Os Desejos da Bela Adormecida

Os Desejos da Bela Adormecida Anne Rice

Resenhas - Os Desejos da Bela Adormecida

Nathália Magus 02/06/2013

Somente para os Fortes
Quando fiquei sabendo dessa trilogia fiquei louca para ler, primeiro, nunca li nada da Anne Rice, segundo, de acordo com as resenhas que li e com a sinopse, a historia vai muito alem do que um simples romance apimentado.
E realmente, vai mais alem do que você pode imaginar.
Aquelas que são fãs de cinquenta tons de cinza, podem não gostar, porque a coisa aqui é bem mais pesada. Um pornô sem palavrões, seria a definição melhor para este livro.
Alem disso, se você torce o nariz para qualquer coisa erotica demais, passe longe desse livro, sério. é sexo quase o tempo todo, com chicotes, amarras, correntes. Aliás, acho que foi isso que mais gostei. Nenhum camponês, empregado ou mesmo, duques ou condes são escravos, apenas principes e princesas são submetidos.
E tudo num ambiente que lembra a Europa da idade média.
Obs.: Ela escreveu isso bem antes dessa modinha erótica e só relançou para aproveitar a onda.

visitem meu blog.
altafantasy.blogspot.com
Gabi 04/06/2013minha estante
A inescrupulosidade do livro também é o que me agrada nele. Nada de mela mela, chove não molha, etc., etc. Anne foi direta e reta e sem vergonha :)

Carolina Barreto 05/05/2021

Se despir de tudo !
Foi uma segunda tentativa.... tinha me deparado com esse livro muito anos atrás, e não tinha terminado de ler. Mas sabia que do que se tratava e que realmente tinha marcado minha memória...
...porém passado os anos, peguei para finalmente terminar o livro e o resultado: Não funciona nada pra mim!
Não consigo me DESPIR de todos os meus preconceitos para ter uma leitura "de boas"... sinceramente me deixa super desconfortável e (digamos) inconformada como tudo acontece...
Enfim tá longe da minha zona de conforto, e ao contrário do que eu achava não conseguir quebrar essa barreira e terminar de ler o livro!

Marcelo 14/09/2022

Leitura Interessante
Minha primeira leitura desse gênero e achei interessante. O livro é bem mais explícito e pesado do que eu esperava. Li pela curiosidade de ver a escrita de Anne Rice em outro gênero e não me decepcionei. No entanto não é um gênero no qual eu queira me aprofundar, então não irei ler os demais livros da saga no momento.

MomoDark 19/05/2020

Durante o início da leitura foi difícil acreditar que o livro era escrito por uma mulher, Bela ainda vulnerável pelo feitiço foi estuprada por um príncipe que nem nome tem. Os primeiros dois capítulos são da perspectiva dele, que se mostra uma pessoa dominadora e cruel.
A partir do terceiro capítulo surge a perspectiva da Bela, que se impressiona facilmente com os acontecimentos. Bela sente prazer ao servir e é aberta as situações, sentindo carinho pelos seus senhores e senhoras.
Apesar das humilhações e agressões, os dominadores nunca ultrapassam os limites físicos dos submissos, sempre lhes é concedido uma recompensa após tarefas concluídas com sucesso, priorizando os prazeres.
É interessante ver o adestramento psicológico dos personagens, porém esperava que a história fosse muito mais do que um romance erótico mas ele cumpre o papel que desempenhou fazer muito bem.
VâniaAkira 20/04/2022minha estante
o pior que nada é concentido, ja no primeiro momento vê claro o estrupo dela =(, acho que por isso a leitura se torna quase indragavel, por que é um BDSM sem as regras !!

N. J. Magnus 21/01/2013

Apenas para os fortes
Bem, eu nunca li nada da Anne Rice, portanto, nao tem nem como eu comparar.
E fui começar logo com algo tão intenso como este livro.
Se você já leu qualquer um dos livros da trilogia Cinquenta Tons, saiba que perto da trilogia da Bela adormecida, Cinquenta Tons de cinza é contos de fadas pra criança.
Se você nao curte erotismo com sadomasoquismo, nao recomendo MESMO!!
Somente quem tem a mente aberta para esse tipo de literatura é que consegue ver o quanto este livro é bom.
Começa com a Bela Adormecida, deitada em seu leito, dormindo por cem anos, assim como o seu reino.
Um principe vai até o local e faz sexo com ela ainda dormindo. Quando a princesa acorda, ela é tirada do seu reino e levada para ser escrava sexual do reino do principe e de qualquer um que quiser, até da Rainha.
Ao chegar no reino, Bela descobre que não é a unica princesa escrava do lugar, muitos principes e princesas são transformados em escravos sexuais, sendo Bela, a mais cobiçada.
Eu realmente gostei de ler este livro, exceto a parte em que um dos principes com quem a Bela se envolve, começa a contar sua história de vida. ESsa parte realmente é um porre, mas importante para a história.
Quanto ao final, nada mais é um gancho para a segunda Parte, A punição da Bela Adormecida, tem gente que não gostou, mas acho que ela simplesmente se levou pela curiosidade, já que ao longo da história, vemos que ela estava gostando da experiência.

Enfim, se você é puritano, menor de idade e sensivel demais para certas cenas, melhor não ler. Pois como diz o Titulo, Este livro é só para os fortes. E fico contente de ser um deles.

Belle 17/07/2013

Err… Bem… Hmm… (suspira e tenta de novo…).

Então… É que… (toma coragem e se prepara para a polêmica).

Eu não sou a pessoa mais indicada para resenhar um livro da Rice. Muito menos esse que é cercado e recheado por tanta polêmica. Pensei até em não resenhar, porque eu não sabia nem por onde começar… Mas, resolvi tentar. Através dos mais entendidos na autora (Kel, você pode me ajudar?), eu fiquei sabendo que ela é acima de tudo, uma grande crítica da sociedade, do puritanismo e suas hipocrisias; assim, essa trilogia seria uma afronta aos conservadores. Posso estar totalmente equivocada, mas, minha impressão da leitura foi mais subjetiva. Para mim, o livro todo é um ensaio sobre a sexualidade humana, pura e simplesmente.

Cada personagem é um tabu. Meu. Seu. Nosso. A Bela seria cada um de nós em nossos caminhos para descobrir nossa sexualidade e enfrentar nossos medos. Mas, a verdade é que eu sei que isso não faz muito sentido porque, o tempo todo, ela é bombardeada com praticamente dois únicos tabus: dor e humilhação. Ainda assim, essa ideia, que deve lhes parecer muito vaga, graças à minha ótima explicação, não me saiu da cabeça em nenhum momento. E, em algumas passagens, ela se solidificou.
Essa trilogia é uma releitura de A Bela Adormecida, mas, as semelhanças começam com o tal feitiço que faz todos no reino de Bela dormirem assim que ela fura o dedo na roca e terminam com o tal beijo de um príncipe corajoso. Já as diferenças, começam no fato de que primeiro ela é estuprada e depois é beijada, é exigida como tributo pelo Príncipe, por sua coragem ao libertar todos do reino da maldição e levada para uma corte onde será submetida às piores perversões que a mente de Rice foi capaz de imaginar e, então, não há mais fim para essas diferenças.

"Ele estava irritado, ameaçadoramente irritado e, apesar de Bela suportar qualquer dor em nome do prazer do Príncipe, vê-lo assim era insuportável para ela. Ela deveria agradá-lo, deveria fazer com que ele se tornasse dócil novamente e, então, nenhuma dor seria demais."

Por mais chocante que fosse a história, eu me vi incapaz de abandonar a leitura. Buscava desesperadamente algo que fizesse sentido a cada página virada, mas, acabei totalmente perdida. Lembro que antes de começar a leitura, peguei o livro, estudei meticulosamente a capa, a senti, dei uma folheada, li os títulos dos capítulos e, relutando em começar, larguei o livro em cima da escrivaninha. Eu já havia lido coisas sobre o livro, nenhuma resenha, mas, sabia o tema e, mais importante do que tudo, sabia que a leitura seria difícil. Ao finalmente começar, achei que estava preparada psicologicamente, mas, a verdade é que não sei se algum dia estarei. Tudo nesse livro é confuso, incômodo e perverso. Não há um único momento que seja confortável. Nenhum personagem pelo qual se tenha empatia.

Mas, o que mais me irritou foi o enredo fraco. As coisas que são feitas aos escravos não tem nenhum porque além da vontade daqueles que são seus senhores. E uma perversão se junta à outra sem que nós consigamos entender exatamente que lição está por trás delas; afinal, a grande desculpa para todos daquela corte sádica é a de que os escravos (todos príncipes e princesas de outros reinos dados como tributo, assim como a Bela) aprenderiam lições importantes de humildade e desprendimento, que os tornariam monarcas melhores. O que até teria algum sentido, se não fosse tão ridiculamente cruel. Eu me perguntava a toda hora quem foi que ensinou ao Príncipe, a Rainha e ao resto da corte a serem tão bons governantes assim… Quer dizer, eles detêm total poder sobre todos no reino e inclusive em reinos alheios (afinal, os príncipes e princesas são dados em tributo por seus próprios pais! Que também foram escravos nesse mesmo reino), mas, e a corte soberana? Eles aprovam o “curso intensivo” por que também foram submetidos a ele?

Porque, se há alguém necessitando urgentemente de lições de humildade, desprendimento e, pra ser justa, de umas boas porradas com a palmatória mais pesada do universo, é o Príncipe e o resto da corja, quero dizer, corte.

Há muitas outras questões que eu gostaria de citar, como a Bela ser a submissa mais contraditória da História dos romances BDSM (ora ela está tranquila e resignada como um cãozinho após receber uns tapas de seu dono, ora está revoltada com toda a situação, mas, sem exteriorizar nenhuma reação), mas, vou parar por aqui… Porque, a verdade é que eu continuo tão confusa quanto ao iniciar a leitura. Eu não sei qual é o sentido desse livro, eu mal entendi a narrativa dele… Mas, há uma dúvida que está me perturbando: é humanamente possível que alguém sobreviva a tudo o que o Príncipe Alexi passou? Quero dizer, fisicamente possível?

"- Você queria agradar a ela. Ela é sua senhora. Você é uma escrava. A coisa mais digna que pode fazer é agradar, por isso você fez isso e não apenas como resposta aos golpes da palmatória de Lady Juliana ou às ordens dela, mas, naquele momento, você agiu de acordo com sua própria vontade."

Ainda não decidi se vou ler o segundo volume… Não acho que meu estado de confusão se findará com ele, aliás, não acredito que isso aconteça nem mesmo com o terceiro. Mas, como me conheço, devo ler por pura curiosidade e uma espécie de tortura pessoal.

Eu pensei muito antes de classificar esse livro, não estou brincando ao dizer que me senti muito confusa. Não achei justo dar uma péssima nota, porque, bem ou mal, A. N. Roquelaure continua sendo um pseudônimo de Anne Rice e isso não é pouca coisa. Também não seria justo, porque eu devorei o livro, por mais incomodada e chocada que estivesse. Apesar disso, não posso relevar meu estado de confusão ao terminar a leitura. Portanto, dei duas corujinhas e meia.

site: www.itcultura.com.br

Crika 21/09/2012

Encareo que pode te chocar!
A autora reinventa o conto da Bela Adormecida, a partir do momento que é despertada dos seus 100 anos de inconsciência.
Só que o príncipe encantado não é tão encantado assim. Ao desperta-la o príncipe a toma como sua escrava sexual.
O interessante é que nesses contos de fada clássicos, geralmente, trazem uma mensagem subliminar com a intenção de suprimir, evitar ou retirar das adolescentes o período em que se descobre o prazer e o sexo. Além da mensagem de que toda menina (indefesa) precisa de um “príncipe” salvador.
Acredito que a intenção da autora foi justamente contrariar essas mensagens, mostrando que aquele que aparece como o libertador, o herói, pode ser justamente o raptor, o vilão. Já o sexo é colocado como natural nesta fase da vida.
Toda a trama é transcorrida no universo do BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo). A relação principal é a Dominação/Submissão, onde o príncipe salvador passa a ser o dono da princesa que é escravizada. Como no livro esta relação é imposta, a princesa é submetida a processos para sua Disciplina sendo utilizando castigo e punição. O Sadomasoquismo também é visto, ou seja, na obra existem os sadistas, aqueles que obtém prazer ou satisfação sexual ao infligir dor física ou psicológica, e os masoquistas, aqueles que gostam de receber dor como um estímulo para excitação sexual ou prazer.
A grande polêmica em torno deste livro se dá pela forma que essas situações são abordadas, chocando o leitor por conta das punições, da humilhação imposta, da exposição do ser humano e do sexo em si, etc.
Só deve ler quem tem um bom estomago.
Mas encorajo estes a ler.

sorvecinho 27/12/2012

Bom, mas falha em alguns aspectos!
Bem, provavelmente a maioria comprou o livro imaginando toda a profundidade de outros personagens de Anne Rice. Okay, esqueçam isso. Aqui não vemos nada de Entrevista com Vampiros, e seus derivados das Crônicas Vampirescas, tirando a excelente escrita da autora.

Primeiro: Não é necessário profundidade quando o assunto é erotismo! Ou é. Depende do ponto de vista;
Segundo: Não desejem, por favor, que o livro contenha a sensação de uma primeira vez, ou de um passeio de mãos dadas. Para isso, procurem romances água com açúcar (e tenham a decência de procurar um que pelo menos sigam a receita corretamente, ou seja, sem lobisomem ou vampiros meigos);
Terceiro: Não comparem com Cinquenta Tons de Cinza, um livro, que a meu ver, não passa de outro conto de fadas comum, só com um pouquinho de "mão boba".

Em Os Desejos da Bela Adormecida, Rice recria um famoso conto de fadas. A nossa querida protagonista, Bela, é levada a um mundo de descobertas de forma extremamente brutal logo depois que é libertada (não exatamente com um beijo) do encanto que a fazia dormir. Logo se percebe que a vida da menina não será fácil. Levada pelo príncipe, Bela enfrentará humilhações, surras, lágrimas, e orgasmos. A história é meio que um "pornô sadomasoquista" bem avacalhado, em determinadas circunstâncias. Só que com qualidade. Pois, qualquer um que conheça outras obras da autora, saberá que ela é impecável quando o assunto é descrição: tanto de ambiente, como de situação.

Com relação aos personagens: nenhuma profundidade, eles não fazem uso de sentimentos meigos produzidos pelo hipotálamo! Eles simplesmente desejam, queimam por sexo, e por dominação. Talvez essa seja toda profundidade deles.
Com relação à história: Competência. Anne Rice não desaponta quem sabe apreciar as variações de sua obra. Cria personagens interessantes, onde até os secundários nos proporcionam bons momentos.

Acho que apenas alguns problemas podem ser observados:
- A obra em si, é instável. Parecia que algo ia explodir a todo o momento, e isso estressa a leitura;
- Toda história precisa de ligação, de elo. E na obra há total ausência disso;
- E para piorar os itens anteriores, a mudança de "sensação", por assim dizer, que Bela sofre é tão repentina que não convence. O que torna o final do primeiro livro bem, bem, bem ruim.

Considerações finais: Saibam diferenciar as obras e seus gêneros. Não abram o livro sonhando com um amor "feliz para sempre" que os capricornianos acham que existe. Abram o livro sonhando com um amor/desejo momentâneo, algo "bem fogo de palha". E divirtam-se!
sorvecinho 27/12/2012minha estante
Ficou grandinha, mas é a vida! xD.

Kelly Barros 13/01/2013minha estante
Concordo com quase tudo o que você disse. Aquele final foi bem ruim mesmo. Ficou bem sem sentido.

Kelly Barros 19/01/2013

Chocante e perturbador
Nem sei muito como escrever o que eu penso sobre esse livro. Nessa onda de livros Hot, resolvi ler Os Desejos da Bela Adormecida, achando que seria algo no estilo Cinquenta Tons de Cinza. Mas não cometa o mesmo erro que eu. Cinquenta Tons é para "amadores", se você quer algo mais hardcore este é o livro pra você. A história começa tradicionalmente com o Príncipe encontrando a Bela Adormecida e a desperta não com um beijo, mas tirando a castidade dela. Ok. Eu sabia que seria um livro Hot, mas eu - a ingênua - não esperava isso logo nas primeiras folhas. Mas isso não é nada comparado ao que vai acontecer depois. O Príncipe leva Bela para o seu castelo e lá ele a escraviza, e ela não vira a escrava sexual só dele, mas como de qualquer um do seu reino - desde um reles serviçal até a rainha! - ali todo mundo é de todo mundo. Nem me atrevo a contar o que a Bela tem que passar antes de chegar ao castelo, ou depois que ela chega, porque foram cenas que me deram ânsia de vômito, nunca pensei que fosse ler algo que me causasse isso - nem acredito que estou escrevendo isso, mas não consegui descrever de outra forma, me desculpem.

Não há amor, e há amor. Bem, eu não acho que o quê a autora chama de amor, seja amor. Compreendem? Talvez lá no mundo que ela inventou seja, mas não no meu mundo. Os escravos são tratados como animais, só servem para o divertimento das outras pessoas e são obrigados as coisas mais inimagináveis ou são castigados com mais inimagináveis ainda. Em vários momentos eu me vi imaginando como era a vida dos escravos no Brasil antes da Lei Áurea e senti um misto de nojo e dó, porque parecia bem com o que era descrito na história.

Agora, você que já leu esse livro, por favor, me explique o que foi o capítulo final? Por que raios ela fez aquilo? Não condiz com o comportamento da Bela até então. Eu tenho uma teoria, mas me recuso a aceitar isso! Foi curiosidade, não foi? Ela queria saber como era o lugar e por isso fez aquilo? O livro termina de um jeito totalmente estapafúrdio! Não é de todo um livro ruim, afinal eu dei 3 corações. Mas ele só ganhou essa nota porque ele enriqueceu meu vocabulário, aprendi várias palavras novas - a minha favorita é inépcia! - e porque ele me fez refletir sobre aquele sociedade bizarra criada pela mente mirabolante da Anne Rice, mas convenhamos, não estamos tão longe de tal. Mas eu só recomendo essa leitura se você tiver estômago forte e estiver preparado para um livro completamente sem romance ou pudores.

Resenha publicada originalmente em: http://comchocolatequente.blogspot.com.br/2013/01/resenha-os-desejos-da-bela-adormecida.html
Yumi 13/02/2013minha estante
Amei sua resenha. Não vou ler mais esse livro nem sonhando o.o omg. Muito obrigada por me salvar de tal coisa kkk

Deny 14/09/2012

Assustador e viseral

Comprei a trilogia, pois sou fã da autora, entretanto, quando comecei a ler, fui tomada pelo choque. Pensei: - Mente aberta e livre de preconceitos! Com este pensamento, continuei com a leitura, mas confesso que em algumas situações fiquei completamente mortificada com o nível sombrio e pervertido do livro; resolvi ler toda a trilogia, mas confesso que já no último volume, fiquei umas boas semanas sem lê-lo, entretanto, a curiosidade venceu e fiquei tentada em saber o bendito desfecho, concluindo a leitura.

É um bom livro dentro da temática subversiva, daria um ótimo para a criatividade perversa e um razoável para a falta de empatia com os personagens.
Deny 14/09/2012minha estante
Leia-se: Assustador e visceral

BelleNogue 14/10/2012

Sem noção
Amo a Anne Rice mas o que danado aconteceu com esse livro, não cheguei nem na página 100 e olhe que insisti muito. Totalmente sem pé nem cabeça.