O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Carla1540 13/10/2023

Arrepiante
O tipo de livro que você não consegue parar de ler até terminar. Te prende o tempo todo, cada hora a investigação tomando um rumo diferente? amei demais! Esse livro foi um presente, não conhecia Tess Gerrister, mas agora com certeza vou atrás de outras obras dela!

L M 12/10/2023

Peguei este livro pra ler sem expectativa nenhuma e foi muito bom. não é uma leitura surpreendente mas flui bem e prende a atenção.
tem algumas partes meio pesadas, mas apesar disto, foi muito interessante o enredo detalhar sobre a rotina em hospital.
recomendo a leitura pra quem gosta de suspense policial.

Day Malze 07/10/2023

Pesado e com final previsível
É um livro que infelizmente parece que estava assistindo os jornais aqui do Brasil, feminicídio em sua mais pura crueldade, o livro é muito bem escrito, realmente a gente sofre junto ao ler e talvez isso seja demais em certos pontos, justamente por saber que a vida real é assim e por ser mulher, estamos vulneráveis ao mesmo que se passa no livro. Mas, sobre o enredo em si, é previsível quem é o assassino logo após a descrição do crime contra a médica, por isso o final não foi muito empolgante e o romance não combinava com todos os horrores do livro. Ler esse livro me fez lembrar porque parei de assistir Criminal Minds, a gente começa a andar na rua com medo.

Ana 30/09/2023

Estava assistindo a série, quando vi que baseado e. Livros fiquei super empolgada e logo iniciei a leitura! Não sou acostumada a ler livros policiais, mas adorei! Achei legal ser a perspectiva de vários personagens, e a investigação foi bem boa!

Vitoria293 24/09/2023

Eu esperava mais?
O livro é sobre um assassino que mata mulheres e não deixar rastro nenhum e dois detetives que procura ele é por fim ainda um romance entre o detive e uma doutora.
Comecei ele sem preocupação nenhuma além de que era um trabalho da escola, mas comecei a ler freneticamente, a leitura é tão rápida e leve que você nem percebe e logo tá no meio do livro, enfim, posso dizer que o livro e meio parado mas tem suas emoções em meio às páginas o romance entre a doutora e o detetive é fofo, os assuntos bordados pelo livro são bons, principalmente que pelo jeito que a Tess escreveu é algo leve mas percebemos a importância do assunto, mas o final, bem, não temos um grande plot que queremos, que durante o livro todo é o que mais desejamos e sim algo que não achei nada haver e quem é o assassino piorou e alguém que não faz sentido nenhum, eu realmente esperava mais do tipo caiu o queixo,
XOXO
dagatinhavi 24/09/2023minha estante
Talvez o segundo livro te dê a mesma impressão de querer ler sem parar mas não sei se pode mostrar muito e entregar nada. se em algum momento vc ler não esquece de postar a resenha que estarei esperando,
beijos ?

Day Malze 07/10/2023minha estante
concordo com tudo, tava meio na cara

Cris 16/09/2023

Comecei a ler os livros da série fora da ordem, por isso decidir ler direitinho. A Rizzoli foi minha personagem favorita nos outros livros, mas nesse ela está muito chata entendo o lado dela e tal mas nossa toda hora que ia começar o ponto de vista dela era um martírio. Mas enfim o livro é muito bom a Tess Gerritsen sabe como prender a nossa atenção até o fim os livros dela sempre me tiram da ressaca literária.

Majuh_sousa 15/09/2023

Surpresa
Fiquei surpresa com esse livro, eu realmente não esperava NADA sobre ele, pois nunca tinha ouvido falar dele e nem da autora. Mas que surpresa bem-vinda, eu simplesmente ADOREI. Me senti presa a história, quase como se eu tivesse vendo um filme de tão real que foi a história para mim. Sério, bom demais. Parecia que eu tava assistindo Grey's Anatomy com investigação policial. AMEI.

Regina 13/09/2023

Primeiro da série Rizzolli
Gostei muito do livro. Uma leitura tensa, forte. Mas muito bom. Em alguns momentos pensei em outro vilão, mas com o andamento tudo fez sentido

Iza2211 11/09/2023

Oq foi isso
Meu pai amado, esse epílogo foi a coisa mais gay que eu já li. Jesus, falou com tanta paixão sobre o Andrew que dá até medo.

Dudasssss 31/08/2023

Médio
A protagonista não é bem desenvolvida, não sabemos nada dela além daquilo que lhe define, a vítima de um crime que escapou viva.
O par "romântico" da protagonista, uns dos policiais e com o título de "bonzinho" na delegacia, me pareceu que se aproveitou de um momento de fragilidade da protagonista para superar a morte da esposa, definitivamente não é um bom casal. Ele aparece basicamente para ser um salvador de uma mulher em perigo.
A policial envolvida no caso parece uma amargurada com a vida e mal amada, desesperada por atenção.
A tensão da caçada ao assassino é levada a um desfecho bem decepcionante, esperava muito mais.
Um suspense crime, com potencial para ser algo bem maior, mas peca com falhas na história e não possui nada de novo.
Day Malze 07/10/2023minha estante
simmmm, resolvi ler porque estava nos top 5 de suspenses médicos, mas decepcionou demais em vários aspectos

Paula Isabelita 18/08/2023

Sensacional!
Uma envolvente trama policial, com muito suspense, muito sangue, muita emoção!
A autora tem uma escrita fluida que te prende e te faz querer descobrir logo o final!

Elisa Cristina 22/07/2023

Detetive Rizzoli-caso 1
Primeiramente, que livro meus amigos, que livro. É aquele suspense bem elaborado que você não tem vontade de parar de ler, a cada página acontece uma revelação diferente e se torna impossível o livro ficar monótono. O jeito que a escritora conduz o livro é maravilhoso, eu adorei esse estilo de suspense, no qual ela mescla medicina com assassinato, adorei saber os detalhes que levam a polícia a descobrir o assassino.
Me apaixonei pelos personagens, Catherine Cordell virou minha protegida, nada nem ninguém acima dela, Moore também foi um dos meus queridos. Eu adoraria acompanhar livros só com a história do dia a dia dos dois.
Confesso que fiquei um pouco desapontada em saber que os próximos livros serão com a detetive Rizzoli, que por sinal não teve muito foco neste livro, que não me cativou tanto neste primeiro livro, mas pode ser que passamos a conhecer ela no decorrer da saga.
Gostei demais do livro e com certeza lerei os próximos, tem meu selo de aprovação
??????????

Vania.Carneiro 29/06/2023

Gostei muito
Achei a história interessante, com bastante suspense e muito em escrita. Gostei até mais do que o outro livro que li da autora, A Garota Silenciosa. Só não ganhou 5 estrelas pq isso é reservado para os livros que eu considero como sendo obras de arte, perfeitos.

AdrianoBiLL 27/06/2023

Uma obra-prima do suspense policial!
O meu primeiro contato com um livro da Tess Gerritsen foi no começo de 2009, quando do nada resolvi comprar "O Jardim de Ossos". Este foi o primeiro livro que eu li da autora e já achei excelente, já despertou o meu interesse em conhecer mais da sua bibliografia. Foi então que eu comprei um segundo livro...

A primeira vez que eu li "O Cirurgião" foi ali por volta de julho de 2010. Ao término do livro eu identifiquei na hora a minha paixão pelo suspense policial, pelo thriller médico, pelo suspense em torno da busca de um serial killer, das séries de assassinatos, e também já identifiquei todo o meu amor e admiração pela Tess. Ou seja, foi com "O Cirurgião" que eu me tornei um verdadeiro fã da Tess Gerritsen.

Depois de mais de uma década eu resolvi reler este que eu considero com um dos seus melhores livros de toda a sua carreira.

"O Cirurgião" é impecável, irretocável, uma obra-prima da literatura que te sufoca e te prende com uma história absurdamente incrível.

É realmente incrível a riqueza de detalhes técnicos que a Tess emprega em sua história. Por ela ter sido médica ela consegue colocar tudo que está acontecendo com uma precisão invejável. Todos os detalhes cirúrgicos e termos técnicos da medicina que envolve uma cirurgia, uma perfuração, uma incisão (excisão), tudo muito bem explicado, muito bem detalhado, muito crível, que nos imerge cada vez mais em sua história.

Existe assassinato perfeito? O Cirurgião era o assassino perfeito, era o assassino inteligente, cauteloso, organizado, metódico, cético, que deixava poucas pistas, ou nenhuma. E o mais curioso é você justamente achar que ele odiava as mulheres, pois tudo que ele queria era somente o útero delas, pois ele desfeminiza as suas vítimas, as purifica dos seus pecados. É completamente bizarro e doentio!

É incrível como a história te prende, te envolve, te abraça, te sufoca, quando você passa a percorrer cada passo do assassino oculto (juntamente com cada personagem), quando você passa a criar suas expectativas, suas imaginações, suas apostas e suas conclusões. É bizarro pensar em como um médico formado cirurgião possa ser o psicopata de toda a história. Como um médico que foi treinado para salvar vidas pode simplesmente dizimá-las com golpes precisos e letais.

Outro ponto muito curioso na história está relacionado com a Detetive Rizzoli, que passava todos os preconceitos possíveis por ser mulher e estar atuando só ao lado de homens em uma profissão predominantemente masculina. Ela sofria agressões verbais, desconfianças, discriminações, assédio e machismo. Me remete muito ao caso da Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes".

"O Cirurgião" é um livro que traz uma história muito intrigante, muito pertinente, muito curiosa, ao mesmo tempo que se revela inquietante, perturbador, assustador, simplesmente por conter uma história pesada, que incomoda com seus desfechos, que incomoda com seus inúmeros gatilhos de estupros, torturas e violência contra a mulher. Eu considero o livro impecável mas entendo perfeitamente que é muito difícil o recomendar para alguém por esses motivos, principalmente se este alguém for uma mulher que já tenha passado por experiências traumáticas. É difícil imaginar como uma pessoa irá reagir diante de uma história tão perversa, tão cruel, tão chocante, envolvendo assassinatos, torturas, estupros, violência, machismo, preconceito e discriminação.

Por outro lado eu considero o livro como uma obra de arte da literatura. Simplesmente por ter sido escrito por uma autora que está no hall das maiores escritoras de suspense médico e policial de todos os tempos.

A sua maior fraqueza pode ser o medo. O medo une o elo eterno. Assim como a ovelha, o leão também é abençoado. E também o caçador.

Obra-prima irrevogável!
5 estrelas!