Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Hannah Monise 24/06/2012

Vida de Adolescente
Ao julgar pela capa e sinopse, já podemos saber um pouco sobre o que o livro trata: adolescentes.

No dia em que completa 16 anos, Ruby decide comemorar seu aniversário em casa com um bolo com as amigas para depois sair noite a fora, mas isso se sai um pouco diferente do que foi planejado: seu pai decide aparecer depois de muito tempo. Esse aparecimento a faz pensar e viver várias coisas depois deste dia. Além de um garoto em sua vida, também é hora de começar a questionar sobre em quem realmente pode confiar.

Ainda não li “Não Sou Este Tipo de Garota”, muito bem falado no mundo literário, portanto, “Conselho de Amiga” foi a primeira apresentação da autora Siobhan Vivian para mim. A temática do livro é bem simples, nada que chame muito a atenção. Esta é uma leitura para relaxar, para se manter calma quando você quer ler em um momento que não se tem nada a fazer.

Família, amigas e garoto. É nisso que a vida de Ruby se baseia depois de seu aniversário que deveria ser perfeito. Seu pai parece que apareceu justamente para complicar sua vida, o relacionamento com sua mãe não é lá dos melhores e, para ficar ainda melhor, ela descobre que sua amiga Beth está escondendo algo. Mas no meio disso tudo, ela conhece Charlie, alguém que se torna especial em sua vida.

Basicamente, a história do livro se passa em onze dias, desde o aniversário de Ruby até o dia seguinte à festa de aniversário de Beth. As personagens, Ruby e suas amigas, Beth, Katherine e Maria, não têm nada de mais, são bem simples e comuns. O pequeno romance entre a personagem principal e Charlie é pouco explorado, então, o foco maior são os problemas familiares e sua amizade com Beth. O final ficou um pouco aberto, eu esperava algo mais completo para um livro simples.

“Conselho de Amiga” não desperta nenhum grande tipo de emoção, é um livro para se ler para passar as horas, com uma boa escrita e diagramação e que pode ser mais agradável a leitores mais jovens...

"Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?" (Página 118)

Helana O'hara 12/06/2012

Concelho de amiga
Siobhan Vivian nos apresenta neste livro Ruby, uma adolescente que em seu aniversário de 16 anos tem a visita inesperada de seu pai que saiu de casa por motivos ainda desconhecidos e que ela o odeia por isso.

Ruby tem um grupo de amigas compostas por Beth, uma menina que tem a “família perfeita” e melhor amiga de Ruby, Katherine que está passando por um momento difícil em casa e Maria, doce e meio fofoqueira.
Quando Jim, o pai de Ruby aparece em casa à menina fica desnorteada sem saber ao certo o que fazer quando se depara com aquela figura masculina na porta de casa. Ela decide então terminar sua festinha de aniversário na rua com suas amigas. Resultado: Chega bêbada em casa.

Ruby não sabe ao certo o que fazer muitas questões da ida do seu pai não foram solucionadas e suas amigas tentam ajudá-la da melhor forma possível: enchendo-a de conselhos por todos os lados, deixando-a, claro, mais perdida ainda.
Porém a desconfiança começa a povoar a cabeça de Ruby quando ela prova uma fantasia para a festa que suas amigas estão planejando. No bolso da calça de Beth ela acha um bilhete de seu pai e ela começa a questionar-se do motivo que Beth teve para esconder aquilo.

Conselho de amiga é um livro muito interessante, aborda o comportamento dos jovens, a relação entre eles e entre pais e filhos.
Ruby, por exemplo, tem uma relação muito complicada com sua mãe já que a mesma esconde muita coisa da sua vida para a filha.
Impossível não identificar-se com alguns dos personagens. Quem nunca passou por dúvidas como Ruby ou quem não tem uma amiga Beth da vida ou uma mais esquentada como Katherine?
É uma ficção muito bem escrita com um ar de realismo, abordando as dúvidas que povoam a cabeça de muitos jovens. E a relação de amiga como ela pode se abalar com determinado problema.

A autora escreveu muito bem, o livro é leve, tem uma leitura muito gostosa que faz a gente querer terminar rapidinho. E claro, ela escreveu muito bem as personagens.
Super recomendado!
Nanda 17/06/2012minha estante
Gostei muito desse livro, parece mostrar bem o universo das amigas e também que não podemos sempre confiar em quem a gente achava que podia.
Parece ser um livro muito bom de ler, não só para adolescentes, mas para adultos também.

Bru 13/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
Ruby está prestes há completa 16 anos, mora com sua mãe, seu pai as abandonou quando ela tinha apenas seis anos, no dia de seu aniversário ele decide aparecer de repente como se nada tivesse acontecido.

Ruby tem duas melhores amigas, Maria e Beth, e uma com quem não vai muito com a cara, que começou a fazer parte do grupo há pouco tempo, Katherine.

Beth, foi quem ajudou Ruby a superar o abandono do pai, em uma festa Ruby conhece Charlie um garoto que faz Beth ser um pouco mais feliz e encarar as coisas de frente.

Beth começa a esconder coisas de Ruby e nos faz pensar se ela é realmente uma boa amiga, já Katherine começa a mostrar que pode sim, ser uma amiga, ela mostra para Ruby que ela pode ser ela mesma sem precisar ficar agradando as outras pessoas.

Gostei do livro, mas não foi meu preferido, gostei muito mais do outro livro da autora, “Não sou este tipo de garota”, a autora não me agradou na narrativa e achei que o livro foi um pouco fraquinho.

Os personagens que mais gostei foi Charlie e Maria, Charlie é um fofo e adora agradar Ruby e mostrar para ela que ela pode confiar nele.

patyalgayer 18/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Mesmo sendo um livro bom, Conselho de Amiga me deixou um pouco desapontada. Já tinha lido Não Sou Este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian, e confesso que, por ter gostado tanto do livro, esperei demais do outro lançamento da autora… e, apesar de ter aquela narrativa simples e fluida presente na outra obra, a história de Conselho de Amiga não conseguiu me cativar.
Aos 10 anos de idade, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar a sua mãe e a ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de 6 anos, quando Ruby já se acostumara ao fato de ter apenas sua mãe e suas amigas – Beth, Maria e Katherine – com quem contar, Jim reaparece em sua vida: ele vem em seu aniversário de 16 anos, de surpresa, causando um misto de emoções na garota, e desestabilizando todo o controle obtido em todos aqueles anos sem sua presença… com isso acontecendo em sua vida, e com a chegada de um novo garoto que mexeu com seu coração, Ruby vai precisar de verdade do apoio de suas amigas… mas será que todas elas são tão sinceras quanto fazem parecer?
Como eu disse anteriormente, a narrativa da autora continua sendo bem leve e fluida, fazendo com que as 224 páginas do livro passem bem rápido – li todo o livro em cerca de um dia! No entanto, a ordem cronológica não é seguida: a maior parte dos capítulos tratam da Ruby do presente, com 16 anos, mas alguns mostram o que aconteceu na época em que seu pai foi embora… este aspecto, em alguns momentos, dá uma confundida no leitor, que passa algumas linhas do texto sem ter certeza de quando a narrativa se passou! Fora isso, não há o que reclamar da narrativa em si. A história também é bem feita, mas achei um pouco teen demais – ao contrário de Não sou este tipo de Garota, que parecia uma boa leitura para todas as idades, este livro é provavelmente mais atraente para pré-adolescentes e adolescentes, que podem se identificar com as situações vividas pelas personagens. Outra coisa que me incomodou um pouco foi a constante enumeração de marcas de roupas, calçados, cosméticos… pra mim, isto sempre acaba dando um ar meio fútil ao livro, além de ser absolutamente desnecessário!
O trabalho da Novo Conceito com este livro como sempre foi caprichado, com materiais de qualidade, diagramação simples, mas boa de ler e uma boa tradução e revisão. A capa é bonitinha, mas não achei aquilo tudo… enfim, Conselho de Amiga é um livro bom, que serve bem ao propósito de divertir a proporcionar alguns bons momentos ao leitor, desde que este não tenha expectativas demais a respeito da obra. Dou nota 7 a ele, e recomendo a leitura, sobretudo a adolescentes, que provavelmente aproveitarão bem mais a história do que eu aproveitei!

Jeniffer 22/07/2012

Conselho de amiga
Conselho de amiga não foi um livro que me surpreendeu, a leitura foi rápida, e acho que por isso não foi tão boa assim. De uma certa forma, foi um dos poucos livros, se não o único, que li esse ano que não me agradaram muito.

Ruby está fazendo 16 anos e no seu aniversário eis que de repente, aparece seu pai. O pai que a deixou e desapareceu de sua vida há muito tempo. Ela com certeza ficou abalada com o seu aparecimento, mas resolve deixar de lado, já que o pai deixou ela e sua mãe sem motivo aparente nenhum, fazendo ela ter anos confusos e depressivos por conta disso.

Ruby tem como sua melhor amiga, Beth, que a ajudou nos anos conturbados após o desaparecimento do seu pai, e tem outras amigas como Maria, a namoradeira e Katherine, com quem não se dá muito bem, mas aceita a amizade por Beth. A estória gira em torno de Ruby e suas amigas, Beth demonstra ser uma amiga que sempre dá conselhos a Ruby e ela os segue sempre, achando que são só conselhos, mas que na verdade, parecem mais ordens. O relacionamento de Ruby e Beth vai mudando conforme Ruby descobre uma mentira de Beth, junto com o aparecimento de um garoto, Charlie.

A estória não tem grandes reviravoltas, é um livro bem 'light' e eu particularmente não gostei do final, parece que não foi um final na verdade, me pareceu incompleto, não sei. Conhecemos bem Ruby ao longo da narrativa, mas poderia ter tido um aprofundamento no relacionamento dela com seu pai, sua mãe e com Charlie. Beth, particularmente, me incomodou, não gosto de 'amigas' que querem mandar nas outras.

O que eu gostei não foi da personalidade de Ruby, já que ela se deixa sempre levar pelos conselhos das amigas, mas sim dos seus gostos. Sempre era citado ao longo do livro a preferência dela e de suas amigas por roupas vintage e descoladas, gostei disso.
(...)

Leia mais: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/06/resenha-conselho-de-amiga.html

Babi 14/07/2012

Conselho de Amiga - http://tintapink.blogspot.com.br
Conselho de Amiga (A Little Friendly Advice) é o primeiro livro da autora Siobhan Vivian, mas é o segundo dela lançado no Brasil, o primeiro, Não Sou Este Tipo de Garota lançado ano passado, me agradou bastante figurando até em minha lista de melhores do ano. Conselho de Amiga, não é tão bom quanto achei que seria, estava cheia de expectativas que foram frustradas, mas também não chega a ser ruim, é apenas normal.

Siobhan Vivian não criou personagens com os quais eu pudesse me identificar, e mesmo que profundos, tocantes e beirando ao realismo, eles não me agradaram, nem mesmo o mocinho conseguiu roubar meu coração.

A história tem alguns buracos e situações mal explicadas que me irritaram bastante, a condição dos personagens é um pouco nebulosa, e faltou algo na trama de Vivian, mais foco, talvez? Simplesmente acho que ela quis narrar a confusão da personagem e o difícil período de amadurecimento e acabou transformando o livro em uma estrada mal asfaltada... Enfim.

Apesar de não ter sido uma leitura cinco estrelas, não foi uma total decepção, gostei de alguns pontos do livro, gostei de como Vivian abordou as situações familiares de forma doce e mostrou as amizades de forma realista.

O livro tem seus altos e baixos (mais baixos que altos), mas não deixa de ser uma boa leitura, passa longe dos favoritos e passa longe da lista dos piores livros, Conselho de Amiga fica no meio termo, gostei e não gostei dele. O bom é que apesar de não ser bom como Não Sou Este Tipo de Garota, mostra que a autora evolui bastante.

Raquel Machado 15/10/2012

Conselho de Amiga
Conselho de amiga hummm só por esse título já fiquei de orelhas em pé, porque como dizem por ai "se conselho fosse bom era vendido ne?" Enfim devo confessar que o livro infelizmente não me prendeu muito, apesar de ter uma grande lição de moral e algumas cenas engraçadas.

Ruby esta fazendo aniversário de 16 anos e sua festinha conta com sua mãe e suas três melhores amigas: Maria, Katerine e Beth porém um convidado muito especial esta para chegar, seu pai, que ela não vê há muitos anos. Qual a primeira reação de Ruby...sair correndo feito uma louca com suas amigas e deixar seu pai com cara de boboca na porta. Não sei como seria isso na vida real porque graças a deus não tenho esse problema, meus pais estão casados há mais de 20 anos e não sei como seria se não tivesse um deles. Mas ela sair correndo de lá feito uma louca, bom para mim foi um pouquinho demais, visto que ela não via o cara faz muito tempo, tudo bem que o susto pode ter sido grande porém para uma garota de 16 anos acho que a reação seria um pouquinho diferente.
E como se não pudesse piorar ainda suas amigas ficam colocando pilha nela por causa do pai dela dizendo que ele a deixou porque não a amava e coisa e tal...nada a ver. Eu mesma tive uma amiga minha assim há alguns anos atrás e nem por isso ficava pilhando ela que o pai dela a largou porque não gostava dela achei errado ponto falei.

Como se a volta do pai de Ruby não fosse drama suficiente para uma garota de 16 anos ainda temos um outro drama. Ruby acaba de conhecer seu primeiro amor um rapaz gentil que acaba ganhando seu coração aos pouquinhos, Charlie. Achei ele super fofo e as coisas que acontecem com ele e Ruby me agradaram bastante foram bastante convicentes e apesar de não ser um grande amor de suspirar ele foi fofinho a ponto de deixar Ruby com algumas dúvidas pois ela não esperava se envolver.

O que acontece depois enfim drama...drama...drama...claro que nem sempre as coisas saem como a gente quer ou deseja. E as vezes as coisas são duras, pois quem mais a gente confia acaba nos decepcionando de alguma maneira, agora as razões ou porques é que fazem a diferença.
Enfim porque as amigas de Ruby odeiam tanto seu pai?
Porque o pai de Ruby decidiu voltar justamente agora?
Em quem confiar?

Mais uma coisinha que eu queria comentar e que o livro acabou me lembrando muito meus tempos de colégio, eu também tinha minhas amigas inseparáveis com as quais chorava, cantava fazia armações bolava festinhas etc e tal. Acredito que essa seja uma parte fundamental da vida de uma adolescente não me arrependo em nada de ter tido elas e que posso dizer com todo orgulho que hoje +/- uns 10 anos depois ainda nos falamos conversamos e trocamos conselhos umas com as outras.

Lembro de minha mãe me dizendo que amigas não existem que são todas fingidas, mas sabe de uma coisa acho que cada pessoa é diferente todas tem suas qualidades e defeitos é ser amigo engloba isso você aceitar qualidades e defeitos do outro e saber respeitar o limite de cada um. Ai vai meu conselho de amiga para vocês!
Conselho de amiga acabou sendo bem mais que apenas um chick lit para mim e apesar de a história não ter me envolvido 100% digo com todas as palavras que foi muito bem descrita e lições de vida para ninguém botar defeito. Leiam e tirem suas próprias conclusões, com certeza o livro vai mexer com você nem que seja só um pouquinho.

MárciaDesirée 04/10/2012

O livro traz a estória de uma adolescente com muitas dúvidas sobre sua vida, sua relação com a mãe e o abandono do pai. Demonstra a complexidade de sentimentos de uma jovem que sofre, e que este sofrimento pode ser de muitas garotas normais, reais. Indico para quem gosta de dramas, sem medo de sentimentos fortes.

Nica 04/12/2012

Conselho de Amiga: superficial e nada subjetivo
Conselho de Amiga é um dos quatro livros infanto juvenis já publicados pela autora Siobhan Vivian e o segundo aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito (o primeiro foi Não sou este tipo de garota - mil vezes melhor que este segundo).

Nesse romance juvenil, conhecemos a história de Ruby, que está completando 16 anos e vive somente com sua mãe após a dolorida e repentina separação de seus pais. Ruby não sonha com a esperada festa de aniversário (nos EUA comemora-se o "My Sweet Sixteen", a transição da menina em mulher, que é comemorada aqui no Brasil quando as moças completam 15 anos), mas não podia prever que a mesma seria um desastre.

Em uma reunião simples, em sua casa, rodeada por suas melhores amigas: a "leal" Beth, a "perigosa" Katherine e a "fofoqueira" Maria; e sua mãe, Ruby está cantando parabéns quando a campainha soa. Enquanto as meninas continuam a cantar, Katherine vai atender a porta, munida da Polaroid de Ruby, e retorna acompanhada por uma surpresa: o pai da amiga.

O clima fica tenso. Ruby não via o pai desde que este se separou de sua mãe; na verdade, não via ou tinha notícias do mesmo desde então. E é por causa desse acontecimento inesperado que a pacata vida de Ruby sofre uma reviravolta. A menina passa a descobrir verdades até então ocultadas, começa a perceber quem são as pessoas que se dizem suas amigas, principalmente no que diz respeito à Beth, sua amiga mais antiga, e descobre que a separação entre seus pais não foi bem como ela imaginara.

"É assim que são as conversas entre mim e minha mãe. Falas sarcásticas como fumaça e espelhos, então a gente pode conversar sobre algo sem nem menos tocar no assunto. Um soco na memória. Vejo faces estúpidas diante das velinhas do bolo, a garganta sensível depois do discurso cortês, ouço o papel celofane sendo amassado. Ele esteve aqui, mas foi embora. De novo."

Narrado em primeira pessoa, sob a visão da personagem Ruby, basicamente no presente, com alguns flashbacks para que possamos entender a história das melhores amigas Beth e Ruby, bem como a verdadeira história por trás do divórcio dos pais de Ruby, o livro possui uma narrativa leve e fluída.

No entanto, Conselho de Amiga não me conquistou. Calma, não é uma história ruim. Mas o livro promete mais do que cumpre, na minha opinião. Como eu falei, a narrativa é boa, você não se cansa, não me recordo de ter encontrado erros de revisão ou tradução - como sempre a Novo Conceito é bem atenta e cuidadosa em relação a isso -, mas achei as personagens meio... como dizer, confusas e rasas.

Na verdade, o que enfraquece o livro são justamente as personagens. Somente uma das personagens femininas me cativou, de alguma maneira, que foi a "perigosa" Katherine, a única que se impôs em alguns momentos, que externalizava suas emoções, que me pareceu mais palpável, mais real, mais impulsiva.

Vocês devem estar se perguntando o por quê das aspas nas descrições das amigas, certo? Então, vamos lá. Foi exatamente essa descrição deturpada que fez com que eu desanimasse com a leitura ao passo que ia percebendo que as meninas não eram nada do que a sinopse "vendia"...

A melhor amiga de Ruby, Beth, não é um poço de lealdade como descrita. Ela esconde muitas coisas da amiga, coisas que eu nunca esconderia, coisas que fizeram com que Ruby tivesse pensamentos errados sobre seus pais, coisas que pertenciam à menina e que Beth, independente da dor que pudesse causar, não deveria ter escondido. Fora que a Ruby começa o livro sempre se perguntando e se culpando por ficar perturbando a amiga com seus problemas.

"Em parte, não quero aborrecer Beth com o que ando sentindo. Quero dizer, já discutimos isso centenas de vezes e duvido que haja algo novo a ser dito. A coisa é que, quando seus amigos perguntam se tem algo errado, eles realmente não querem saber tudo. Sobretudo se eles veem que você vive aborrecida com o mesmo assunto de sempre."

Hã? Amigos de verdade não são só para situações legais, eles devem estar presentes principalmente quando tudo parece ir mal... E, se por algum motivo, alguma situação não foi totalmente resolvida / esquecida, eu acho que é papel do amigo ajudar a resolver a mesma, ainda que tenha que se falar do assunto "um milhão" de vezes!!!

Depois temos a "fofoqueira" Maria. Coitada dessa menina! Levou a fama sem deitar na cama! Em momento algum Maria me parece uma "dona fifi", do contrário, ela é a mais passional de todas as meninas em relação às suas vidas, ela espera que as amigas dividam suas situações. Na verdade, Maria acaba sempre se abrindo demais com as meninas, mas sem esperar nada de volta. Aliás, das quatro amigas é a mais apagadinha.

Não bastassem as amigas adolescentes, a mãe de Ruby é outra personagem fraca. Se bem que até consigo entender. Ela esconde uma verdade que pode mudar toda a relação que ela construiu com a filha. Mas, ainda assim, algumas de suas reações, de suas atitudes, são mais infantis do que as da própria garota!

"Somos dois amigos que foram juntos para a guerra. Temos uma história, nos amamos e somos companheiras, mas nenhuma de nós quer reviver as batalhas por que passamos ou comparar nossas feridas. Estamos satisfeitas com o passado que pesa entre nós sem fazer nenhum comentário ou suspiro. Nenhuma de nós quer puxar o gatilho das memórias doloridas."

As duas personagens masculinas que merecem destaque são o pai de Ruby e Charlie, que acaba se tornando mais que um amigo para a menina. O primeiro, apesar de injustiçado em relação ao divórcio, não agiu como pai, era imaturo e ainda é, fechado e solitário, preferindo sempre se isolar. Uma personagem que me deu raiva por ser tão pacífica. Já o jovem Charles é a outra grande personagem do romance.

Charles é um menino doce, que entende as crises de Ruby, que além de se tornar um grande amigo, se torna seu namorado. E, apesar de a sinopse dar a entender que poderia rolar algum tipo de ciúme entre as amigas de Ruby e seu novo amigo, não é bem isso que acontece. De fato, Beth se preocupa com a aproximação do menino, não por ciúme... Mas por medo. Charles incentiva Ruby a ir atrás de seu pai, conhecê-lo melhor, tentar entender por quê ele saiu de casa e nunca mais, até seus 16 anos, deu sinal de vida. Fora que o romance deles é super fofo. Charles é o primeiro namorado de Ruby.

"Depois de um tempo, abro um olho e verifico que ainda estamos sozinhos. Acho bom que isso esteja acontecendo bem na frente da minha mãe, na frente da nossa casa. Porque, embora eu seja novata nisso, ela pode aprender uma ou duas coisas comigo."

Conselho de Amiga é um livro sessão da tarde. Volto a repetir, não é de todo ruim, mas também não é um dos melhores romances já lançados pela Novo Conceito ou pela própria Siobhan Vivian. Confesso que esperava mais se tratando de uma história voltada para o público jovem. Muitas das situações geradas poderiam ser contornadas com conversa, com honestidade. E esse é justamente o ponto alto do livro: comunicação. Nos faz pensar quantas "saias-justas" poderíamos evitar se fossemos sempre diretos e sinceros.

“Mais vale uma verdade que fere do que uma mentira que consola”

Resenha postada no blog Drafts da Nica (http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/10/resenha-conselho-de-amiga-superficial-e.html) sendo proibida qualquer reprodução sem autorização, sendo tal ato considerado plágio.

iluj 13/08/2012

www.meninadabahia.com.br
Resenha Conselho de amiga

Ruby está completando 16 anos, até então o seu dia seria comemorado como todos os outros aniversários anteriores, uma comida especial para o jantar feita pela mãe, um presente dado por ela e um bolinho com velinhas para assoprar com as amigas, no entanto ela não esperava que desta vez ela fosse ter uma surpresa especial, seu pai, que resolveu aparecer após sair de casa quando ela tinha 10 anos, e nunca mais manteve um contato até então.

Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:

- Visita para você.

As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.

Meu pai.

Pag.17

O que poderia ser um dia especial acaba em desastre, Ruby não sabe o que fazer com tudo isto, afinal como lhe dar com uma pessoa que te abandonou e até então nem sequer mantinha um contato. E como se não bastasse a visita surpresa do pai, Ruby vai descobrir que nem sempre deve confiar cegamente em suas amigas, ela vai se surpreender e também aprender, que pode sim decidir por conta própria, às vezes um “conselho de amiga” pode não ser tão bom assim, independente da quão boa à intenção possa ser. Mas calma, nem tudo na vida de Ruby é um completo desastre, em meio a visita do pai e amiga com segredos, um garoto entra em cena, e Ruby vai descobrir que apesar de tudo , ela pode aproveitar a vida um pouco e deixar os problemas de lado.

Pego o envelope com a ponta dos dedos cuidadosamente, como se fosse algo quente. A tinta aul vibra letras borradas até que eu me agacho contra a parede para deixar de tremer.

Embora o envelope seja endereçado a “Rubes”, alguém já o tinha aberto. Ela.

Pag.79

Siobhan Vivian escreve uma historia cativante, onde a leitura flui de uma formar tão rápida, que as paginas vão passando e você se prendendo a historia cada vez mais, querendo saber como Ruby irá lhe dá com toda esta situação, sem falar do segredo que uma de suas amigas guarda dela.

Não há como não curtir Ruby e suas amigas, a relação de amizade , o companheirismo, os conflitos, as duvidas e os medos. Os personagens se mostram autênticos em seus sentimentos, Ruby sofreu muito com a separação dos pais, algo que se nota bem no

livro nas suas lembranças, e apesar de parecer ter superado o sumiço do pai, a volta dele a deixa muito abalada. Afinal porque ele voltaria?

Ruby vai aprender que as vezes o melhor é saber a verdade e encará-la seja como for, e assim poder seguir em frente , superar as perdas e crescer.

Conselho de Amiga é um daqueles livros, que vai te cativando aos poucos com a sua historia, pra quem curte este estilo recomendo.

A neve caia impiedosamente nas suas botas. Meu pai largou suas coisas no caminhão. Ele me disse duas vezes para descer, mas não ouvi. Lagrimas quente corriam por meu rosto.

Quando seus braços me alcançaram da capota, me fingi de morta. Era uma brincadeira que fazíamos quando era pequena. Mas em vez de me fazer cocegas ou fingir uma luta, meu pai me pôs no chão como se não fosse nada. E sem dizer uma palavra, partiu com o carro.

Pag.32

Mim 15/07/2012

Conselho de Amiga
Morrendo de curiosidade para ler Conselho de Amiga, posso afirmar que o livro me desapontou do começo ao fim. Uma história cansativa e que em nenhum enredo do livro teve realmente um desfecho, foi o pior livro que li esse ano. De uma história que parecia comédia romântica, virou um livro chato e desastrosamente construído.

Com alguns problemas familiares, Ruby tenta sobreviver ao colegial, ao mesmo tempo, que tenta ter uma vida normal, como se nada tivesse acontecido. Porém no seu aniversário de 16 anos recebe uma surpresa nada agradável... Seu pai que saiu de casa há alguns anos, volta e quer comemorar o aniversário dela, a partir daí, tudo começa a mudar.
“- Feliz aniversário, Rubes – diz, sem olhar para mim.
[...]
- Rubes – repete. O buquê pende um tanto para a frente. – São para você – balbucia com ansiedade. Como se eu devesse algo a ele. Parece engraçado, porém, não quero rir. Quero gritar.”
Muito confusa com tudo que vem acontecendo, Ruby não vai deixar uma pessoa que a abandonou estragar o dia do seu aniversário, e mesmo com a presença dele novamente em sua vida isso não vai afetar nenhum plano que tem para aquela noite, e vai fazer de tudo para que também não afete mais a sua vida.

E para superar tudo isso nada melhor do que uma festa, onde acaba conhecendo Charlie. Um menino educado, lindo e que veio para confundir e atrapalhar ainda mais a sua vida... E sem saber muito que fazer em relação a tudo, acaba pedindo conselho de sua amiga Beth, que quer apenas o seu bem.

Brava, confusa e muito revoltada com o seu passado, vai poder contar com as suas amigas para ajudar a tomar essa difícil decisão. Mas será que os conselhos vão ser verdadeiros? Em quem poderá realmente confiar para pedir, a não ser que aquelas pessoas que sempre disseram estar do seu lado?

Conselho de Amiga é muito ruim, um livro muito cansativo e uma trama muita mal estruturada, o livro não tem um enredo que posso dizer que foi finalizado. A escritora tenta envolver vários assuntos, igual ao seu último livro, porém não consegue dar continuidade em nenhuma das histórias.

Ruby é uma menina chata, uma personagem mimada e que não sabe decidir nada por si própria. Pede conselhos para as suas amigas e quando não dá muito certo acaba culpando-as. O livro inteiro ela fica confusa e muito sentimental, entrando em contradição com o começo da história.

Beth é uma personagem um tanto perturbada, não consegue clássica-lá direito. Em algumas partes parece uma boa amiga e que quer apenas o seu bem, em outras parece aquelas “amigas” que quer apenas mandar na sua vida e se caso você não obedecer acaba ficando muito revoltada.

Maria é a personagem mais aturável entre as quatro meninas, o chato é que ela aparece bem menos do que seria interessante. Katherine é quase igual à Ruby e com, praticamente, os mesmos problemas familiares, a única diferenças é que ela é bem impulsiva e fala tudo o que pensa.

E por último temos Charlie, um personagem que acaba salvando um pouco essa trama. Bobo e um pouquinho fofo, lembra bastante à maioria dos mocinhos que estamos acostumadas em ver nas histórias.
“- Com certeza. Ainda bem que você veio. – Tira o boné e mexe nos cabelos despenteados e finos. Ele deve ele mesmo tê-los cortado com uma tesoura de plásticos para crianças. – Meu nome é Charlie.”
O livro tem personagens chatos e que não se encaixam muito bem. Ruby é uma personagem que às vezes parece ter 16 anos e outras, muitas outras, parece ter 14 ou 13 anos, deixando a história ainda pior.

Conselho de amiga é horrível, uma história com vários enredos e que nenhum realmente teve um final. O livro começa a ficar razoável faltando 70 páginas para acabar, e termina de uma forma bem mixuruca. Fiquei desapontada com o livro e acho que muita pouca gente vai se identificar com essa história.

Resenha no blog: http://www.lerimaginar.com/2012/06/conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian.html
Mais resenhas: http://www.lerimaginar.com/

Paula 22/09/2012

Conselho de Amiga é um livro bem leve e tranquilo, apesar de tratar de alguns temas tristes que envolvem a família, especialmente para uma adolescente, a quieta e não muito sorridente Ruby. Apesar disso, a narrativa é bem tranquila, suave, inocente como a própria Ruby.

Depois de uma infância conturbada, indo para psicólogos e chorando muito, Ruby parece ter superado a partida de seu pai. Ela vive uma vida normal, não é uma adolescente rebelde mas um tanto retraída, vive ao lado de Beth sua melhor e mais antiga amiga, que sempre esteve ao seu lado, ajudando-a até nos momentos mais difíceis, como quando o pai de Ruby deixou sua mãe e ela. Beth é a única que sabe da história toda e está sempre dando conselhos à amiga, as vezes parece uma mãe superprotetora, diferente da mãe de Ruby, que não está acostumada com demonstrações de afeto. Maria, fofoqueira e namoradeira é a outra amiga de Ruby e completa o trio, ela é alegre e dá um toque de energia às garotas. Por último, temos Katherine, uma garota do terceiro ano que acabou de entrar para o grupo devido a problemas familiares. Como uma boa conselheira, Beth está pronta para ajudar Katherine e fazê-la se juntar ao grupo, mesmo sabendo que as outras garotas não se sentem tão a vontade com ela, especialmente Ruby, que sente até mesmo medo da garota.

Na sua festa de 16 anos, uma festinha particular apenas com sua mãe e amigas, Jim, seu pai, aparece, fazendo toda a dor e raiva retornarem para a vida de Ruby. Beth está mais uma vez ao seu lado, mas Ruby acaba conhecendo um garoto e a amizade das duas já não estava tão bem como antigamente...

Entre conselhos e segredos, Ruby precisa caminhar com suas próprias pernas e se libertar de algo que a corrói insistentemente.

Conselho de Amiga é um livro muito bonito e com uma história bem real, que pode acontecer com qualquer pessoa. Os personagens são bastante reais, como se fossem pessoas que podemos trombar na rua (e não aqueles deuses lindos e maravilhosos cheios da mais pura perfeição, rs).

Luks Esperança 22/06/2012

Só ao olhar a capa nos dá uma sensação de uma leitura boba e "massante", contudo, confesso que fui surpreendido com a trama.
Logo no início, a história só descrevia marcas famosas de roupas, etc., mas aos poucos Ruby rouba a cena com a comemoração do seu 16º aniversário junto com sua mãe, suas duas amigas e uma nova integrante do grupo de amizade - Beth, Maria e Katherine. Não posso esquecer do "reencontro" sensacional de Ruby com seu pai Jim, fiquei surpreso com o clima de infelicidade que pairou durante seu aniversário, ou melhor, sua vida. Além das peripécias que toda garota de sua idade passa neste período, Ruby chama a atenção do leitor com seu jeito vivo e ingênuo de conviver diante das situações mais adversas que nunca imaginara ter que passar.
Apesar de achar muitas descrições desnecessárias para a estória, a trama apresenta um leque de opções para estes "novos" adolescentes viverem alegrias durante sua juventude com muita responsabilidade e a necessidade de reconhecer os erros que cometemos durante nossa vida.
A trama é narrada pela própria Ruby, sendo que acabou dando uma mobilidade na história que realmente não esperava.
Enfim, fiquei muito surpreso com o livro e principalmente com Ruby - super recomendo esta leitura agradável...

Bruna 28/07/2012

Conselho de Amiga
O livro começa no aniversário de 16 anos de Ruby, e como sua mãe não tem dinheiro para lhe fazer uma festa suntuosa como geralmente ocorre nos 16 anos de meninas americanas, Ruby comemora alegremente em casa com sua mãe e suas três melhores amigas: Beth, Katherine e Maria.
A comemoração está indo bem e as meninas não veem a hora de ir para longe dos olhos da mãe de Ruby para começar a comemoração de verdade. Porém na hora do parabéns a campainha toca e o pai da Ruby, que não a visita há mais de 6 anos é quem entra, para desespero da adolescente que o deixa sozinho com sua mãe e vai para rua com as amigas.
A muito tempo Ruby sofre com a partida repentina do pai, não entende como isso aconteceu e mesmo depois de anos de terapia ela ainda encontra muita dificuldade em se relacionar com garotos devido ao que aconteceu com sua família.
Quando as quatro amigas estão em um brechó, procurando roupas para a festa de Beth, que será uma festa a fantasia no dia no do Halloween, Ruby faz uma terrível descoberta, no bolso da calça de Beth, Ruby encontra uma carta de seu pai, dizendo que vai ficar uma semana em um hotel na cidade caso Ruby decida conversar com ele.
Ruby fica totalmente arrasada com Beth, mas será um caso de traição ou de proteção excessiva?
“Escute, sei que você está com medo de alguma coisa que alguém possa descobrir sobre você, mas não pode deixar que o medo a domine. Isso faz parte de você.”
Viviane 06/08/2012minha estante
Embora esse livro seja bem teen adorei lê-lo, você expôs na sua resenha fatos que são importantes e nos eixam afim de saber mais sobre a protagonista.
Gostei muito.

Brilho 16/06/2012

Minha primeira leitura de Siobhan Vivian foi "Não sou este tipo de garota" que na época foi uma boa leitura, já em "Conselho de amiga" conforme a leitura evoluia, percebi se tratar de um livro praticamente pré adolescente, com história confusa, já que não há desfecho satisfatório para os temas mais abordados na narrativa de Ruby, a protagonista.

O livro conta a história de Ruby, uma adolescente insegura e com grande trauma pela separação de seus pais quando ela tinha 10 anos. Ela tem 3 amigas, Beth sua melhor amiga desde a infância, que a protege apesar de que seus conselhos mais pareçam querer comandar a vida da amiga. Katherine, uma menina um pouco esquentada que enfrenta problemas em casa e a divertida e namoradeira Maria, às vezes um pouco fofoqueira.

Com narrativa bem leve, em um livro razoavelmente curto, Siobhan inicia a história no aniversário de 16 anos de Ruby, com uma grande surpresa com o aparecimento de seu pai após 6 anos sem contato com ela.

À partir daí está aberta a temporada de drama na vida de Ruby, que ficará muito confusa om a volta do pai, ela também não tem uma relação lá muito boa com sua mãe, que parece distante e fria.

Suas amigas tentam ajudá-la com muitos conselhos, que deixa Ruby ainda mais confusa. O aniversário de Beth está chegando e é numa loja de fantasia que as meninas vão comprar suas fantasias que Ruby descobre uma carta de seu pai no bolso de Beth. Porque sua maiga não contou a ela sobre a carta?

Ainda num breve romance a protagonista encontrará Charlie, que retratará momentos agradaveis com ela.

Num enredo fraco, com história que deixa a desejar, temos um desfecho confuso e que fica-se a sensação de cadê o final do livro?

Particularmente não gostei do livro, com capa razoável e boa diagramação, este livro é indicado apenas para pré adolescentes.

Espero que tenham gostado, já que este é apenas o meu ponto de vista do livro.