O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

hellflections 31/03/2023

Não é a primeira vez que leio algo da autora (então sei que absolutamente não dá para me decepcionar com a qualidade), mas é só agora que inicio a leitura cronológica de Rizzoli & Isles (que eu já "conhecia" por ter lido aleatoriamente um dos livros, quando nem sabia dos segmentos).

Como não tenho dúvidas de que a experiência com essa maratona de leitura será de uma extraordinariedade inominável (com certeza entrará para as minhas leituras favoritas), pretendo adotar uma abordagem diferente nas resenhas.

Tudo que quero é constatar singelamente as minhas impressões mais significativas, sem muitas explicações. Não quero ficar aqui descrevendo a trama ou coisa do tipo, porque eu jamais encontraria as palavras certas para defini-la. É uma série com histórias boas demais para serem colocadas em algumas palavras ou algumas opiniões, essas histórias simplesmente excedem tudo isso, então prefiro deixar que as estrelinhas da minha classificação falem por si só, deixar que elas representem tudo que eu jamais poderia pôr em uma resenha (porque acabo a leitura extasiada demais para conseguir formular algum comentário informativo sobre o livro e porque, honestamente, gosto de estar sem palavras por um livro e não sinto vontade nenhuma de buscar por elas, a única vontade que tenho nesse momento é de devorar o próximo).

Rizzoli & Isles traz uma série de livros incríveis e impecáveis, de uma construção fantástica ? é tudo que estou disposta a dizer. Essa é quase uma versão literária de Criminal Minds. Mal posso esperar pelos próximos "episódios".

CheGuelara 27/03/2023

Excelente
Está entre os 10 melhores thrillers que já li, com certeza. Faço apenas algumas ressalvas quanto ao desenvolvimento de um dos personagens. Porém, não chega a ser um defeito para mim. Apenas uma questão de gosto pessoal.

Su 21/03/2023

Volume 1 Rizzoli & Isles
Neste primeiro livro conhecemos apenas a detetive Jane Rizzoli. A única mulher que atua como detetive na delegacia de Boston.

Juntamente com o parceiro provisório Thomas Moore, ela se dedica a encontrar e capturar o assassino em série que ganhou o nome de O Cirurgião. Já que ele tem como método levar como souvenir o útero de suas vítimas.

O modo dele agir lembra um caso antigo, cujo assassino havia sido morto por uma vítima que sobreviveu na cidade de Savannah. Então cabe a Rizzoli junto com Moore tentar descobrir se o culpado pelos crimes é um imitador ou apenas alguém muito perturbado.

A narrativa do livro é excelente e foi muito bem escrito. Possui capítulos longos, então por esse motivo acaba sendo bastante descritivo. Contém também muitos termos médicos, já que Tess antes de se tornar autora, foi médica na vida real. Mas eu acho isso o diferencial nos livros dela, e amo. Agora, caso sintam curiosidade de ler essa história, já vão sabendo que terão muitas descrições dos crimes brutais que esse ass4ssino cometeu e inclusive outros tipos de gatilhos.

No início, a autora colocou a detetive Rizzoli como alguém difícil de lidar, uma personagem que parece ser antipática. Mas no decorrer da história já dá para perceber o motivo pra ela agir dessa forma; e tudo que ela passa só pra poder provar o seu valor, tanto pros colegas de trabalho, quanto para sua própria família.

Rafa 03/03/2023

Um thriller que choca qualquer leitor
Nenhum livro havia me chocado tanto quanto esse, os detalhes pertubadores de como os assassinatos ocorrem, a forma brutal que muitas mulheres são tratadas no decorrer da leitura. Enfim, esse livro te faz suspeitar de qualquer homem que passe por você, recomendo somente para pessoas que sabem separar a leitura da realidade, caso não saiba, você pode não querer mais colocar os pés para fora de casa.
Sou o tipo de pessoa que não lê romance, então as pitadas de romance que são colocadas durante o decorrer da história não foram de meu agrado, tirando esse mero detalhe, esse livro te cativa e faz querer ler ele com afinco.
Acima de tudo, o que mais me conquistou foi a habilidade da autora em colocar situações que muitas mulheres já passaram, seja assédio ou machismo em local de trabalho. Toda mulher que trabalhou em um ambiente com homens se identificará com a Rizolli, uma personagem que conquistou o meu respeito e admiração. Durante toda a sua trajetória na trama me identifiquei com ela, sentindo suas frustrações e seu desejo aguçado em ser uma mulher forte.
Enfim, um ótimo livro, digno de sua fama.

Marlon Johnes 27/02/2023

Salvou o meu péssimo fevereiro!
Caro Skoober,

Dps de ter o Instagram hackeado, com direito a registro de B.O (me sentindo adulto), de quase ter perdido meus fones de ouvido (não queria emparelhar de jeito nenhum), e dps de ter suportado a carga Brutal de tarefas do mês, finalmente, a minha resenha de O Cirurgião!

Esta brilhante indicação da Sra Isabella (vc é 10 viu), conta o caso de uma investigação sobre um perverso maldito tema que, infelizmente assombra a humanidade.

Este livro, além das análises cruciais nas investigações, entrega uma vasta riqueza de detalhes médicos presentes, o que é super bem vindo e justificável pela autora ser ex médica (olhei no Google?), e este combo, tema, ricas informações, e as más situações vividas pelos personagens, deixa tudo com uma cara real de investigação policial e o ambiente de uma mesma, com vários personagens, tendo mta profundidade (show!).

Um livro com uma ótima história (apesar do tema) e excelente desfecho, mas que a meu ver, sem severos spoilers, por ter o nome Rizzoli & Isles, mas n ter usado, nem mencionado esta ultima, pode ter deixado umas pessoinhas com um pensamento de que, "Ah mizerávi, entt Rizzoli & Isles são a msm pessoa, tá na cara?????", mas este é um pormenor que será contornado na próxima edição da série (já li a sinopse kkk).

Fã de investigação, vc tem um prato cheio aqui!!
Isabella658 27/02/2023minha estante
Obrigada pela menção, fico feliz vendo as pessoas lendo e gostando dos meus favoritos kk a série e a escrita da autora só melhora, to ansiosa pra ver as próximas resenhas (se continuar lendo)!

Marlon Johnes 27/02/2023minha estante
A leitura de o Dominador, já é realidade kkkk

Mips 11/02/2023

Um ótimo livro
É um livro muito bem construído e que apresenta mulheres fortes. Gostei bastante da história, principalmente por causa de Catherine e sua força.

Gustavo616 02/02/2023

Rohypnol
Esse foi o meu primeiro contato com as obras da Tess Gerritsen, e tive muita sorte em ter começado com uma obra incrível da autora.

Uma série de crimes terríveis estão acontecendo na ponta leste dos Estados Unidos, mais precisamente em Massachusetts. Pessoas estão sendo mortas, e como se isso já não fosse ruim o suficiente, o assassino ainda leva um de seus órgãos, deixando a situação mais assustadora ainda.

Logo, os policiais Moore, Rizzoli e o restante da equipe se esforçam para ir atrás desse temido criminoso, reunindo todas as evidências possiveis para chegar até o autor dos crimes, mesmo que, para isso, precisem revirar o passado de uma sobrevivente do maníaco.

Esse livro me foi uma recomendação, logo não estava esperando muito dele, porém minha experiência com a leitura foi a melhor possível e fluiu muito bem. A escrita da Tess Gerritsen é maravilhosa e sempre aborda o que é realmente importante na trama, dando o mínimo de rodeios.

Para quem gosta de um bom suspense policial, esse livro é fortemente recomendado.
AdrianoBiLL 12/06/2023minha estante
Esse é o meu livro favorito dela junto com "Desaparecidas". Aliás, te recomendo esse livro.

Amyle.Barbosa 12/01/2024minha estante
Achei ele meio fraco, mas a escrita dela é muito boa. O plot podia ser sido outro

Luciana 28/01/2023

Primeira vez que li algo dessa autora, foi bom para variar.
A história gira em torno de uma médica cirurgiã única sobrevivente do ataque de um serial Killer que ela conseguiu exterminar. No entanto anos depois novos assassinatos começam a ocorrer em volta dela, em uma nova cidade onde ninguém conhece seu trágico passado. O que pode estar ocorrendo?
Eu gostei, não teve plot nem surpresas, mas foi bom.

Tahyy 25/01/2023

"Não sei o que vai acontecer em seguida. Mas sei o que me faria feliz. E acho que eu faria ela feliz também. Neste momento de nossas vidas, nós poderíamos pedir alguma benção maior?"

Não achei que está história seria tão interessante e que passaria tanta ansiedade lendo-a. Tess sempre surpreendendo seus leitores com o jeito de sua escrita e o modo como lhe faz entrar na história.

VivianeS2 23/01/2023

É um ótimo livro sobre investigação. Você se sente aflita em vários momentos, sente na pele o medo, o trauma que a médica Catherine Cordell passa ao vivenciar um ato brutal.
O cirurgião nos passa ser um cara sádico, psicopata, que se aproveita do terror de suas vítimas para se aproveitar e praticar atos cruéis.

Em certos momentos a leitura se torna um pouco cansativa, exatamente por fugir um pouco do foco.
O final achei previsível, e não era o que eu esperava.
Não sei se irei ler os outros livros da série, ainda mais por ter muitos, porém tenho curiosidade de ler alguns.

Wagner Fernandes 11/01/2023

Uma ótima história de investigação
Primeiro livro concluído de 2023.
Tendo já lido e assistido a inúmeras histórias do gênero, posso dizer que não tem muita novidade, o que em nada diminui a qualidade deste "O CIRURGIÃO".
É um thriller envolvente, angustiante, cheio de mistério... e boas aulas de medicina.
A trama é bem construída e uma das melhores desse seguimento.
Há um assassino à solta que caça mulheres, ao estilo Jack, o Estripador. Ele mata após estuprar e arranca o útero das vítimas.
Uma dessas vítimas escapou e matou o assassino. Dois anos depois, em outra cidade, a dra. Catherine Cordell (a vítima sobrevivente) vê-se às voltas com o velho pesadelo. Alguém está matando mulheres na cidade e também está atrás de Catherine.
Mas... ela MATOU o criminoso! Ninguém mais sabe dos detalhes do caso exceto a polícia da outra cidade onde ela morava e foi atacada.
Então... QUEM está por trás desses novos crimes?
Investigando os crimes estão os policiais Thomas Moore e Jane Rizzoli, e quanto mais se aprofundam no mistério, mais tenebroso e intrincado fica o caso.
Detalhe para a frustração de Rizzoli com relação à sua autoestima e a sua atuação como única MULHER no departamento de polícia e todo preconceito que sofre; e ao papel da dra. Cordell, muito marcante na trama. De fato, a PROTAGONISTA devia ser Catherine Cordell, a médica.
Tess Gerritsen sabe bem como escrever, afinal ela também foi médica, e sua experiência na área acrescenta credibilidade à narrativa.
Pessoalmente, como fã de "Law & Order SVU", eu gostei do livro. E é bem isso: um episódio de "Law & Order" e "Criminal Minds". Séries que, certamente, foram inspiradas em livros assim.
Pretendo ler os outros 3 títulos de Tess Gerritsen que tenho aqui, com certeza.
Nota: 4,0