indesejado na sua festa: seu pai desaparecido há muito tempo (super clichê). A guria não quer nada com o pai e sai correndo com as amigas para encher a cara e festejar... Lógico que as amigas dão conselhos e tentam dizer como Ruby deveria se sentir, principalmente a melhor amiga (ultra mega hiper clichê).

Veja resenha completa no site:

Mari 29/12/2012

Quem está esperando ver uma resenha positiva sobre CONSELHO DE AMIGA da SIOBHAN VIVIAN, lançado pela NOVO CONCEITO, vai se decepcionar bastante com minhas palavras.

Infelizmente, nunca havia recebido um livro de parceria que eu tivesse desgostado 100%. Mas dessa vez isso aconteceu. Achei que o livro falaria de traição entre amigas, que mostraria uma história profunda de lealdade e companheirismo, mas não encontrei nada disso no livro.

Vou por a sinopse para que vocês entendam as razões de meus “achismos”:

SINOPSE: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Diante da sinopse eu achei que o livro traria uma lição profunda, mas o que encontrei foi uma história rasa, com personagens nada cativantes, com diálogos fracos e uma terrível embromação que não levou para nada.

O tempo todo Ruby fica desgostosa em relação ao abandono sofrido pelo pai e deixa a história meio depressiva. Não achei as amigas tão megeras assim e muito menos insinceras, pelo contrário, considerei muitas das atitudes como uma proteção à personagem.

A revelação que é feita ao final do livro, expondo os motivos da separação dos pais de Ruby, até salvam, momentaneamente, o livro, mas não dá para aumentar a nota dele só por aí. Creio que a autora deveria ter feito tal revelação no meio do livro e a partir daí ter explorado de forma profunda as relações de Ruby com a mãe, o pai e as amigas. Mas não foi o que aconteceu. Após a descoberta da verdade por Ruby o desfecho se dá de forma muito rápida e nada emocionante ou comovente.

Não é o tipo de leitura que eu recomendaria para maiores de 10 anos.

Viviane 18/01/2013

Resenha no Blog Razão e Resenhas
Conselho de Amiga

A história do livro “Conselho de amiga” também nós trás um drama adolescente, mas não de amores juvenis, mas sim um drama familiar.

Tudo deslancha no aniversário de dezesseis anos de Ruby. Ela está em casa, com sua mãe e suas três amigas: Beth, Maria e Katherine. Tudo vai bem, plano de mais comemorações feito pelas três até que o seu pai Jim aparece, e sem querer acaba com a festa. Ele saiu de casa quando ela tinha apenas dez anos de idade, sem ao menos explicar o motivo de sua saída. Sua mãe nunca quis comentar sobre o assunto, fazendo com que Ruby criasse sua própria conclusão sobre o caso. Aliás, acho a mãe de Ruby bem tosca e fria, e acho que a autora poderia ter explorado mais esse personagem, pois seria fundamental, para entendermos melhor tudo ao longo da história.
Com a volta do seu pai, Ruby começa a se questionar, ela se tortura em busca de explicações e fica também com sérias dúvidas se deve enfim procurá-lo pra saber o motivo real dele ter ido embora anos atrás. Em meio a um envolvimento com um garoto e a descobertas desconcertantes Ruby enfim toma conhecimento da verdade.
Ela aprende que nem sempre devemos deixar nossos problemas nas mãos das melhores amigas, que devemos encará-los de frente, sempre. Ruby se mostra muito imatura em muitos momentos e isso irrita bastante, mas nada que não possamos entender, com dezesseis anos ela vive só com sua mãe, e quando seu pai se foi ela se fechou, acho que esse fator influenciou muito no comportamento dela, a dependência com sua amiga Beth que foi de uma pretensão enorme em esconder fator tão graves de Ruby.
O começo foi lento e até demorou um pouco, para que a leitura de fato melhorasse. Com um final um tanto vago eu fiquei me sentindo oca, esperando por mais, que a autora me fizesse sorrir e soltar aquele suspiro de finzinho de história gostoso, mas infelizmente isso não ocorreu comigo.
Enfim, o livro é bom, o drama pai e filha me agradaram demais, mas somente isso.
Jovens de 13 aos 16 vão curtir “Conselho de amiga”. Exatamente a essa faixa etária eu recomendo a leitura.

Visitem e sigam o blog: http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/11/resenhas-bem-mais-perto-e-conselho-de.html

Alineprates 22/01/2013

O livro conta a história de Ruby e suas amigas, Katarine, Beth e Maria, é narrado em primeira pessoa e no tempo presente, possibilitando o leitor vivenciar tudo em tempo real, junto com Ruby.
O pai de Ruby foi embora quando ela era muito pequena e no dia de seu aniversário de 16 anos ele reaparece, trazendo a Ruby muitas lembranças dolorosas e um turbilhão de emoções. Ela não sabe como lidar com a situação e procura o apoio das amigas.

Confesso que eu achei o livro bem mediano, com uma história fraca e personagens mal sincronizados. A protagonista é bem infantil, o que tem se tornado comum na maioria do livros teen, apesar de ter 16 anos suas atitudes são muito imaturas. Beth, sua melhor amiga, tem algumas ações que embora da autora tenha tentado justificar, simplesmente não fazem sentido e Katerine e Maria parecem que simplesmente foram jogadas na história.

Mas apesar de ter um enredo fraco, o livro tem a escrita leve e fluída e em algumas parte me provocou um pouco de nostalgia, me fez lembrar da minha adolescência, das festas, das amigas, do primeiro beijo, etc. Então não é totalmente ruim, apenas acho que ainda não estava pronto, os personagens precisavam ser mais explorados e ter uma participação maior no desenvolvimento da história, principalmente Maria que é uma personagem central. Acho que o final foi um pouco corrido, mas gostei, pois se parece mais com o que teria acontecido se se tratasse da vida real, enfim, indico a um público mais jovem, ou para quem tem vontade se lembrar da adolescência.

Aline/Blog SLMP 23/01/2013

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
A personagem principal se chama Ruby, que com apenas dez anos de idade, vê sua vida se transformar num verdadeiro caos quando seu pai vai embora de casa. A separação das duas pessoas que mais ama foi uma situação difícil de ser enfrentada, e pela dor que sentiu, Ruby deseja nunca mais ver o seu pai.

Porém, seis anos depois, Jim retorna a cidade de Akro, em que ela e sua mãe ainda residem, e surpreende Ruby aparecendo na sua festa de dezesseis anos.

“Perto dele, percebe-se quanto sou alta. E vejo mais de mim em sua cara do que o vão entre o dentes. As feições do nariz, os olhos verdes claros, beiço ridículo. Não quero observar esses detalhes. Não quero me assemelhar a ela de jeito nenhum.” Pág.: 19

Ruby odiou a presença de Jim e o ignorou na frente de suas amigas: Maria (a descolada que conhece há um ano), Katherine (a fumante que faz parte do grupo apesar de não ter nada em comum com as outras), e Beth (sua a amiga de infância a quem confia todos os seus segredos). Elas três quem a aconselham sobre garotos, como deve se vestir, e até mesmo o que pensar sobre o seu relapso pai.

Dias depois as quatro amigas vão a uma festa de um colega de escola e lá Ruby conhece um garoto chamado Chalie. A partir então seus encontros se tornam frequentes e a paixão nasce entre eles. Chalie foi o primeiro garoto que ela beijou, e ultimamente, ele é a única pessoa que a deixa a vontade para agir e pensar como quiser, diferentemente de Beth, que sempre decidia por ela. Essa amiga de infância esconde um importante segredo que pode mudar a vida da nossa protagonista.

A autora Siobhan Vivian nos apresenta um enredo simples, porém surpreendente. Com personagens reais, Conselho de Amiga é um livro que envolve laços fraternais e uma pitada de romance.

Por: Micaela Oliveira

Amanda Carneiro 31/01/2013

www.primeiro-livro.com
“Tudo deixa de fazer sentido quando você não tem mais medo do escuro”

Ruby mora com a mãe e não vê seu pai desaparecido há muito tempo. No dia de seu aniversario de dezesseis anos, enquanto ela comemora ao lado das melhores: Beth, Maria e Katherine, seu pai (Jim) aparece. A partir daí a vida da garota começa a mudar. Ela questiona os atos dos pais e busca ajuda nos conselhos das amigas. Além de tudo surge Charlie, um garoto esquisito que mexe com o coração de Ruby.

Conselho de Amiga é um livro bem jovem. Quando comecei a ler, pensei que focasse mesmo na amizade, ou melhor, nas falsas amizades. Mas ao longo da leitura percebi que os problemas familiares são muito mais destacados. Não sei se eu que esperava mais do livro (algo como NãoSou Este Tipo de Garota, da mesma autora, que no caso eu adorei!) ou se realmente estou mudando meu gosto literário... Há pouco tempo atrás eu curtia livros mais leves assim, mas Conselho de Amiga foi tão sem sal, tão bobinho. Realmente não rolou.
Mas um dos pontos fortes é a capa! Achei muito bonita! :D

Vanessa Sueroz 28/02/2013

O livro traz a história de Ruby uma menina incrivelmente normal, mora com a mãe e esta sempre com suas amigas inseparáveis, principalmente sua melhor amiga, Beth.
Em seu aniversário de 16 anos ele recebe uma visita do pai que saiu de casa há muitos anos e não o via desde então. Ruby guardava muita magoa do ai por te-la abandonado quando criança e esse encontro não foi nada agradável ara ambos, o problema que esse encontro mexe com Ruby mais do que ela gostaria de admitir.
Beth e o resto das meninas (Maria e Katherine) tentam fazer Ruby tirar da cabeça o pai e os problemas em casa, mesmo cada uma tendo seus próprios problemas para resolver, e conselhos para Ruby é o que não falta.
No meio dessa confusão de Ruby ela conhece Charlie, um rapaz que faz com que ela esqueça os problemas e viva um pouco e obvio descubra o amor, mas suas amigas não ficam tão contentes com esse romance quanto ela esperava.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/conselho-de-amiga/

ricardo_22 25/03/2013

Resenha para o blog Over Shock
Conselho de Amiga, Siobhan Vivian, tradução de Maysa Monção, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 224 páginas.

Não importa a classe social, o país em que vive ou os costumes, qualquer adolescente passa por momentos conturbados e enfrenta problemas que podem abalar uma relação familiar ou simplesmente de amizade. Isso é tão natural na realidade que acaba se tornando um tanto maçante na ficção, ainda que esses mesmos adolescentes busquem algo em que possa se identificar.
Em seu primeiro livro lançado no Brasil, Não Sou Este Tipo de Garota (Resenha), a autora Siobhan Vivian, que atualmente é professora da Universidade de Pittsburgh, questionou a forma como as garotas deveriam se comportar perante algumas situações clássicas na vida de uma adolescente. Em Conselho de Amiga, a autora volta a fazer questionamentos presentes na adolescência, porém agora envolvendo segredos de família e amigas.
Para isso, a autora nos apresenta a personagem Ruby, que está completando dezesseis anos e como surpresa, não tão agradável, recebe a visita inesperada de seu pai, que a deixou com sua mãe e não manteve contato durante anos. O que poderia ser um encontro aguardado, e por isso proveitoso, se torna um verdadeiro pesadelo para a personagem, que para evitar o contato direto com o pai, sai com suas melhores amigas para aproveitar essa data tão especial.
Conforme o tempo passa, Ruby se pergunta se não deve se encontrar com o pai, ao mesmo tempo em que ouve os conselhos de suas amigas, de personalidades distintas, e enfrenta pequenas intrigas que atingem esse grupo de amizade. E para piorar, surge a presença de um garoto, que apenas deixa Ruby mais confusa, enquanto percebe que suas amigas guardam segredos e por isso é preciso estar preparada para descobrir que a amizade pode não ser tão verdadeira quanto aparentava.

“Somos como dois amigos que foram juntos para a guerra. Temos uma história, nos amamos e somos companheiras, mas nenhuma de nós quer reviver as batalhas por que passamos ou comparar nossas feridas. Estamos satisfeitas com o passado que pesa entre nós sem fazer nenhum comentário ou suspiro. Nenhuma de nós quer puxar o gatilho das memórias doloridas” (pág. 89).

A princípio Conselho de Amiga passa a impressão de utilizar uma ideia um tanto comum, e se estudá-lo profundamente percebemos que isso de fato acontece no livro de Siobhan Vivan, que tem grandes chances de conquistar o público adolescente, mas que dificilmente convencerá pessoas mais velhas de que essa história é boa a ponto de se dedicar um tempo para leitura. Não dá para negar que a autora utiliza uma linguagem simples, e até mesmo viciante, possibilitando a leitura em questão de horas, porém falta algo capaz de inovar.
Com uma narrativa em primeira pessoa, e alguns capítulos que mostram passagens importantes do passado de Ruby, nos deparamos com situações desnecessárias e outras hilárias, mas que ainda assim não funcionam como forma de engatar a história. Se não bastasse esse pequeno detalhe, encontramos uma protagonista com atitudes infantis, ao menos na visão masculina, e com mudanças repentinas, seja no humor ou em sua relação com as amigas. Pode não fugir da realidade, mas ainda assim é capaz de irritar o leitor.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/03/resenha-142-conselho-de-amiga.html

TamiresCipriano 30/03/2013

Conselho de amiga
Resenha:
Ruby está fazendo 16 anos...um dia especial,mas não tão assim.Seu pai apareceu depois de muitos anos,mas ela não quer contato com ele,sai com suas amigas Beth,Katherine e Maria.Dão muitos conselhos a Ruby,mas ela percebe que Beth nunca deixa pensar como quer e fazer o que quer.
Ruby conhece um garoto e vê que as coisas não são como parece e nem como as meninas dizem.
No fim Ruby descobre um enorme segredo que Beth esconde a vida dela toda,que poderia ter mudado sua vida.

Sinto muito em dizer,mas não gostei muito da leitura,apesar de Sibhoan abordar bem o tema,um caso bem casual,coisas de garotas.Mas acho que fiou muito monótona,bem cansativo.Indico mais á adolescentes(apesar de ser uma rsrs),mas talvez vocês gostem e vêem com olhos diferentes,até podem conseguir aprofundar mais.

Saiba mais em:http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/03/conselho-de-amiga.html

Vivian San Juan 25/04/2013

Resenha feita para o blog Saleta de Leitura - Vivian San Juan
Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar assistindo um filme da sessão da tarde? Este é “Conselho de Amiga”. Uma história leve e que mostra o cotidiano de uma adolescente de 16 anos chamada Ruby e suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Elas vivem aquela fase de colégio, de paqueras, de conflitos e problemas em família que todo jovem passa ou já passou alguma vez na vida.

O livro começa na festa de 16 anos de Ruby, justamente nessa data ela ganha o melhor presente já dado pela sua mãe, uma antiga máquina fotográfica Polaroid. Porém é também nesse dia que o seu pai que a abandonou quando ela ainda era criança, ressurge transformando aquele momento que deveria ser especial em um encontro nada harmonioso.

Ruby, durante praticamente todo o livro, vive angustiada, sem saber se volta ou não a ver seu pai, já que o mesmo vai permanecer alguns dias em um hotel da cidade onde ela mora. Querer saber o motivo que o levou a abandonar a família, ficar afastado tantos anos e ressurgir do nada, faz ela relembrar dos bons e maus momentos que passaram juntos durante sua infância. A dor é muito forte e Ruby não sabe se um encontro com ele poderá aumentar ainda mais esse sentimento que ainda a machuca.

“_Sei que é loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos põe em contato conosco mesmos.” (página 152)

No meio dessa turbulência interna, Ruby, ouve os conselhos de suas amigas, especialmente de Beth, com quem convive desde criança e que acompanhou todo o seu drama. Porém muitas vezes a leal, Beth, acha que Ruby deveria dar mais atenção aos seus conselhos, pois ela mais do que ninguém sabe o que é bom para a amiga.

Além de Beth, para completar o grupinho, tem Maria e Katherine. Maria é popular, namoradeira e fofoqueira. Já Katherine é a jogadora de basquete que possui também problemas em casa e tem um temperamento muito forte.

Ruby consegue viver momentos fofos, principalmente quando se apaixona por Charlie, um menino que adora fotografia igual a ela.

“Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?” (página 118)

O livro é indicado para o público infanto-juvenil e achei razoável a forma como foi desenvolvido e escrito pela autora. Tem algumas partes que poderiam ter sido mais explicadas e alguns personagens não foram tão bem construídos, porém "Conselho de Amiga" na sua totalidade não é ruim. Quando li a sinopse pensei que o rumo da leitura seria diferente, pois imaginava que a história era uma, mas que na verdade foi outra. Especialmente nesse caso, a sinopse me enganou direitinho!

Tendo 224 folhas, com uma capa bem teen, indico o livro para as pessoas que querem algo mais leve e saudosista, principalmente se você lembrar daquela época que assistia os filmes da "sessão da tarde" e que a única coisa na qual se preocupava era com as notas da escola. Bons e velhos tempos!

Link Postagem Saleta de Leitura

Driely Meira 09/05/2013

Conselho de amiga
Ruby e sua mãe foram abandonadas por seu pai quando ela ainda era criança. Por causa disso, muita coisa na vida dela mudou inclusive a própria Ruby.
Ela tem como melhores amigas Beth e Maria... E bem, Katherine, que não é lá sua amiga, só anda junto com elas.
A partir da leitura desse livro, é possível perceber que nem sempre as pessoas são quem dizem ser. Hoje, a pessoa que se diz sua “melhor amiga”, pode estar te apunhalando pelas costas amanhã.
E a pessoa que não fala com você hoje pode ser a primeira a te apoiar numa situação ruim amanhã.
Me identifiquei muito com esse livro, novamente um pouquinho com cada personagem, e já gostei muito de cada uma delas no inicio do livro.
Claro que, elas não são iguais em todos os aspectos, mas cada uma me conquistou de uma maneira diferente.
Katherine também tem muitos problemas na família, mas por causa do seu jeito “esquisito”, Ruby não gosta muito dela.
Quando Ruby descobre que há muuito tempo atrás, quando ela e Beth tinham dez anos, uma coisa muito ruim aconteceu entre seus pais, e Beth sabe o que foi, e nunca lhe contou, isso pode desmanchar sua amizade com a garota que sempre lhe foi leal... Bem, nem sempre.
Como não poderia faltar o garoto, Ruby conhece Charlie, por quem se apaixona.Mais um problema na vida problemática dela : Charlie vai se mudar daqui a alguns meses com seu pai para um lugar bem distante, então Ruby tenta se afastar o mais rápido possível, antes que seja tarde demais.
Desde que foi abandonada pelo marido, a mãe de Ruby nunca mais se envolveu com nenhum outro homem, nem namoros, nadinha, e isso irritava muito Ruby, pois sem compromissos, sobraria mais tempo para sua mãe cuidar de sua vida, e ela não queria isso.
Ás vezes, as pessoas que mais acham que nos conhecessem não sabem nada a nosso respeito, e aquelas que nós não gostamos muito sabem coisas que nem nós mesmos sabemos sobre nós. ( repeti muito a palavra nós né?)
Recomendo muuito o livro.Apesar de ter 200 e poucas páginas ( pequeno ) o livro dá para uma noite toda..Pelo menos comigo foi assim.
E não se esqueçam amizade nem sempre significa lealdade.

Fabiane Ribeiro 15/06/2013

Resenha - Conselho de Amiga
“Sei que parece loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos coloca em contato conosco mesmos” (Pág. 152).

Leitura fácil, suave, ótima para quem busca momentos de descontração.
Conselho de amiga é um livro sobre jovens. Amizade, família e namoro são os temas principais, mas nem por isso ele deixa de ser indicado a todas as idades. Não apenas porque todos já passamos ou passaremos por essa fase, mas porque sempre é interessante ler sobre momentos divertidos e conturbados, que podem nos trazer lembranças, saudades, até mesmo novos planos.
A escrita de Siobhan Vivian é condizente com sua proposta, o que faz com que o livro seja um bom representante do gênero.
Ruby está completando 16 anos, uma idade especial, e pretende comemorar com a mãe e as melhores amigas: Beth, Maria e Katherine.
Ela ganha uma máquina fotográfica Polaroid de sua mãe, que lhe permitirá registrar ótimos momentos de sua juventude, e fica animada com a chegada das amigas para a comemoração. Porém, seu pai aparece.
Ele abandonara Ruby e sua mãe anos atrás, partindo o coração de ambas, e deixando Ruby magoada e sem respostas para o abandono. Assim, sua aparição repentina não apenas acaba com a festa da jovem, como também traz lembranças dolorosas, que ela teimava em deixar guardadas no fundo da memória.
As amigas parecem querer ajudá-la nesse momento difícil, principalmente Beth, que sempre a escuta e adora dar conselhos. Porém, alguns detalhes e possíveis segredos fazem com que Ruby perceba que talvez não possa confiar tanto em suas amigas.
No meio de toda essa confusão da vida de Ruby, com o aparecimento misterioso do pai e as intrigas entre as quatro amigas, ela ainda tem de lidar com problemas de convivência com a mãe e com um novo garoto que desperta seu interesse.
Confesso que eu acreditava que o romance seria mais explorado na narrativa, mas ele não é o foco da trama, embora Ruby e seu pretendente tenham momentos fofos juntos e nos façam torcer para que tudo fique bem entre eles no final.
Apesar de abordar temas comuns aos jovens, de ter linguagem e narrativa apropriadas e ser uma história agradável de se ler, talvez falte um certo brilho à trama como um todo. No meu ponto de vista, foram tantos os temas abordados, que nenhum deles ganhou o aprofundamento que merecia. Isso não torna o livro ruim, porém, também não permite que ele seja um dos mais inesquecíveis. Ainda assim, fica a indicação de uma leitura rápida e simpática, que talvez não surpreenda, mas que com certeza trará momentos simples e agradáveis na companhia de Ruby e suas amigas.

Trecho: “Estou sentada como um indiano dentro do closet, tentando me proteger do campo minado em que minha vida se transformou. Há pequenos explosivos a meu redor e não sei onde é seguro pisar. Tenho medo de detonar algo. Uma foto, uma joia, a felicidade de alguém. Tudo parece ser perigoso. O closet é um grande contêiner que me protege do ar externo. Estou tentando respirar devagar. Tenho o celular no colo e ele está brincando comigo, me perguntando ‘com quem será que eu poderia conversar sobre aquelas coisas?’ Toca de repente” (Pág. 135).