O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Cassia de Souza 13/01/2022

Suspense do início ao fim.
Esse livro é daqueles que eu não consegui largar depois que comecei a leitura.
A escritora consegue fazer com que você desconfie de todas as pessoas, pensando que qualquer uma poderia ser o assassino, porém no final, o livro dá aquela reviravolta confirmando que você esteve errada o tempo todo.

Aly 10/01/2022

Que livro? péssimo!
Eu estava com as expectativas bem altas em relação ao livro, pois as críticas, em sua maioria, eram ótimas. Porém, que decepção!!!

O Cirurgião é um romance policial/suspense sobre um serial killer de mulheres, que tortura e estupra suas vítimas antes de matá-las. Dois detetives são o ponto central da trama: um homem e uma mulher. E, é claro, também há a vítima sobrevivente, a Dra. Cordell, que é o maior objetivo do assassino.

A violência sexual é o grande X do livro. O tempo todo estamos diante de um serial killer que sente prazer em reduzir suas vítimas à meros objetos. Em deixá-las desesperadas, vazias. Um serial killer que goza com o sofrimento que causa (sentimental, físico e psicológico). Que se sente superior pelo simples fato de ser um homem. Então, é claro que uma história assim precisa ser escrita com cuidado.

Só que não é esse o caso. Primeiro que existe um machismo gritante no livro e que me fez ler na base da raiva mesmo: a detetive é a mulher masculinizada, ?machona?, feia, sem nenhum atrativo, que não se maquia, de feições duras; enquanto a Dra é a vítima, a mulher linda mesmo cansada, que atrai olhares de todos, uma médica forte mas que por dentro precisa ser cuidada, que não confia em nenhum homem, não se sente segura.

Segundo: a forma que a autora tratou o trauma da Dra (ela foi estuprada, mas conseguiu escapar antes de ser morta) foi banal. A Dra estava há dois anos tentando retomar sua vida aos poucos, fechada para o mundo exterior, não dava abertura para homens entrarem no espaço pessoal dela. Mas, basta aparecer o detetive charmoso, viúvo, respeitoso, apelidado de ?Santinho? na delegacia por ser o cara sempre correto, que tudo mudou. Ela começou a se sentir segura, a desejar os toques dele. Permitiu que ele conhecesse sua vulnerabilidade. Nem estou entrando na questão de não ser ético o detetive se relacionar com a vítima de um caso em andamento - mas sim a forma que a Dra simplesmente conseguia abrir mão de todas as suas reservas por causa dele. Somente dele. Em questão de dias. Gente??? Realmente o que uma mulher traumatizada precisa é de um homem cidadão do bem confiável para cuidar dela e curar seu trauma.

Terceiro: mais uma vez entramos na questão do machismo e, também, na rivalidade feminina. A detetive, que até então sempre foi focada na sua carreira, começa a sentir inveja da médica por sempre atrair a atenção (principalmente do outro detetive). Começa a sentir ciúmes do relacionamento que ela vê começando a surgir entre os dois. De novo: gente?????

Eu fiquei extremante surpresa ao descobrir que esse livro foi escrito por uma mulher, porque juro, a falta de noção em retratar as mulheres foi o cúmulo pra mim. Eu continuei lendo porque realmente estava interessada no suspense em torno do crime, mas esses outros pontos negativos foram bem maiores e me desanimaram bastante com a leitura.

Então, estou avaliando com 1 estrela porque não posso avaliar com 0.

13/12/2021

Um suspense policial dos bons!!!!!
O livro é bastante intenso, a autora Tess Gerritsen desenvolveu a história de uma forma bem envolvente, você devora até a última página atento a cada detalhe, a cada personagem e tudo que eles entregam em toda a trama.
A história passa boa parcela em ambientes hospitalares com situações e procedimentos médicos, cirúrgicos e afins, uma abordagem investigativa diferente que eu gostei bastante, "pra mim que assisti Grey's Anathomy foi um prato cheio".
Sem contar a equipe de policiais na qual da vontade de fazer parte, adorei a condução das investigações, gostei muito do suspense envolvido por trás da descoberta do "tal cirurgião" e o quão o inimigo pode estar próximo sem se quer notarmos absolutamente nada. Me lembrou bastante o filme " O Colecionador de Ossos", com seus enigmas e peças chave para um desfecho primoroso.
Já aviso que a intensidade dos fatos e acontecimentos tais como abuso sexual e violência contra mulher nos dá uma apreensão muito grande, as cenas descritas são tensas, fiquei com muitos nós na garganta, porém consegui chegar até o fim onde a autora entregou tudo, não deixou nada a desejar ... eu super adorei!!!

Super indico essa leitura para os amantes de suspenses policiais e tramas investigativas.

Mari Vagula 05/12/2021

O cirurgião
Recomendo!!
(Porém, alerta de gatilho sobre abuso sexual)
O livro tem um desenvolvimento muito bom e envolvente.
A história é sobre polícias que estão tentando desvendar assasinatos em série.
E apesar disso, tem um final surpreendente e feliz!

Beatriz.Pachele 01/12/2021

Bom porém?
O livro foi uma experiência incrível, rica em detalhes, narrativa fluida. Porém o único defeito é que o desfecho foi muito rápido, a cena de ação final foi escrita em 5 pág, sinto que faltou informação.

Carol 25/11/2021

Meu primeiro livro da autora e certamente não será o último! Suspense médico policial daqueles que a gente não consegue largar!!

Varoni 23/11/2021

Ótimo livro!
Com certeza um dos melhores livros de suspense que eu já li. Tem emoção, sentimento e ação, simplesmente perfeito!

Anna Sallé 08/11/2021

Quando ER e CSI se encontram
Resolvi arriscar esse livro da Tess Gerritsen porque esse ano decidi que só leria enredos sobre crimes e... não decepcionou!!!! Aeaeae!

Preciso antes de mais nada dizer que, depois que li os livros da Karin Slaughter, ficou um pouco difícil me entreter com essa temática psicopata, já que a Karin entrega tudo.

Mas o enredo da Tess tem um foco diferente, ainda que seja parecido com outras histórias. O livro passa boa parcela em ambientes hospitalares com situações e procedimentos médicos, uma abordagem investigativa diferente que eu gostei.

A detetive Rizzoli tenta provar sua competência e buscar seu espaço no ambiente extremamente machista que é uma delegacia, ainda mais ao se tratar de detetives. Seu parceiro Moore parece ser o único homem ali que a enxerga além do sexo e afirma sua capacidade. Ao depararem-se com um caso idêntico que foi encerrado dois anos antes com uma vítima sobrevivente, os detetives entram em uma investigação tortuosa e cheia de dúvidas que culmina numa mente doentia e muito inteligente.

Eu particularmente adorei o livro, só não dei 5 estrelas porque acho que ele podia ser mais violento (pro meu gosto), mas é uma história muito boa que com certeza abre caminho para uma série genial.

ClAudia 06/11/2021

Quando comecei a ler esse livro um ano atrás eu tive que abandonar porque não estava com paciência para toda a reprodução machista que a autora escreveu. Toda hora o povo la falando que a detetive não era bonita, que parecia um cara, e ela mesma pensava e falava cada coisa, que me dava muito ranço.

Quando retomei a leitura eu já sabia o que esperar e tentei focar mais na parte da investigação. E essa parte é bem legal. Tem a parte médica também que eu adorei.

Apesar de no fim gostar da leitura, eu não me apaixonei pela escrita ao ponto de querer continuar a série, que é bem longa.

Elane.Medeiross 02/11/2021

Mulheres no romance policial
Essa é minha segunda experiência com os livros da Tess, gosto muito da forma como as mulheres são sempre fortes nas suas obras, adoro livros com detetives mulheres.

carmesiabooks 02/11/2021

Amei esse livro!
Ótima construção de enredo, tramas e subtramas, personagens e desfecho. Livro pra deixar qualquer um imerso desde as primeiras páginas. Recomendo muito!